Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

28 de setembro de 2011

Melvins - Discografia.

The Melvins é uma banda de rock formada em Montesano, Washington, nos Estados Unidos no meio dos anos 80. A música da banda é difícil de rotular, pois mistura punk rock, grunge, hardcore, heavy metal, música experimental e stoner rock.

Melvins era uma das bandas prediletas de Kurt Cobain, falecido líder do Nirvana. A banda lançou vários álbuns, EPs e compactos simples. Da parceria com o cantor Mike Patton nasceu a gravadora Ipecac Recordings, gravadora especializada em bandas experimentais. Seus membros participam ou participaram paralelamente de bandas como Nirvana, Fantômas, Venomous Concept, Altamont e The Men of Porn. A banda colaborou com bandas como Lustmord e músicos como Jello Biafra (ex-Dead Kennedys), Mike Patton (Faith No More) e Adam Jones (Tool). Os Melvins continuam na ativa e se apresentaram pela primeira vez no Brasil em 6 de setembro de 2008 no festival Orloff Five, em São Paulo, em suporte ao novo álbum Nude With Boots (Wikipédia).

História.

O Melvins é uma das bandas que ficou conhecida mais pela sua "importância histórica" do que propriamente pela sua música. Formado em 1985 em Aberdeen, mesma cidade onde nasceu Kurt Cobain, o Melvins é sempre mencionado como a grande influência do Nirvana, já que Buzz Osbourne e Dale Crover eram amigos de Kurt e Krist Novoselic. De fato, Dale Crover chegou a participar de formações iniciais do Nirvana.

As conexões não param no Nirvana. Matt Lukin, o primeiro baixista primeiro baixista do Melvins, deixou a banda para formar o Mudhoney. O Melvins ainda é citado como influência por praticamente todas as bandas a surgirem da cena de Seattle, do Green River ao Mudhoney, do Nirvana ao Soundgarden.
Mas a verdade é que o Melvins seguiu seu próprio caminho e atravessou os anos 90, construindo uma reputação de grande dignidade na indústria da música e no underground americano.

Desde o início o Melvins tocava um híbrido de punk rock e heavy metal, bastante pesado e lento com óbvia influência de Black Sabbath. A banda também chamava a atenção pelos seus shows imprevisíveis. Não era raro a banda tocar músicas folclóricas ou country e logo em seguida emendar jam's de mais de 10 minutos de pura barulheira, simplesmente para chatear o público.

Logo em 1986 gravam o seu primeiro álbum, pela gravadora independente C/Z Records. Nessa época a formação da banda era Buzz Osborne na guitarra e vocal, Matt Lukin no baixo e Dale Crover na bateria. O disco, simplesmente chamado Ten Songs foi gravado ao vivo em dois canais, com produção extremamente precária e a custo baixíssimo.

No ano seguinte, já pela gravadora Boner, foi lançado o que hoje é encarado como o álbum de estréia da banda, Gluey Porch Treatments, com a mesma formação. O disco teve uma produção um pouco mais cuidada e teve boa receptividade na costa oeste americana, com o Melvins embarcando numa extensiva turnê naquela região dos EUA.

Em 1989, Matt Lukin deixa a banda para formar o Mudhoney enquanto o Melvins se restabelece em San Francisco, na California para gravar seu próximo disco. Ozma, lançado naquele ano, foi um dos melhores discos da cena underground lançados naquele ano, exatamente na época em que a cena de Seattle começava a chamar a atenção na Europa. O som seguia a tendência do disco anterior, com muito peso. Para o lugar de Matt Lukin, a banda contou com a baixista Lori "Lorax" Black" (filha da atriz Shirley Temple).

Bullhead, lançado em 1991 não trazia grandes evoluções, mas aprimorava e consolidava a do Melvins. No mesmo ano sai o EP Eggnogg, que mantém a qualidade de seus primeros discos, mas recebe pouca atenção. No fim daquele ano o Nirvana atingia o estrelado com o álbum Nevermind, que abriria as portas para várias outras bandas de Seattle. Mas enquanto todos os discípulos do Melvins atingiam o sucesso aliando peso e melodia, a música do Melvins não possuia o formato pop, passando a margem de qualquer possibilidade de alcançar sucesso comercial.

