Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

23 de julho de 2011

Easy Rider - Movie Soundtrack (1969)

Easy Rider (br: Sem Destino / pt: Easy Rider) é um road movie americano de 1969, escrito por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, produzido por Fonda e dirigido por Hopper. 

Conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objectivo de alcançar a liberdade pessoal. O sucesso de Easy Rider ajudou a avivar a fase New Hollywood do cinema norte-americano durante a década de 1960. 

Um marco na filmografia de contracultura, e a "pedra-de-toque" de uma geração" que "capturou a imaginação nacional", Easy Rider explora as paisagens sociais, assuntos e tensões na América da década de 1960, tal como a ascensão e queda do movimento hippie, o uso de drogas e estilo de vida comunal. 

Sinopse. 

Os protagonistas são dois motociclistas, Wyatt ou 'Capitão América' (Fonda) e Billy (Hopper). Fonda e Hopper disseram que estes dois personagens referem-se a Wyatt Earp e Billy the Kid. Wyatt veste-se de cabedal adornado com a bandeira americana, enquanto Billy se veste com calças e camisa ao estilo dos nativos americanos. 

Depois de contrabandear drogas do México para Los Angeles, Wyat e Billy vendem seu contrabando para um homem (protagonizado por Phil Spector) em um Rolls-Royce. Com o dinheiro da venda armazenado em mangueiras dentro dos tanques de gasolina, eles vão rumo à Leste na tentativa de chegar em Nova Orleans, na Luisiana, em tempo para o Mardi Gras. 

Elenco. 

Dennis Hopper .... Billy.
Peter Fonda .... Wyatt. 
Jack Nicholson .... George Hanson. 
Karen Black .... Karen. 
Phil Spector... The Connection. 
Toni Basil .... Mary.  

Principais Prêmios e Indicações.

Oscar 1970 (EUA)

Indicado nas categorias de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson) e melhor roteiro original.

BAFTA 1970 (Reino Unido)

Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).

Festival de Cinema de Cannes 1969 (França)

Ganhou o prêmio de melhor filme de diretor estreante (Dennis Hopper).
Indicado à Palma de Ouro.


Globo de Ouro 1970 (EUA)

Indicado na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson).

AFI's 100 Years.

O filme ocupa o 88º lugar dentre os melhores filmes norte-americanos das últimas décadas, e o 29º dentre as melhores trilhas-sonoras de filmes. 

A Produção.

A gênese para o filme Sem Destino começou com uma fotografia. Peter Fonda conta: "Eu me lembro o dia em que apareci com a idéia para Sem Destino, 27 de setembro de 1967. Estava olhando uma fotografia minha e de Bruce Dern em frente a uma motocicleta. Nós parecíamos grandes, numa imagem 18x24, em contra-luz, de forma que ninguém poderia dizer que éramos nós. E isso me deu um estalo, para fazer este filme".

Fonda chamou seu amigo Dennis Hopper e disse a ele sua idéia de dois jovens experimentando a "liberdade total" enquanto cruzavam o país de motocicleta. Hopper, no cinema desde Juventude Transviada (1955), estava pensando em abandonar a profissão de ator para se tornar professor de teatro. Fonda mudou a cabeça de Hopper, oferecendo-lhe a oportunidade de dirigir o filme.

Para financiar o projeto, Hopper pediu a seu amigo Jack Nicholson para apresentá-lo a Bert Schneider, um dos sócios da BBS Productions, uma companhia independente que lançava seus projetos pela Columbia Pictures. A BBS concordou em colocar 400 mil dólares para fazer Sem Destino.

A produção começou com locações em Nova Orleans, em 23 de fevereiro de 1968. Juntando-se a Hopper e Fonda estavam Karen Black e a futura coreógrafa e cantora Toni Basil. Apesar de Rip Torn ter sido originalmente escolhido para fazer o papel do advogado alcoólatra George Hanson, ele acabou deixando a produção antes do início das filmagens. Jack Nicholson - que a BBS havia enviado a Nova Orleans no cargo de produtor executivo - concordou em fazer o papel. Sua atuação o transformou num astro. 

Curiosidades.

Sem Destino foi lançado nos Estados Unidos da América em setembro de 1969 e retornou 17 milhões de dólares do investimento de 400 mil.

Durante as filmagens, os atores realmente fumaram maconha. Nicholson contou que na "cena do mato" ele fumou cerca de cem baseados.

Easy Rider foi ovacionado em Cannes, em 13 de maio de 1969. Não ganhou a Palma de Ouro, mas Hopper foi considerado o melhor diretor estreante. 

Cenas do filme foram transmitidas num tributo da banda Gorillaz à Dennis Hopper em abril de 2010, no Festival de Glastonbury na música "Fire Coming Out Of The Monkey's Head", na qual Hopper participou. Texto: Wikipédia.

