Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

20 de setembro de 2011

Spirit - Vários Álbuns.

Spirit foi um grupo de jazz / hard rock /rock progressivo e psicodélico formado em 1967, em Los Angeles, Califórnia.

A Formação Original.

A formação original do grupo surgiu a partir de uma anterior: uma banda de Los Angeles chamada The Red Roosters, que incluía Randy California (guitarra, vocais), Mark Andes (baixo) e Jay Ferguson (vocais, percussão). Com a adição de Ed Cassidy (bateria), que era padrasto de Randy, e o tecladista John Locke a nova banda foi originalmente chamada Spirits Rebellious (nome inspirado em um livro de Khalil Gibran), mas logo foi encurtado apenas para Spirit. 

Randy California também tinha tocado com Jimi Hendrix (então conhecido como Jimmy James) em Jimmy James e os Blue Flames, em 1966.

Cassidy ficou imediatamente conhecido por sua cabeça raspada (daí seu apelido de “Mr. Skin”) e sua predileção por usar preto. Ele estava em torno de 20 anos mais velho que o resto do grupo (nascido em 1923). O início de sua carreira foi principalmente no jazz e chegou a tocar junto com muitos músicos desse gênero como Cannonball Adderley, Gerry Mulligan, Roland Kirk, Thelonious Monk e Lee Konitz. Ele era um membro fundador da Rising Sons com Taj Mahal e Ry Cooder.

1960.

O primeiro álbum do grupo, Spirit, foi lançado em 1968. “Mechanical World” foi lançada como um single. O álbum foi um sucesso, alcançando # 31 na Billboard 200 e permanecendo nas paradas por mais de oito meses. O álbum apresenta influencias Jazz, bem como utilizando arranjos de cordas elaborados (não encontrados em suas gravações posteriores) e é o mais abertamente psicodélico de seus álbuns.

Eles aproveitaram o sucesso de seu primeiro álbum com outro single, "I Got A Line On You". Lançado em novembro de 1968, um mês antes de seu segundo álbum, The Family That Plays Together, tornou-se seu maior hit, atingindo # 25 nas paradas (# 28no Canadá). O álbum, acompanhando o seu sucesso, chegou a # 22. Eles também saíram em turnê naquele ano com o apoio da banda Led Zeppelin, que foram fortemente influenciados pelo Spirit - Led Zeppelin tocou um medley estendida durante seus primeiros shows no início de 1969, mostrando caracteristicas presentes em "Fresh Garbage" entre outras músicas, o uso de um theremin por Jimmy Page, tem sido atribuído ao fato dele ter visto Randy Califórnia usam um que tinha montado para o seu amplificador, e agora é amplamente aceito que Page se inspirou na instrumental "Taurus" (música do primeiro album do Spirit) para compor "Stairway To Heaven".

Após este sucesso, o grupo foi convidado pelo cineasta francês Jacques Demy para gravar a trilha sonora de seu filme chamado Model Shop, e também fizeram uma breve aparição em um outro filme. Seu terceiro álbum, Clear, lançado em 1969, alcançou # 55 nas paradas. Foi oferecido ao Spirit o direito de tocar antes de Jimi Hendrix em Woodstock, mas eles foram aconselhados a não tocar e se concentrar em uma turnê promocional de seu terceiro álbum. A gravadora sentiu que o festival não seria significativo, e assim eles perderam a exposição maciça internacional subsequente gerado pelo festival e o documentário.

“1984” e a Era Sardonicus.

Após o lançamento do terceiro álbum, Clear, Califórnia foi chamado novamente para dar ao grupo um único hit. Eles gravaram uma música chamada “1984” que tinha sido escrita por ele. A princípio parecia que já era o maior sucesso do grupo. Logo após ser liberada, ela colocou a banda na # 69 posição da Billboard.

