Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

3 de abril de 2013

Stratovarius - Discografia.

Stratovarius é uma banda finlandesa de power metal originária de Helsinque, fundada em 1984. 

A palavra Stratovarius vem da aglutinação de Stratocaster (modelo de guitarra) com Stradivarius (marca conhecida por seus violinos).

História.

Os Primeiros Anos.

Em 1984 foi criada na Finlândia, mais especificamente na cidade de Helsinque (famosa por ser a origem de muitas bandas de heavy metal), a banda Black Water. Formada por 3 amantes de Black Sabbath: Tuomo Lassila, baterista e vocalista; John Vihervã, baixista e Staffan Strahlman, guitarrista. 

A banda iniciante começou fazendo apresentações de cover de outras bandas mais famosas, principalmente do Black Sabbath, da qual retiravam inspiração para suas primeiras canções e rifts próprios. John Vihervã deixou a banda. Seu vago lugar foi ocupado pelo desconhecido Jyrki Lentonen. 

No ano seguinte, a banda adota o nome que iria imortalizar, Stratovarius, que segundo Tuomo Lassila é uma mistura do modelo Stratocaster da Fender com a famosíssima marca de violinos Stradivarius. Ao mesmo tempo ocorre a troca do guitarrista com a saída de Staffan e entrada Timo Tolkki. Ele passou a ocupar também o cargo de vocalista, já que Tuomo estava sofrendo para tocar bateria e ainda cantar. Tolkki trouxe também a banda uma influência de música clássica e heavy metal melódico, que na época era uma coisa nova.

Primeiros Singles e o Primeiro Álbum.

A banda fez algumas demos que foram enviadas a várias gravadoras na Finlândia, e a CBS Finland os procurou para um contrato. Um novo tecladista de nome Antti Ikonen entrou para o grupo e com essa formação o Stratovarius gravou o seu primeiro single com "Future Shock" e "Witch Hunt", em 1988. Em 1989 outro single denominado "Black Night" e "Night Screamer", e finalmente, o álbum de estréia Fright Night. 

O Baixista Jyrki Lentonen deixa a banda dando lugar a Jari Behm e em 1990 novo material era escrito. Porém a CBS já não tinha interesse em lançar o novo material, o que forçou o Stratovarius a financiar as suas próprias gravações sem nenhum contrato. Desta maneira foi lançado Stratovarius II, no início de 1992, na Finlândia. 

Muitas fitas foram enviadas pelo mundo todo, e a Shark Records quis assinar com a banda, depois de escutar a canção "Hands of Time". Stratovarius II foi lançado com uma nova capa e um novo nome, Twilight Time, no fim de 1992 em toda a Europa e Japão. 

O terceiro álbum, Dreamspace, teve lançamento mundial no início de 1994, e já contava com a presença de Jari Kainulainen como baixista. Foram feitos neste ano concertos em Tokio, Osaka e Nagoya. 

A Entrada de Timo Kotipelto.

Novo material foi escrito na primavera de 1994 e a banda entrou em estúdio. Então Timo Tolkki decidiu que seus dias de cantor estavam acabados e que banda precisava procurar um novo vocalista. Timo Kotipelto recebeu um telefonema de Timo Tolkki e após uma audição Timo Kotipelto torna-se o vocalista do Stratovarius. 

Fourth Dimension e Entrada de Jörg e Jens.

A nova fase de Timo pode ser ouvida no quarto lançamento da banda, Fourth Dimension. A banda fez uma turnê tocando em shows por toda a Alemanha, Suíça, Países Baixos, Finlândia, Grécia e Japão. Após todas essas turnês, Tuomo Lassila e Antti Ikonen, os membros de mais tempo na banda quiseram sair, pois não podiam tocar o material desenvolvido por Timo Tolkki. Entraram então para substituí-los o novo baterista Jörg Michael, da Alemanha, que anteriormente tocara com o Running Wild e Mekong Delta e o novo tecladista Jens Johansson, que tocara com Dio e Yngwie Malmsteen. 

