Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

25 de novembro de 2011

The Flock - Discografia.

The Flock foi uma banda de jazz-rock formada em Chicago, no final dos anos 60. A banda lançou dois discos pela Columbia Records, um em 1969 (The Flock) e outro em 1970 (Dinosaur Swamps). The Flock não alcançou o sucesso comercial que outros grupos de jazz-rock da época alcançaram como Chicago e Blood, Sweat & Tears. Apesar do pouco sucesso frente a outras bandas, The Flock era mais notável por incluir um violino de destaque em suas gravações.   

O violinista, Jerry Goodman, também foi membro da Mahavishnu Orchestra e tempos depois seguiu carreira solo.

Faziam parte da banda, na sua primeira gravação de estúdio, em 1969, Fred Glickstein (guitarra, vocal principal), Jerry Goodman (violino), Jerry Smith (baixo), Ron Karpman (bateria), Rick Canoff (saxofone), Tom Webb (saxofone) e Frank Posa (trompete). 

O primeiro álbum foi bastante promissor, pois apresentava fortes características do jazz/fussion, bem mais do que qualquer álbum já produzido em Chicago (todo esse desempenho foi devido, em grande parte, à influência do álbum “Bitches Brew” do músico de jazz norte-americano Miles Dewey Davis, que Webb participou, mas cuja participação não foi registrada).

O primeiro álbum pela Columbia foi produzido pela lenda do blues John Mayall.
Em 1970 a banda voltou ao estúdio e gravou um segundo álbum intitulado “Dinosaur Swamps”, com o hit “Big Bird”. The Flock começou a trabalhar em um terceiro álbum de estúdio, mas o produtor musical e presidente da Columbia Records tira Goodman da banda e o leva para Mahavishnu Orchestra Project: aparentemente o violinista Jean-Luc Ponty foi a primeira escolha para a banda mas o governo dos EUA não concedeu a Ponty uma autorização de trabalho. Com isso, Goodman foi a segunda opção.

O efeito da saída de Goodman da banda foi previsivelmente desastroso, o equivalente aproximado de “puxar” George Harrison para fora dos Beatles.
The Flock reuniu-se brevemente em 1975, para gravar um álbum intitulado “Inside Out” e em 2004 um novo CD é lançado, um concerto de 1973, chamado Live in Europe, que inclui Michael Zydowsky no violino no lugar de Goodman e inclui também membros originais da banda como Fred Glickstein, Jerry Smith e Ron Karpman.

No final de 1976, Fred Glickstein e Ron Karpman recrutam o baixista/violoncelista Thom Blecka (ex- T. S Henry Webb Group) e formam um Power trio chamado “FLOCK 3”. A nova banda contou com composições antigas e também com material novo, co-escrito por Glickstein e Karpman com algumas contribuições de arranjos feitos por Blecka. O trio fez shows de abertura para Cheap Trick, The Cryan’ Shames e também shows próprios, acompanhados por outros músicos como Dennis Tiger (bluesharp/vocal) e Jeff Gates (teclado).

Infelizmente, performances ao vivo da banda nunca foram gravadas e qualquer tentativa de gravação em estúdio caiu no esquecimento devido a questões pessoais entre a banda.

Há filmagens da banda tocando a música “Big Bird(Fly)” em um festival de rock na Holanda por volta de 1970. O violinista Jerry Goodman é o destaque especial do vídeo, mas todos os membros do grupo, incluindo a secção de metais, são mostrados.

 Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Álbuns.

The Flock (1969)
01. Introduction
02. Clown
03. I Am the Tall Tree
04. Tired of Waiting
05. Store Bought - Store Thought
06. Truth


Link.

Dinosaur Swamps (1970)
01. Green Slice
02. Big Bird
03. Hornschmeyer's Island
04. Lighthouse
05. Crabfoot
06. Mermaid
07. Uranian Sircus


Link.

Inside Out (1975)
01. Music for Our Friends
02. Back to You
03. Metamorphosis
04. Hang On
05. My Ok Today
06. Straight Home 


Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. O primeiro disco é o melhor,

    ResponderExcluir
  2. Alex sala e o som que enlouquece os neurônios do mundo,muito boa essa banda cara

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu blog!!! Eu o descobri há pouco tempo, e estou me divertindo com a sua seleção de bandas clássicas!! Isso é puro Rock!!

    ResponderExcluir
  4. Em vinil curte tanto esta banda que quase furava o LP...

    ResponderExcluir
  5. Ernane Zorzo18/11/12 14:10

    banda sensacional!!

    ResponderExcluir
  6. EU TENHO UM DUPLO LIVE COM O VIOLINISTA ORIUNDO DA MAHAVISHNU

    ResponderExcluir
  7. BERTHÔ (José Berto)10/03/14 10:21

    TAÍ...+ UMA BANDA QUE EU DESCONHECIA....ADMITO QUE TORÇO O NARIZ QUANDO LEIO A PALAVRA "jazz"...PORÉM ESSA BANDA VALE A PENA BAIXAR PELA QUALIDADE SONORA ÍMPAR...
    SEUS DISCOS SÃO BEM GOSTOSOS DE SE OUVIR, RECOMENDO BEM ALTO E COM UMA GARRAFA DE VINHO E UM PRATO DE QUEIJO EM CUBOS....rsrsrsrsrsrsr ! VALEU PELO POST !

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.