Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

15 de dezembro de 2010

T. Rex - Discografia.

T. Rex (originalmente conhecida como Tyrannosaurus Rex, sua grafia também pode ser T Rex ou T-Rex), era uma banda de Rock inglesa formada por Marc Bolan. Foi fundada nos anos 60 como um duo de folk rock, mas encontrou o sucesso nos anos 70 como uma banda de glam rock com os hits "; Get It On", "Ride A White Swan", "20th Century Boy", "Children of the Revolution", "Hot Love", "Telegram Sam" e "Metal Guru". Após o sucesso comercial minguante em meados dos anos 1970, o T.Rex terminou em 1977 após Bolan morrer em um acidente de carro. 

Electric Warrior, seu sexto álbum de estúdio, é largamente considerado como um dos principais lançamentos do glam rock britânico. Alcançou o número trinta e dois nos EUA, enquanto foi o número um por várias semanas no Reino Unido, tornando-se o álbum mais vendido de 1971. Em 2003, foi classificado com o número 160 na Lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone.

Após um período de pouca aceitação em meados dos 1970, e o insucesso de critica e venda dos álbuns Tanx e Futuristic Dragon, a banda ressurgiu com o lançamento do disco Dandy in the Underworld de 1977, aclamado pela critica da época. Porém, o final do grupo tornou-se inevitável após a morte de Marc Bolan em um acidente de carro ocorrido em 15 de setembro de 1977. 

Bolan se tornou um superstar na Inglaterra, num período que ficou conhecido como "T.Rextacy", ajudado, claro, por quatro singles que chegaram ao primeiro posto da parada. Já nos Estados Unidos, seu único grande sucesso foi Bang a Gong (Get It On) - que ainda é bem executada nas rádios "rock" brasileiras -, desaparecendo das paradas em 1973. Já em sua terra natal, a banda só perdeu força depois de 1975, dois anos antes da morte de Marc Bolan, que até hoje tem fãs ardorosos. 

História.

Junto com a carrera de modelo, Marc Bolan começou a cantar profissionalmente em 1965, quando lançou seu primeiro single, The Wizard, pela Decca. Dois anos depois, Bolan entra no grupo de folk psicodélico John´s Children, aparecendo em três singles de pouco sucesso da banda. O John´s Children não dura muito e Bolam monta, no ano seguinte, o Tyrannosaurus Rex, ao lado do percussionista Steve Peregrine Took. A dupla assina contrato com a EMI inglesa em 1968 e grava seu primeiro álbum sob produção de Tony Visconti. Seu primeiro single, Debora, chega ao 34º lugar da parada britânica e o álbum de estréia, My People Were Fair and Had Sky in Their Hair...But Now They´re Content to Wear Stars on Their Brow, chega ao posto de número 15. No mesmo ano, a banda lança seu segundo disco, Prophets, Seers & Sages, the Angels of the Ages. Neste meio tempo, o Tyrannosaurus Rex vai construindo uma sólida base de fãs no underground britânico, ajudado, também, pelo sucesso do livro The Warlock of Love, escrito por Bolan e que apareceu entre os mais vendidos do Reino Unido.

Na metade de 1969, a lançam seu terceiro trabalho, Unicorn, tendo como destaque o single King of the Rumbling Spires, a primeira canção do Tyrannosaurus Rex a usar guitarra elétrica. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o grupo continua patinando. As diferenças entre Took e Bolan, que fizeram com que o primeiro deixasse o grupo, são totalmente ligadas à forma que Bolan e Took compunham, na época, o vocalista tinha uma vida tranquila ao lado da namorada June Child, enquanto Took se envolvia com grupos anarquistas e anti-comerciais, influenciando fortemente suas letras, ainda que a dupla não se entendesse mais, por contrato foram obrigados a fazer a fracassada turnê pelos Estados Unidos. Logo após uma turnê com pouco público, Took deixa o grupo e é substituído por Mickey Finn. Com a nova formação, a banda lança, em 1970, o álbum A Beard of Stars. Este foi o primeiro disco a receber uma boa acolhida por parte da crítica, que até então se incomodava com a presença constante do grupo no programa de John Peel.

