Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

1 de fevereiro de 2013

Arthur Brown - Discografia.

Arthur Brown (nascido Arthur William Brown em 24/6/1942) é um músico inglês, especializado em rock e muito conhecido por seu estilo extravangante e teatral que teve influência significante em bandas como Alice Cooper, Peter Gabriel, Marilyn Manson, George Clinton, Kiss, King Diamond e Bruce Dickinson, entre muitos outros, seu hit nº 1 nas paradas do Reino Unido, também no Canadá foi a música "Fire", em 1968. 

Frequentou o Roundhay Grammar School em Leeds e as Universidades de Londres e Reading, Brown estudou Filosofia e Direito, mas em vez destas carreiras, logo preferiu a música. Formou sua 1a banda, Blues & Brown enquanto ainda vivia em Reading. Depois de vagar rapidamente de banda em banda em Londres, Brown mudou-se então para Paris em 1966, onde trabalhou e aperfeiçoou seus talentos cênicos. Durante este período, gravou 2 músicas para a adaptação cinematográfica de Roger Vadim para "La Curee" de Émile Zola. De volta a Londres, por volta de 1966-7, foi membro temporário de uma banda londrina de R&B/Soul/Ska, a futura e lendária The Foundations.

The Crazy World of Arthur Brown.

Na época em que The Foundations assinaram um contrato com a Pye Records, Brown deixou o gbrupo e formou sua própria banda, "The Crazy World of Arthur Brown". A formação original incluía Vincent Crane (organista e pianista), Drachen Theaker (baterista) e Nick Greenwood (baixista). 

Brown logo conseguiu uma reputação por suas performances estranhas, que incluíam uso de capacetes de metal em chamas e outros objetos perigosos que volta e meia resultavam em acidentes, como numa rápida aparição da banda do Festival de Windsor em 1967, quando usava pendurada na cabeça um coador ensopado de metanol. 2 espectadores jogaram cerveja no conteúdo, que caiu na cabeça do músico e os três ficaram gravenmente feridos. Mesmo assim, as chamas se tornariam uma verdadeira assinatura de Arthur Brown. Outra ocasião, num show na Itália, causou a sua deportação, após um show em que o cantor se paresentou nu e ateando fogo ao proprio cabelo. 

A maquiagem exagerada de Brown também se tornou notavelmente famosa e foi copiada por Alice Cooper, Kiss, Marilyn Manson, entre outros. 

Em 1968, o álbum de estréia "The Crazy World of Arthur Brown", produzido por Pete Townshend, do The Who, e Kit Lambert, empresário da mesma banda, na gravadora Lambert and Chris Stamp, tornou-se coqueluche em ambos lados do Atlântico. Contava com o surpreendente hit "Fire" e uma versão de "I Put a Spell on You" de Screaming Jay Hawkins, um showman tão bizarro quanto Brown. O single de "Fire" vendeu mais de 1 milhão de cópias, e logo ganhou disco de ouro. O próprio incendiário verso de abertura da música, "I am the God of Hellfire" [sou o deus das chamas do inferno], tornou-se inflência ouviada em várias outras músicas, notavelmente a antífona-rave "Fire", do The Prodigy, em 1992. 

A mania de apresentações incendárias de Brown causou-lhe outros diversos problemas, inclusive a expulsão de uma turnê de Jimi Hendrix. 

Noutro de seus shows, Brown esperou até o pôr-do-sol e, enquanto sua banda apoio permanecia tocando, ele fazia uma performance suspenso por um guindaste, com um traje feito de chapas de metal embebidas em fluído de isqueiro, soltando faíscas sobre o palco abaixo. Brown percebia que seu estilo pirotécnico de palco poderia causar incêndios incontroláveis e vários danos em seus shows, então sempre fazia acordos pedindo medidas de segurança aos organizadores. 

Theaker teve de ser substituído por causa de uma crise de aerofobia em 1968, pelo baterista Carl Palmer, que mais tarde iria para a 2a turnê americana da banda Emerson, Lake & Palmer em 1969, enquanto o tecladista Vincent Cane precisou de uma saída rápida da banda. No entanto, Crane e Palmer largaram o grupo em junho de 1969 para formar o Atomic Rooster, o que determinou o fim de

Arthur Brown's Kingdom Come.

Apesar de nunca ter alcançado outro sucesso comercial como o de "Fire", Brown lançou 3 álbuns com sua nova banda Kingdom Come no início dos 1970s. Tocavam uma mistura de rock progressivo com atuações teatrais dementes, de maneira que as apresentações ao vivo com performances de Brown simulando crucificações e uso de seringas hipodérmicas causaram muita polêmica. 

