Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

9 de setembro de 2011

Blackfoot - Discografia.

Na primavera de 1969, Rickey Medlocke e Greg T. Walker encontraram o ex-nativo de New York Charlie Hargrett em Jacksonville e formaram a banda Fresh Garbage com Ron Sciabarasi nos teclados, Rick na bateria e vocais, Greg no baixo e na guitarra Hargrett, e tocavam principalmente no Comic Book Club, em St. Forsyth, Jacksonville e com os seus amigos do The One Percent (que em breve iria mudar o nome para Lynyrd Skynyrd) nas tardes de domingo nos parques locais.

No início da primavera de 1970, a banda, depois de ouvir outra banda na Costa Oeste com o nome Hammer, decidiu mudar seu nome para Blackfoot para refletir a herança nativo-americana de Walker, Spires e Medlocke (Spires é parte Cherokee, Medlocke parte Sioux , enquanto os laços de sangue de Walker são com os índios do oeste da Flórida). Em 1971, já devidamente rebatizados e radicados em Manhattan onde foram tentar a sorte, acabam encerrando as atividades com a ida de Rick para o Lynard Skynard (ele chegou a gravar com a banda algumas faixas, que seriam editadas no "First & Last", lançado em 1978). Seus membros remanescentes retornam para a Flórida, com exceção de Hargrett, que remontaria a banda no final de 1972 com Jakson Spires na bateria, Lenny Stadler no baixo e Medlocke (que já havia saído do Lynyrd) no vocal. Logo em seguida entra mais um integrante na guitarra, Danny Johnson.

Porém Johnson não permaneceria muito tempo na banda, pois após passar por uma cura "milagrosa" de um tumor no pulmão decide "entregar sua vida a Deus", e hoje é um renomado Pastor da Igreja Metodista... Com isto, resolvem chamar Greg T. Walker de volta (desta vez na guitarra) e com esta formação assinam com a gravadora Epic e grava seu álbum de estréia "No Reservations", lançado em 1975. Pouco depois, resolvem voltar para a Flórida, principalmente devido aos problemas de saúde de Medlocke, que sofria de insuficiência pulmonar.

Em 1976, mais um álbum "Flying High”, que tal qual o primeiro, não atinge grandes vendagens, provocando a demissão da banda pela gravadora no ano seguinte. Isto provoca uma grave crise interna, que resulta novamente no encerramento das atividades em 1978. Entretanto, no mesmo ano, Al Nalli, empresário do Browsville Station, impressionado com o que vira quando o Blackfoot abrira alguns shows numa turnê pelo Texas e sabendo da demissão da banda pela antiga gravadora, convence o grupo voltar à ativa e gravar um novo disco.

O resultado foi o "Strikes", lançado em 1979 pela ATCO Records e que viria a se tornar o maior sucesso comercial da banda, que finalmente consegue "tirar o pé da lama”. "Train, Train", escrita pelo avô Rickey, Shorty Medlocke, tornou-se seu primeiro hit e a canção mais conhecida. "Highway Song" "Baby Blue" e "Road Fever", são outras faixas que se destacam. Saem então em uma bem-sucedida turnê pelos EUA, chegando a dividir parte da excursão americana com o The Who.

Gravam mais um álbum chamado "Tomcattin", que sairia em 1980. "Gimme, Gimme, Gimme", "Warped", "On The Run", "Dream On" e "Fox Chase" (escrita por Spires, Rickey e seu avô Shorty Medlocke)são as faixas que se destacam no álbum. Apesar de não ter sido um grande sucesso, o álbum contribui para manter uma base de fans da banda e ainda é um dos que mais agradam a eles.

No ano seguinte sai o "Marauder". O álbum está repleto de ótimas músicas, a pesada "Good Morning", a balada "Diary Of A Workingman", a energética "Rattlesnake Rock n' Roller" (cabe ressaltar a aparição de Shorty Medlocke na música, nele ele faz um solo de banjo maravilhoso), "Searchin" com seu solo maravilhoso e "Fly Away", faixa que dispensa comentários e alcançou a 42° posição nas paradas.