Não dá para saber ao certo porque o single teve uma vida tão breve, mas existem várias possibilidades. Não é segredo que a aliança entre Lou Adler e a Epic Records foi desconfortável na melhor das hipóteses, e no momento em que o single foi lançado, o acordo de distribuição feito entre Adler e Epic havia chegado ao fim. Ele estava ansioso para passar a distribuição do selo para A & M Records, o que ele fez, logo que o acordo com a Epic terminou, o que poderia ter matado a disponibilidade comercial do single. Também foi dito que havia uma folha sendo distribuída para emissoras de rádio definindo a música como contendo uma suposta visão político e social (uma espécie de crítica), e opinando que ela não seria apropriada para colocar no ar. A canção finalmente teria sua liberação geral no álbum The Best of Spirit, em 1973.

Em 1970, Spirit começou a trabalhar no que é amplamente considerado como o melhor LP, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus. Por recomendação de Neil Young a banda escolheu David Briggs como o produtor. Foi um momento prolífico dos escritores do grupo e o álbum foi finalmente lançado no final de 1970. Especialmente memorável foi a comovente "Nature’s Way", que foi escrita por Randy Califórnia em uma tarde quando o grupo estava tocando no Fillmore West, em San Francisco.

Epic lançou um mix inicial de "Animal Zoo" como single, mas ela só chegou ao # 97 nas paradas. Como Tommy, quarto álbum da banda inglesa The Who e The Dark Side Of The Moon de Pink Floyd, Twelve Dreams of Dr. Sardonicus é criticamente considerado um marco da arte rupestre, com uma tapeçaria de temas literários sobre a fragilidade da vida e da complexidade da experiência humana, essas características estão bem ilustradas na música "Life Has Just Begun", e continuou a exploração pioneira do grupo de questões ambientais em suas letras ("Fresh Garbage"). O álbum também é notável por sua produção criativa e o uso de um sintetizador Moog synthesizer.

1971 - 1973.

Depois que o grupo realizou uma turnê promocional para divulgar o álbum Twelve Dreams of Dr. Sardonicus, Ferguson e Andes deixam o grupo, formando Jo Jo Gunne.

Inicialmente o baixista John Arliss foi chamado para substituir Andes, California ainda estava na banda, mas ele havia sofrido uma lesão na cabeça devido um acidente de equitação, e assim foi incapaz de sair em turnê. O baixista Al Staehely foi recrutado por Locke e Cassyd, eles viajaram e rapidamente decidiram que teriam que colocar mais um guitarrista para fazer justiça a música. O irmão de Al, John Christian Staehely fez o teste para a banda e foi rapidamente levado a bordo, com John partindo para o seminal grupo de rock do Texas “Krackerjack”. Os irmãos John e Al, Cassidy e Locke, gravaram o álbum de 1972, Feedback nos estúdios da Columbia/Epic’s Hollywood. Agora o grupo levava um rumo diferente, pois mostravam uma influência mais country-rock do que as suas tendências jazz. Encontraram uma resposta comercial bem suave, atingindo # 63 posição nas paradas (mesma posição, ironicamente, que Sardonicus havia atingido). A turnê de Feedback procedeu muito bem durante a maior parte daquele ano, os irmãos Staehely saíram da banda e Stu Perry foi recrutado para tocar bateria.

California, por sua vez, tinha gravado seu primeiro álbum solo, Kapt. Kopter and the (Fabulous) Twirly Birds, no final de 1972. Participaram do disco Noel Redding, Leslie Sampson e Cassidy, dando ao disco uma caracterista hard rock. Depois de lançar uma breve turnê para divulgar o álbum, um álbum de follow-up foi gravado com Cassidy, intitulado The Adventures Of Kaptain Kopter And Commander Cassidy In Potato Land. Embora Locke tenha feito uma aparição, não foi concebido como um álbum do Spirit no momento. Epic, porém, rejeita o álbum completo, na mesma época California muda-se para Molokai, Havaí.

