Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

8 de outubro de 2011

Great White - Discografia.

Great White é uma banda de hard rock formada em Los Angeles, no ano de 1978. Tiveram muita popularidade nos anos 1980 e começo dos 90. Lançaram a maioria de seus álbuns no fim dos anos 80 e ganharam espaço na MTV com clipes como "Once Bitten, Twice Shy", com o pico do sucesso da banda vindo em 1989, no lançamento de "... Twice Shy".

Continuaram a lançar material novo durante os anos 90, embora nada nesse material tenha sido feito nos EUA. Em 2003, o Great White foi parar nas manchetes dos jornais devido ao incêndio na casa de shows The Station, em West Warwick, Rhode Island, uma tragédia que matou 100 pessoas, inclusive Ty Longley, guitarrista dos Whites há três anos.

História.

Anos 1980.

O Great White começou a carreira sob o nome de Dante Fox, com sua primeira apresentação em 1981, no The Trombadour, em Hollywood, California. Depois de gravar várias demos, os roqueiros escolheram Alan Niven como empresário, que já tinha trabalhado no selo independente Greenworld em Torrance, California, e que tinha ajudado Mötley Crüe a se lançar na carreira solo. Niven sugeriu que a banda substituísse Dante Fox por outro nome depois de ver o vocalista Jack Russell apresentar o guitarrista Mark Kendall, durante um solo, como "Mark Kendall, the Great White", por causa de seu cabelo loiro-claro, sua Fender Telecaster branca e a roupa e os sapatos da mesma cor.

Em 1982, na formação clássica da banda, com Jack Russel, Mark Kendall, Gary Holland na bateria e Lorne Black no baixo, o Great White gravou e lançou um EP de cinco faixas, "Out of The Night", pelo selo independente do empresário Niven, Aegan. Além de lançar o EP, o empresário da banda convenceu as rádios de Los Angeles KMET e KLOS-FM a colocarem as músicas de Out of The Night na programação. Os Whites passaram de repente de públicos de 100 pessoas em pequenos clubes locais para shows com milhares de espectadores, em lugares como Perkins Palace em Pasadena, The Palace em Hollywood e The Country Club em Reseda. Na cidade de Valencia, os roqueiros tocaram para 6.200 espectadores no Six Flags Magic Mountain. No final de 1983, a banda assinou um contrato com a EMI, e logo em 1984, o Great White abria turnês no Reino Unido, EUA e Canadá para várias bandas de grande sucesso, como a Slide It In do Whitesnake, Defenders of the Faith do Judas Priest, e logo também na própria: Shot in the Dark, que marcou a chegada do baterista Audie Desbrow. Nesta época, a banda trocou de gravadora ao assinar um contrato com a Capitol Records, que relançou a turnê de Shot in the Dark, durante a qual o tecladista e guitarrista Michael Lardie juntou-se ao ex-Dante Fox. O Great White caiu na estrada junto com a banda Dokken, aproveitando-se, numa nova turnê, do auge de seu enorme sucesso.

Sucesso que cresceu ainda mais em 1987, com o lançamento de "Once Bitten...", que continha os hits "Rock Me" e "Save Your Love". Em abril de 1988, "Once Bitten" ganhou disco de platina.

A banda continuou na crista da onda com "Twice Shy" em 1989, que continha o maior hit dos Whites, "Once Bitten, Twice Shy", um cover da música de Ian Hunter, que também era uma coqueluche no Reino Unido. No mesmo ano o álbum da banda americana ganhou dois discos de platina e o Grammy de Melhor Performance de Hard Rock. A modelo Bobbie Brown (também conhecida por participar no clipe "Cherry Pie" de Warrant) aparecia no clipe de "Once Bitten, Twice Shy". O Great White terminou a década de 80 com a turnê de seu maior sucesso e ainda abrindo shows para bandas como Bon Jovi.

Em 1990, os Whites participaram da série Hard'N'Heavy, que fazia uma sequência de apresentações, entrevistas e clipes de várias bandas de metal e hard rock; muitas também empresariadas por Alan Niven. Um ponto alto da série é o show beneficente Children of the Night Benefit concert in L.A., em que participaram até Slash e Duff do Guns N'Roses, para arrecadar fundos para crianças sem-teto e vítimas de violência sexual.