Em 1992, Lori sai da banda e começa um verdadeiro troca-troca de baixistas. Primeiro foi Tom Flyn, que logo deixou a banda para a entrada de Joe Preston. Naquele ano, Melvins inova com o álbum Lysol, um álbum conceitual de apenas uma faixa ao longo de seus 31 minutos. Foi o último disco da banda pela Boner Records, que ainda em 1992 lançou os EP's Dale Crover, King Buzzo e Joe Preston. Esses três EP's solo foram inspirados (até nas capas) nos álbuns solo dos integrantes do KISS.

Por influência do amigo Kurt Cobain, o Melvins assina contrato com uma grande gravadora, a Atlantic. Kurt participou tocando guitarra e percussão e co-produziu juntamente com o próprio Melvins o álbum Houdini, lançado em 1993.

Mesmo sendo lançado por uma grande gravadora, a banda não mudou muito o seu som, mantendo o tradicional peso e, segundo os críticos da CMJ "fizeram um álbum tão lento e pesadão que faz o Black Sabbath parecer uma banda pop".

Nessa época, descontente com o baixista Joe Preston, a banda chama de volta Lori Black para as gravações de Houdini, e em seguida Mark Deutrom torna-se o baixista do Melvins.

Houdini foi reconhecido com um dos melhores álbuns da carreira do Melvins e foi o disco de maior vendagem da banda até então, embora não tenha atingido um grande público. Depois de uma participação discreta no mega festival alternativo Lollapalooza, o Melvins retorna em 1994 com o álbum Prick, bastante experimental, mesmo para os padrões do Melvins. O disco era difícil de ser ouvido mesmo pelos fãs mais radicais da banda, devido quase inexistência de estruturas melódicas. Esse disco foi lançado pela gravadora independente Amphetamine Reptile, mesmo com a banda permanecendo sob contrato com a Atlantic.

Seu segundo álbum pela Atlantic, Stoner Witch é lançado em 1996 e desta vez é muito bem recebido pela crítica e fãs, que consideram as composições deste disco as mais maduras da banda até então. Nesse ano, o Melvins ganha destaque ao ser a banda de abertura da turnê do KISS, que inicialmente contaria com o Stone Temple Pilots.

Mas o volume de vendas de discos nunca foi o forte do Melvins e com o declínio de popularidade do rock alternativo, Stag, de 1996 foi o último disco deles por uma grande gravadora. Stag foi um dos mais variados trabalhos do Melvins, com uso de cítara, trumpete, teclados e sintetizadores. Algumas experiências deram certo, outras deixaram a desejar (os sintetizadores), o que fez de Stag um álbum bastante irregular.

De volta a cena independente, o Melvins lança Honky em 1997 pela Amphetamine Reptile, que foi o útlimo álbum da banda com o baixista Mark Deustrom que é substituído por Kevin Rutamanis. Durante todos os meses de 1998 o Melvins lançou uma série de singles, reunidos no fim ano em um álbum duplo. Ainda naquele ano a banda participa mega-festival Ozzfest em 1998 e assina contrato com a Ipecac Records, gravadora pertencente a Mike Patton, parceiro de Buzz no Fantômas.

O projeto com a Ipecac é bastante ambicioso, com uma trilogia de álbuns lançados a partir de 1999 com intervalos de apenas alguns meses entre os lançamentos. O primeiro deles é The Maggot, que segue o som mais tradicional do Melvins. The Bootlicker segue uma trilha mais variada, lembrando o álbum Stag. The Crybaby, o disco que encerra a trilogia, também é bem variado e imprevisível, contendo uma gama de convidados especiais como integrantes das bandas Tool, Jesus Lizard e o próprio Mike Patton. Um dos lances curiosos de The Crybaby é o cover bastante fiel de Smells Like Teen Spirit do Nirvana. Ainda em 2000, Gluey Porch Treatments, há muitos anos fora de catálogo, volta ao mercado em edição caprichada contendo inúmeras faixas inéditas.

O ciclo do Melvins na Ipecac é momentaneamente interrompido em 2001, quando é lançado o álbum Electroretard pela gravadora Man's Ruin. Electroretard pode ser encarado como uma coletânea, contém regravações de músicas antigas do Melvins, além de alguns covers, com a banda explorando o uso de efeitos eletrônicos nos arranjos.