Foi lançado então o quinto álbum da banda, Episode. Pela primeira vez um coro de 40 cantores e uma orquestra de 20 instrumentos de corda foram usados. 

Em 1997 a banda lançou um novo disco, Visions. A tour foi grande e englobou vários países, como EUA, Dinamarca, Grécia, Japão, Alemanha, Finlândia, Suíça, Suécia, Inglaterra e Brasil. Desta tour saiu Visions of Europe, que se trata de um CD duplo ao vivo, e traz músicas antigas mescladas às que foram sucesso absoluto do álbum Visions. 

Em 1998 a banda lança seu sétimo trabalho, Destiny. 

Em 2000, vem o novo álbum, o Infinite, seguindo o caminho trilhado por Destiny. Agora, a temática do disco se fecha em temas sobre o universo e a grandeza do cosmos. Quanto às músicas, apresentam uma maior participação do tecladista Jens Johansson na composição. Traz um novo single, "Hunting High And Low", seguido de um clip, e tournês, passando novamente pelo Brasil. 

No ano de 2001, fora lançado o disco Intermission, desta vez sem músicas inéditas, apenas bonus tracks de discos previamente lançados (muitas delas antes apenas disponíveis em singles), alguns covers, entre eles "Bloodstone" do Judas Priest e "I surrender", do Rainbow. 

Vem o ano de 2003 em que o Stratovarius lança dois novos álbuns, Elements, Pt. 1 e Elements, Pt. 2, além do single "Eagleheart", seguido de um clipe.

Problemas.

Entre 2004 e o começo de 2005 foram tempos turbulentos para o Stratovarius. O líder da banda Timo Tolkki (guitarrista), sofre de problemas mentais, por causa desta doença toma atitudes estranhas e acaba gerando uma grande confusão, expulsando membros, contratando uma vocalista feminina e dando declarações místicas banhadas em sangue. Após tratamento e com pedidos de desculpas de Tolkki pelos atos durante o tempo de insanidade, Kotipelto voltou para a banda, junto com Jörg.

Saída de Jari.

Apesar do clima tenso, com a banda reunida, foi produzido o décimo terceiro álbum de estúdio, auto-intitulado, em 2005. Um álbum com sonoridade diferente, sem o pedal duplo de sempre, e com os gritos agudos de Kotipelto não tão abundantes quanto antes. 

Após as gravações terminarem, o baixista Jari Kainulainen resolveu sair da banda, por razões pessoais. Foi substituído por Lauri Porra, baixista que já havia tocado com Timo Kotipelto em seu álbum solo.

O Hiato.

Dia 2 de abril de 2008, Timo Tolkki anunciou o fim da banda. 

As tensões internas dentro da banda foram mencionadas como a causa, dizendo que Lauri Porra e Jens Johansson eram seus únicos suportes, Jörg Michael estava centrado mais sobre seu session work, e Kotipelto era melhor com a sua banda solo. A banda estava planejando lançar um álbum novo de estúdio, com iniciais R....R.... em 2008. Tolkki lança o álbum solo dele em junho de 2008, formado por uma banda nova, chamada "Revolution Renaissance". 

Retorno, Entrada de Matias e Polaris.

Os integrantes prometeram retornar com um novo álbum de estúdio em 2009 o primeiro anúncio oficial desde a saída do guitarrista e principal compositor Timo Tolkki. 

O Stratovarius recrutou, em 2008, o guitarrista finlandês Matias Kupiainen, de apenas 25 anos. 

Em 2009 o Stratovarius confirmou datas em festivais. Também lançou outro álbum de estúdio, Polaris, em maio de 2009. E o primeiro álbum desde a saída do guitarrista e compositor Timo Tolkki.

Elysium e Saída de Jörg.