O 3º e último album do Kingdom Come, "Journey"(1973), é um dos pioneiros (se não o primeiro) no uso de caixas de som e baterias eletrônicas especialmente na faixa "Time Captives". 

Fim de Carreira.

Nos anos seguintes, Brown trabalhou em diversos álbuns solo e também contribuiu com os vocais de "The Tell-Tale Heart", no álbum conceitual do The Alan Parsons Project baseado na obra de Edgar Alan Poe. Em 1975, ele fez uma pequena porém significativa atuação na ópera-rock "Tommy" do The Who, como "O Sacerdote". Em 1977 Brwon tocou numa turnê com o ex-tecladista (sintetizador) do Tangerine Dream, Klaus Schulze (como pode ser ouvida no álbum "...Live..."), logo em 1979, o incansável incendiário auxiliava nos vocais dl álbum "Dune", de Schulze. 

Nos 1980s, Brown mudou-se para Austin, Texas, e obteve mestrado em Direito. Em 17/1/1987, fez uma performance de "Fire" no segmento "Flashback" do programa de TV "Solid Gold". Junto com Jimmy Carl Black, baterista da formação original de Frank Zappa and The Mothers of Invention, Brown trabalhou como pintor e carpinteiro por alguns anos, e juntos eles lamçaram o álbum "Brown, Black & Blue" em 1988. 

Nos 1990s, com outro colega advogado, Jim Maxwell, Brown fundou o Healing Songs Therapy, um serviço únci que culminava na criação de músicas especialmente feitas para cada cliente, baseadas em seus problema emocionais. 

Brown voltou à Inglaterra em 1996. Em 1997 regravou "Fire" com a banda alemã Die Krupps. Em 1998, ele fez uma performance narrativa no álbum "The Chemical Wedding" de Bruce Dickinson, numa leitura de proções de 3 poemas de William Blake, além de uma performance cênica no papel de "Satan" no clipe de "Killing Floor", também de Dickinson. O performático artista também apareceu várias vezes na TV, como convidado do programa "Mystical Machine Gun", em 1999. 

Mas o músico-ator passou um tempo num giro de 180 graus em suas direções musicais, ao formar uma banda acústica e sair em turnê com Tim Rose em 1999. A formação incluía Stan Adler (violoncelo e baixo) e Malcom Mortimore (percussão); e a produção do álbum "Tantric Lover" (2000). Como os integrantes não puderam ficar juntos por muito tempo, Brown formou uma nova banda com o guitarrista Rikki Patten e o multi-instrumentista Nick Pynn, Em 2002, Robert Plant pediu a ajuda de Brown para sua "Dreamland Tour". Nesta época, Patten foi substituído pelo guitarrista Chris Bryant. 

Brown passou a ter cada vez mais exposição na mídia. Sua banda mudou de nome várias vezes, foi brevemente chamada "Giant Pocket Orchestra", e depois "Instant Flight". Nesse "intermezzo", em 2003, Brown lançou outro álbum inédito, "Vampire Suite", co-produzido por Josh Philips e Mark Brzezcki da banda Big Country, lançado na gravadora de Ian Grant, Track Records. Neste mesmo ano, todo o catálogo anterior de Brown foi relançado pela Sanctuary Records. 

Brown reuiniu os membros sobreviventes restantes do Kingdom Come (com exceção de Des Fisher) em 2005, para uma apresentação única no The Astoria em Londres, tocando material do antigo álbum do Kingdom "Galactim Zoo Dossier", com um bis para "Spirit of Joy". Brown venceu o prêmio de "Showman do Ano" da revista "Classic Rock". 

Em 2007, Brown e Pynn relançaram "Voice of Love" na gravadora Côte Basque, e reproduziram várias músicas originais. 

Em agosto do mesmo ano, num show em Lewes, Sussex, Brown tornou a atear fogo ao proprio cabelo. Enquanto tentava apagar as chamas, outro membro da banda, Phil Rhodes, também se queimou.Mas Brown simplesmente continuou o show logo após apagar o fogo e perder algumas mechas de cabelo. 

Também atuou como um sacerdote no clipe da música "It It Just Me?" do The Darkness. 

Em 2010, Arthur Brown também tocou nos festivais de Glastonbury em Glade, e no Lounge on The Farm (com Lucie Rejchrtova como tecladista). Em 10/6/2011, pouco depois do 69º aniversário, fez um show de 2 horas no Ray Davies Meltdown Festival no Queen Elizabeth Hall, a convite do cantor e compositor Z-Star para um dueto.

Associção com o Hawkwind.

Arthur Brown teve várias associações com The Hawkind. Em 1973, ele cantou para várias performances junto com o vocalista da banda, Robert Calvert, mais outro músicos, para a gravação do álbum Captain Lockhead and the Starfighters. 