Os dois próximos lançamentos do Melvins são ao vivo, o primeiro deles, The Colossus of Destiny, é mais uma estranheza típica da banda: consiste em uma única faixa com 59 minutos de barulheira sem melodia. Já Millennium Masterwork, de 2002, reúne Melvins e Fantômas no mesmo disco. O show que deu origem ao disco foi uma apresentação das duas bandas juntas no mesmo palco, em comemoração aos 5 anos da Ipecac.

Uma semana depois de Millennium Masterwork ter chegado as lojas, um novo álbum de estúdio do Melvins saía do forno. Em Hostile Ambient Takeover, o Melvins deixou um pouco de lado o experimentalismo apostando na sua sonoridade mais tradicional.

No ano seguinte a Ipecac resgata mais uma peça do catálogo do Melvins. "10 Songs", o primeiro álbum da banda ganha um encarte caprichado e nada menos 16 faixas inéditas, sendo rebatizado "26 Songs".

Em 2004 o Melvins completou 20 anos de carreira em grande estilo. Para marcar a data, foi lançado o livro Neither Here Nor There, com 224 páginas de muitas histórias e fotos da banda. Acompanha o livro um CD contendo uma retrospectiva de 18 faixas cobrindo praticamente todos os discos.

Foram 20 anos em que o Melvins permaneceu fiel a si mesmo. A banda encontrou na Ipecac a parceira ideal para seguir em frente sem limites para a sua ousadia. E parece ter muito fôlego para continuar ainda por muitos anos, para a alegria de seus fãs. Texto: Alexandre Luzardo (Whiplash) 

Integrantes.

Atuais.

Coady Willis (Bateria)
Dale Crover (Bateria, Back Vocals)
Zumbido Osbourne (Vocais, Guitarra)
Trevor Dunn (Baixo)
Jared Warren (Baixo)

Ex-Integrantes.

Mark Deutrom (Baixo)
Lori "Lorax" Black (Baixo)
Mike Dillard (Bateria)
Kevin Rutmanis (Baixo)
Sir David Scott Stone (Guitarra)
Matt Lukin (Baixo)
Joe Preston (Baixo)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Álbuns.

Gluey Porch Treatments (1987)
01. Eye Flys
02. Echo Head/ Don't Piece Me
03. Heater Moves And Eyes
04. Steve Instant Newman
05. Influence Of Atmosphere
06. Exact Paperbacks
07. Happy Grey Or Black
08. Leeech
09. Glow God
10. Big As A Mountain
11. Heaviness Of The Load
12. Flex With You
13. Bitten Into Sympathy
14. Gluey Porch Treatments
15. Clipping Roses
16. As Was It
17. Over From Under The Excrement 


Link.

Ozma (1989)
01. Vile
02. Oven
03. At a Crawl
04. Let God Be Your Gardener
05. Creepy Smell
06. Kool Legged
07. Green Honey
08. Agonizer
09. Raise a Paw
10. Love Thing
11. Ever Since My Accident
12. Revulsion/We Reach
13. Dead Dressed
14. Cranky Messiah
15. Claude
16. My Small Percent Shows Most
17. Candy-O 


Link.

Bullhead (1991)
01. Boris
02. Anaconda
03. Ligature
04. It's Shoved
05. Zodiac
06. If I Had An Exorcism
07. Your Blessed
08. Cow 


Link.

Your Choice Live Series Vol.12 (1991)
01. Heather Moves and Eyes
02. At a Crawl
03. Anaconda
04. Eye Flys
05. Koolegged
06. Tanked
07. Let God Be Your Gardener
08. Revulsion 


Link.

Lysol (1992)
01. Hung Bunny
02. Roman Bird Dog
03. Sacrifice (Flipper)

04. Second Coming
05. The Ballad of Dwight Fry (Alice Cooper)

 06. With Teeth 

Link.

Houdini (1993)
01. Hooch
02. Night Goat
03. Lizzy
04. Going Blind
05. Honey Bucket
06. Hag Me
07. Set Me Straight
08. Sky Pup
09. Joan Of Arc
10. Teet
11. Copache
12. Pearl Bomb
13. Spread Eagle 


Link.

