Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

12 de dezembro de 2011

Mott The Hoople - Vários Álbuns.

Mott the Hoople foi uma banda de rock britânica que tinha fortes influências no R & B, e era bastante popular na época do glam rock, estilo musical que surgiu no início dos anos 1970. 

São popularmente conhecidos pela canção “All the Young Dudes”, música escrita por David Bowie, originalmente gravada e lançada pela banda como um single, em 1972.

História.

Os Primeiros Anos.

Pode-se dizer que Mott the Hoople foi formada a partir da junção de duas bandas de Herefordshire, existentes nos anos 1960. The Soulents era uma banda da cidade de Ross-on-Wye, e tinha Pete Overend Watts na guitarra e Dale “Buffin” Griffin na bateria. The Buddies era de Hereford também, e contou com Mick Ralphs na guitarra e Stan Tippins nos vocais.

Em 1966, Ralphs, Tippins e Watts (este último agora no baixo) juntaram-se e formaram uma banda chamada The Doc Thomas Group, e logo conseguiram uma residência em um clube, em uma cidade pequena na Itália. Foi oferecido ao grupo um contrato de gravação com uma gravadora italiana chamada Dischi Interrecord, e com este selo eles lançaram um álbum homônimo, em janeiro de 1967.

Em 1968, o baterista Dale Griffin e o organista Verden Allen se juntaram à banda.

Embora o grupo tenha excursionado e gravado na Itália como The Doc Thomas Group, seus shows no Reino Unido foram anunciados sob o nome de The Shakedown Sound, e mais tarde como Silence.

Silence teve seus demos registrados pela Rockfield Studios, porém outras gravadoras compraram estas gravações, não atingindo muito sucesso.

O grupo chamou a atenção de Guy Stevens, que na época trabalhava na Island Record. Ele gostou do grupo, mas não com Tippins como vocalista. Anúncios foram colocados, e Ian Hunter acabou por ser escolhido como novo vocalista e pianista da banda. Tippins assumiu o papel de Road manager (gerente de estrada).

Enquanto estava na prisão, em 1968, Stevens descobriu o romance de Willard Manus, Mott the Hoople (o livro é sobre um excêntrico que trabalha em um circo, no show de horrores) e prometeu encontrar uma banda para dar a ela o mesmo nome deste livro.

Quando Silence fez o teste para Stevens, no início de 1969, eles relutantemente concordaram em mudar seu nome.

Seu álbum de estréia, Mott the Hoople(1969), que foi gravado em uma semana e foi um sucesso, seu repertório incluía versões cover de “Laugh at Me” (Sonny Bono) e “At the Crossroads” (Doug Sahm’s Sir Douglas Quintet), e uma versão instrumental de “You Really Got Me” (The Kinks).

O segundo álbum, Mad Shadows (1970), vendeu muito pouco e recebeu diversas críticas negativas. Wildlife (1971) foi ainda pior.

Em 10 de outubro de 1970, Mot the Hoople e Bridget St John foram exibidos na BBC Two, Disco 2. Mesmo o grupo estando produzindo um sequência decente, Brain Capers (1971) não vendeu bem.

Os Anos do Glam.

David Bowie tinha sido um fã da banda e não gostou muito quando ouviu Watts dizer que a banda estava prestes a se dividir.

Ele persuadiu-os a ficarem juntos e ofereceu-lhes a música “Suffragette City”, canção de seu álbum Ziggy Stardust, que ainda seria lançado. Eles acabaram recusando.

Bowie também escreveu “All The Young Dudes” para eles, e esta se tornou seu maior hit. A múcisa foi lançada como um single em julho de 1972, e foi um grande sucesso no Reino Unido (com a banda usando Tippins – que por esta altura era o seu gerente de turnê – para fazer backing vocals durante um concerto).

Bowie produziu um álbum, também chamado de All the Young Dubes, com Mick Ronson ajudando na guitarra e no arranjo de metais, na música Sea Diver. O disco vendeu bem, mas parou na posição #21 na UK Albums Chart.
No final de 1972, Bowie põe um fim na relação profissional que tinha com a banda quando eles recusam gravar uma canção escrita por ele (“Driver- In Saturday”).