Em janeiro de 2011, Stratovarius lançou o segundo álbum com a formação atual da banda e o décimo terceiro de estúdio, o Elysium, que possui destaque por possuir belíssimas melodias em suas letras, sem perder seu tradicional power metal caracterizador da banda. O álbum foi muito bem recebido no cenário do metal, sendo um dos destaques temáticos do ano. 

Junto com o lançamento de "Elysium", a banda sai em turnê mundial com a banda Helloween, sendo assim uma turnê de destaque, por manter duas bandas criadoras e de destaque no gênero musical. Junto da turnê mundial, também é lançado o primeiro clipe em relação ao recente álbum de estúdio: "Under Flaming Skies", que mostra a banda em atuação durante uma apresentação da turnê. O clipe é uma dedicatória ao baterista Jörg Michael, um dos ícones da banda e do Power Metal, que estaria deixando a banda no ano. 

No dia 15 de Setembro de 2011, a banda anunciou a saída do baterista Jörg Michael por motivos pessoais. Ele continuaria em atividade com o Stratovarius até 2012. 

Foi realizada uma pequena turnê para despedida do baterista, pela finlândia, e algumas apresentações na América do Sul. Durante a turnê foi anunciado que um DVD apresentando a banda em atividade seria gravado marcando a etapa (15 anos) na banda. Foi feita uma votação para que os próprios fãs escolhessem o nome do DVD. A gravação Ao Vivo foi feita em Tampere,Finlândia e terá lançamento no dia 29 de junho pela EAR Music.

Entrada de Rolf e Nemesis.

Após a saída de Jörg Michael, foi aberto um processo de seleção para a escolha de um novo baterista. Em junho de 2012, foi anunciado o novo baterista para ao line-up: Rolf Pilve. 

Ao mesmo tempo, a banda confirmou várias apresentações em 2012. Em novembro daquele ano, a banda anunciou o seu novo álbum Nemesis, lançado em 22 de fevereiro de 2013. O primeiro single, "Unbreakable", lançado no dia 25 de janeiro, com algumas faixas de álbuns anteriores da banda. 

Em 22 de Fevereiro, Nemesis foi então lançado com 11 faixas em sua edição padrão, e 2 faixas bônus na especial. A banda entra então em turnê mundial, com a participação Amaranthe, para divulgação do álbum. Texto: Wikipédia.  Site Oficial. 

Integrantes.

Atuais.

Timo Kotipelto (Vocal)
Jens Johansson (Teclado e Piano)
Matias Kupiainen (Guitarra)
Lauri Porra (Baixo)
Rolf Pilve (Bateria)

Ex-Integrantes.

Jörg Michael (Bateria, 1995-2012)
John Vihervã (Baixo, 1982-1984)
Staffan Strahlman (Guitarra, 1982-1985)
Tuomo Lassila (Vocal, 1982-1985, Bateria e Percussão, 1982-1994)
Jyrki Lentonen (Baixo, 1984-1989)
Timo Tolkki (Guitarra, 1985-2008, Vocal, 1985-1994)
Antti Ikonen (Teclado, 1988-1995)
Jari Behm (Baixo, 1989-1993)
Jari Kainulainen (Baixo, 1993-2005)
Sami Kuoppamäki (Bateria e Percussão, 1994-1995)
Anders Johansson (Bateria, 2004)
Katriina "Miss K" Wiiala (Vocal, 2004)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Como Baixar.

Álbuns.

Fright Night (1989)
 
01. Future Shock
02. False Messiah
03. Black Night
04. Witch Hunt
05. Fire Dance
06. Fright Night
07. Night Screamer
08. Darkness
09. Goodbye


Twilight Time (1992)
 
01. Break The Ice
02. The Hands Of Time
03. Madness Strikes At Midnight
04. Metal Frenzy
05. Twilight Time
06. The Hills Have Eyes
07. Out Of The Shadows
08. Lead Us Into The Light

Dreamspace (1994)
 