Epic Records decide regravar o primeiro e o terceiro álbuns do Spirit como um só disco, entitulado Spirit, no ano de 1973, em resposta, Sardonicus continua a vender bem. Eles também lançaram um álbum de compilação, The Best Of Spirit, naquele ano, bem como liberando a pista para o single “Mr. Skin” do álbum Sardonicus.

Os Anos Mercury (1974 - 1979)

Em 1974, Cassidy fez questão de encontrar e reestabelercer contato com Randy California. Ele finalmente convenceu California a voltar para o continente e dar à banda um outro toque. Andes trabalhou com o duo por um tempo, mas nunca teve a intenção de ficar, pois estava trabalhando em outra banda de rock, a Firefall. O engenheiro de som e baixista Barry Keene, que tinha sido o engenheiro de som pessoal de Frank Zappa, se juntou à banda.

No início de 1975, o grupo seria a banda de abertura de um show dos Ten Years After, na Flórida, mas Ten Years After desistiram na última hora, assim o teatro ficou a disposição do Spirit a noite toda. Ao que parece, após a divulgação, o show foi um sucesso, chegando a vender cerca de 3000 lugares. Com os lucros do show, eles conseguiram pagar um bom estúdio para fazer suas gravações.

Depois de gravar uma enorme quantidade de material no estúdio, seu empresário na época, Marshall Berle (o sobrinho de Milton Berle), ofereceu o material para a Mercury Records. Com base no material, ao grupo foi oferecido um contrato, e um álbum duplo intitulado Spirit of '76, lançado em Maio de 1975. Logo após o lançamento deste álbum foi lançado mais um, Son Of Spirit, com muitas canções tiradas de mesmas sessões.

Para apoiar a turnê do Son Of Spirit, Locke juntou se ao grupo. 

Eventualmente, Andes volta para a banda, assim como Ferguson, apesar de ter se recusado a participar da reunião da banda no início. A banda (com a adição do irmão de Mark, Matt Andes como um segundo guitarrista) gravou um álbum intitulado Farther Along.

O grupo voltou às paradas dos Estados Unidos pela última vez com esse álbum, chegando a # 179. Para alguns shows no Auditório Cívico de Santa Monica, Ferguson se junta ao grupo. Porém, um desastre acontece, quando Neil Young, que estava bêbado, entra no palco para se juntar a banda no final do show, na hora do bis de “Like a Rolling Stone”. Randy, mais tarde, alegou não ter reconhecido Young, mas a verdade é que na época ele estava com raiva de Neil. Randy, quando ver Neil no palco começa a empurrá-lo para longe do microfone e para fora do palco. Neil havia sido convidado por Locke para se juntar a eles em seu encore. Quando Locke viu California empurrando Young no palco se levantou de seu piano e disse que já tinha tido o suficiente e não queria tocar com Randy novamente, e logo saiu do palco. Cassidy tentou acalmar a situação, puxando California e Young de volta para o microfone para encerrar a canção, pedindo ao publico para cantar junto com eles. O público levantou-se, atordoado com a cena que se desenrolava à sua frente. O estrago já estava feito, e a reunião terminou naquela noite.

Destemido, California grava um álbum que pode ser considerado um álbum solo, pois ele tocou a maioria dos instrumentos e fez a maior parte das músicas sozinho. Future Games: A Magical Kahauna Dream é o nome do álbum. A Mercury lançou no início de 1977. California (inicialmente) encerrou seu contrato com a Mercury. Ao mesmo tempo, o ex-companheiro de banda Jay Ferguson estava tendo sucesso em sua carreira solo no final de 1970 com os hits "Thunder Island" e "Shakedown Cruise".

O grupo, agora com um trio e com um novo baixista Larry "Fuzzy" Knight, fez uma turnê durante todo o ano de 1978, e gravou um álbum ao vivo (1977) que foi lançado (em configurações um pouco diferentes) em vários países por diferentes gravadoras independentes. Não foi um sucesso comercial, e depois de terminar a turnê em 1979, California deixou o grupo novamente.

