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19 de dezembro de 2010

The Clash - Discografia.

The Clash foi uma banda inglesa de punk rock formada em 1976 como parte da primeira onda do punk rock britânico. Além do punk, experimentou outros gêneros musicais, como reggae, ska, dub, funk, rap e rockabilly. Durante grande parte de sua carreira, o Clash consistiu de Joe Strummer (vocalista principal, guitarra rítmica), Mick Jones (guitarra principal, vocais), Paul Simonon (baixo, backing vocals, ocasionalmente vocais principais) e Nicky "Topper" Headon (bateria, percussão). Headon deixou o grupo em 1982, e atritos internos resultaram na saída de Jones no ano seguinte. O grupo prosseguiu com novos membros, mas acabou no início de 1986. 

The Clash foi grande sucesso no Reino Unido a partir do lançamento de seu álbum de estréia, The Clash, em 1977. O terceiro álbum do grupo, London Calling, lançado no Reino Unido em dezembro de 1979, trouxe-lhe popularidade nos Estados Unidos, ao ser lançado neste país no mês seguinte. Aclamado pela crítica, foi declarado o melhor álbum dos anos 1980 na década seguinte pela revista Rolling Stone. 

As letras politizadas do Clash, sua experimentação musical e atitude rebelde tiveram uma influência profunda no rock, em especial no rock alternativo. Eles são amplamente referidos como "a única banda que importa", uma alcunha comercial originalmente introduzida pela gravadora do grupo, a CBS. Em janeiro de 2003, a banda, incluindo o baterista original, Terry Chimes, foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2004, a Rolling Stone classificou o Clash como trigésimo maior artista de todos os tempos. 

Formação e Frimórdios da Banda.

Formado originalmente por John Mellor, mais conhecido como Joe Strummer (vocais, guitarra rítmica), Mick Jones (vocais, guitarra), Paul Simonon (baixo e vocais), Keith Levene (guitarra guia) e Terry Chimes, creditado no primeiro LP como "Tory Crimes" (bateria), o Clash foi formado em Londres em 1976 durante a primeira leva do punk britânico. Strummer fazia parte dos The 101ers e Jones e Simonon da lendária banda de proto-punk London SS. Por influência do empresário Bernie Rhodes, Levene e Simonon recrutaram Strummer. Estava formado o Clash. Keith Levene foi o guitarrista da banda neste começo, mas depois de cinco shows abandonou o grupo sob circunstâncias ambíguas. 

Depois do lançamento do primeiro álbum do Clash, Chimes foi substituído pelo baterista Topper Headon. Inicialmente a banda foi conhecida por sua visão extremamente esquerdista e pelas roupas que eles pintavam com slogans revolucionários. O primeiro show foi em 1976 como banda de apoio dos Sex Pistols, e então eles assinaram contrato com a CBS Records. O Clash lançou seu primeiro compacto ("White Riot") e seu primeiro álbum (The Clash) em 1977, alcançando sucesso considerável no Reino Unido. Apesar disso a CBS se recusou a lançá-los nos Estados Unidos, só o fazendo dois anos depois.
The Clash foi um álbum de punk rock britânico seminal. A maioria das canções eram porradas de 2-3 minutos, mas as composições e melodias superiores destacaram Strummer e Jones entre a maioria de seus contemporâneos. Incluiria também a primeira evidência de sua habilidade, que se repetiria por toda a carreira da banda, de absorver um estilo musical e dar a ele uma atmosfera própria, aqui com uma versão do clássico do reggae “Police and Thieves”. 

Seu álbum seguinte, Give 'Em Enough Rope, foi o primeiro a apresentar Topper Headon em todas as faixas. Rope foi lançado em 1978, alcançando a segunda colocação na parada de sucessos britânica mas fracassando em sua tentativa de penetrar no maior mercado mundial de canção, os Estados Unidos. 

Sucesso nos Estados Unidos.

Give 'Em Enough Rope foi o primeiro álbum do Clash lançado nos E.U.A., e para divulgá-lo a banda organizou uma turnê norte-americana em 1979. Seu primeiro álbum só sairia ali em julho de 1979, então em versão drasticamente revisada e editada da lançada anteriormente. 