Marauder retrata o excelente momento da banda e seu auge. Segue uma turnê ao lado do AC/DC pelos EUA e Inglaterra, que seria o ponto de partida para um giro por toda a Europa onde tocam ao lado do Scorpions na Alemanha e do Iron Maiden na França e Inglaterra (no Redding Festival de 1982 rola nada menos que uma mega-jam com todos os músicos do Blackfoot e do Iron dividindo o palco numa versão de "Tush" do ZZ Top). Essa excursão européia resulta no álbum ao vivo "Highway Songs Live", lançado só na Inglaterra em 1982.

Em 1983, decidem acrescentar um tecladista à banda, e com isto chamam Ken Hensley (Uriah Heep), que participa do "Siogo", lançado no mesmo ano (diz a lenda que. para convencê-lo Ihe presenteiam com um Hammond B-3!). Curioso notar que embora "Siogo" tenha sido extraído das iniciais de "Suck It Or Get Out!” (simpática frase que adornava a frente do ônibus com o qual excursionavam pelos EUA), sendo que esta palavra num dialeto indígena também significa "próximo a alguma coisa". No caso, esta "alguma coisa" seria o fim da banda por diversas razões, notadamente a mudança de estilo ocasionada pela entrada de Hensley, além da pressão dos empresários pela adoção de um visual considerado mais moderno para a época (diziam que Hargrett parecia um índio velho!).

Esse álbum marca o inicio do declinio da popularidade da banda, não pela ausência de boas músicas, "White Man's Land", “Send Me An Angel", "Run For Cover" e "Drivin' Fool" são destaques, mas a adição de certos clichês que estavam em voga na época, não que eles sejam ruins, mas para uma banda de Southern Rock não caiu muito bem.

As sessões de gravação do próximo áIbum, "Vertical Smiles" (prefiro não falar nada sobre esse álbum, pois os acontecimentos posteriores dizem tudo), lançado em 1984 foram caóticas, tanto que a gravadora ATCO simplesmente recusou o trabalho, dizendo que estava horrível, obrigando a banda a refazer todas as gravações, já sem Hargrett, que se encheu de todas as exigências e decidiu cair fora. Logo após o lançamento do disco é a vez de Greg, Jakson e Hensley debandarem.

Em fevereiro de 1986, o Blackfoot foi dissolvido, mas Medlocke decidiu continuar. Doug "Bingo" Bare (teclados, sintetizadores, vocais), Jerry "Wizzard" Seay (baixo, backing vocals) e Harold Seay (bateria, percussão), são os novos integrantes da banda. Em seu álbum de 1987 "Rick Medlocke and Blackfoot" (lançado pela gravadora Wounded Bird), o novo agrupamento explorou uma música que estava mais próxima das rádios nos anos 1980. Muitos dos fãs do grupo não ficarão tão felizes com as mudanças e os fãs mais novos eram lentos para se materializar. No decorrer dos anos, sairiam outros trabalhos sob o nome “Rickey Medlocke & Blackfoot”, o "Medicine Man" em 1990 e o "After the Reign" em 1994.

Em 1996 Medlocke voltou ao Lynyrd Skynyrd, desta vez como um guitarrista. Mas ele continuou a turnê com o Blackfoot honrando todos os shows marcados até 1997, em seguida, abandonou o grupo para se concentrar ao Skynyrd em tempo integral.

"Live On The King Biscuit Flower Hour", uma gravação de concertos de 1983, foi lançado no início de 1998.

Em 2004, uma segunda ressurreição ocorreu com os membros fundadores Jakson Spires, Greg T. Walker e Charlie Hargrett. Medlocke não estava disponível, então o papel da voz foi dada a Bobby Barth. Em março de 2005, Spires morreu repentinamente de um aneurisma, mas a banda decidiu prosseguir. Seguindo a vontade de Spires, o austríaco Christoph Ullmann foi contratado como o novo baterista.