Neste ponto da carreira, Bolan resolve mudar o nome do grupo para T. Rex e lança o single de Ride a White Swan. A canção se transforma no maior sucesso do grupo, até então, na Inglaterra, chegando ao segundo posto das paradas. Com o sucesso do single, o T. Rex lança novo disco que fica entre os mais vendidos durante seis meses. Com o resultado, Bolan resolve aumentar o T. Rex e chama o baixista Steve Currie e o baterista Bill Legend. Como quarteto, o grupo grava Hot Love, o primeiro álbum do T. Rex a chegar ao primeiro lugar da parada inglesa. No mesmo ano, 1971, lançam o single Get It On (Bang a Gong (Get It On), novo sucesso na Inglaterra e, para felicidade de Bolan, nos Estados Unidos, quando foi lançado em 1972. Na verdade, o single é o maior hit do T. Rex em toda a sua carreira. Ainda em 1971, a banda lança Electric Warrior, novamente sucesso na Inglaterra, mas que decepciona nos Estados Unidos.

A febre pela banda está a todo vapor no Reino Unido, o grupo e, principalmente, Marc Bolan são adorados por uma geração enorme de fãs adolescentes e, devido ao enorme sucesso, o grupo assina novo contrato com a EMI - seus últimos discos estavam saindo pelo selo Fly Records - e acerta um acordo de distribuição entre seu selo, o T.Rex Wax Co., com a major.

Telegram Song, o primeiro single do novo contrato apenas reafirma o sucesso do T. Rex na terra da Rainha.

Metal Guru, lançado em 1972, fica durante um mês no topo das paradas e puxa a vendagem do álbum The Slider para cima. A gravadora, na época, alegou que o trabalho vendeu 100 mil cópias em apenas quatro dias. Do outro lado do Atlântico, o álbum até que chama a atenção do público e mantém as esperanças de Bolan em fazer sucesso por lá.

No ano seguinte é a vez de Tanx manter a escrita com os singles de 20th Century Boy e The Groover, mas estes seriam os dois últimos singles do T.

Rex a chegaram ao Top Ten inglês. Na metade do ano, o guitarrista Jack Green entra no grupo, além de três backing vocals e uma cantora de soul music, Gloria Jones, que rapidamente começou a namorar com Bolan. No começo de 1974, o baterista Bill Legend sai e em seu lugar entra Davy Lutton. Na mesma época, Gloria assume o posto de tecladista.

Com a nova formação lançam, em 1974, o álbum Teenage Dream, o primeiro a sair como Marc Bolan and T. Rex. Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow sai no mesmo ano e é o último disco produzido por Tony Visconti. O disco é considerado pela crítica como o mais fraco já lançado por Bolan e grupo e a popularidade da banda começa a cair. Finn e Green deixam o T. Rex no final deste ano e o tecladista Dino Dins é chamado.

A baixa popularidade do T. Rex só aumenta com o lançamento de Bolan´s Zip Gun, que sequer tem uma canção entre as 50 primeiras da parada. Bolan, então, resolve tirar o resto de 1975 para descansar, voltando apenas em 1976 com Futuristic Dragon, album que entra na 50ª posição. Um sopro de sucesso vem com o lançamento do single de I Love to Boogie, uma mistura entre o tradicional som do T. Rex com a era disco. Este foi o último single de Bolan a aparecer no Top 20 inglês.

Chega 1977 e Bolan lança o álbum Dandy in the Underworld. Seus singles chegam a postos modestos na parada e Bolan percebe que é hora de mudar o rumo da banda e os seus também. Bolan passa a escrever semanalmente para a Record Mirror e vira apresentador de um programa de TV que recebe artistas como David Bowie e Generation X. Com isso a imagem de Marc Bolan, aos poucos, volta a ganhar destaque na mídia.

No mesmo ano assina com a RCA e forma uma nova banda ao lado de Herbie Flowers, baixista, e do baterista Tony Newman, mas não houve tempo para a gravação de um disco. Dirigindo de sua casa até um clube em Londres, Gloria Jones perde o controle do seu carro e bate em uma árvore. Marc Bolan, que estava no banco do passageiro, morre na hora.

Falar sobre a influência do T.Rex na música que surgiu nos anos 80, 90 e 2000 é ter que citar quase todas as bandas de diversos estilos, desde hard rock e metal até grupos indie como o Placebo. Punks também têm o T. Rex como banda de cabeceira, já que foi dai que boa parte deles tirou o ensinamento dos três acordes, estrutura que o pop usa até hoje para criar boa música. Textos: Wikipédia & Valdir Antonelli. 

Integrantes.

Ultima Formação.

Tony Newman (Bateria)
Dino Dines (Teclado)
Herbie Flowers (Baixo)
Marc Bolan (Vocais, Guitarra)
Miller Anderson (Guitarra)

Ex-Integrantes.

Steve Currie (Baixo)
Davy Lutton (Bateria)
Gloria Jones (Teclado)
Mickey Finn (Percussão)
Jack Green (Guitarra)
Bill Legenda (Bateria)
Steve Peregrin Tûk (Percussão) 

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Albuns.