O sucesso de crítica e de vendas do Clash nos Estados Unidos veio com London Calling, um álbum duplo lançado em 1979 (pelo preço de um simples, por exigência da banda). Além do punk, apresentava uma gama variada de estilos, incluindo o rockabilly e reggae. É considerado o melhor álbum do Clash, e foi eleito um dos 10 melhores álbuns de sempre pela revista Rolling Stone. 

A seguir veio Sandinista!, álbum triplo pelo preço de um duplo, lançado no final de 1980. A banda continuou seus experimentos com o reggae e o dub, se expandindo em direção a outras técnicas de produção e estilos musicais, que incluíam jazz e hip-hop. O resultado confundiu os novos fãs e as vendas caíram, embora tenham se saído melhor nos E.U.A. Depois do lançamento de ‘’Sandinista!’’, o Clash entrou em sua primeira turnê mundial, visitando países da Ásia e da Oceania. 

Em 1982, a banda retornou com o mais vendido de seus álbuns, Combat Rock, apresentando os sucessos "Rock the Casbah" e "Should I Stay Or Should I Go?". 

Tensões e Dissolução.

Os sintomas aparentemente passaram despercebidos com o sucesso de Combat Rock, mas depois deste álbum o Clash começou lentamente a se desintegrar. Topper Headon foi demitido devido à problemas com drogas, e o baterista original da banda, Terry Chimes, foi chamado de volta para a turnê seguinte. Depois da turnê Combat Rock de 1982 ele saiu do Clash, convencido de que o grupo não duraria muito tempo com todas as brigas e desentendimentos. Em 1983, depois de uma longa busca por um novo baterista, Pete Howard foi recrutado e tocou com a formação original em alguns shows nos Estados Unidos.

Em setembro de 1983, Strummer e Simonon expulsaram Jones da banda, citando seu comportamento problemático e divergências musicais. Depois de uma série de testes, a banda contratou Nick Shepperd e Vince White, ambos com 23 anos, como seus novos guitarristas. Eles voltaram a se apresentar em janeiro de 1984, e no final do mesmo ano anunciaram que um novo disco estava a caminho.

As sessões de gravação deste novo álbum foram decepcionantes, com o empresário Bernie Rhodes recusando o talento considerável de Howard em favor de uma bateria eletrônica, alterando drasticamente os arranjos das canções e baseando o som da banda em sintetizadores.
Desiludidos com o álbum, Strummer levou o Clash para viajar pela Inglaterra e Escócia, tocando de graça em esquinas e bares. O grupo apresentou seus últimos shows em 1985. Enquanto isso, Cut the Crap era lançado, sendo bombardeado pelas críticas e sofrendo vendas pífias. 

Carreiras Pós-Clash.

Joe Strummer atuou em alguns filmes, gravou trilhas sonoras e tocou com algumas bandas de sucesso limitado. No final dos anos 90, ele reuniu um grupo chamado The Mescaleros, assinando com o selo punk Hellcat Records e lançando um álbum chamado Rock Art and the X-Ray Style. A banda passou a fazer turnês pelos Estados Unidos e Inglaterra, tocando, além de suas canções, sucessos do Clash e clássicos do reggae. Em dezembro de 2002, Strummer morreu subitamente, vítima de um ataque cardíaco. Ele tinha 50 anos. O álbum do Mescaleros em que ele estava trabalhando, Streetcore, foi lançado postumamente em 2003, sendo aclamado pela crítica.
Depois do fim do The Clash, Paul Simonon entrou para um grupo chamado Havana 3AM, que gravou somente um álbum no Japão e se separou.

Posteriormente Simonon voltaria às suas raízes de artista visual, organizando várias galerias de arte. Sua relutância em voltar a tocar foi citado como a principal razão de o Clash ter sido uma das poucas bandas punks britânicas dos anos 70 que não se aproveitou da febre de nostalgia punk que assolou o final dos anos 90 para tentar relançar a carreira. Atualmente, faz parte da banda virtual Gorillaz, justo com Jones, e The Good, the Bad and the Queen, formada por Damon Albarn (vocalista), o ex-membro do The Verve e guitarrista do Blur e Gorillaz Simon Tong e o baterista da banda Africa '70 de Fela Kuti Tony Allen. Tal banda tem feito bastante sucesso de crítica e de público. 