Em 2006, a banda fez uma turnê e trouxe Jay Johnson na guitarra e vocais após Barth ser afastado por um uma operação de garganta. Barth voltou ao palco no final daquele ano. Em novembro de 2006, Ullman retorna para retornar à Áustria e foi sucedido por Mark McConnell. Em abril de 2007, Johnson deixa o Blackfoot deixe ir. Naquele ano, a banda excursionou e contou com Walker, Hargrett, Barth e com o baterista Michael Sollars. Mais tarde naquele ano um DVD ao vivo, "Train Train: Southern Rock's Best - Live", foi lançado. Em 2009, Scott Craig assumiu o cargo de baterista.

Na primavera de 2010, Barth foi forçado a passar por uma cirurgia de emergência. O ex-guitarrista do Lynyrd Skynyrd Mike Estes foi então chamado para os vocais e Kurt Pietro substitui Craig Scott na bateria. Texto: Bem Ami Scopinho (Whiplash) 

Integrantes.

Atuais.

Charlie Hargrett (Guitarra, Acoustique 12 Cordes)
Greg T. Walker (Vocais, Baixo)
Michael Sollars (Bateria)
Bobby Barth (Vocais, Guitarra)
Benny Rappa (Bateria)


Ex-Integrantes.

Danny Johnson (Guitarra)
Wizzard (Baixo Mother's Finest)
Mark Mc Connell (Bateria)
Jackson Spires (Vocais, Bateria)
Patrick Jude (Vocais)
Lenny Stadler (Baixo)
Ruby Starr (Vocais)
Ken Hensley (Teclas)
Doug Bare (Teclas)
Harold Seay (Bateria)
Rick Medlocke (Vocais, Guitarra, Acoustic 12 Cordes)
DeWitt Gibbs (Teclas)
Christoph Ullmann (Bateria)
Mark Mendoza (Baixo)
Gunnar Ross (Bateria)
Neal Casal (Guitarra)
Rickki Mayr (Baixo)
Mark Woerpel (Guitarra)
Tim Stunson (Baixo)


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Como Baixar.

Álbuns.

No Reservations (1975)
01. Railroad Man
02. Indian World
03. Stars
04. Not Another Maker
05. Born to Rock & Roll
06. Take a Train
07. Big Wheels
08. I Stand Alone
09. Railroad Man 2 


Flyin' High (1976)
01. Feelin' Good
02. Flyin' High
03. Try a Little Harder
04. Stranger on the Road
05. Save Your Time
06. Dancin' Man
07. Island of Life
08. Junkie's Dream
09. Madness
10. Mother 


Link.

Strikes (1979)
01. Road Fever
02. I Got a Line on You
03. Left Turn on a Red Light
04. Pay My Dues
05. Baby Blue
06. Wishing Well
07. Run and Hide
08. Train, Train (Prelude) 
09. Train, Train
10. Highway Song 


Tomcattin' (1980)
01. Warped
02. On the Run
03. Dream On
04. Street Fighter
05. Gimme, Gimme, Gimme
06. Every Man Should Know (Queenie) 
07. In the Night
08. Reckless Abandoner
09. Spendin' Cabbage
10. Fox Chase 


Marauder (1981)
01. Good Morning
02. Payin' for It
03. Diary of a Workingman
04. Too Hard to Handle
05. Fly Away
06. Dry Country
07. Fire of the Dragon
08. Rattlesnake Rock 'N' Roller
09. Searchin' 

Live at Donington (1981)
01. Interview
02. On The Run
03. I Got A Line On You
04. Every Man Should Know Queenie
05. Good Morning
06. Too Hard To Handle
07. Train Train 


Link.