01. The Pusher (Steppenwolf) 
02. Born To Be Wild (Steppenwolf) 
03. The Weight (Smith) 
04. Wasn't Born To Follow (The Byrds) 
05. If You Want To Be A Bird (The Holy Modal Rounders) 
06. Don't Bogard Me (Don`t Bogart That Joint) (Fraternity Of Man) 
07. If Six Was Nine (Jimi Hendrix Experience) 
08. Kyrie Eleison Mardi Gras (When The Saints) (Electric Prunes) 
09. It's Alright Ma (I'm Only Bleeding) (Roger McGuinn) 
10. Ballad Of Easy Rider (Roger McGuinn)

Como Baixar.

(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

16 comentários :

  1. Alex, mais uma vez parabens. Esse Post para quem quer conhecer a Contra-Cultura dos anos 60 é um presente dos DEUSES. EASY RIDER foi um marco da contra cultura americana e posso até dizer do mundo. Tenho o DVD e a trilha sonora desse filme que para mim é simplesmente uma mostra de que com pouco dinheiro e uma boa ideia (que não é 51), pode-se mostrar um trabalho de boa qualidade. Que DEUS te dê longa vida e muito Rock And Roll na veia. Um Forte Abraço Fraterno. José Alves Teixeira (Tex) Garanhuns-PE.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o filme. Se discute a contra-cultura norte-americana, mostra muitos traços do caráter daquele povo. Desse ponto, o que achei mais interessante foi o finalzinho, que confirma o ódio eterno que os comuns do sul alimentam pelos do norte.

    É certo que a trilha é ótima, já tou baixando.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse blog é fantástico, indico a todos os amigos que gostam de boa musica, parabéns Alex por sua dedicação e empenho.

    Renato

    "Prosperidade e vida longa"

    ResponderExcluir
  4. Leonardo A. Scudellari18/08/11 11:55

    Tenho o DVD aqui também. Ótimo filme.
    Acho que no filme retrata bem a cabeça fechada de muitos com uma educaão mais conservadora. A incapacidade de mudar ou até de aceitar opiniões diferentes...
    Vou baixar a trilha sonora agora.
    Outro filme muito bom também é Hair. Que mostra como era na época da guerra no Vietnã. Mas esse é um musical e se passa em Nova Iorque se não me engano.
    Parabens pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Talvez o filme com a melhor trilha sonora ja feita!

    ResponderExcluir
  6. Uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi, mas o que mais impressiona é atuação fantástica de Jack Nicholson nesse filme.

    ResponderExcluir
  7. po dennis hopper esta animal no filme, mto loca a trilha

    ResponderExcluir
  8. José Alves Teixeira (Tex) Garanhuns-PE27/11/11 20:48

    Filme Fantástico que retrata com toda pureza as consequências de viver Livre. O que nos anos 60 com o surgimento da Contra-Cultura (Os Hippies) a expressão de se vestir e falar o uso das drogas, tudo isso vinha de desencontro ao orgulho americano. Esse filme é um Cult e jamais será esquecido. Assisto sempre que posso e não me canso. Quando meus filhos eram pequenos e eu passava eles pediam o Filme dos Motoqueiros. Já com o filme HAIR eles pediam o Filme do Matuto (Por causa da cena do cavalo no parque), THE WALL era chamado o filme do Bocão por causa da Capa. Essas são lembranças que levarei comigo para sempre.

    ResponderExcluir
  9. Átila Ribeiro01/12/11 03:06

    Uma das maiores obras-primas do cinema sem a menor dúvida, guardo com muito carinho a lembrança da primeira vez assistí na tv ainda garoto, aflorando meu amor pelo rock, natureza, e a parte positiva e maravilhosa da filosofia hippie !!!

    ResponderExcluir
  10. Cara o seu acervo é massa. muita coisa boa.. valeu

    ResponderExcluir
  11. OBRIGADO ALEX!!!

    ResponderExcluir
  12. Cara, parabéns pelo trabalho e obrigado pelos "presentes"
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  13. POST MARAVILHOSO, easy rider é um dos meus filmes favoritos! Continue com esse trabalho alex ! conheci o blog ha poucas semanas e estou completamente encantada!

    ResponderExcluir
  14. GRACIAS X TAN BUENA MUSICA

    SALUDOS DESDE MEXICO..

    ResponderExcluir
  15. Filmaço! Fumaram maconha de verdade? Mais de 100 becks? Que isso, rapaz! hahahaha

    ResponderExcluir
  16. Thanks very much, this film was epic.
    Congratulations my friend ALEX, your blog is bigger of all.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.