Mick Jones, após sair do CLASH, por desentendimentos com os outros integrantes, fundou e participou da banda Big Audio Dynamite - BAD (banda de beat reggae dub), na qual alcançou relativo sucesso no final dos anos 1980 e início dos 1990; e atualmente encontra-se na banda Carbon/Silicon e também faz parte da banda virtual Gorillaz como guitarra base. 

Depois de ser despedido do Clash, Topper Headon seguiu sem rumo com seu vício em heroína. Ele formou uma banda de jazz que durou pouco tempo. Até a gravação do documentário de Don Letts sobre o Clash, Westway To The World, Headon tinha sumido do mundo da canção. Atualmente ele está limpo e continua a tocar. Foi em um de seus shows que ele ficou sabendo da morte de Joe e, em 2003, anunciou que tocaria em tributo ao antigo companheiro de banda. 

Política.

A música da banda era frequentemente carregada de ideologia política de esquerda. Joe Strummer, em particular, foi um militante comprometido com as causas de esquerda. O Clash é creditado como a banda pioneira na defesa da política radical no punk rock, sendo seus membros conhecidos como os "bagunçeiros pensantes" por muitos simplesmente por expressarem um ponto de vista político diferente do anarquismo. Assim como a maioria das primeiras bandas de punk, o Clash protestava contra a monarquia e a aristocracia. Mas, ao contrário destas, o Clash rejeitou o niilismo. Ao invés disso, eles se solidarizaram com diversos movimentos de libertação da época, tendo participado ativamente de grupos como a Anti-Nazi League (em português: Liga Anti-Nazista). Em abril de 1978, o Clash foi a principal atração do show Rock Against Racism no Victoria Park em Londres, que teve o comparecimento de 80.000 pessoas. Nele, Strummer vestiu uma polêmica camiseta com as palavras "Brigate Rosse" e o emblema da facção Baader-Meinhof estampadas no centro. Ele declarou posteriormente que usou a camiseta não para apoiar os grupos terroristas, mas para chamar atenção para a existência deles. Na canção "Tommy Gun", o grupo renuncia à luta armada.

A visão política da banda era expressada explicitamente em letras de canções como "White Riot", que encorajava os jovens brancos a entrarem para organizações que defendem os direitos dos negros; "Career Opportunities", que tratava da alienação dos mal-pagos, dos trabalhos rotineiros e o descontentamento com a falta de alternativas no mercado de trabalho; e "London's Burning", que falava da desolação e do tédio no interior da capital britânica. A artista Caroline Coon, asssociada à cena punk, argumentou que "estas fortes canções militaristas eram o que precisávamos durante o começo do Thatcherismo". Os interesses políticos da banda aumentaram em gravações posteriores. O título de Sandinista! celebrava os rebeldes de esquerda que haviam derrubado o déspota nicaragüense Anastasio Somoza, e o álbum era preenchido com canções politicamente orientadas que se estendiam para muito além das costas britânicas: "Washington Bullets" abordava as operações militares secretas ao redor do globo, enquanto "The Call-Up" era uma reflexão sobre a política de conscrição dos Estados Unidos. A faixa "Straight to Hell" de Combat Rock foi descrita pelos críticos de música Simon Reynolds e Joy Press como uma "volta ao mundo em guerra cinco versos pelas zonas de inferno onde crianças-soldados definham".

A ideologia política da banda se refletia em sua resistência às motivações da indústria musical que visavam o lucro habitual; mesmo em seu auge, os preços de ingressos para shows e lembranças eram razoáveis. O grupo insistiu para que a CBS vendesse seus álbuns duplo e triplo London Calling e Sandinista! pelo preço de um único álbum cada (cerca de cinco libras esterlinas na época), obtendo êxito com o primeiro e se comprometendo a vender o segundo por £5,99 e concedendo todos os direitos de shows até que as primeiras 200.000 cópias fossem vendidas. Estes princípios de valor por dinheiro significavam que eles estavam sempre em dívida com a CBS, só começando a atingirem a independência financeira em 1982. 