Anos 1990.

Logo em janeiro de 1990 a banda apresentou "House of Broken Love" no American Music Awards. Em Março, fizeram a primeira turnê no Japão.

Voltaram aos EUA para um megashow a ser realizado no Dia Memorial da Guerra de Secessão, que ficou conhecido como The World Series of Rock, onde o Great White tocou com Whitesnake, Skid Row, Bad English, e Hericane Alice.

Depois do World Series, gravaram mais dois álbuns para a Capitol, Hooked, que ganhou disco de ouro, e Psycho City. Hooked teve duas turnês: uma solo e outra com os Scorpions. A turnê britânica de Psycho City foi feita em companhia do Kiss.

Em 1993, a Capitol lançou a coletânea The Best of Great White: 1986–1992, enquanto os roqueiros estavam no estúdio, gravando o próximo disco, Sail Away. Antes de promover o álbum, porém, passaram sete meses se apresentando em bares de beira de estrada. Lardie afirma que "foi a turnê mais longa que fizemos sem nenhuma parada." Mas o Great White manteve o mesmo fôlego ao lançar "Sail Away" pelo selo Zoo Recors em 1994, com uma turnê de um ano e meio pelo Reino Unido. Em 1996, a banda mudou de gravadora outra vez, lançando "Let It Rock" pela Imago Records.

Em 1999, os Whites saíram na turnê de seu novo álbum "Can't Get There from Here" com as bandas Ratt, Poison, e L.A. Guns. A música "Rollin' Stoned" chegou ao número 8 da parada Mainstrem Rock Tracks da Billboard.

Dispersão (2000-2001)

Em 20 de janeiro de 2000, Mark Kendall anunciou sua saída do Great White, logo depois de declarações idênticas de Audie Desbrow e Sean McNabb.

Kendall foi substituído pelo guitarrista Matthew Johnson. Desbrow, claramente insatisfeito com a situação financeira da banda, postou em seu site uma crítica a Russell e Lardie, que afirmavam terem sido demitidos do Great White. Enquanto isso, havia rumores de que Sean McNabb havia sido demitido por querer ver os livros de contabilidade dos empresários que administraram a banda. Apesar de contar com apenas um membro da formação original, foi anunciado um novo álbum da banda em 2000. No início dos trabalhos, algumas das músicas novas foram tocadas por John Kalodner sob o selo Columbia Records. Mas a concordância mútua de que "a magia havia acabado", o projeto de gravação foi abandonado.

Em 5 de novembro de 2001, Jack Russell anunciou o fim do Great White. Em31 de dezembro a banda fez um show de despedida no Galaxy Theatre de Santa Ana, CA. Kendall e McNabb também tocaram nesta apresentação de adeus, gravada para o CD Thank You... Goodnight!, lançado pela Knight Recors, que trazia as inéditas "Back to the Rhythm" e "Play On". 

Fake White (2002-2005)

Em 2002, por causa da dificuldade de conseguir público em apresentações solo com uma banda de apoio, Jack Russell contatou Kendall, que também não conseguiu alavancar sua carreira-solo. Mas concordou em ganhar a estrada junto com Russell e seus músicos por um tempo e permitiu que usassem novamente o nome Great White. A turnê consistia basicamente em replays de clássicos da banda e algumas músicas solo de Russell, estendeu-se até o início de 2003.

Numa entrevista à ExtraTV em 2006, Russell chama este período de "Fake White", dizendo que "carregávamos o mesmo nome e tentávamos soar como o Great White, mas estávamos apenas fazendo um cover de nós mesmos."

O Incêndio Trágico no The Station.

