Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

21 de novembro de 2010

Bachman Turner Overdrive - Discografia.

Bachman-Turner Overdrive (frequentemente conhecida como BTO) é um grupo de rock canadense de Winnipeg, Manitoba, que lançou uma série de álbuns e singles na década de 70. O nome da família Bachman é pronunciado "back-man", pronúncia que a própria banda usa.

Brave Belt foi a banda precursora de BTO, formada em 1971 por Randy Bachman e Chad Allan, ambos ex-integrantes de The Guess Who, e o baterista Robin "Robbie" Bachman. Essencialmente, Randy estava produzindo o álbum para Allan; ele e Robbie proviam boa parte do trabalho instrumental. Quando requisitados pela gravadora para uma turnê, Randy convidou seu colega baixista/vocalista de Winnipeg C.F. "Fred" Turner para se juntar às atuações agendadas da banda.

O primeiro álbum de Brave Belt, que levava o nome da banda, não obteve sucesso nas vendas, e Chad Allen deixou a banda logo após o início da tour. Por não haver um líder vocal de prontidão para substituir, Turner foi convidado a ser um membro de tempo integral e liderar o vocal para a gravação de Brave Belt II em 1972. Brave Belt II também falhou em alcançar sucesso nas paradas, e em 1972 a tour de suporte ao álbum foi cancelada na metade. Mas a influência de Turner já podia ser notada, conforme a banda migrava de um puro rock-country para um som mais pesado, caracterizado pelo peso da guitarra e pela voz forte e áspera de Turner.

Chad Allan aparece como vocalista em duas faixas de Brave Belt II, mas estava essencialmente fora da banda para qualquer turnê. Durante esse período, Tim Bachman foi agregado ao grupo como um segundo guitarrista, pois a banda sentira sua formação de apenas 3 integrantes restritiva. Firmaram novo acordo com a Mercury Records, a qual Randy Bachman se referiu como tiro de sorte.

Após sua fita demo ser rejeitada 26 vezes, Bachman estava preparado para dizer para os outros membros da banda que não seria mais possível manter seus salários, "e eles teriam que arrumar os temidos empregos comuns”. Mas o destino tomou outro rumo - em Abril de 1973, Charlie Fach da Mercury Records retornou ao seu posto após uma viagem a França para encontrar em sua mesa uma pilha de fitas demos ainda não tocadas. Querendo começar do zero, jogou todas as fitas numa lata de lixo, exceto uma, que caiu no chão fora da lata. Fach então pegou a fita e notou o nome Bachman nela. 

Lembrou-se de ter conversado com ele no ano anterior e de ter dito a Bachman que se alguma vez produzisse uma demo para mandá-la a ele. Enquanto tocava a primeira faixa, "Gimme Your Money Please," Fach telefonou para Bachman para dizer que queria contratar a banda.

Até o momento a fita demo da banda ainda se chamava Brave Belt III. Fach convenceu a banda de que um novo nome era necessário; e apostava no reconhecimento do nome dos membros da banda. A banda já havia cogitado a hipótese de usar seus nomes de família. No caminho de volta de uma atuação em Toronto, ao notarem uma revista de caminhões chamada Overdrive numa loja Windsor, Turner escreveu "Bachman-Turner Overdrive" e as iniciais "B.T.O." em um guardanapo. O resto da banda decidiu que o acréscimo de "Overdrive" era a maneira perfeita de descrever sua música.

BTO lançou seu álbum auto intitulado em Maio de 1973. O álbum estourou nos EUA por cidades litorâneas como Detroit e Buffalo, e permaneceu nas paradas por muitas semanas apesar da falta de um verdadeiro "single". Este foi o precursor de seu eminente sucesso.

O segundo álbum, Bachman-Turner Overdrive II, foi lançado em dezembro do mesmo ano e se tornou sucesso nas paradas nos EUA e Canadá. Este também rendeu dois de seus mais conhecidos singles, "Let it Ride" e "Takin’ Care of Business". Randy já havia escrito o escopo de "Takin’ Care of Business" oito anos antes como "White Collar Worker" ainda no The Guess Who.

Tim Bachman deixou a banda no início de 1974, logo após o lançamento de Bachman-Turner Overdrive II. Há diferentes versões sobre as razões de sua saída. Muitos afirmam que ele deixou a banda por assuntos pessoais e de estilo de vida, que estava para se casar e/ou queria estudar engenharia de som e produção. Mas em uma entrevista em 2002, o irmão Robbie disse: "Ele foi basicamente convidado a sair. Ele não era calibre para o BTO e era difícil contar com ele. Acho que a banda conflitava com sua vida".

