Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

2 de novembro de 2012

Ram Jam - Discografia.

Ram Jam foi uma banda de hard rock dos anos 70, mais conhecida pelo seu single de 1977, "Black Betty."

Os membros da banda eram Bill Bartlett (guitarra), Pete Charles (bateria), Myke Scavone (cantor principal) e Howie Arthur Blauvelt (baixo). Também, Jimmy Santoro, que excursionou com a banda em suporte ao seu álbum de estréia, e acabou participando também do segundo álbum (Guitarra). Bartlett foi antes guitarrista do grupo The Lemon Pipers, enquanto Blauvelt tocou com Billy Joel em duas bandas, The Hassles e El Primo.

Carreira/Primórdios.

Bill Bartlett chegou do Lemon Pipers para formar um grupo chamado Starstruck - incluindo originalmente Steve Walmsey (baixo) e Bob Nave (orgão) do Lemon Pipers - após substituir Walmsley com David Goldflies (que mais tarde tocou por anos com Dicke Betts e Great Southern, e os Allman Brothers). 

Enquanto estava no Starstruck, Bartlett tocou a canção de 59 segundos "Black Betty," de Leadbelly, arranjado, gravado e lançado pelo póprio selo do grupo TruckStar. "Black Betty" tornou-se um hit regional, então foi pego por produtores em Nova Iorque que formaram um grupo ao redor de Bartlett chamado Ram Jam. Eles relançaram a música, que tornou-se um hit nacional. 

A gravação do Ram Jam era na verdade a mesma originalmente gravada pelo Startruck, a banda nessa época era formada por Bartlett, guitarra principal e vocais, Tom Kurtz, guitarra base e vocais, David Goldflies, baixo, e David Fleeman na bateria. O resto das músicas do primeiro álbum de estúdio incluindo "Black Betty" foi tocada pela formação do Ram Jam. A música causou um alvoroço com o NAACP e o Congresso de Igualdade Racial pedindo pelo boicote devido à letra da música.

Apesar da controvérsia, a música atingiu o número 18 no quadro de singles de 1977 nos E.U.A., e entrou no Top Ten no Reino Unido e Austrália, enquanto o álbum do Ram Jam chegou no Top 40 americano.

O seu álbum subsequente, Portrait of the Artist as a Young Ram atingiu pouco sucesso, apesar da adição do guitarrista de Long Island, Nova Iorque, Jimmy Santoro. O álbum Portrait foi relançado pela Rock Candy Records da Inglaterra em 2006. Ele está listado no Top 100 do livro de Martin Popoff The Collector's Guide to Heavy Metal Volume 1: The Seventies. O peso do álbum foi atribuido a guitarra de Santoro e o poder vocal de Scavone. Bartlett deixou o grupo sozinho e não tocou no álbum.

Sucessos Posteriores.

Nos anos 1990 ambos álbuns de estúdio lançados pelo Ram Jam foram embalados juntos em uma gravação importada da Alemanha intitulada "The Very Best Of Ram Jam". A capa deste álbum apresenta a mesma arte do seu álbum de estréia, e o álbum The Very Best Of Ram Jam começa com as 10 músicas de Ram Jam (álbum). Seguido vem todas as dez músicas de Portrait Of The Artist as a Young Ram. As músicas de Portrait of The Artist as a Young Ram estão levemente re-ordenadas. As primeiras duas músicas ("Gone Wild", "Pretty Poison) são movidas para o final no lançamento de The Very Best Of Ram Jam. A música "Black Betty" tem sido um elemento básico para o estádio Boston Bruins por anos. As estações de rádio locais continuam a us=a-la como música de fundo enquanto promovem os jogos do Bruins.

Um remix de "Black Betty" por Ben Liebrand chegou no número 13 no quadro de Singles Britânico em 1990.

Depois Bill Bartlett decidiu deixar o Ram Jam e ir para uma carreira de dança interpretativa. Bartlett continua a tocar guitarra, mas durante a última década ele transformou-se em um tocador de piano "boogie-woogie". Ele também toca banjo, harmonica, slide guitar e tem escrito dezenas de músicas. Santoro continua tocando profissionalmente em várias bandas en Nova Iorque, e ensina música em uma escola pública em Long Island. Tanner, que agora mora em NYC, depois de muitos anos separado da indústria musical está novamente em frente à sua velha banda. Eles gravaram um CD de 12 canções, originais e covers, apresentadas na 40th Reunion of John Zacherle's Disc-O-Ten em 2004, que coincidiu com o 90º aniversário de Zacherle. O CD, intitulado Is It Now incluiu notas de John hawkins, o tocar original de piano e teclado para o The Nashville Teens. M. Tanner deixou a banda para perseguir outros interesses.

Howie Blauvelt morreu em 1993, enquanto Pete Charles (nome completo Peter Charles Picardio) morreu em 2002. Texto Wikipédia traduzido por: Magnus Kenji.

Integrantes.

Pete Charles (Bateria)
Howie Arthur Blauvelt (Baixo)
Bill Bartlett (Guitarra)
Jimmy Santoro (Guitarra)
Myke Scavone (Vocais)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Como Baixar.

Bitrate: 320Kbps. 

Álbuns.

Ram Jam (1977)
01. Black Betty
02. Let It All Out
03. Keep Your Hands On The Wheel
04. Right On The Money
05. All For The Love Of Rock 'n Roll
06. 404
07. High Steppin'
08. Overloaded
09. Hey Boogie Woman
10. Too Bad On Your Birthday

Portrait of the Artist as a Young Ram (1978)
01. Gone Wild
02. Pretty Poison
03. The Kid Next Door
04. Turnpike
05. Wanna Find Love
06. Just Like Me
07. Hurricane Ride
08. Saturday Night
09. Runway Runaway
10. Please, Please, Please Me

The Very Best Of (1990)
01. Black Betty
02. Let It All Out
03. Keep Your Hands On The Wheel
04. Right On The Money
05. All For The Love Of Rock’N'Roll
06. 404
07. High Steppin’
08. Overloaded
09. Hey Boogie Woman
10. Too Bad On Your Birthday
11. The Kid Next Door
12. Turnpike
13. Wanna Find Love
14. Just Like Me
15. Hurricane Ride
16. Saturday Night
17. Runway Runaway
18. Please Please Please (Please Me)
19. Gone Wild
20. Pretty Poison

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. Siempre me gustó mucho esta banda. Excelente Blog. Gracias y saludos.

    ResponderExcluir
  2. A muito tempo procurava os cd's dessa banda. Mais uma do grande alex!!! Valeu irmão!

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog. Ótima banda. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Banda subestimada... uma pena!!!

    ResponderExcluir
  5. Great!
    Thank you very much.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por este Templo do Rock and Roll Aléx!!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.