O Great White voltou aos holofotes nacionais norte-americanos em 20 de fevereiro de 2003. No início de uma performance na casa de shows The Station, em Rhode Island, um spray inflamável usado para efeitos pirotécnicos no show provocou um incêndio que se espalhou desde a proteção acústica do clube e matou cem pessoas, inclusive o guitarrista Ty Longley. Em 2008, a banda indenizou os parentes das vítimas em US$ 1 mi, a quantia máxima que o seguro da banda conseguiu levantar. A ONG United Way of America ajudou com US$3,8 mil.

Apesar de a imprensa referir-se à tragédia como "acidente no show do Great White", os músicos persistiam em dizer que a apresentação no The Station não significava uma nova reunião da banda. Muitas pessoas tem, erroneamente, a performance trágica do The Station e os shows beneficentes que os Whites fizeram até 2005 para arrecadar fundos para indenizar as vítimas como apresentações oficiais do grupo. Nesta época, os White até fariam de fato uma turnê, que foi cancelada por "motivos médicos" - o vício de Jack Russell em álcool e cocaína. O vocalista entrou na reabilitação e a banda num longo hiato, do qual ambos saíram em 2007.

Back to The Rythm e Rising (2006-2008)

No fim de 2006, Mark Kendall anunciou a reformação clássica do Great White, includindo McNabb, Desbrow, Russell e Lardie, que tocaram juntos pela primeira vez em muitos anos num show beneficente em Hollywood. Os Whites continuam juntos, com exceção de McNabb, que saiu da banda em 2008 para se dedicar à carreira de ator. Em 2009, lançaram o álbum Rising. Em 2010, Jani Lane e Paul Shortino preencheram o cargo de Russell, que se recuperava de uma cirurgia do intestino. Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Atuais.

Scott Snyder: Baixo.
Audie Desbrow: Bateria.
Terry Ilous: Vocais.
Michael Lardie: Guitarra, Teclado.
Mark Kendall: Guitarra.

Ex-Integrantes.

Matthew Johnson: Guitarra.
Gary Holanda: Bateria.
Ty Longley: Guitarra.
Jack Russel: Vocais.
Libras Scott: Baixo
Tyler Nelson: Guitarra, Teclado.
Michael Lardie: Guitarra, Teclado.
Sean McNabb: Baixo.
Derrick Pontier: Bateria.
Krys Baratto: Baixo.
Teddy Cook: Baixo.
Audie Desbrow: Bateria.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Álbuns.

Great White (1984)
01. Out of Night
02. Stick It
03. Substitute
04. Bad Boys
05. On Your Knees
06. Streetkiller
07. No Better Than Hell
08. Hold On
09. Nightmares
10. Dead End 


Shot in the Dark (1986)
01. She Shakes Me
02. What Do You Do?
03. Face the Day
04. Gimme Some Lovin’
05. Shot in the Dark
06. Is Anybody There?
07. Run Away
08. Waiting for Love 


Recovery: Live! (1987)
01. Out of the Night
02. On Your Knees
03. Last Time
04. No Way
05. Dead End
06. Hard and Cold
07. Substitute
08. Streetkiller
09. Bad Boys
10. Stick It
11. Immigrant Song
12. Rock n Roll
13. Money (That's what I want) 

14. Red House
15. I Don't Need No Doctor 


Link.

Once Bitten (1987)
01. Lady Red Light
02. Gonna Getcha
03. Rock Me
04. All Over Now
05. Mistreater
06. Never Change Heart
07. Fast Road
08. On the Edge
09. Save Your Love 


…Twice Shy (1989)
01. Move It
02. Heart the Hunter
03. Hiway Nights
04. The Angel Song
05. Mista Bone
06. Baby’s on Fire
07. House of Broken Love
08. She Only
09. Once Bitten Shy 


Live in London (1990)
01. Move It
02. Heart the Hunter
03. On Your Knees
04. House of Broken Love
05. Face the Day
06. All Over Now
07. Once Bitten Twice Shy 


Hooked (1991)
01. Call It Rock & Roll
02. The Original Queen of Sheba
03. Cold Hearted Lovin’
04. Can’t Shake It
05. Lovin’ Kind
06. Heartbreaker
07. Congo Square
08. South Bay Cities
09. Desert Moon
10. Afterglow (Of Your Love) 