Tyrannosaurus Rex.

My People Were Fair and Had Sky in Their Hair… But Now They’re Content to Wear Stars on Their Brows (1968)
01. Hot Rod Mama
02. Scenescof
03. Child Star
04. Strange Orchestras
05. Chateau in Virginia Waters
06. Dwarfish Trumpet Blues
07. Mustang Ford
08. Afghan Woman
09. Knight
10. Graceful Fat Sheba
11. Weilder of Words
12. Frowning Atahuallpa 


Prophets, Seers & Sages, The Angels of the Ages (1968)
01. Deboraarobed
02. Stacey Grove
03. Wind Quartets
04. Conesuela
05. Trelawney Lawn
06. Aznageel The Mage
07. The Friends
08. Salamanda Palaganda
09. Our Wonderful Brownskin Man
10. Oh Harley (The Saltimbamques) 
11. Eastern Spell
12. The Travelling Tragition
13. Juniper Suction
14. Scenescof Dynasty 


Unicorn (1969)
01. Chariots Of Silk
02. Pon A Hill
03. The Seal Of Seasons
04. The Throat Of Winter
05. Cat Black (The Wizard’s Hat) 
06. Stones For Avalon
07. She Was Born To be My Unicorn
08. Like a White Star, Tangled and Far, Tulip That’s What You Are
09. Warlord of The Royal Crocodiles
10. Evenings of Damask
11. The Sea Beasts
12. Iscariot
13. Nijinsky Hind
14. The Pilgrim’s Tale
15. The Misty Coasts of Albany
16. Romany Soup 


A Beard of Stars (1970)
01. Prelude
02. A Daye Laye
03. Woodland Bop
04. Fist Heart Mighty Dawn Dart
05. Pavilions of Sun
06. Organ Blues
07. By the Light of a Magical Moon
08. Wind Cheetah
09. A Beard of Stars
10. Great Horse
11. Dragon’s Ear
12. Lofty Skies
13. Dove
14. Elemental Child 


T.Rex.

T.Rex (1970)01. The Children of Rarn
02. Jewel
03. The Visit
04. Childe
05. The Time of Love Is Now
06. Diamond Meadows
07. Root of Star
08. Beltane Walk
09. Is It Love?
10. One Inch Rock
11. Summer Deep
12. Seagull Woman
13. Sun Eye
14. The Wizard
 
Bonus Tracks.
15. The Children of Rarn (Reprise) 
16. Ride A White Swan (Single ‘A’ side) 
17. Summertime Blues (Single ‘B’ side) 
18. Poem (128) 
19. The Visit (Take 4) 
20. Diamond Meadows (Take 6) 
21. One Inch Rock
22. Seagull Woman
23. The Wizard
24. The Children of Rarn 


Electric Warrior (1971)
01. Mambo Sun
02. Cosmic Dancer
03. Jeepster
04. Monolith
05. Lean Woman Blues
06. Get It On
07. Planet Queen
08. Girl
09. The Motivator
10. Life’s A Gas
11. Rip Off 


The Slider (1972)
01. Metal Guru
02. Mystic Lady
03. Rock On
04. The Slider
05. Baby Boomerang
06. Spaceball Ricochet
07. Buick Mackane
08. Telegram Sam
09. Rabbit Fighter
10. Baby Strange
11. Ballrooms of Mars
12. Chariot Choogle
13. Main Man”
14. Cadillac
15. Thunderwing
16. Lady 


Tanx (1973)
01. Tenement Lady
02. Rapids
03. Mister Mister
04. Broken-Hearted Blues
05. Shock Rock
06. Country Honey
07. Electric Slim The Factory Hen
08. Mad Donna
09. Born To Boogie
10. Life Is Strange
11. The Street & Babe Shadow
12. Highway Knees
13. Left Hand Luke
14. Children Of The Revolution
15. Jitterbug Love
16. Sunken Rags
17. Solid Gold Easy Action
18. Xmas Message
19. 20th Century Boy
20. Free Angel 


Live at Vienna (Bootleg 1973)
01. Chariot Choogle
02. Baby Strange
03. Metal Guru
04. Telegram Sam
05. Spaceball Ricochet
06. Buick Mckane
07. Jeepster
08. Hot Love
09. Get It On 


Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow (1974)
01. Venus Loon
02. Sound Pit
03. Explosive Mouth
04. Galaxy
05. Change
06. Nameless Wildness
07. Teenage Dream
08. Liquid Gang
09. Carlisle Smith & the Old One
10. You’ve Got to Jive to Stay Alive/Spanish Midnight
11. Interstellar Soul
12. Painless Persuasion V. The Meathawk Immaculate
13. The Avengers (Superbad) 
14. The Leopards Featuring Gardenia and the Mighty Slug 