Durante a turnê de suporte para o BTO II, Tim foi substituído por Blair Thornton, que havia participado da banda de Vancouver, Crosstown Bus. O primeiro álbum com a formação modificada, Not Fragile de 1974, tornou-se um grande sucesso e alcançou o 1º lugar nas paradas americanas e canadenses. 

O álbum incluía o single "You Ain’t Seen Nothing Yet" que alcançou primeiro lugar nas paradas, e "Roll On Down the Highway", favorita em uma rádio americana de rock'n roll. A banda continuou firme na produção de álbuns bem sucedidos em meados dos anos 70, incluindo Four Wheel Drive e Head On (ambos em 1975). Cada um desses álbuns produziu um single: "Hey You" (from Four Wheel Drive) e "Take it Like a Man" (from Head On). Esta última conta com a participação de Little Richard no piano. Head On também inclui a composição de Randy Bachman, "Lookin' Out for #1," que garantiu considerável sucesso nas estações de rock tradicional e de "soft" rock.

A primeira coletânea de BTO, Best of BTO (So Far), foi lançada em 1976 e trazia canções de cada um dos cinco primeiros álbuns de estúdio da banda. 

“Freeways” (1977), foi o último álbum em que participou Randy Bachman, antes de deixar a banda para formar o Iron Horse junto com Tom Sparks e Chris Leighton. Apesar de o Bachman-Turner Overdrive ter perdido a sua alma, a banda continuou, reduzindo definitivamente seu nome para as siglas B.T.O.. Jim Clench substitui Randy, e gravam álbuns sem muita repercussão como “Street Action” (1978) e “Rock n´ Roll Nights” (1979).

Em 1980, o B.T.O. deixaria de existir. Randy publicaria vários discos solo, antes de voltar de novo com a banda, em meados dos anos 80, agora composta por Randy, Tim, C. F. Turner e o ex-batera do Guess Who, Garry Peterson, e gravaram o bom “Bachman-Turner Overdrive” (1984). O batera Robbie Bachman, por sua vez, com o nome B.T.O., começou a tocar pelos EUA, o que ocasionou brigas com seu irmão. Posteriormente, solucionados os problemas e unificada a banda, Randy voltou a deixar a banda para prosseguir sua carreira solo, sendo substituído por Randy Murray, que continua a tocar com seus companheiros até os dias de hoje. Texto: Udo Rempel. (urempel@fas.curitiba.pr.gov.br) Fonte: Wikipédia.

Integrantes.

Ultima Formação.

Randy Bachman (Vocais, Guitarra)
Marc LaFrance (Bateria, Vocais Secundários)
Mick Dalla Vee (Guitarra, Vocais Secundários, Teclas)
C. Fred Turner (Vocais, Baixo)
Brent Howard (Guitarra, Vocais Secundários)

Ex-Integrantes.

Garry Peterson (Bateria, Vocais Secundários)
Randy Murray (Vocais, Guitarra)
Robbie Bachman (Bateria)
Blair Thornton (Guitarra, Vocais Secundários)
Billy Chapman (Teclas)
Jim Clench (Baixo, Vocais Secundários)
Tim Bachman (Baixo, Vocais Secundários)
Tim Bachman (Guitarra, Vocais Secundários)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Como Baixar.

Álbuns.

Brave Belt - Brave Belt (1971)
01. Crazy Arms, Crazy Eyes
02. Lifetime
03. Waitin’ There for Me
04. I Am the Man
05. French Kiss
06. It’s Over
07. Rock and Roll Band
08. Wandering Fantasy Girl
09. I Wouldn’t Trade My Guitar for a Woman
10. Holy Train
11. Anyday Means Tomorrow
12. Scarecrow

Bachman Turner Bachman - As Brave Belt (1973)
01. Too Far Away
02. Dunrobin’s Gone
03. Can You Feel It
04. Put It In A Song
05. Summer Soldier
06. Goodbye, Soul Shy
07. Never Comin’ Home
08. Be A Good Man
09. Long Way ‘Round
10. Another Way Out
11. Waterloo Country