01. Chasing Shadows
02. 4th Reich
03. Eyes Of The World
04. Hold On To Your Dream
05. Magic Carpet Ride
06. We Are The Future
07. Tears Of Ice
08. Dreamspace
09. Reign Of Terror
10. Thin Ice
11. Atlantis (Instrumental)
12. Abyss
13. Shattered
14. Wings Of Tomorrow


Fourth Dimension (1995)
 
01. Against the Wind
02. Distant Skies
03. Galaxies
04. Winter
05. Stratovarius
06. Lord of the Wasteland
07. 030366
08. Nightfall
09. We Hold the Key
10. Twilight Symphony
11. Call of the Wilderness


Episode (1996)
 
01. Father Time
02. Will The Sun Rise
03. Eternity
04. Episode
05. Speed Of Light
06. Uncertainty
07. Seasons Of Change
08. Stratosphere
09. Babylon
10. Tomorrow
11. Night Time Eclipse
12. Forever
13. When The Night Meets The Day


Visions (1997)
 
01. The Kiss of Judas
02. Black Diamond
03. Forever Free
04. Before the Winter
05. Legions
06. The Abyss of Your Eyes
07. Holy Light
08. Paradise
09. Coming Home
10. Visions (Southern Cross)


Destiny (1998)
 
01. Destiny
02. SOS
03. No Turning Back
04. 4000 Rainy Nights
05. Rebel
06. Years Go By
07. Playing With Fire
08. Venus In The Morning
09. Anthem Of The World
10. Cold Winter Nights (Bonus Track)


Visions of Europe (Live 1998)

CD 1.

01. Forever Free
02. Kiss Of Judas
03. Father Time
04. Distant Skies
05. Season Of Change
06. Speed Of Light
07. Twilight Symphony
08. Holy Solos

CD 2.

01. Visions
02. Will The Sun Rise
03. Forever
04. Black Diamond
05. Against The Wind
06. Paradise
07. Legions


Infinite (2000)

CD 1 - Álbum.

01. Hunting High and Low
02. Millenium
03. Mother Gaia
04. Phoenix
05. Glory of the World
06. A Million Light Years Away
07. Freedom
08. Infinity
09. Celestial Dream

CD 2 - Bonus.

01. Why Are We Here
02. It's A Mystery
03. Neon Light Child
04. Hunting High And Low (Demo Version)
05. Millenium (Demo Version)
06. Phoenix (Live)
07. Infinity (Live)


Elements Pt. I (2003)
 
01. Eagleheart
02. Soul Of A Vagabond
03. Find Your Own Voice
04. Fantasia
05. Learning To Fly
06. Papillon
07. Stratofortress
08. Elements
09. A Drop In The Ocean


Elements Pt. II (2003)
 
01. Alpha & Omega
02. I Walk to My Own Song
03. I’m Still Alive
04. Season of Faith’s Perfection
05. Awaken the Giant
06. Know the Difference
07. Luminous
08. Dreamweaver
09. Liberty


Stratovarius (2005)
01. Maniac Dance
02. Fight!!!
03. Just Carry On
04. Back To Madness
05. Gypsy In Me
06. Götterdämmerung (Zenith of Power)
07. The Land of Ice and Snow
08. Leave The Tribe
09. United


Black Diamond: The Anthology (2006)
 
CD 1.

01. Future Shock
02. Break The Ice
03. The Hands Of Time
04. Twilight Time
05. Out Of The Shadows
06. Hold On To Your Dream
07. Dreamspace
08. Atlantis
09. Abyss
10. Shattered
11. Against The Wind
12. Distant Skies
13. Stratovarius
14. Twilight Symphony
15. Speed Of Light
16. Father Time

CD 2.