Em 2001 e 2002 Brown atendeu diversos convites para cantar em shows do Harwkind, logo depois saiu em turê com eles, como vocalista convidado. Na turnê de 12/2002 do Hawkind, várias músicas do Kingdom Come foram apresentadas nos shows, além de "Song of The Gremlin", que Brown cantou no "Captain Lockhead and the Starfighters" (documentado no DVD do Hawkind, Out of the Shadows". 

Brown também trabalhou como vocalista em 2 faixas do álbum de estúdio do Harkind "Take me to Your Leader" (2005). Uma foi a narração em "A Letter to Robert", onde Brown relembra uma conversa com Robert Calvert. Arthur continua sua associação com o Hawkind, num auxílio numa turnê pelo Reino Unido comemorando os 40 anos da banda em 2009. Texto: Wikipédia. 

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Como Baixar.

Álbuns.

The Crazy World of Arthur Brown.

The Crazy World of Arthur Brown (1968)
01. Prelude/Nightmare (Mono Version)
02. Fanfare/Fire Poem (Mono Version)
03. Fire (Mono Version)
04. Come and Buy (Mono Version)
05. Time (Mono Version)
06. Prelude/Nightmare
07. Fanfare/Fire Poem
08. Fire
09. Come and Buy
10. Time/Confusion
11. I Put a Spell on You (Screamin Jay Hawkins)
12. Spontaneous Apple Creation
13. Rest Cure
14. I've Got Money
15. Child of My Kingdom


BBC Sessions (1968)
01. Fire Poem
02. Fire
03. I Put A Spell On You
04. Child Of My Kingdom
05. Come And Buy
06. Devil's Grip
07. What's Happening
08. Space Plucks/Dem Bones
09. You Don't Know
10. The Water Suite (Unknown, Unreleased Track)
11. Gypsy (Kingdom Come Rehearsal with Drum Machine)
12. Fire Poem (Tom Jones Show 1968)
13. Fire (Tom Jones Show 1968)


Strangelands, 1969 (1988)
01 Life Jacket
02. Purple Airport Of Love
03. All Over The Country
04. The Lord Doesn't Want You
05. The Sound Of The City
06. All Forms And Distinctions
07. Beyond The Sea
08. Planets Of The Universe
09. Twisted Wreckage
10. Hold On Cosmos
11. Endless Sleep
12. Excitation Wavelength
13. Litmus Transformation
14. Opus Pocus
15. Crytallized Petard
16. Kinesis
17. But That Wasthen That Was But
18. High Tide Play Rustic Hinge
19. Macedonia


The Joiners, Southampton (Bootleg 1993)
01. Intro-When You Open The Door
02. The King Of England
03. Juices Of Love
04. Nightmare
05. Prelude-Nightmare
06. Fire
07. Come & Buy
08. Mandela (The Fire-Ant & The Cockroach)
09. Time Captives
10. Unknown (To The Tune Of Danny Boy)
11. Unknown
12. Unknown (Cuts Out)


Tantric Lover (2000)
01. All The Bells
02. Tantric Lover
03. Paradise
04. The Bridge
05. Circle Dance
06. Pool of Tears
07. Soul Sensation
08. Swimfish
09. Voice of Love
10. Fire
11. Love is a Spirit
12. Gabriel
13. Healing Sound
14. Heartaches
15. Miranda
16. Welcome


Vampire Suite (2003)
01. Introsuction
02. Vampire club
03. SAS
04. Africa
05. Maybe my soul
06. In this love
07. Confession
08. Vampire love
09. Completion
10. Divers
11. Re vamp your soul
12. Isness is my business
13. Stay


Arthur Brown's Kingdom Come.

Jam (1970)
01. Jungle Drums
02. Inconstant Wisdom
03. Water
04. The Finger
05. Early Morning
06. Waterfall
07. Beholdin'
08. Water Is My Friend
09. Elementallity


Galactic Zoo Dossier (1971)
01. Internal Messenger
02. Space Plucks
03. Galactic Zoo
04. Metal Monster
05. Simple Man
06. Night Of The Pigs
07. Sunrise
08. Trouble
09. Brains
10. Medley
Galactic Zoo (Part2)
Space Plucks (Part2)
Galactic Zoo (Part3)
11. Creep
12. Creation
13. Gypsy Escape
14. No Time
15. Sunrise (Alternate Version)
16. Metal Monster (Alternate Version)
17. Space Plucks Dem Bones


Arthur Brown's Kingdom Come (1972)
01. The Teacher
02. A Scientific Experiment
03. The Whirlpool
04. The Hymn
05. Water
06. Love Is (The Spirit That Will Never Die)
07. City Melody
08. Trafic Light Song
Bonus Tracks.
 09. Trafic Light Song
10. The Hymn
11. A Scientific Experiment


Journey (1973)
01. Time Captives
02. Triangles
03. Gypsy
04. Superficial Roadblocks
Lost Time
Corpora Supercelestia
05. Conception
06. Spirit of Joy
07. Come Alive
08. Spirit of Joy (Bonus Alternate Take)


Time Captives Live in Manchester (1973)
CD 1.