A Década 1980 e Mais Além.

Depois de California ter saído do Spirit e do fim da banda, ele monta outro grupo com o intuito de reiniciar sua carreira solo. Esta, porém, foi de curta duração, mas enquanto estava na Inglaterra, uma fã lhe presenteou com uma petição de 5.000 assinaturas, solicitando a liberação do álbum Potato Land, álbum de 1973. Em 1981, California libera o álbum, mas com uma nova versão, apenas uma parte do álbum estava como o original e a ele foi adicionado algumas músicas independentes que foram registradas no final de 1970. Foi lançado nos EUA pela gravadora Rhino Records (sendo um dos primeiros álbuns que eles lançaram) e na Inglaterra pela gravadora Beggars Banquet Records, onde ele alcançou a #40 posição no UK Albums Chart (a única vez que eles chegaram às paradas na Inglaterra), possivelmente devido o álbum esta sendo divulgado pela BBC Radio 1.

California grava seu segundo álbum solo, Euro-American, que foi lançado em 1982 pela Beggars Banquet. Ele lançaria mais dois álbuns solo durante a década.

Em dezembro de 1982, a formação original do Spirti grava várias canções de seus quarto primeiros álbuns (bem como algumas novas faixas) em estúdio. Embora o Spirit of’ 84 tenha sido gravado inicialmente para um rótulo de audiophile, a Mercury Records reassina o contrato com a banda (e deu a California um álbum solo) e lança o álbum em 1984. Apesar de todos os cinco membros originais da banda estivesse na gravação, e a MTV tenha divulgado o vídeo, o álbum fez somente um sucesso moderado. Alguns dos membros originais saíram da banda novamente para fazerem outros projetos, mas California e Cassidy continuaram em turnê com os novos membros, Scott Monahan e Dave Waterbury no baixo.

California vai para a Inglaterra e grava seu terceiro álbum solo, o contemporâneo hard rock Restless, no final de 1985. Após alguns shows ao vivo na Inglaterra, California retorna aos Estados Unidos e faz uma turnê extensiva com Cassidy, Monahan e Waterbury. Houve mais um álbum solo de California; uma coleção de material intitulado Shattered Dreams que foi lançado em 1986.

Em seguida, California, consegue um acordo para o Spirit com a I. R. S. Records. Na mesma época Locke volta para a banda. Eles gravaram um álbum em 1988, chamado Rapture in the Chambers.

O grupo lança mais um álbum, Tent Of Miracles, em 1990. Desde então o grupo continua trabalhando junto por mais seis anos. Embora eles tenham lançado pouco material novo durante a década eles sempre fizeram gravações e turnês. California teve seu próprio estúdio de gravação em casa desde o início de 1980, embora tivesse vindo a fazer gravações caseiras nos anos anteriores a isso. Infelizmente este renovado vigor chegou ao fim em 02 de janeiro de 1997, quando California morre afogado tentando salvar seu filho na costa do Havaí. Ele havia ido surfar com ele. California conseguiu empurrar seu filho para fora da correnteza, mas acabou perdendo sua própria vida.
Embora Cassidy tenha tocado por algum tempo (1998) em uma banda chamada “Spirit Revisited”, a morte de California foi efetivamente o fim do grupo.

Em 04 de agosto de 2006, Locke morre de complicações devido a um linfoma, embora a data às vezes seja dada como 09 de agosto.

Póstumo.

Apesar da morte de California e do fim definitivo da banda, Spirit ainda dispunha de alguns materiais. A partir de 2000, houve cinco coleções de estúdio inéditas e material ao vivo, quatro dos quais tinham dois CDs. California também havia preparado uma antologia com material da primeira passagem do grupo com a Mercury Records, antes de morrer, intitulado The Mercury Years. O conjunto de dois CDs foi lançado no início de 1997, e parte do material havia sido reeditados e foram usados também alguns recursos que não estavam presentes nas versões originais.