Por esta época Verden Allen também sai da banda. Ele sai antes do lançamento do próximo álbum, Mott.

Mott entrou no Top 10 da UK Albums Chart, e tormou-se Best-seller da banda até nos EUA.

Usando a mania glam rock como plataforma de lançamento, a banda montou seus shows entre o mercado teen-pop e no circuito universitário.
Este álbum rendeu dois sucessos no reino Unido: “Honaloochie Boogie” e “All the Way de Memphis”, esta última também foi destaque no filme Alice Doesn’t Live Here Anymore.


A banda ganhou bastante popularidade depois de uma exposição na New Musical Expresse.

Com a saída de Verden Allen a banda ganha mais dois tecladistas. O ex- membro da banda Morgan e Love Affair, Morgan Fisher, que entrou como tecladista e Mick Bolton, que ingressou no órgão Hammond. Bolton sai da banda, no final de 1973, e é substituído, na turnê, por Blue Weaver, enquanto que Fisher fica como pianista permanente.

Em agosto de 1973, Ralphs deixa a banda para formar Bad Company e logo foi substituído pelo ex- Spooky Tooth, Luther Grosvenor. Por razões contratuais, ele mudou seu nome para Ariel Bender.

The Hoople (1974), teve sua mais alta classificação nos EUA, alcançando a #28 posição. Este foi o primeiro álbum com Ariel Bender na guitarra, substituindo Mick Ralphs, que saiu para formar Bad Company.

Em 1974, Mott the Hoople é apoiada pela banda Queen em uma turnê.
A turnê resultou em uma grande amizade entre as duas bandas.


Ian Hunter, Mick Ronson e David Bowie chegaram a cantar “All The Young Dudes” no Freddie Mercury Tribute Concert, em 1992.

Morgan Fisher passou a tocar piano em uma turnê da banda, em 1982, e Brian May, Freddie Mercury e Roger Taylor realizaram backing vocals na música “You Nearly Did Me In”.

O fim da banda estava próximo, quando Ronson e Hunter deixaram a banda para formar um duo. Ray Major e Nigel Benjamin foram adicionados a banda, eles acabaram abreviando o nome da banda para ‘Mott’.

Anos após Hunter.

Agora com uma nova line-up, com Ray Major (ex- Opal Butterfly e Hackensack) como guitarrista, a banda lança dois álbuns, Drive On (1975) e Shouting and Pointing (1976), álbuns que acabaram vendendo muito pouco.

Depois de Nigel Benjamin sair da banda, em 1976, Mott acrescentou John Fiddler (ex- Medicine Head) e assim, a banda passa a ser chamada de British Lions.

Eles gravaram dois álbuns, British Lions (1978) e Trouble With Women (1978 e 1980), antes de finalmente se dividir, sem fazer muito sucesso.
Hunter e Ronson trabalharam e excursionaram juntos até a morte de Ronson, em 1993.

Hunter continuou sua carreira solo.

2009 (Reunião)

Em 16 de janeiro de 2009, foi anunciado que a banda iria se reunir para realizar dois concertos no Hammersmith Apollo, em Londres. Os concertos aconteceriam em outubro do mesmo ano.

Segundo o site de Hunter na web, todos os cinco membros originais iriam participar da reunião.

Hunter escreveu: “Por que estamos fazendo isso? Eu não posso responder pelos outros, mas eu estou fazendo isso só para ver como é.”
Foram vendidos ingressos para os dois concertos mais logo depois a banda acrescentou mais algumas datas. Ao todo foram realizados cinco shows.