Psycho City (1992)
01. Psycho City
02. Step on You
03. Old Rose Motel
04. Maybe Someday
05. Big Goodbye
06. Doctor Me
07. I Want You
08. Never Trust a Pretty Face
09. Love Is a Lie
10. Get on Home 


Sail Away (1994)
01. A Short Overture
02. Mother’s Eyes
03. Cryin’
04. Momma Don’t Stop
05. Alone
06. All Right
07. Sail Away
08. Gone With the Wind
09. Livin’ in the USA
10. If I Ever Saw a Good Thing 


Stage (Live 1995)
01. Train to Nowhere
02. Sail Away
03. House of Broken Love
04. Maybe Someday
05. Congo Square
06. Afterglow (Of Your Love) 
07. Face the Day
08. Old Rose Motel
09. Babe I’m Gonna Leave You
10. Rock Me
11. Can’t Shake It
12. Once Bitten Twice Shy 


Let It Rock (1996)
01. My World
02. Lil Mama
03. Where Is the Love
04. Hand on the Trigger
05. Easy
06. Pain Overload
07. Lives in Chains
08. Anyway I Can
09. Man in The Sky
10. Ain’t No Way to Treat a Lady
11. Miles Away 


Link.

Great Zeppelin: A Tribute to Led Zeppelin (1998)
01. In the Light
02. Living Loving Maid (She’s Just a Woman) 
03. Ramble On
04. Since I’ve Been Loving You
05. No Quarter
06. Tangerine
07. Going to California
08. Thank You
09. D’Yer Mak’er
10. All My Love
11. Immigrant Song
12. When the Levee Breaks
13. The Rover
14. Stairway to Heaven 


Can't Get There from Here (1999)
01. Rollin’ Stoned
02. Ain’t No Shame
03. Silent Night
04. Saint Lorraine
05. In the Tradition
06. Freedom Song
07. Gone to the Dogs
08. Wooden Jesus
09. Sister Mary
10. Loveless Age
11. Psychedelic Hurricane
12. Hey Mister 


Thank You Goodnight (2002)
01. Desert Moon
02. Old Rose Motel
03. Face the Day
04. On Your Knees
05. House of Broken Love
06. Back on the Rhythm
07. Save Your Love
08. Play On
09. Mistabone
10. Rock Me
11. Call It Rock’n’roll
12. Can’t Shake It
13. Once Bitten Twice Shy 


Recover (2002)
01. Love Removal Machine
02. Again and Again
03. Ready for Love
04. Bitches and Other Women Medley:  

Bitch
It’s Only Rock & Roll
Women 
05. Tangled Up and Blue
06. Burning House of Love
07. Ain’t No Way to Treat a Lady
08. Sin City
09. No Mather What
10. Fire and Water
11. Down to the Doctor
12. Lady Love 


Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

8 comentários :

  1. Rafael grunge10/10/11 11:13

    Há algumas semanas procurei no blog essa banda, já q adquiri o primeirão em vinil. Heavy Metal de qualidade, apesar de terem pendido pro Hard a partir do 2º por motivos comerciais.

    ResponderExcluir
  2. maravilha de banda,ja conhecia parte do trabalho deles,vocalista e guitarrista muito bons!valeu ALEX! HELLCIO

    ResponderExcluir
  3. kra esse tributo é simplismente maravilhoso,nao conhecia a banda,vou baixar alguns e ver se agrado como agadei desse,valeu Alex só vc pra nus dar algo assim obridaooo......

    ResponderExcluir
  4. José Alves Teixeira (Tex) Garanhuns-PE13/10/11 17:11

    Muito Boa e bem recomendada.

    ResponderExcluir
  5. Hard dos bons, valeu.

    ResponderExcluir
  6. Ouçam sem medo pois, é uma excelente banda de hard rock!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima banda..muito bom encontrar todos os albuns aqui !

    ResponderExcluir
  8. wilson fiordeliz07/05/14 21:09

    banda talentosissima ,,...ouçam o tributo ao LED...nunca ouvi um tributo tão perto do original quando ao dessa banda ...perfeito!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.