Quase todos os álbuns do Spirit estão atualmente em impressão para CD. Isso graças ao esforço da Sony Records. Seus álbuns mais antigos estão disponíveis através do site do grupo. O álbum que esta disponível nesse momento é o Rapture In The Chambers, que não tinha sido reeditado ainda desde seu lançamento em 1988, embora tenha sido lançado em CD na época.
Spirit também teve amostras de seu trabalho feitas por outros artistas modernos. O mais notável deles foi o "Extra P. Remix" da música "Resurrection", de Common (que tem amostras de "Ice” do álbum Clear) e "Feel Good Time" da cantora Pink (que tem amostras da faixa "Fresh Garbage"). Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Formação Original.

Randy California (Guitarra, Vocais)
Ed Cassidy (Bateria)
John Locke (Teclados)
Mark Andes (Baixo)
Jay Ferguson (Vocais, Percussão)

Outros.

Al Staehely (Baixo, Vocais)
John Christian Staehely (Guitarra, Vocais)
Larry Knight "Fuzzy" (Baixo, Vocal)
Steve "Liberdade" Loria (Baixo, Vocal)
Scott Monahan (Teclados, Vocais)
Dave Waterbury (Baixo, Vocal)
Mike Nilo (Baixo, Vocal)
George Valuck (Teclados)
Walter Egan (Baixo, Vocal)
Stu Perry (Bateria)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Como Baixar.

 Álbuns.

Spirit (1968)
01. Fresh-Garbage
02. Uncle Jack
03. Mechanical World
04. Taurus
05. Girl In Your Eye
06. Straight Arrow
07. Topanga Windows
08. Gramophone Man
09. Water Woman
10. The Great Canyon Fire In General
11. Elijah
Bonus Tracks.
12. Veruska
13. Free Spirit
14. If I Had A Woman
15. Elijah (Alternate Take)


The Family That Plays Together (1968)
01. I Got a Line on You
02. It Shall Be
03. Poor Richard
04. Silky Sam
05. Drunkard
06. Darlin' If
07. It's All the Same
08. Jewish
09. Dream Within a Dream
10. She Smiles
11. Aren't You Glad 
Bonus Tracks.
12. Fog
13. So Little to Say
14. Mellow Fellow
15. Now or Anywhere
16. Space Chile


Clear (1969)
01. Dark Eyed Woman
02. Apple Orchard
03. So Little Time to Fly
04. Ground Hog
05. Cold Wind
06. Policeman's Ball
07. Ice
08. Give a Life, Take a Life
09. I'm Truckin'
10. Clear
11. Caught
12. New Dope in Town 
Bonus Tracks.
13. 1984
14. Sweet Stella Baby
15. Fuller Brush Man
16. Coral


Twelve Dreams of Dr. Sardonicus (1970)
01. Prelude - Nothin' to Hide
02. Nature's Way
03. Animal Zoo
04. Love Has Found a Way
05. Why Can't I Be Free
06. Mr. Skin
07. Space Child
08. When I Touch You
09. Street Worm
10. Life Has Just Begun
11. Morning Will Come
12. Soldier


Feedback (1972)
01. Chelsea Girls
02. Cadillac Cowboys
03. Puesta Del Scam
04. Ripe And Ready
05. Darkness
06. Earth Shaker
07. Mellow Morning
08. Right On Time
09. Trancas Fog-Out
10. Witch


Spirit of '76 (1975)
CD 1.

01. America the Beautiful/The Times They Are a Changing
02. Victim of Society
03. Lady of the Lakes
04. Tampa Jam, Pt. 1
05. Mauna Loa
06. What Do I Have?
07. Sunrise
08. Walking the Dog
09. Tampa Jam, Pt. 2
10. Joker on the Run
11. When?
12. Like a Rolling Stone

CD 2.