Legado e Influência.

De acordo com o The Times, o álbum de estreia do Clash é, ao lado de Never Mind The Bollocks, Here's The Sex Pistols, "a declaração definitiva do punk" e London Calling "continua sendo um dos álbuns de rock mais influentes". Na lista de 2003 da Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, London Calling aparece em oitavo, a melhor colocação de uma banda punk. The Clash apareceu na 77a posição e Sandinista! na 404a. Na lista de 2004 da revista das 500 melhores canções de todos os tempos, "London Calling" aparece em décimo quinto, mais uma vez a melhor colocação de uma banda punk. Outras quatro canções do Clash aparecem na lista: "Should I Stay Or Should I Go" (228), "Train In Vain" (292), "Complete Control" (361) e "White Man In Hammersmith Palais" (430). "London Calling" apareceu em 48o na lista das 100 melhores canções que utilizam guitarra elétrica da mesma publicação. Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Última Formação.

Joe Strummer (Vocais, Guitarra)
Paul Simonon (Baixo)
Pete Howard (Bateria)

Ex-Integrantes.

Mick Jones (Vocais, Guitarra)
Keith Levene (Guitarra)
Topper Headon (Bateria)
Terry Chimes (Bateria)

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Password Files: muro


Álbuns.

The Clash (1977)
01. Janie Jones
02. Remote Control
03. I’m So Bored With The U.S.A.
04. White Riot
05. Hate & War
06. What’s My Name
07. Deny
08. London’s Burning
09. Career Opportunities
10. Cheat
11. Protex Blue
12. Police & Thieves
13. 48 Hours
14. Garageland
 


Link.

Give ‘Em Enough Rope (1978)
01. Safe European Home
02. English Civil War
03. Tommy Gun
04. Julie’s Been Working For The Drug Squad
05. Last Gang In Town
06. Guns On The Roof
07. Drug-Stabbing Time
08. Stay Free
09. Cheapskates
10. All The Young Punks (New Boots And Contracts) 


London Calling (1979)
01. London Calling
02. Brand New Cadillac
03. Jimmy Jazz
04. Hateful s
05. Rudie Can’t Fail
06. Spanish Bombs
07. The Right Profile
08. Lost In The Supermarket
09. Clampdown
10. The Guns Of Brixton
11. Wrong ‘em Boyo
12. Death Or Glory
13. Koka Kola
14. The Card Cheat
15. Lover’s Rock
16. Four Horsemen
17. I’m Not Down
18. Revolution Rock
19. Train In Vain 


Link.

Black Market Clash (1980)
01. Capital Radio One
02. The Prisioner
03. Pressure Drop
04. Cheat
05. City of The Dead
06. Time is Tight
07. Bankrobber / Robber Dub
08. Armagideon Time
09. Justice Tonight / Kick It Over 


Link.

Sandinista! (1980)CD 1.

01. The Magnificent Seven
02. Hitsville U.K.
03. Junco Partner
04. Ivan Meets G.I. Joe
05. The Leader
06. Something About England
07. Rebel Waltz
08. Look Here
09. The Crooked Beat
10. Somebody Got Murdered
11. One More Time
12. One More Dub
13. Lightning Strikes (Not Once But Twice) 
14. Up In Heaven (Not Only Here) 
15. Corner Soul
16. Lets Go Crazy
17. If Music Could Talk
18. The Sound Of Sinners

CD 2.

01. Police On My Back
02. Midnight Log
03. The Equaliser
04. The Call Up
05. Washington Bullets
06. Broadway
07. Lose This Skin
08. Charlie Don’t Surf
09. Mensforth Hill
10. Junkie Slip
11. Kingston Advice
12. The Street Parade
13. Version City
14. Living In Fame
15. Silicone On Sapphire
16. Version Pardner
17. Career Opportunities
18. Shepherds Delight 


Link.