Bolan’s Zip Gun (1975)
01. Light of Love
02. Solid Baby
03. Precious Star
04. Token of My Love
05. Space Boss
06. Think Zinc
07. Till Dawn
08. Girl in the Thunderbolt Suit
09. I Really Love You Babe
10. Golden Belt
11. Zip Gun Boogie
12. Do You Wanna Dance
13. Dock of the Bay 


Futuristic Dragon (1976)
01. Futuristic Dragon (Introduction) 
02. Jupiter Liar
03. Chrome Sitar
04. All Alone
05. New York City
06. My Little Baby
07. Calling All Destroyers
08. Theme For A Dragon
09. Sensation Boulevard
10. Ride My Wheels
11. Dreamy Lady
12. Dawn Storm
13. Casual Agent
14. London Boys
15. Laser Love
16. Life’s An Elevator 


Dandy In The Underworld (1977)
01. Dandy in the Underworld
02. Crimson Moon
03. Universe
04. I’m a Fool For You Girl
05. I Love to Boogie
06. Visions of Domino
07. Jason B. Sad
08. Groove a Little
09. Soul of My Suit
10. Hang Ups
11. Pain and Love
12. Teen Riot Structure 


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

21 comentários :

  1. Po....T rex é muitooooooo bom
    som deles é demais :D
    vlw pelo post Alex

    ResponderExcluir
  2. Amo T. Rex! Marc Bolam era incrível... Pena que morreu, justo na hora que ele estava reerguendo a carreira dele =/

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do Tyranossauros Rex ou T Rex.
    Meu colega gravou para mim o dvd deles e eu
    gostei muito.Marc Bollan era o cara da decada,
    pena que se foi tragicamente.Obrigado Alex.
    Daniel eu te Adoro.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa banda, otimo site, baixei essa discrografia e gostei, nenhum link quebrado, tudo funcionando e tudo bem organizado e só banda classica. valeu

    ResponderExcluir
  5. kra voltou o melhor blog de postagem de discos HOLY SHIT.....valew Alex

    ResponderExcluir
  6. cara adorei a postagem do thin lizzy,esse sem duvida é o melhor site de classic rock.valeu sidney

    ResponderExcluir
  7. PRA MIM A MELHOR BANDA DE GLAN ROCK ATE HOJE PARABENS PELA POSTAGEM

    ResponderExcluir
  8. marcelo lisboa29/09/11 07:48

    sem ´duvida seu site é o melhor! parabens alex !gosto muito do t rex só conhecia alguns discos.

    ResponderExcluir
  9. O T. Rex é uma das bandas que mais gosto e tenho prazer de escutar. Obrigado Alex, pelo trabalho contínuo e indispensável que você promove para nós, que temos o rock n' roll como parte de nossa vidas.

    ResponderExcluir
  10. Considero o THE SLIDER como a obra prima deles

    ResponderExcluir
  11. Marc Bolan foi o cara do Glitter, muito bom, só não dava pra comparar com David Bowie que por sinal é o padrinho do único filho de Marc Bolan e arcou com todo o seu estudo até sua maturidade e sempre que precisa do padrinho ele o procura, claro! Mas quem não queria ter um padrinho deste?

    ResponderExcluir
  12. hermano, excelente post, me he pasado dias buscando discografia de T.Rex, muchas gracias por esta gran aportación, saludos desde mty,mexico

    ResponderExcluir
  13. Amigo, lo mejor que he conseguido, esta muy bueno, he escuchado musica que no habia encontrado en ninguna parte, saludos de venezuela

    ResponderExcluir
  14. Absolutely awesome!
    Thank you very much amigo.

    ResponderExcluir
  15. Até 1972 Marc Bolan é o melhor artista Glan até 1972. Depois desta data realmente o David Bowie superou. Mas a fase grande do T. Rex é insuperável, não é só música é um movimento cultural que lotou o estádio Wembley.

    ResponderExcluir
  16. Louis Clark & Pachá do Eldorado08/03/15 09:13

    Único e originalíssimo,o melhor grupo glam dos anos 70.Marc Bolan e sua vozinho de cabrito assustado primeiro faziam um som acústico e depoispassaram para o elétrico (como Bob Dylan).Ambas as fases geniais.Meu melhor amigo (Pachá) é o maior fã desse tiranossauro. Long live T.Rex!

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez que ouvi foi num dvd: stamping groud, um festival psicodelico na holanda...

    ResponderExcluir
  18. 2OTH CENTURY BOYS <3333333333333333333333

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.