01. Will The Sun Rise?
02. Stratosphere
03. Forever
04. The Kiss Of Judas
05. Black Diamond
06. Forever Free
07. Paradise
08. S.O.S.
09. No Turning Back
10. 4000 Rainy Nights
11. Playing With Fire
12. Hunting High And Low
13. Will My Soul Ever Rest In Peace
14. Eagleheart
15. I Walk To My Own Song
16. Maniac Dance


Polaris (2009)
 
01. Deep Unknown
02. Falling Star
03. King of Nothing
04. Blind
05. Winter Skies
06. Forever Is Today
07. Higher We Go
08. Somehow Precious
09. Emancipation suite: I Dusk
10. Emancipation suite: II Dawn
11. When Mountains Fall
12. Deep Unknown (Mikko raita Vynil Mix)


Elysium (2011)
 
01. Darkest Hours
02. Under Flaming Skies
03. Infernal Maze
04. Fairness Justified
05. The Game Never Ends
06. Lifetime In A Moment
07. Move The Mountain
08. Event Horizon
09. Elysium


Under Flaming Winter Skies, Live In Tampere (2012)
 
CD 1.

01. Intro
02. Under Flaming Skies
03. I Walk to My Own Song
04. Speed of Light
05. Kiss of Judas
06. Deep Unknown
07. Guitar Solo
08. Eagleheart
09. Paradise
10. Visions
11. Bass Solo
12. Coming Home

CD 2.

01. Legions of the Twilight
02. Darkest Hours
03. Burn (Deep Purple Cover)
04. Behind Blue Eyes (The Who Cover)
05. Winter Skies
06. Keyboard Solo
07. Black Diamond
08. Father Time
09. Hunting High and Low


Nemesis (2013)
 
01. Abandon
02. Unbreakable
03. Stand My Ground
04. Halcyon Days
05. Fantasy
06. Out Of The Fog
07. Castles In The Air
08. Dragons
09. One Must Fall
10. If The Story Is Over
11. Nemesis

Link.

Eternal (2015)
01. My Eternal Dream
02. Shine In The Dark
03. Rise Above It
04. Lost Without A Trace
05. Feeding The Fire
06. Endless Forest (Bonus Track)
07. Giants (Bonus Track)
08. In My Line of Work
09. Man In The Mirror
10. Few Are Those
11. Fire In Your Eyes
12. The Lost Saga


Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

13 comentários :

  1. Muito obrigado Alex. Excelente discografia, ta de parabéns por arranjar mais uma beleza para o muro. Obrigado outra vez.

    ResponderExcluir
  2. SHOW DE BOLA / MUITO DEZ ESSA DISCOGRAFIA / MUITO BOA BANDA, PENA QUE O ANDERS JOHANSON NÃO ESTÁ MAIS.

    ResponderExcluir
  3. Conhecia pouca coisa dessa banda,alguma coisa do Timo Tolkki e dos irmãos ¨feras¨Johansson,com Yngwie e outros com que tocaram,como o grande Muro nos desponibilizou,já estou baixando todos.Valeu .

    ResponderExcluir
  4. Luís Real07/04/13 10:36

    Bom metal, ao nível de outras bandas do estilo (Firewind, Haloween, Hammerfall, etc.)

    ResponderExcluir
  5. Ótima banda. Clássica! Valeu Alex!

    ResponderExcluir
  6. bom metal.. com homenagem a roberto carlos.. grandes garotos

    ResponderExcluir
  7. Excelent!!!!

    ResponderExcluir
  8. BERTHÔ (José Berto)05/10/13 15:38

    PENSA EM UMA BANDA PRA LÁ DE BOA !
    POIS É...STRATOVARIUS É MELHOR AINDA!
    SÃO PRA ESSES MOMENTOS QUE EU VIVO. (e ESCUTO).
    SOMENTE UM BLOG DE RESPEITO POSTA UMA DISCOGRAFIA DESSAS.....MEU MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Site ! adoro stratovarius excelente discografia

    ResponderExcluir
  10. Começando a ouvir essa banda hoje, parece ser bem legal =) obrigada mais uma vez, Alex, pelas maravilhas postadas no blog!

    ResponderExcluir
  11. cara seu trabalho realmente é maravilhoso não tenho palavras para agradecer obg que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. wilson fiordeliz16/05/16 23:06

    Uma das melhores bandas q já ouvi !!valeu MURO !!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.