Combat Rock (1982)
01. Know Your Rights
02. Car Jamming
03. Should I Stay Or Shold I Go?
04. Rock The Casbah
05. Red Angel Dragnet
06. Straight to hell
07. Overpowered By Funk
08. Atom Tan
09. Sean Flynn
10. Ghetto Defendant
11. Inoculated City
12. Dead Is A Star 


Link.

Cut The Crap (1985)
01. Dictator
02. Dirty Punk
03. We Are the Clash
04. Are You Red..y
05. Cool Under Heat
06. Movers and Shakers
07. This Is England
08. Three Card Trick
09. Play to Win
10. Fingerpoppin’
11. North and South
12. Life Is Wild
13. Do It Now 


Link.

The Story Of The Clash Vol. 1 (1988)CD 1.

01. The Magnificent Seven
02. Rock the Casbah
03. This is Radio Clash
04. Should I Stay or Should I Go
05. Straight to Hell
06. Armagideon Time
07. Clampdown
08. Train in Vain
09. The Guns of Brixton10. I Fought the Law
11. Somebody Got Murdered
12. Lost in the Supermarket
13. Bankrobber

CD 2.

01. (White Man) In Hammersmith Palais
02. London’s Burning
03. Janie Jones
04. Tommy Gun
05. Complete Control
06. Capital Radio
07. White Riot
08. Career Opportunities
09. Clash City Rockers
10. Safe European Home
11. Stay Free
12. London Calling
13. Spanish Bombs
14. English Civil War
15. Police & Thieves 


Link.

Clash on Broadway (1991)CD 1.

01. Janie Jones (Demo Version)
02. Career Opportunities (Demo Version) 
03. White Riot
04. 1977
05. I’m So Bored With the USA
06. Hate and War
07. What’s My Name
08. Deny
09. London’s Burning
10. Protex Blue
11. Police and Thieves
12. 48 Hours
13. Cheat
14. Garageland
15. Capital Radio One
16. Complete Control
17. Clash City Rockers
18. City of the Dead
19. Jail Guitar Doors
20. The Prisoner
21. (White Man) In Hammersmith Palais
22. Pressure Drop
23. 1-2 Crush on You
24. English Civil War (Live) 
25. I Fought the Law (Live) 

CD 2.

01. Safe European Home
02. Tommy Gun
03. Julie’s Been Working for the Drug Squad
04. Stay Free
05. One Emotion
06. Groovy Times
07. Gates of the West
08. Armagideon Time
09. London Calling
10. Brand New Cadillac
11. Rudie Can’t Fail
12. The Guns of Brixton
13. Spanish Bombs
14. Lost in the Supermarket
15. The Right Profile
16. The Card Cheat
17. Death or Glory
18. Clampdown
19. Train in Vain
20. Bankrobber

CD 3. 

01. Police on My Back 
02. The Magnificent Seven
03. The Leader
04. The Call Up
05. Somebody Got Murdered
06. Washington Bullets
07. Broadway
08. Lightning Strikes (Not Once But Twice-Live) 
09. Every Little Bit Hurts
10. Stop the World
11. Midnight to Stevens
12. This Is Radio Clash
13. Cool Confusion
14. Red Angel Dragnet (Edited Version) 
15. Ghetto Defendant (Edited Version) 
16. Rock the Casbah (US Single Version) 
17. Should I Stay or Should I Go (US Single Version) 
18. Straight to Hell (Unedited Version) 
19. The Street Parade 

Link.

The Singles (1991)
01. White Riot
02. Remote Control
03. Complete Control
04. Clash City Rockers
05. (White Man) In Hammersmith Palais
06. Tommy Gun
07. English Civil War
08. I Fought the Law
09. London Calling
10. Train in Vain (Stand by Me) 
11. Bankrobber
12. The Call Up
13. Hitsville UK
14. The Magnificent Seven
15. This Is Radio Clash
16. Know Your Rights
17. Rock the Casbah
18. Should I Stay or Should I Go 


Link.

Super Black Market Clash (1993)
01. 1977
02. Listen
03. Jail Guitar Doors
04. The City of the Dead
05. The Prisoner
06. Pressure Drop
07. 1-2 Crush on You
08. Groovy Times
09. Gates of the West
10. Capital Radio Two
11. Time Is Tight
12. Justice Tonight/Kick It Over
13. Robber Dub
14. The Cool Out
15. Stop the World
16. The Magnificent Dance
17. Radio Clash
18. First Night Back in London
19. Long Time Jerk
20. Cool Confusion
21. Mustapha Dance 


Link.