01. Time Captives
02. Conception
03. We Want Your Brain
04. Come Alive
05. City Melody
06. Captain (Telephone)
07. Gypsy

CD 2.

01. City Melody - reprise
02. Superficial Roadblocks
03. Untitled
04. Spirit Of Joy
05. Irish Potatoes
06. Untitled


Solo.

Dance (1975)
01. We've Gotta Get Out Of This Place
02. Helen With The Sun
03. Take A Chance
04. Crazy
05. Hearts And Minds
06. Dance
07. Out Of Time
08. Quietly With Tact
09. Soul Garden
10. The Lord Will Find A Way
11. Is There Nothing Beyond God


Chisholm in My Bosom (1977)
01. Need To Know
02. Monkey Walk
03. Let A Little Sunshine (Into Your Life)
04. I Put A Spell On You
05. She's On My Mind
06. The Lord Is My Saviour
07. Chisholm In My Bosom


Arthur Brown & Vincent Crane - Faster Than the Speed of Light (1979)
01. Storm Clouds
02. Nothing We Can Do
03. No
04. Bright Getaway
05. Timeship
06. Come And Join The Fun
07. Stormwind
08. Storm
09. This Is It
10. Tightrope
11. Balance
12. Faster Then The Speed Of Light

Speak No Tech (1981)
01. King of England
02. Conversations
03. Strange Romance
04. Not Fade Away
05. The Morning Was Cold
06. Speak No Tech
07. Names Are Names
08. Love Lady
09. Big Guns Don't Die
10. Take A Picture
11. You Don't Know
12. Old Friends My Colleague
13. Lost My Soul In London
14. Joined Forever
15. Mandala
16. Desert Floor


Requiem (1982)
01. Chant , Shades
02. Animal People
03. Spirits Take Flight
04. Gabriel
05. Requiem
06. Machanicla Masseur
07. Busha-Busha
08. The Fire Ant And The Cockroaches
09. Tear Down The Wall
10. Santa Put A Spell On Me
11. Pale Stars
12. Chromatic Alley
13. Falling Up


Arthur Brown & Jimmy Carl - Brown, Black & Blue (1988)
01. Fever
02. Monkey Walk
03. Unchain My Heart
04. Got My Mojo Working
05. Smokestack Lightnin
06. Hound Dog
07. Help Me
08. The Right Time
09. Stand By Me
10. The Lord Is My Friend


Fire The Arthur Brown Story (2003)
CD 1.

01. Prelude- Nightmare
02. You Don't Know
03. Don't Tell Me
04. Baby You Know What You're Doing
05. The Green Ball
06. Devil's Grip
07. Give Him A Flower
08. Rest Cure
09. Fanfare- Fire Poem
10. Fire!
11. I Put A Spell On You
12. Child Of My Kingdom
13. The Lord Doesn't Want You
14. Eternal Messenger
15. Night Of The Pigs
16. Sunrise
17. Creep-Creation
18. Love Is (The Spirit That Will Never Die)
19. Time Captives
20. Spirit Of Joy

CD 2.

01. Gypsy
02. The Lord Will Find You
03. Eyesight To The Blind
04. The Gremlin (The Song Of)
05. Universal Zoo
06. The Lord Is My Savour
07. Tight Rope
08. Speaknotech
09. The Fire-Ant Said To The Cockroach
10. Lord Of The Dance
11. Hound Dog
12. Let A Little Sunshine (Into Your Life)
13. Heartaches
14. A Hard Rains A-Gonna Fall
15. Silver Machine
16. Fire (Remix)


The Voice of Love (2007)
01. Love is the Spirit
02. Gypsies
03. Kites
04. I Believe in You
05. That's How Strong My Love Is
06. The Voice of Love
07. All the Bells
08. Shining Bright
09. Brids of A Feather
10. Devil's Grip
11. Safe Now & ...


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

5 comentários :

  1. Sem dúvida nenhuma esse cara é o mais pirado de todos os loucos que passaram pelo planeta rock n`roll

    ResponderExcluir
  2. Loucura Total!

    ResponderExcluir
  3. som do cara é muito bom!!!excentricidade supera

    ResponderExcluir
  4. Top!
    Thank you very much.
    Fantastico Excellento Grandisimo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Jet Jaguar27/04/15 13:04

    Grande Brown um dos pioneiros do Rock psicodelico e progressivo que influenciou muita gente esse é gênio.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.