Mott the Hoople também realizou um show de aquecimento antes de suas cinco apresentações no HMV Hammersmith Apollo, em outubro. O show aconteceu no Blake Theatre em Monmouth, País de Gales, em 26 de setembro de 2009. Antes disso, foi anunciado que, devido à saúde debilitada de Buffin, o seu lugar para os shows seria tomado por Martin Chambers, baterista do The Pretenders. Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Pete Overend Watts - Baixo, Guitarra, Vocais, Guitarra (1969-1980 e Ao Vivo 2009)
Dale "Buffin" Griffin - Bateria, Backing Vocals, Percussão (1969-1980 e Ao Vivo 2009)
Ian Hunter - Vocais, Guitarra, Piano, Guitarra Baixo (1969-1974 e Ao Vivo 2009)
Mick Ralphs - Guitarra, Vocais, Teclados (1969-1973 e Ao Vivo 2009)
Verden Allen - Orgão, Backing Vocals (1969-1972 e Ao Vivo 2009)
Morgan Fisher - Teclados, Backing Vocals (1973-1980)
Mick Bolton - Hammond Organ, Teclado Yamaha, Backing Vocals (1973)
Ariel Bender - Guitarra, Backing Vocals (1973-1974)
Mick Ronson - Guitarra, Backing Vocals (1974)
Martin Chambers - Bateria, Backing Vocals, Percussão (Live 2009)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Álbuns como Mott the Hoople.

Mott the Hoople (1969)
01. You Really Got Me
02. At The Crossroads
03. Laugh At Me
04. Backsliding Fearlessly
05. Rock And Roll Queen
06. Rabbit Foot And Toby Time
07. Half Moon Bay
08. Wrath And Wroll
Bonus Tracks.
09. Ohio (Live) 
10. Find Your Way 


Mad Shadows (1970)
01. Thunderbuck Ram
02. No Wheels To Ride
03. You Are One Of Us
04. Walkin' With A Mountain
05. I Can Feel
06. Threads Of Iron
07. When My Mind's Gone 


Wildlife (1971)
01. Whiskey Women 
02. Angel of Eighth Avenue
03. Wrong Side of the River
04. Waterlow
05. Lay Down
06. It Must Be Love
07. Original Mixed Up Kid
08. Home is Where I Want to Be
09. Keep ‘A Knockin’
Bonus Tracks.
10. It’ll Be Me
11. Long Red 


Brain Capers (1971)
01. Death May Be Your Santa Claus
02. Your Own Backyard
03. Darkness, Darkness
04. The Journey
05. Sweet Angeline
06. Second Love
07. The Moon Upstairs
08. The Wheel Of The Quivering Meat Conception
Bonus Tracks.
09. Midnight Lady
10. The Journey (Alternate Version) 


All The Young Dudes (1972)
01. Sweet Jane
02. Momma's Little Jewel
03. All The Young Dudes
04. Sucker
05. Jerkin' Crocus
06. One Of The Boys
07. Soft Ground
08. Ready For Love/After Lights
09. Sea Diver
Bonus Tracks.
10. One Of The Boys (Demo) 
11. Black Scorpio (Demo Of "Momma's Little Jewel") 
12. Ride On The Sun (Demo Of "Sea Diver") 
13. One Of The Boys (UK Single Version) 
14. All The Young Dudes (Alternate Version w/ David Bowie/Ian Hunter Vocal) 
15. Sucker (Live) 
16. Sweet Jane (Live) 


Mott (1973)
01. All The Way From Memphis
02. Whizz Kid
03. Hymn For The Dudes
04. Honaloochie Boogie
05. Violence
06. Drivin' Sister
07. Ballad Of Mott The Hoople (March 26th 1972 Zurich) 
08. I'm A Cadillac / El Camino Doloroso
09. I Wish I Was Your Mother
10. Rose
Bonus Tracks.
11. Honaloochie Boogie (Demo) 
12. Nightmare (Demo) 
13. Drivin' Sister (Live) 


The Hoople (1974)
01. The Golden Age Of Rock'n'Roll
02. Marionette
03. Alice
04. Crash Street Kids
05. Born Late '58
06. Trudi's Song
07. Pearl'n'Roy (England)
08. Through The Looking Glass
09. Roll Away The Stone
10. Where Do You All Come From?
11. Rest In Peace
12. Foxy, Foxy 


Live (1974)
30th Anniversary Edition (2004)
CD 1: Uris Theater, New York City.