01. Once Again
02. Feeling in Time
03. Happy
04. Jack Bond
05. My Road
06. Tampa Jam, Pt. 3
07. Thank You Lord
08. Urantia
09. Guide Me
10. Veruska
11. Hey Joe
12. Jack Bond, Pt. 2
13. The Star Spangled Banner


Son of Spirit (1975)
01. Holy Man
02. Looking Into Darkness
03. Maybe You'll Find
04. Don't Go Away
05. Family
06. Magic Fairy Princess
07. Circle
08. The Other Song
09. Yesterday
10. It's Time Now


Farther Along (1976)
01. Farther Along
02. Atomic Boogie
03. World Eat World Dog
04. Stoney Night
05. Pineapple
06. Colossus
07. Mega Star
08. Phoebe
09. Don't Lock Up Your Door
10. Once With You
11. Diamond Spirit
12. Nature's Way


Made in Germany (1978)
01. Rockpalast Jam
02. Hollywood Dream
03. Nature's Way
04. These Are Words
05. Looging Down
06. 1984
07. Animal Zoo
08. Rock And Roll Planet
09. All The Same
10. I've Got A Line On You


The Adventures of Kaptain Kopter Commander Cassidy in Potato Land (1981)
01. We've Got a Lot To Learn
02. Potatoland Theme
03. Open Up Your Heart
04. Morning Light
05. Potatoland Prelude
06. Potatoland Introduction
07. Turn To the Right
08. Donut House
09. Fish Fry Road
10. Information
11. My Friend


Tent of Miracles (1990)
01. Borderline
02. Zandu
03. Love From Here
04. Ship of Fools
05. Burning Love
06. Tent of Miracles
07. Logical Answers
08. Old Black Magic
09. Neglected Emotion
10. Imaginary Mask
11. Stuttgart Says Good-Bye
12. Deep in This Land


Live at the Rainbow, 1978 (2000)
01. Looking Down
02. Animal Zoo
03. 1984
04. Nature's Way
05. Hollywood Dream
06. It's All The Same
07. I Got A line On You
08. Downer
09. Wild Thing
10. Rock & Roll Planet
11. Nature's Way
12. Animal Zoo
13. 1984
14. It's All The Same
15. I Got A Line On You
16. These Are Words
17. Hollywood Dream


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

9 comentários :

  1. Randy California e Cia!!!
    Excepcional banda, verdadeiro rock and roll!!!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi o primeiro por causa de Taurus, com a melodia de Stairway to Heaven. òtimo grupo.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa banda, sou fã deles há anos, e ainda assim achei aqui alguns que não tinha. Parabéns pelo excelente trabalho

    ResponderExcluir
  4. Thiago Abreu03/03/12 02:29

    simplesmente demais!!!

    ResponderExcluir
  5. O SPIRIT simplesmente preconizou a mais profunda revolução ocorrida no rock: a transição da fase lúdica, caracterizada pela inocência e ingenuidade musical de meados dos anos 60, para uma perspectiva mais realista, e, por conseguinte, mais rica em termos rítmicos, estéticos, e, por que não dizer, ideológicos. Não é por acaso que eles estão entre os principais influenciadores do Led Zeppelin, tendo, inclusive, na concepção de alguns, fornecido a esses últimos subsídios, que se não fosse pela incomparável e única obra destes, arriscaríamos a dizer, que o Led plagiou sem remorsos. O sucesso e a super exposição não fez falta ao SPIRIT.

    When I touch you. Uma excelente música! Uma palavra para o som do SPIRIT: aterrador.

    ResponderExcluir
  6. Grande banda! Pena que não tem o reconhecimento que merece.

    ResponderExcluir
  7. Randy California já havia afirmado algumas vezes que tinha certeza que Jimmy Page, guitarrista que compôs a melodia de "Stairway to heaven", se inspirou em sua composição e nunca reconheceu o fato!

    Rady California deve merecer os méritos pela composição! Deve ser incluído como coautor da melodia! Sou super fã do Zeppelin, não tem como reconhecer que é idêntica!

    Rayfran Terças - São Luís - MA


    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.