Highway Song Live (1982)
01. Gimme, Gimme, Gimme
02. Every Man Should Know (Queenie) 

03. Good Morning
04. Dry Country
05. Rollin' & Tumblin'
06. Fly Away
07. Road Fever
08. Trouble in Mind
09. Train Train (Prelude) 

10. Highway Song
11. Howay the Lads 


Link.

Siogo (1983)
01. Send Me an Angel
02. Crossfire
03. Heart's Grown Cold
04. We're Goin' Down
05. Teenage Idol
06. Goin' in Circles
07. Run for Cover
08. White Man's Land
09. Sail Away
10. Drivin' Fool 


Link.

Vertical Smiles (1984)
01. Morning Dew
02. Livin' in the Limelight
03. Ride With You
04. Get It On
05. Young Girl
06. Summer Days
07. A Legend Never Dies
08. Heartbeat and Heels
09. In for the Kill 


Maxi Live (Bootleg 1985)
01. Dry Country
02. Too Hard To Handle
03. On The Run
04. Train Train 6:49
05. On The Run (Castle Donington) 
06. Shapes Of Things 


Ricky Medlocke And Blackfoot (1987)
01. Back on the Streets
02. Saturday Night
03. Closest Thing to Heaven
04. Silent Type
05. Reckless Boy
06. Private Life
07. Liar
08. Steady Rockin'
09. My Wild Romance
10. Rock 'N' Roll Tonight 


Medicine Man (1991)
01. Doin' My Job
02. Stealer
03. Sleazy World
04. Not Gonna Cry Anymore
05. Navarre
06. Soldier Blue
07. Runnin', Runnin'
08. Chilled to d'Bone
09. Guitar Slingers Song and Dance 


After the Reign (1994)
01. Sitting on Top of the World
02. Nobody Rides for Free
03. Tupelo Honey
04. Rainbow
05. It's All over Now
06. The Road's My Middle Name
07. Hang Time
08. Tonight
09. After the Reign
10. Bandelaro 


Live On The King Biscuit Flower Hour (1998)
01. Rattlesnake Rock'n'Roller
02. Wishing Well
03. Teenage Idol
04. Train, Train
05. Easy Livin'
06. Highway Song
07. On the Run
08. Fly Away
09. Livin' in the City
10. Interview with Rickey Medlocke 


Live (2000)
01. Rattlesnake Rock 'N' Roller
02. Wishing Well
03. Teenage Idol
04. Train, Train
05. Easy Livin'
06. Highway Song
07. On the Run
08. Fly Away
09. Livin' in the City 


Train, Train: Southern Rock's Best Live (2007)
01. Railroad Man
02. Wishing Well
03. I Got A Line On You
04. Blue Iinstrumental
05. Baby Blue
06. Sunshine Again
07. Every Man Should Know Queenie
08. Fox Chase
09. Left Turn On A Red Light
10. On The Run
11. Rollin & Tumblin
12. Fly Away
13. Train Train
14. Highwaysong
15. Good Morning 


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

27 comentários :

  1. Sonzera Alex, estou gostando de todos os álbuns que baixei. Parabenes!
    Cris

    ResponderExcluir
  2. E Demais to nos maravilhosos anos 70 outra vez graças ao bom gosto e boa vontade do grande alex com esse blog maravilhoso,a tempos que eu queria um album dessa banda veio a discografia valeu.

    ResponderExcluir
  3. Grande banda! Quem não conhece deve começar pelo Highway Song Live, que é um dos melhores discos ao vivo que conheço

    ResponderExcluir
  4. Tiburcio Peres12/09/11 21:03

    Grande banda Alex, Rockzão na veia. É muito poder conhecer tantas bandas boas através do Blog. Obrigado e Longa Vida ao MURO !!!

    ResponderExcluir
  5. Esse aí eu com certeza vou baixar!

    Parabéns pelo blog, cabra. É graças a pessoas com a sua paciência que podemos desfrutar dessas maravilhas nos dias de hoje.

    Sem dúvida o muro é o melhor blog de músicas da internet.

    Vida longa ao muro!