BTO I (1973)
01. Gimme Your Money Please
02. Hold Back the Water
03. Blue Collar
04. Little Gandy Dancer
05. Stayed Awake All Night
06. Down and out Man
07. Don’t Get Yourself in Trouble
08. Thank You for the Feelin’

BTO II (1973)
01. Blown
02. Welcome Home
03. Stonegates
04. Let It Ride
05. Give It Time
06. Tramp
07. I Don’t Have to Hide
08. Takin’ Care of Business

Not Fragile (1974)
01. Not Fragile
02. Rock Is My Life, and This Is My Song
03. Roll on Down the Highway
04. You Ain’t Seen Nothing Yet
05. Free Wheelin’
06. Sledgehammer
07. Blue Moanin’
08. Second Hand
09. Givin’ It All Away

Four Wheel Drive (1975)
01. Four Wheel Drive
02. She’s a Devil
03. Hey You
04. Flat Broke Love
05. She’s Keepin’ Time
06. Quick Change Artist
07. Lowland Fling
08. Don’t Let the Blues Get You Down

Head On (1975)
01. Find Out About Love
02. It’s Over
03. Average Man
04. Woncha Take Me For A While
05. Wild Spirit
06. Take It Like A Man
07. Lookin’ Out For #1
08. Away From Home
09. Stay Alive

Freeways (1977)
01. Can We All Come Together
02. Life Still Goes On (I’m Lonely)

03. Shotgun Rider
04. Just for You
05. My Wheels Won’t Turn
06. Down, Down
07. Easy Groove
08. Freeways

Street Action (1978)
01. I’m In Love
02. Down The Road
03. Takes A Lot Of People
04. A Long Time For A Little While
05. Street Action
06. For Love
07. Madison Avenue
08. You’re Gonna Miss Me
09. The World Is Waiting For A Love Song

Rock And Roll Night (1979)
01. Jamaica
02. Heartaches
03. Heaven Tonight
04. Rock n’ Roll Nights
05. Wastin’ Time
06. Here She Comes Again
07. End of the Line
08. Rock and Roll Hell
09. Amelia Earhart

Greatest Hits (1981)
01. Looking Out for No. 1
02. Roll on Down the Highway
03. Hey You
04. Freeways
05. Takin’ Care of Business
06. Down Down
07. You Ain’t Seen Nothing Yet
08. Let It Ride
09. Flat Broke Love
10. Can We All Come Together
11. Rock n’ Roll Nights
12. Jamaica

Bachman Turner Overdrive (1984)
01. For the Weekend
02. Just Look at Me Now
03. My Sugaree
04. City’s Still Growin’
05. Another Fool
06. Lost in a Fantasy
07. Toledo
08. Service With a Smile

Live! Live! Live! (1986)
01. Hey You
02. Mississippi Queen
03. Sledgehammer
04. Fragile Man
05. Bad News Travels Fast
06. You Ain’t Seen Nothing Yet
07. Roll on Down the Highway
08. Takin’ Care of Business

The Anthology (1993)
CD 1.

01. The Letter
02. I Think You Better Slow Down-Slow Down Boogie
03. Hold Back the Water
04. Blue Collar
05. Gimme Your Money Please
06. Stayed Awake All Night
07. Thank You for the Feelin’
08. Takin’ Care of Business
09. Give It Time
10. Welcome Home
11. Let It Ride
12. Free Wheelin’ (Quad Mix)
13. Sledgehammer
14. Blue Moanin’

CD 2.

01. You Ain’t Seen Nothing Yet
02. Not Fragile (Quad Mix)
03. Rock Is My Life, and This Is My Song (Quad Mix)
04. Roll on Down the Highway
05. Four Wheel Drive
06. Hey You
07. Flat Broke Love (Quad Mix)
08. Don’t Let the Blues Get You Down
09. Find Out About Love
10. It’s Over
11. Take It Like a Man
12. Looking Out for No. 1
13. Down to the Line
14. Don’t Get Yourself in Trouble (Live)
15. Shotgun Rider
16. I’m in Love
17. Heartaches

Trial By Fire, Greatest & Latest (1996)
01. House Of The Rising Sun
02. Roll On Down The Highway
03. Trial By Fire
04. Hold Back The Water
05. Blue Collar
06. Gimme Your Money Please
07. Let It Ride
08. You Ain’t Seen Nothing Yet
09. Not Fragile
10. Hey You
11. Take It Like A Man
12. Nothin’ Comes Easy
13. Testify
14. Four Wheel Drive
15. A Sense Of Danger

Link.