From Here To Eternity: Live (1999)
01. Complete Control
02. London’s Burning
03. What’s My Name
04. Clash City Rockers
05. Career Opportunities
06. (White Man) In Hammersmith Palais
07. Capital Radio
08. City of the Dead
09. I Fought the Law
10. London Calling
11. Armagideon Time
12. Train in Vain
13. Guns of Brixton
14. The Magnificent Seven
15. Know Your Rights
16. Should I Stay or Should I Go
17. Straight to Hell 


Link.

The Essential Clash (2003)
CD 1.

01. White Riot
02. London’s Burning
03. Complete Control
04. Clash City Rockers (Original Version) 
05. I’m So Bored with the U.S.A
06. Career Opportunities
07. Hate & War
08. Cheat
09. Police & Thieves
10. Janie Jones
11. Garageland
12. Capital Radio One
13. (White Man) In Hammersmith Palais
14. English Civil War
15. Tommy Gun
16. Safe European Home
17. Julie’s Been Working for the Drug Squad
18. Stay Free
19. Groovy Times
20. I Fought the Law

CD 2.

01. London Calling
02. The Guns of Brixton
03. Clampdown
04. Rudie Can’t Fail
05. Lost in the Supermarket
06. Jimmy Jazz
07. Train in Vain (Stand by Me) 
08. Bankrobber
09. The Magnificent Seven
10. Ivan Meets G.I. Joe
11. Police on My Back
12. Stop the World
13. Somebody Got Murdered
14. The Street Parade
15. This Is Radio Clash
16. Ghetto Defendant
17. Rock the Casbah
18. Straight to Hell
19. Should I Stay or Should I Go
20. This Is England 


Link.

Live at Shea Stadium, 1982 (2008)
01. Kosmo Vinyl Introduction
02. London Calling
03. Police On My Back
04. The Guns Of Brixton
05. Tommy Gun
06. The Magnificent Seven
07. Armagideon Time
08. The Magnificent Seven (Return) 
09. Rock The Casbah
10. Train In Vain
11. Career Oportunities
12. Spanish Bombs
13. Clampdown
14. English Civil War
15. Should I Stay Or Should I Go
16. I Fought The Law 


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15 comentários :

  1. Muito Obrigado cara, esse blog é perfeito.
    Até mais.

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  2. Achei fenomenal o conteúdo tão rico!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. parabéns e obrigado por fazer a felicidade de muitos

    ResponderExcluir
  4. O The Clash somente surgiu no movimento Punk londrino. A banda mesmo não gostava do rótulo ''punk''. Eles sempre foram muito além disto. Uma das maiores bandas de Rock surgidas no final dos anos 70.

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  5. the clash punk dos bons

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  6. Gosto do the clash por ele ser punk, aquela misturada de ritmos que eles fizeram nos dois últimos discos é horrível. Aprecio eles pela fase punk, depois eles se venderam.

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  7. Top!
    Thank you very much.

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  8. muito bom...toda semana faço uma visita ao muro...

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado. Parabéns pelo site e pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Não é a toa que foi conhecida por um tempo como "a única banda que importava".

    O Clash é excelente.

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  11. que tristeza, só 10 comentários..qué isso...puta banda dessa

    ResponderExcluir
  12. Grande banda esta . Obrigado

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  13. Conteúdo maravilhoso! Viva a livre distribuição da informação e cultura :D

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  14. Cara, the clash éh muito bom, mais era bom também, postar alguma coisa do BAD - Big Audio Dinamyte, pois é muito bom, principalmente o primeiro disco. Mais aew, valew, pelos posts cara...

    ResponderExcluir
  15. Naum, o The Clash, comercialmente, era PUNK. Porém, o próprio vocalista, gostava muito de misturar... Embora a banda fosse turca. eles tinham umas fortes influencias, no PUNK, no Reggae e Rock N´Roll

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