Prick (1994)
01. How About
02. Rickets
03. Pick it n' flick it
04. Montreal
05. Chief Ten Beers
06. Underground
07. Chalk People
08. Punch The Lion
09. Pure Digital Silence
10. Larry
11. Roll Another One 


Link.

Stoner Witch (1994)
01. Skweetis
02. Queen
03. Sweet Willy Rollbar
04. Revolve
05. Goose Freight Train
06. Roadbull
07. At The Stake
08. Magic Pig Detective
09. Shevil
10. June Bug
11. Lividity 


Link.

Stag (1996)
01. The Bit
02. Hide
03. Bar-X-the Rocking M
04. Yacob's Lab
05. The Bloat
06. Tipping the Lion
07. Black Bock
08. Goggles
09. Soup
10. Buck Owens
11. Sterilized
12. Lacrimosa
13. Skin Horse
14. Captain Pungent
15. Berthas
16. Cottonmouth 


Link.

Honky (1997)
01. They All Must Be Slaughtered
02. Mombius Hibachi
03. Lovely Butterfly
04. Pitfalls in Serving Warrants
05. Air Breather Deep in the Arms of Morphius
06. Laughing with Lucifer at Satan's Sideshow
07. How --++--
08. Harry Lauders Walking Stick Tree
09. Grin
10. In the Freaktose the Bugs are Dying 


Link.

Singles 1 - 12 (1997)
CD 1.

01. Lexicon Devil
02. Pigtro
03. In The Rain
04. Spread Eagle
05. Leech
06. Queen
07. Way Of The World
08. Theme
09. It's Shoved
10. Forgotten Principles
11. Ggiibbyy
12. Theresa Screams


CD 2.

01. Poison
02. Double Troubled
03. Specimen
04. All At Once
05. Jacksonville
06. Dallas
07. Bloat
08. Fast Forward
09. Nasty Dogs and Funky Kings
10. Hdyf
11. How/Harry Lauders Walking Stick Tree
12. Brutal Truth/Zodiac 


Link.

Alive at the Fucker Club (1998)
01. Boris
02. It's Shoved
03. Bar-X-The Rocking M
04. Antitoxidote
05. The Bloat
06. Lizzy
07. Mombius Hibachi 


Link.

The Maggot (1999)
01. Amazon
02. AMAZON
03. We All Love Judy
04. Manky
05. The Green Manalishi (With The Two Pronged Crown)

06. The Horn Bearer
07. Judy
08. See How Pretty, See How Smart 


Link.

The Bootlicker (1999)
01. Toy
02. Let It All Be
03. Black Santa
04. We We
05. Up The Dumper
06. Mary Lady Bobby Kins
07. Jew Boy Flower Head
08. Lone Rose Holding Now
09. Prig 


Link.

The Crybaby (2000)
01. Smells Like Teen Spirit
02. Blockbuster
03. Ramblin' Man
04. G.I. Joe"
05. Mine Is No Disgrace
06. Spineless
07. Divorced
08. Dry Drunk
09. Okie From Muskogee
10. The Man With The Laughing Hand Is Dead
11. Moon Pie 


Link.

Electroretard (2001)
01. Shit Storm
02. Youth of America
03. Gluey Porch Treatments
04. Revolve
05. Missing
06. Lovely Butterflies
07. Tipping the Lion
08. Interstellar Overdrive (Pink Floyd Cover)


Link.

Hostile Ambient Takeover, B’Sides (2002)
01. Foaming (Fast Version)
02. Return Of The Spiders
03. Jerkin' Krokus
04. Promise Me
05. Today Your Love, Tomorrow The World
06. Arny - White Punks On Dope 


Link.

Melvins & Lustmord - Pigs of the Roman Empireer (2003)
01. III
02. The Bloated Pope
03. Toadi Acceleratio
04. Pigs of the Roman Empire
05. Pink Bat
06. Zzzz Best
07. Safety Third
08. Idolatrous Apostate
09. Untitled & Hidden Track 


Link.

Jello Biafra & The Melvins - Never Breathe What You Can't See (2004)
01. Plethysmograph
02. Caped Crusader
03. Dawn Of The Locusts
04. Enchanted Thoughtfist
05. Islamic Bomb
06. McGruff The Crime Dog
07. The Lighter Side Of Global Terror
08. Yuppie Cadillac 


Link.