Bachman & Turner (2010)
 
01. Rollin' Along
02. That's What It Is
03. Moonlight Rider
04. Find Some Love
05. Slave To The Rhythm
06. Waiting Game
07. I've Seen the Light
08. Can't Go Back to Memphis
09. Rock and Roll is the Only Way Out
10. Neutral Zone
11. Traffic Jam
12. Repo Man


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

26 comentários :

  1. Daniel Lamartine18/12/2010 09:58

    Essa banda realmente precisa ter a discografia no acervo, não tem 1 album ruim.

    Eles lançaram um novo álbum, em setembro, intitulado "Bachman & Turner" (que também é excelnte), pois corre um processo na justiça que os impede de usar o nome original da banda, movido inclusive pelo irmão de Randy Bachman.

    ResponderExcluir
  2. Tony turner11/08/2011 19:56

    essa banda é incrível, valeu alex.

    Long Live Rock N Roll

    ResponderExcluir
  3. ByMike
    Alex....que puta blog meu
    assino embaixo o que o Daniel Lamartine e Tony Turner disseram sobre essa banda
    bachman turner overdrive ...eternamente
    essa discografia me fez voltar no tempo
    parabéns
    please ...don't stop

    ResponderExcluir
  4. so tenho a agradecer o seu trabalho.eu tenho muita coisa em meu pc semelhante so que qualidade ruim de som.agora graças ao teu trabalho vou melhorar o meu acervo e pode ter certeza divulgarei o seu trabalho.as visitas vao ser diaria.abraçao
    att.antonio guilherme rodrigues de indaiatuba sp

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo eu estava querendo para ouvir Bachman-Turner Overdrive, que não pode desapontarpelo para o poder da voz e estilo inimitável hard rock.A faixa de musica histórica da melhor música de rock. Mil graças à Muro. ¡¡¡Ray Cooper & Adelbert forever with Muro!!!

    ResponderExcluir
  6. Amazing post!
    Thank you very much amigo!

    ResponderExcluir
  7. Essa banda é muito foda. Esse blog é uma desgraça de bom, tem tudo aqui, tudo o que agente precisava. Continue assim, parabéns pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  8. Colecionei cada vinil, só não tinha o primeiro.
    Muro do Classic Rock é o lugar de música de primeira.

    ResponderExcluir
  9. PArabens pelas postagens. Acompanho os caras deste o Guess , passando pero Ironhorse.....muinto bom

    ResponderExcluir
  10. Arrebentou!!!! Show show show!!!

    Luiz Fernando
    Curitiba

    ResponderExcluir
  11. so tenho uma palavra Alex ( obrigado)

    ResponderExcluir
  12. A voz do Fred é totalmente perfeita pra quem curte um Rock N' Roll de verdade.

    ResponderExcluir
  13. Great blog.
    Absolutely fantastic.
    Thank you very much amigo.

    ResponderExcluir
  14. Alex Sala compartilhamos do mesmo gosto musical rock na veia brother,BTO simplesmente the best,vida longa e próspera para o muro.

    ResponderExcluir
  15. Quando escutei o álbum: Not Fragile (1974) pirei com os vocais de Randy Murraye as guitarras de Blair Thornton e Tim Bachman que banda! Recomendo. Baixei todos e vou pirar de vez. Só encontrei aqui no melhor blog que é foda o Muro do Classic Rock, parabéns, valeu!

    ResponderExcluir
  16. Átila Ribeiro24/11/2013 22:51

    Grande banda ; tbm símbolo de uma geração , parte muito importante na minha iniciação no rock , tbm música para se dançar na época de ouro dessa arte ( como decaíu de lá pra cá hem ?? ) Obrigado Alex !!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabens Muro!!!!
    Minha banda favorita na minha adolescencia.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns cara, valeu mesmo hein.
    Blog de qualidade.
    Abraço e muito rock n' roll!!!

    ResponderExcluir
  19. E o prêmio Nobel do Rock vai para...

    Alex Sala ! ! ! rsrsrsrs

    Fodástico esse blog,
    Vida longa ao Muro!

    ResponderExcluir
  20. Esse site é maravilhoso. Parabéns !!

    ResponderExcluir
  21. Aqui é o paraíso do Rock, quanta discografia boa. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  22. The canadian hammer....so great...
    Thank you very much amigo.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.