Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

7 de maio de 2013

Leon Russell - Vários Álbuns.

Leon Russell, nascido Claude Russell Bridges (02/04/1942 – 13/11/2016), é um músico e compositor americano que gravou como músico de estúdio, músico de apoio, além de manter uma carreira musical solo.

Nascido em Lawton, Oklahoma, começou a tocar piano aos quatro anos. Estudou na Will Rogers High School em Tulsa, Oklahoma, e, por essa época, já se apresentava nos clubes noturnos da cidade.

Depois de se mudar para Los Angeles, ele se tornou um músico de sessões, trabalhando como pianista nas gravações de muitos músicos de renome dos anos 60. Ao final desta década, Russell se diversificou, passando a trabalhar como arranjador tocando com artistas como Jan & Dean, Gary Lewis, George Harrison, Gram Parsons, Delaney Bramlett, Ringo Starr, Doris Day, Elton John, Ray Charles, Eric Clapton, Byrds, Beach Boys, Ventures, Willie Nelson, Badfinger, Tijuana Brass, Frank Sinatra, The Band, Bob Dylan, BB King, Dave Mason, Glen Campbell, e os Rolling Stones.

Como músico muito requisitado em Los Angeles, Russell tocou em muitas canções populares dos anos 60, incluindo algumas dos Byrds, Gary Lewis & The Playboys, Bobby “Boris” Pickett, e Herb Alpert. Ele pode ser visto no T.A.M.I. Show tocando piano com o “The Wrecking Crew” (um nome informal para os músicos de estúdio mais requisitados de Los Angeles nos anos 60), usando o cabelo negro, curto, puxado para trás, visual que contrasta com o que adotaria posteriormente. Logo depois ele foi contratado como assistente de Snuff Garrett, tocando em inúmeros singles que chegaram ao primeiro lugar, icluindo “the diamond ring”, com Gary Lewis & The Playboys, para quem escreveu e co-escreveu duas canções de sucesso: “everybody loves a clown” (que chegou ao Top 40 da Billboard em 09 de outubro de 1965, e que permaneceu na parada durante oito semanas, alcançando a quarta posição), e “she’s just my style” (que também chegou ao Top 40 da Billboard, em 18 de dezembro de 1965, alcançando a terceira posição). Ele tocou sinos e xilofone no single de 1966 “the jokker went wild”, cantado por Brian Hyland e assinado por Bobby Russell (semparentesco com Leon). Ele também trabalhou em sessões de Dorsey Burnette e Glen Campbell no álbum que este gravou em 1967, “gentle on my mind”, onde ele foi creditado como Russell Bridges ao piano.

O primeiro sucesso comercial de Leon Russell como compositor veio quando Joe Cocker gravou a canção “delta lady” em seu disco de 1969, “joe cocker!”. O álbum, produzido e arranjado por Russell, alcançou a décima primeira posição na Billboard 200. Russell se apresentou com Joe Cocker, fazendo parte de sua banda, durante a turnê de “mad dogs and englishmen”. “Superstar”, escrita por Russell, Delaney Bramlett e Bonnie Bramlett foi cantada por Rita Coolidge na turnê, e mais tarde regravada pelos Carpenters, Luther Vandross, Sonic Youth e outros intérpretes.

Logo depois de “mad dogs and englishmen” ele lançou seu primeiro disco solo, em 1970, pela Shelter Records. O disco, que levava seu nome, incluía a primeira gravação de “a song for you”. Esta se tornou uma de suas composições mais conhecidas, com versões gravadas por mais de quarenta artistas, incluindo os Carpenters, Ray Charles, Peggy Lee, Willie Nelson, Helen Reddy, Whitney Houston, Elkie Brooks, Amy Winehouse, Donny Hathaway e Cristina Aguilera. Os Carpenters e os Temptations chegaram a batizar álbuns com o nome da canção. Ainda em 1970, Leon Russell tocou piano no disco de Dave Mason, “alone together”, mais notavelmente na canção “sad and deep as you”.

Durante os anos 60 e os 70, Russell foi proprietário do Church Recording Studio, na 3rd Street, em Tulsa. Russell ainda grava lá com frequência, enquanto a sua antiga casa em Grand Lake, no nordeste de Oklahoma, ainda contém a mesa de jantar e os bancos de igreja de seu primeiro Church Studio. Na propriedade está um estúdio de gravação privado que recebeu muitos músicos, inclusive membros dos Beatles.

No verão de 1971, a convite de George Harrison, Russell tocou piano no terceiro disco do Badfinger, “straight up”. A parte de piano complementou as duas slide guitars de Pete Ham e George Harrison, em “day after day”, do Badfinger. As sessões de “straight up” foram interrompidas quando os músicos partiram para New York para participar do Concerto para Bangladesh, onde Russell interpretou um medley composto de “jumpin’ Jack flash” e “young blood” e cantou um verso de “”beware of darkness”, de George Harrison. Russell (no contrabaixo) e Harrison (na guitarra e nos vocais) também tocaram um número com os sucessos de Bob Dylan.

1971 foi um ano no qual Russell esteve bastante ocupado, mas que também trouxe o lançamento pela Shelter de “leon russell and the shelter people” e “asylum choir II” (que foi co-produzido por Marc Benno). No mesmo ano Russell tocou em gravações de BB King, Eric Clapton e Bob Dylan. Russell também ajudou a ressuscitar a carreira do guitarrista de blues Freddie King, colaborando com ele em três discos lançados por ele, pela Shelter, durante o início dos anos 70.

