Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

9 de setembro de 2012

Módulo 1000 - Não Fale com Paredes (1970)

Banda de rock progressivo brasileira da década de 1970. 

História.

Origens.

O Módulo 1000 foi um grupo de progressivo carioca, formado em 1969, que teve breve duração. O quarteto seguia uma linha pesada com nítidas influências de Black Sabbath e toques de psicodélicos a la Pink Floyd. O Módulo 1000 teve em seu currículo a participação no V Festival Internacional da Canção e o lançamento de um único álbum em 1972, que hoje é um valioso item para os negociantes de LPs raros. Na década de 1990, um colecionador de discos do Rio de Janeiro comprou os direitos do Módulo 1000 junto a Top Tape e transformou o LP em CD com um número limitado de cópias. O CD saiu pela Zaher Zein/Projeto Luz Eterna. Na Europa o disco - Não Fale Com Paredes - tornou-se um clássico. 

O Álbum.

"Não Fale Com Paredes", o único álbum da banda, um exercício de criatividade instrumental, marcada por riff's marcantes de guitarra que, hoje, pode-se nivelar aos melhores discos do gênero produzidos no país e no exterior. "Turpe Est Sine Crine Caput", cantada em latim, com um impressionante trabalho de guitarra, abre o disco mostrando o que vem pela frente. "Não Fale Com Paredes", com parte da letra de Vitor Martins ("Uma pessoa/É uma figura/É uma imagem/Numa moldura"), em clima de quase hard-rock à la Grand Funk Railroad, expõe a face mais pesada do grupo. E "Espelho" é uma viagem acústica, com vocais suaves, que lembra um pouco a sonoridade dos Mutantes. 

Um aviso na capa do LP reflete a preocupação do grupo com a qualidade de produção: "o tempo de duração de cada face do disco foi limitado a 16 minutos para proporcionar uma excelente reprodução sonora". Objetivo alcançado, pois ainda hoje causa surpresa aos novos ouvintes o resultado final do disco, gravado com as conhecidas condições técnicas nacionais de trinta anos atrás. E por jovens que tinham idade média de 20 anos. 

Banda Cult.

"Não Fale Com Paredes" também é assíduo frequentador das "wanted lists" (os mais procurados) de colecionadores internacionais de discos raros de música psicodélica e progressiva. Sua capa (em detalhe) está no livro "2000 Record Collector Dream", do austríaco Hans Pokora, e uma de suas músicas - "Lem-Ed-Êcalg (Glacê de Mel, ao contrário) - integra a coletânea "Love, Peace & Poetry - Latin American Psychedelic Music", ao lado da também brasileira "Som Imaginário". 

Mesmo assim, a sina de "Não Fale Com Paredes" parece ser permanecer no anonimato. Remasterizado, com capa original de papel e encarte com as letras, ganhou versão em CD, sem que ninguém tenha se dado conta.

Originalmente gravado pela Top Tape, a reedição caprichada, limitada e provavelmente esgotada é da Zaher Zein/Projeto Luz Eterna. 

Texto de Fernando Rosa, originalmente publicado na revista ShowBizz. 

Marco Final.

O tecladista Luiz Simas, que depois, juntamente com Candinho, montaria o funk-prog Vímana com os então desconhecidos Lulu Santos e Fernando Gama, notabilizou-se como autor do plim-plim da Rede Globo. Fonte: Wikipédia.

Integrantes.

Luiz Paulo Simas (Órgão, Piano e Vocal)
Eduardo Leal (Baixo)
Daniel Cardona Romani (Guitarra e Vocal)
Candinho (Bateria)


01. Turpe Est Sine Crine Caput
02. Não Fale Com Paredes
03. Espêlho
04. Lem - Ed - Êcalg
05. Ôlho por Ôlho, Dente por Dente
06. Metrô Mental
07. Teclados
08. Salve-se Quem Puder
09. Animália


Como Baixar.

(320Kbps)

Link.

Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

13 comentários :

  1. Valeu Alex!! Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. José Alves Teixeira (Tex) Garanhuns-PE11/09/12 16:09

    Já ouvi muito falar nesta banda e nunca tive o prazer de ouvir agora eu consegui graças ao MURO. Valeu por mais uma Alex.

    ResponderExcluir
  3. Boa ! gosto dessas bandas Brasileiras dos anos 70.

    ResponderExcluir
  4. Tenho o disco. E não sabia do CD. Essa banda é muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia do CD. Esta banda é muito boa, conheci no final da década de 70.

    ResponderExcluir
  6. poderemos ouvir estas musicas ao vivo no camping rock!!!

    ResponderExcluir
  7. Também não sabia do lançamento do CD,gosto desse Blog por causa das muitas informações que certamente muitos,como eu,não sabem...parabéns pelo ótimo trabalho que faz !!

    ResponderExcluir
  8. Já rolou essa banda no aldeia rock festival também....

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, esse disco é incrível. Obrigada, Alex!

    ResponderExcluir
  10. Album muito raro, já escutei alguma coisa dele. Sequer é tocado em programas de rock nas radios!! - Marcio Silva de Almeida/Joinville-SC

    ResponderExcluir
  11. Só preciosidade.
    Valeu MURO, VALEU ALEX SALA.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.