01. Intro (Jupiter) 
02. American Pie/The Golden Age of Rock 'n' Roll
03. Sucker
04. Roll Away The Stone/Sweet Jane
05. Rest In Peace
06. All The Way From Memphis
07. Born Late '58
08. One Of The Boys
09. Hymn For The Dudes
10. Marionette
11. Drivin' Sister/Crash Street Kidds/Violence
12. All The Young Dudes
13. Walkin' With a Mountain 

CD 2: Hammersmith Odeon, London.

01. Intro (Jupiter)
02. Drivin' Sister
03. Sucker
04. Sweet Jane
05. Sweet Angeline
06. Rose
07. Roll Away The Stone
08. All The Young Dudes
09. Rock medley
Jerkin' Crocus
One of the Boys
Rock and Roll Queen
Get Back
Whole Lotta Shakin'
Violence
10. Walkin' With A Mountain 


Álbuns como Mott.

Drive On (1975)
01. By Tonight
02. Monte Carlo
03. She Does It
04. I'll Tell You Something
05. Stiff Upper Lip
06. Love Now
07. Apologies
08. The Great White Wail
09. Here We Are
10. It Takes One To Know One
11. I Can Show You How It Is 


Shouting and Pointing (1976)
01. Shouting And Pointing
02. Collision Course
03. Storm
04. Career (No Such Thing As Rock 'N' Roll) 
05. Hold On, You're Crazy
06. See You Again
07. Too Short Arms (I Don't Care) 
08. Broadside Outcasts
09. Good Times 


Álbuns como British Lions.

British Lions (1977)
01. One More Chance to Run
02. Wild in the Streets
03. Break This Fool
04. International Heroes
05. Fork Talking Man
06. My Life in Your Hands
07. Big Drift Away
08. Booster
09. Eat the Rich 


Link.

Trouble with Women (1982)
01. Trouble With Woman
02. Any Port in a Storm
03. Lady Don't Fall Backwards
04. High Noon
05. Lay Down Your Love
06. Waves of Love
07. Electric Chair
08. Won't You Give Him
09. One More Chance To Run 


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

10 comentários :

  1. Cara, eu tava procurando esses caras! É muito ruim achar material deles na net! Thanks Alex!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade cara eu procurava que nem um louco material dessa banda!!

      Excluir
  2. Wild Lucas17/01/12 01:10

    Vlw cara, como nosso amigo acima disse, é muito difícil achar qualquer trabalho da banda na net!
    \/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post, Alex.

    Ótima qualidade de áudio! O muro está cada vez melhor, o que me faz ter certeza de que um dos melhores lugares para se achar música de verdade, é aqui.

    Abraço
    Felipe U.

    ResponderExcluir
  4. Uma das melhores bandas do início dos anos 70. Para quem não conhece, sugiro começar com o Live, pois, além do repertório muito bom, é cheio de energia. Outro que se deve conhecer é o All the Young Dudes. Uma curiosidade: o Mott The Hoople foi satirizado pelo Traffic em The Low Spark of High-Heeled Boys por causa das botas plataforma que usavam!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!! grande banda, All the Young Dudes com certeza é um marco do glam rock, eu definiria a banda antes e depois de Ian Hunter, depois da sua saída a banda na minha opinião decretou falência!!

    ResponderExcluir
  6. David Bowie deu a música "All The Young Dudes" para eles gravarem, eles aceitaram, claro! Já "Drive in Saturday" eles não quiseram gravar e Bowie resolveu gravá-la e lançou no ótimo album Alladin Sane. Mick Ronson, o genial guitarrista, chegou a tocar com o Mott após o termino da banda de Bowie "Spiders from Mars". E continuou com Ian Hunter durante um longo tempo, formando a Hunter-Ronson Band.

    ResponderExcluir
  7. MOTT THE HOOPLE é a medida certa do bom e velho rock.Competencia que não precisa de solos frescura nem de encheção de saco de bateria solando por 10 minutos.

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa finalmente, descobri esse site, meu deus não tô acreditando que esse site existe finalmente vou poder baixar o álbum "All The Young Dudes" muito obrigado a vocês que disponibilizaram o arquivo no MEGA, que por sinal anda bem melhor que o 4shared

    ResponderExcluir
  9. É impressionante como nos anos 70 surgiram tantas bandas ótimas...Mott the hoople é mais uma delas,parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.