Jello Biafra & The Melvins - Sieg Howdy! (2005)
01. Halo of Flies (Alice Cooper Cover)
02. The Lighter Side of Global Terrorism (Extended Spacemelt Version)
03. Lesson in What Not to Become
04. Those Dumb Punk Kids (Will Buy Anything)

05. Kali-Fornia Uber Alles 21st Century (Live)
06. Wholly Buy Bull
07. Voted Off the Island
08. Dawn of the Locusts (Marc of the Locusts Deadverse Remix by Dälek)
09. Enchanted Thoughtfist (Enchanted Al Remix)

10. Caped Crusader (Subman Gas/Hello Kitty Mix)
 11. Finish Speak 

Link.

Houdini Live: A Live History of Gluttony & Lust (2005)
01. Pearl Bomb
02. Hooch
03. Night Goat
04. Lizzie
05. Going Blind (Kiss Cover)

06. Cop-Ache
07. Set Me Straight/DHC
08. Sky Pup
09. Teet
10. Joan of Arc
11. Honey Bucket
12. Hag Me
13. Spread Eagle Beagle 


Link.

(A) Senile Animal (2006)
01. The Talking Horse
02. Blood Witch
03. Civilized Worm
04. A History of Drunks
05. Rat Faced
06. The Hawk
07. You've Never Been Right
08. A History of Bad Men
09. The Mechanical Bride
10. A Vast Filthy Prison 


Link.

Nude With Boots (2008)
01. The Kicking Machine
02. Billy Fish
03. Dog Island
04. Dies Iraea
05. Suicide In Progress
06. The Smiling Cobra
07. Nude With Boots
08. Flush
09. The Stupid Creep
10. The Savage Hippy
11. It Tastes Better Than The Truth 


Link.

The Bride Screamed Murder (2010)
 
01. The Water Glass
02. Evil New War God
03. Pig House
04. I'll Finish You Off
05. Electric Flower
06. Hospital Up
07. Inhumanity And Death
08. My Generation
09. Pg X 3


Link.

Freak Puke (2012)
 
01. Mr. Rip Off
02. Inner Ear Rupture
03. Baby, Won't You Weird Me Out
04. Worm Farm Waltz
05. A Growing Disgust
06. Leon vs. The Revolution
07. Holy Barbarians
08. Freak Puke
09. Let Me Roll It
10. Tommy Goes Beserk


Link.

Tres Cabrones (2013)
 
01. Dr. Mule
02. City Dump
03. American Cow
04. Tie My Pecker To A Tree
05. Dogs And Cattle Prods
06. Psychodelic Haze
07. 99 Bottles Of Beer
08. I Told You I Was Crazy
09. Stump Farmer
10. You're In The Army Now
11. Walter's Lips
12. Stick 'em Up Bitch


Link.

Hold It In (2014)
 
01. Bride of Crakenstein
02. You Can Make Me Wait
03. Brass Cupcake
04. Barcelonian Horseshoe Pit
05. Onions Make the Milk Taste Bad
06. Eyes on You
07. Sesame Street Meat
08. Nine Yards
09. The Bunk Up
10. I Get Along (Hollow Moon)
11. Piss Pisstopherson
12. House of Gasoline


Link.

EP’S.

Eggnog (1991)
01. Wispy
02. Antitoxidote
03. Hog Leg
04. Charmicarmicat

King Buzzo (1992)
01. Isabella
02. Porg
03. Annum
04. Skeeter

Dale Crover (1992)
01. Hex Me
02. Dead Wipe
03. Respite
04. Hurter

Joe Preston (1992)
01. The Eagle Has Landed
02. Brickelbrit
03. Hands First Flower 


Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. Naum sou muito de comentar, mas desta vez me rendo a sua paixão pelo Rock, Melvins ta de sacanagem, superaração sem limites Muro, Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, verdade! Muito obrigada... Ótimo ter achado o Muro!

      Excluir
  2. Aaaaaaaaaaah Melvins, até os ep's.
    VLW alex!

    ResponderExcluir
  3. Valew cara, post excelente como sempre! Melvins é foda demais! *o*

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Muro.

    Edson - BH \(°^°)/

    ResponderExcluir
  5. Mas uma banda foda nem vi que ela tinha aqui no muro \o

    você se supera Alex!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.