1972 teve como destaque uma turnê em larga escala de Leon Russell com sua turma da “shelter people”. Uma performance ao vivo foi gravada na Califórnia, na Long Beach Arena, em 28 de agosto de 1972, e foi lançada no álbum “leon live”. Em novembro de 1972, a Billboard citou Leon Russell como um dos melhores concertos do ano, cujo lucro chegou a quase três milhões de dólares.

A canção de Russel, “this masquerade”, lado B do single “tight rope”, chegou a ser gravada por inúmeros artistas, inclusive Helen Reddy e os Carpenters. A versão de George Benson para a canção chegou à décima posição na Billboard Hot 100 em 1976 e deu a Russell uma indicação ao Grammy de Melhor Canção do Ano, também em 1976.

Em 1979, o dueto de Russell e Willie Nelson, “heartbreak hotel”, chegou à primeira colocação da parada country da Billboard. Russell passou os dois anos seguintes viajando com a New Grass Revival e lançou dois discos pelo selo Paradise, antes que o selo fechasse.

Depois de alguns anos de produção reduzida, a carreira de Leon Russell foi reativada quando Elton John o procurou para um novo projeto. Em novembro de 2009 Russell o trabalho em conjunto entre Russell, John e Bernie Taupin resultou em “the union”, um álbum duplo creditado a Leon Russell e Elton John. Gravado em fevereiro de 2010, e produzido por T-Bone Burnett, o CD foi lançado em 19 de outubro de 2010, e em 02 de abril de 2011 eles se apresentaram juntos como convidados do programa “saturday night live”. A revista Rolling Stone colocou o álbum em terceiro lugar na lista dos trinta melhores álbuns de 2010. Alguns meses depois, Russell anunciou planos para um LP solo, ainda que nada mais tenha sido dito, e em outubro de 2010 Russell e John iniciaram a “the union tour". 

Leon faleceu no domingo 13/11/2016 em Nashville, no Tennessee, aos 74 anos. A morte foi anunciada na página oficial do cantor no Facebook. A causa não foi divulgada, mas, nos últimos anos, ele vinha enfrentando vários problemas de saúde e, em julho, chegou a sofrer uma parada cardíaca. Sua mulher disse apenas que ele morreu enquanto estava dormindo. Texto: Alexandre Mourão. Fonte: Wikipédia, em inglês.

 Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Bitrate: 320Kbps.

Álbuns.

Midnight String Quartet - Christmas Rhapsodies For Young Lovers (1966)
 
01. Have Yourself A Merry Little Christmas
02. Silent Night
03. White Christmas
04. The Little Drummer Boy
05. Oh, Holy Night
06. The Christmas Song
07. Sleigh Ride
08. It Came Upon A Midnight Clear
09. Blue Christmas
10. First Noel
11. Winter Wonderland
12. Christmas Rhapsody


Leon Russell & Marc Benno (The Asylum Choir) - Look Inside The Asylum Choir (1968)
 
01. Welcome to Hollywood
02. Soul Food
03. Icicle Star Tree
04. Death of the Flowers
05. Indian Style
06. Episode Containing 3 Songs: N.Y. Op.
07. Episode Containing 3 Songs: Land of Dog
08. Episode Containing 3 Songs: Mr. Henri the Clown
09. Thieves in the Choir
10. Black Sheep Boogaloo
Bonus Tracks.
11. Soul Food (Mono)
12. Welcome to Hollywood (Mono)
13. Icicle Star Tree (Mono)
14. Indian Style (Mono)


Leon Russell (1970)
 
01. A Song For You
02. Dixie Lullaby
03. I Put A Spell On You
04. Shoot Out On The Plantation
05. Hummingbird
06. Delta Lady
07. Prince Of Peace
08. Old Masters
09. Give Peace A Chance
10. Hurtsome Body
11. Pisces Apple Lady
12. Roll Away The Stone


Leon Russell And The Shelter People (1971)
 
01. Stranger In A Strange Land
02. Of Thee I Sing
03. It’s A Hard Rain Gonna Fall
04. Crystal Closet Queen
05. Home Sweet Oklahoma
06. Alcatraz
07. The Ballad Of Mad Dogs And Englishmen
08. It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry
09. She Smiles Like A River
10. Sweet Emily
11. Beware Of Darkness
Bonus Tracks.
12. It's All Over Now, Baby Blue (Previously Unissued)
13. Love Minus Zero - No Limit (Previously Unissued)
14. She Belongs To Me (Previously Unissued)


Leon Russell & Marc Benno - Asylum Choir II (1971)
 
01. Sweet Home Chicago
02. Down On The Base
03. Hello Little Friend
04. Salty Candy
05. Tryin' To Stay 'Live
06. ...Intro To Rita...
07. Straight Brother
08. Learn How To Boogie
09. Ballad For A Soldier
10. When You Wish Upon A Fag
11. Lady In Waiting
Bonus Tracks.
12. Welcome To Hollywood
13. Death Of The Flowers
14. Icicle Star Tree
15. Mr.Henri The Clown
16. Soul Food


Carney (1972)
 
01. Tight Rope
02. Out in the Woods
03. Me and Baby Jane
04. Manhatten Island Serenade
05. Cajun Love Song
06. Roller Derby
07. