Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

30 de setembro de 2012

O Melhor da Jovem Guarda, 10 CD'S (2009)

A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro, surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda.

Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.

Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas - algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época.

Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.

Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo, George Freedman, Wanderley Cardoso, Sérgio Reis, Sérgio Murilo,Arthurzinho Jerry Adriani, Evinha, Martinha, Lafayette, Vanusa, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Leno e Lílian, Deny e Dino, Trio Esperança, Os Incríveis, Os Vips e The Fevers.

Fenômeno midiático que arrastou multidões, também designado como iê-iê-iê, em alusão direta à musica dos Beatles, a Jovem Guarda era vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada pelo público engajado, mais afeito, primeiro à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais. Certamente essas críticas são equivocadas tendo em vista que a Jovem Guarda também era um movimento rebelde já que os artistas cantavam e tocavam Rock, um gênero musical estrangeiro que não era muito aceito pela sociedade ufanista brasileira na época. Cantando Rock, esses artistas já estavam desafiando a sociedade e sendo rebeldes. Outro fator importante era o uso da guitarra elétrica, os artistas da Jovem Guarda utilizavam esse instrumento mesmo ele sendo mal visto pela sociedade brasileira justamente por ser um instrumento estrangeiro. Várias pessoas chegaram a fazer campanha contra a guitarra elétrica nos anos 60, ou seja, se um artista tocasse guitarra elétrica, também estava desfiando o sistema.

Origens.

O programa "Jovem Guarda" foi uma criação da agência de propaganda Magaldi, Maia e Prosperi para a grade de programação da TV Record. A demanda veio com a proibição das ao vivo|transmissões ao vivo das futebol|partidas de futebol aos domingos.

Os idealizadores do programa inspiraram-se em uma frase do revolucionário russo Vladimir Lenin, onde dizia "O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada". Eles vincularam a expressão com a imagem dos então emergentes cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

Auge e Fim.

Amparado por gravadoras e campanhas publicitárias, rapidamente o movimento repercutiu em termos de vendagens e de popularização dos seus ídolos. Fenômeno de audiência, o programa de auditório levava ao Teatro Record centenas de jovens, atraídos pelos trio Roberto-Erasmo-Wanderléa, além de artistas convidados. No ápice da sua popularidade, chegou a atingir 3 milhões de espectadores só em São Paulo - fora as cidades para onde chegava em videotape, como as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Mais do que um fenômeno televisivo, a Jovem Guarda impulsionou o lançamento de discos, roupas e diversos acessórios. Todo um comportamento jovem daquele período foi formatado a partir do programa e seus apresentadores. O modo de se vestir (calças colantes de duas cores em formato boca-de-sino, cintos e botinhas coloridas, minissaia com botas de cano alto) bem como as gírias e expressões ("broto", "carango", "legal", "coroa", "barra limpa", "lelé da cuca", "mancada", "pão", "papo firme", "maninha", "pinta", "pra frente", e a clássica "é uma brasa, mora?") viraram referência para muitos adolescentes do período.

No final de 1968, Roberto Carlos deixou o programa de auditório. Sem seu principal ídolo, a TV Record retirou o programa do ar. Desta maneira, o movimento como um todo perdeu força, até que desaparecer no final da década de 1960.

Legado.

Com o fim do movimento, os artistas da Jovem Guarda tomaram três caminhos distintos a partir da década de 1970. Enquanto alguns de seus artistas mantiveram-se identificados com o rock (Os Incríveis, Eduardo Araujo, Erasmo Carlos) e outros se mudaram para a música sertaneja (como Sérgio Reis), a grande maioria deles enveredou-se para a música romântica, de forte apelo popular. Foram os casos de Roberto Carlos, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Ronnie Von e Reginaldo Rossi (líder, durante a Jovem Guarda, da banda The Silver Jets).

As estética Jovem Guarda, especialmente suas baladas, tiveram grande influência sobre uma nova geração de artistas da música popular brasileira a partir da década de 1970, como Odair José, Diana, em uma vertente que acabou sendo tachada por críticos de "música cafona".

Antes disso, a Jovem Guarda foi a principal responsável pela introdução da guitarra elétrica e do orgão eletrônico por Lafayette, na música do Brasil, que acabou incorporada definitivamente com a Tropicália.

Críticas.

A Jovem Guarda foi diversas vezes acusada de se manter afastada das discussões políticas que sacudiam o Brasil durante os primeiros anos da ditadura militar no país. Era considerada música alienada pelo público engajado e setores da crítica mais afeitos a, primeiramente, à bossa nova e, depois, às canções de protesto dos festivais da emergente MPB. Texto: Wikipédia.

 Volume 1.
01. Roberto Carlos - O Calhambeque
02. Renato E Seus Blue Caps - Menina Linda
03. Wanderlea Com The Youngsters - Ternura
04. Boby Di Carlo - Tijolinho
05.
Roberto Carlos - Namoradinha De Um Amigo Meu
06. Reginaldo Rossi - Tente Esquecer o Que Passou
07. Jerry Adriani Com Renato E Seus Blue Caps - Querida
08. Erasmo Carlos - Festa de Arromba
09. Ed Wilson - Sandra
10. Wanderlea - Te Amo
11. Renato E Seus Blue Caps - Vou Subir Bem Mais Alto Que Voce
12. Jorge Silva Com The Youngsters - O Bom Miguel

Volume 2.
01. Roberto Carlos - Quero Que Va Tudo Pro Inferno
02. Wanderlea - Nao (Juventude Twist)
03. Odair Jose - Vou Tirar Voce Desse Lugar
04. Erasmo Carlos - Gatinha Manhosa
05. Leno e Lilian - Pobre Menina
06. Martinha - Eu Daria Minha Vida
07. Renato E Seus Blue Caps - Meu Primeiro Amor
08. Roberto Carlos - Esqueça
09. Os Jovens - Voce Fala Demais
10. Jerry Adriani - Ninguem Podera Julgar-me
11. Claudia Telles - Eu Preciso Te Esquecer
12. Erasmo Carlos - Minha Fama De Mau

Volume 3.
01. Roberto Carlos - E Papo Firme
02. Wanderlea - Eu Ja Nem Sei
03. Erasmo Carlos - O Caderninho
04. Ed Wilson - Saudade
05. The Youngsters - Gente Demais
06. Jose Roberto - Lagrimas Nos Olhos
07. Erasmo Carlos - A Pescaria
08. Wanderlea - Prova De Fogo
09. Renato E Seus Blue Caps - Primeira Lagrima
10. Roberto Carlos - Nossa Cançao
11. Leno e Lilian - Eu Nao Sabia Que Voce Existia
12. Wanderley Cardoso - Preste Atençao

Volume 4.
01. Roberto Carlos - Eu Sou Terrivel
02. Elizabeth - Sou Louca Por Voce
03. Renato E Seus Blue Caps – Feche Os Olhos
04. Erasmo Carlos - Voce Me Acende
05. Robert Livi - Parabens Querida
06. Wanderlea - Capela Do Amor
07. Prini Lopez - La Bamba
08. Roberto Carlos - Splish Splash
09. Renato E Seus Blue Caps - Dona Do Meu Coraçao
10. The Sunshines - O Ultimo Trem
11. Rossini Pinto - A Cigana (Gipsy Woman)
12. Wanderlea - E Tempo De Amor

Volume 5.
01. Roberto Carlos - As Curvas Da Estrada De Santos
02. Jerry Adriani - Hit Parade Do Meu Coraçao
03. Wanderlea - Boa Noite, Meu Bem
04. Renato E Seus Blue Caps - Ate o Fim
05. Ronnie Von - Meu Bem
06. Erasmo Carlos - O Pica Pau
07. Erasmo Carlos - Quando
08. Jerry Adriani - Doce, Doce Amor
09. Renato E Seus Blue Caps - Vivo So
10. The Jet Blacks - Chapeuzinho Vermelho
11. Marcio Greyck - Impossivel Acreditar Que Perdi Voce
12. Leno e Lilian - Nao Acredito

Volume 6.
01. Roberto Carlos - Mexerico Da Candinha
02. The Youngsters - Vem
03. Renato E Seus Blue Caps - O Escandalo
04. Wanderlea Com Renato E Seus Blue Caps - Exercito Do Surf
05. Jerry Adriani - Calcei Sapatos Novos
06. Trio Melodia - Se o Amor Fosse Pra Mim
07. Lilian - Como Se Fosse Meu Irmao
08. Roberto Carlos - Querem Acabar Comigo
09. The Sunshines - Palavra De Rapaz
10. Roberto Carlos - Historia De Um Homem Mau
11. Reginaldo Rossi - Meu Amor, Meu Bem , Ma Femme
12. Erasmo Carlos - O Tremendao

Volume 7.
01. Roberto Carlos - Se Voce Pensa
02. Erasmo Carlos - Sentado a Beira do Caminho
03. Diana - Ainda Queima A Esperança
04. Martinha - Pior Pra Voce, Bem Pior Pra Mim
05. Leno e Lilian - Coisinha Estupida
06. Robert Livi - Parabens Querida
07. Renato E Seus Blue Caps - Nao Te Esquecerei
08. Roberto Carlos - Eu Disse Adeus
09. Agnaldo Rayol - Quero Lhe Dizer
10. Jerry Adriani - So a Saudade
11. Wanderley Cardoso - Doce De Coco
12. Renato E Seus Blue Caps - Te Adoro

Volume 8.
01. Roberto Carlos - Pega Ladrao
02. Leno e Lilian - Devolva-me
03. Os Vips - Que Bobo Fui
04. Os Vips - Largo Tudo e Venho Te Buscar
05. Wanderlea - Foi Assim
06. Agnaldo Rayol - Queria
07. Roberto Carlos - Custe o Que Custar
08. Erasmo Carlos - Vem Quente Que Eu Estou Fervendo
09. Renato E Seus Blue Caps - Voce Nao Soube Amar
10. Katia Cilene - A Manchinha No Lenço
11. Jerry Adriani - Nada Fez Por Mim
12. Reginaldo Rossi - Pedaço De Mau Caminho

Volume 9.
01. Roberto Carlos - O Diamante Cor De Rosa
02. Katia Cilene - Bilhetinho Apaixonado
03. Trio Melodia - Todo Amor Eu Lhe Darei
04. Martinha - Eu Te Amo Mesmo Assim
05. Erasmo Carlos - O Carango
06. Jerry Adriani - Quem Nao Quer
07. Roberto Carlos - Nao Quero Ver Voce Triste
08. Ed Wilson - Se Ela Nao Serve Pra Voce Tambem Nao Serve
09. Wanderlea Com Renato E Seus Blue Caps - Meu Bem Lollipo
10. Wanderley Cardoso - Bom Rapaz
11. Renato E Seus Blue Caps - Ana
12. Marcio Greyck - O Mais Importante e o Verdadeiro Amor

Volume 10.
01. Wanderlea - Finalmente Encontrei Voce
02. Jerry Adriani - Voce Deixou Saudades
03. Renato E Seus Blue Caps - Sou Tao Feliz
04. Roberto Carlos - Lobo Mau
05. Rossini Pinto Com Renato E Seus Blue Caps - Ford De Bigo
06. Os Jovens - Se Voce Nao Me Abandonar
07. Renato E Seus Blue Caps - Tudo Que Eu Sonhei
08. Roberto Carlos - Eu Amo Demais
09. Wanderlea - Da-me Felicidade
10. Jose Roberto - Meu Bem Ao Menos Me Telefone
11. Leno - A Pobresa
12. Roberto Carlos - Parei Na Contra Mao


Como Baixar.


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

31 comentários :

  1. Há tempos tenho curiosidade em conhecer esse influente movimento cultural brasileiro, eis minha chance. Obrigado Alex.

    Rafael Mosso - PA

    ResponderExcluir
  2. ABSOLUTAMENTE SENSACIONAL ESSA COLETANEA. HA TEMPOS ESTAVA PROCURANDO MATERIAL SOBRE A JOVEM GUARDA. PARABENS MAIS UMA VEZ AO BRILHANTE ALEX SALA POR ESTE MARAVILHOSO POST.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BACANA ! O MURO DO CLASSIC ROCK É SIMPLISMENTE GENIAL! PARABÉNS A VOCES POR ESSE BELO TRABALHO, NUNCA DEIXANDO A MÚSICA BOA MORRER. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez obrigado cara!

    ResponderExcluir
  5. Valeu, ALEX

    Porto Alegre, 02/10/2012
    Osvaldo R, Kropp

    ResponderExcluir
  6. Até as músicas ruins do passado são boas se comparadas com as de hoje! RSRSRSRSRS !!!!

    ResponderExcluir
  7. Apesar de gostar curtir um bom progressivo, psicodelicos. e hard... cresci ouvindo esse tipo de musica...
    querendo ou não conheço boa parte destas musicas... fez parte da minha infancia...
    Sera para mim um bom arquivo de recordação.
    Carioca Brasil, obrigado !
    Valeu ! Seu blog é uma brasa mora ! é isso ai bicho !

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem! Essa é para muitos conhecerem a Jovem Guarda, e também entender que foi um dos movimentos de rock de mais fenômeno aqui no Brasil, tanto em imagem quanto em som.

    ResponderExcluir
  9. ClassicRockMan05/10/12 14:39

    Essa coleção é curiosa por se tratar de gravações originais. Recomendo Renato e seus Blue Caps, a melhor banda do movimento.

    ResponderExcluir
  10. Cara! Que barato! Como sempre nos brindando com excelentes novidades. Vou poder rememorar a trilha sonora da minha adolescência.
    Grato pela(s) joia(s); mais uma vez!

    ResponderExcluir
  11. Caramba!! Que barato!!
    Só quem viveu a Jovem Guarda sabe o gosto que teve.
    As canções aqui são o máximo, mas o clima, mesmo, só na época. Obrigado, cara, pelas postagens.
    Abaços, bicho!
    ari donato
    guanambi/bahia

    ResponderExcluir
  12. CARA QUE MANERO ESTA POSTAGEM. ME LEMBRO QUE TINHA UNS CARAS COMO O ANGELO MAXIMO E JERRY ADRIANY QUE SE VESTIAM COMO O ELVIS, ERA O MAIOR BARATO. MUITO BOM, PARABÉNS MESTRE ALEX!

    ResponderExcluir
  13. Valeu essa é uma época que deve ser lembrada pelas próximas gerações.

    ResponderExcluir
  14. Sendo sincero, eu prefiro mil vezes a Bossa Nova, mas o instrumental da Jovem Guarda é muito bom. Alguns músicos que fizeram parte do movimento, são ótimos, pra mim estão entre os melhores do mundo. Deviam prestar mais atenção nisso...

    ResponderExcluir
  15. O Melhor site de rock da internet; tenho 63 anos;me lembram minha juventude
    Parabéns

    ResponderExcluir
  16. Obrigado pela colecao da jovem guarda dei de presente pro meu pai imagina a alegria de ouvir musicas do tempo dele.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado pelo blog todo! Trabalho sensacional! Valeu

    ResponderExcluir
  18. patricia h. h. beneditti21/08/13 02:54

    valeu ALEX, obrigada pelo blog! consegui as discografias de todas as bandas que gosto.

    ResponderExcluir
  19. BERTHÔ (José Berto)21/10/13 11:35

    NÃO GOSTO MUITO DE COLETÂNEAS PORÉM ESTA É UMA QUE NÃO PODE FALTAR EM NENHUMA DISCOGRAFIA POIS SE TRATA DA HISTÓRIA DA MÚSICA (boa) NO BRASIL....
    PODE-SE DIZER ATÉ QUE PARTIU DAÍ O BOM E VELHO ROCK BRAZUCA DE HOJE.....É AMIGOS AQUELA MUSIQUINHA CHATINHA DAQUELA ÉPOCA DEU ORIGEM A MUITO ROQUEIRO VOCÊ GOSTE OU NÃO..POR ISSO VALE A PENA BAIXAR ESSA COLETÂNEA.
    VALEU ALEX...VALEU MURO !

    ResponderExcluir
  20. Esse blog é sensacional, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Just want to say your article is as astounding. The clearness on
    your submit is just spectacular and i can suppose you're knowledgeable on this subject.
    Fine with your permission let me to clutch your feed to keep
    updated with imminent post. Thanks one million and please continue the rewarding
    work.

    Feel free to visit my web-site: useful reference

    ResponderExcluir
  22. parabens;parabens,e parabens muro do classic rock

    ResponderExcluir
  23. Bons tempos!,Ah que saudade ....Parabéns !

    ResponderExcluir
  24. quero agradecer por ter tido trabalho de fazer esse site para nós, estou montando uma jukebox e achei o paraiso para baixar as musicas q gosto. OBRIGADO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Muro do Classic Rock, aqui dá pra ficar em cima do "muro" sem receio!

    ResponderExcluir
  26. bom conhecer artistas que influenciaram muita gente boa.

    ResponderExcluir
  27. valeu ! importante documento !

    ResponderExcluir
  28. JÁ TENHO ALGUMAS COLETANIAS,MAS NUNCA É DEMAIS,POR MAIS UMA,OBRIGADO,POR RELEMBRAR DO PASSADO,ÉPOCA DE OURO

    ResponderExcluir
  29. louis clark28/01/16 23:14

    Maravilha historica

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, pelo seu trabalho. É um dos melhores...se não o melhor site de músicas que já vi. Obrigado por postar todas essas raridades e com tanta qualidade.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.