    ResponderExcluir
  6. Átila Ribeiro20/09/11 03:45

    Voçê é uma pessoa muito especial neste planeta Alex, parabens pelo trabalho e muito obrigado pela oportunidade de desfrutar dessa maravilha que é o verdadeiro Rock and Roll; esta é mais uma das melhores bandas que já ouví na vida, tenho grande respeito e admiração pelos povos indígenas e desde Hendrix, isso tem muito a ver com o Rock! QUE O MURO SEJA ETERNO.

    ResponderExcluir
  7. Essa banda é sinistra de mais, a música Train, Train é foda de maaaais!!! A gaita no incício é empolgante!

    Pedro Henrique

    ResponderExcluir
  8. SE O MURO NÃO EXISTISSE, TERÍAMOS QUE CONSTRUÍ-LO...
    ÊTA BLOG BOM SÔ !

    ResponderExcluir
  9. Carlos Alberto11/11/11 00:37

    Valeu Alex, o seu blog é extraordinário, o Blackfoot é uma ótima banda, vc está de parabéns, obrigado pelos posts, abraços.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns camarada,suas postagens são ótimas,mas esta me surpreendeu.Muito bom!

    ResponderExcluir
  11. realmente essa banda é fantastica, e ao vivo e uma das melhores. Valeu Alex.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo maravilho post..um grande site, obrigado

    ResponderExcluir
  13. cara, teu trabalho é incrivel, de uma dedicação invejável "no bom sentido, é claro". É muito legal encontrar gente assim como vc, disposto a compartilhar o melhor da música. Valeu, um grande abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. lol vlw alex tava a dias eperando essa discografiaaaaaa.....um abração jovem. trabalho incrivel o que vc VIVA O ROCK!!!! VIVA O MUROO!!!! CARLOS HUMBERTO.

    ResponderExcluir
  15. Musica de estrada...Só sonzeira...E o incrivel q eu só conheci essa banda hoje...Por que eu não a conheci antes?

    ResponderExcluir
  16. Southern rock de primeira ! Nas palavras de Gastão Moreira: porrada na orelha !!!!

    ResponderExcluir
  17. tem alguem do lynyrd skynyrd nessa banda ai ? ou então bebem juntos no mesmo bar no texas.
    muito massa.

    ResponderExcluir
  18. O Rickey Medlocke destroi nos vocais,que vozeirão,dá pra sentir bem a potencia vocal do cara principalmente em "Got a Line On You.

    Show de blog,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Mais uma vez, Parabéns Alex. Seu trabalho é sem dúvida o melhor do Brasil. Graças a você temos a oportunidade de ouvir música de boa qualidade

    ResponderExcluir
  20. cara voce me proporcionou dias de nostalgia com os dicos que voce posta,valeu mesmo \../,

    ResponderExcluir
  21. cara vc e o cara,foi vc que me ensinou o que realmente e rock,parabens]

    ResponderExcluir
  22. wilson fiordeliz03/01/14 01:08

    viva o muro 2014....vida longa, sempre trazendo rock de qualidade, se prepare ALEX, pra mais um ano de elogios ao seu trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  23. Esse é o melhor blog atualmente, está de parabéns, os amantes do rock agradecem. Muito bom!

    ResponderExcluir
  24. SONZAÇO DUCARALHO! Uma das minhas preferidas do southern rock. Esta banda é fantástica. Valeu Alex & Cia, o MURO é 1000 %.

    Edson - BH

    ResponderExcluir
  25. Opa sonzeraa. Muito Fodaa. Tato!!!!

    ResponderExcluir
  26. Marimbondo18/07/15 19:27

    Banda muito boa. Sonzeira de primeira. Muito obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  27. O começo de Highway song é pau de dar em doido, nunca tinha ouvindo um inicio de show tão foderoso como esse, nem no Deep Purple e outras bandas setentista, esse show é ÉPICO. Preciso conhecer mais dessa banda.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.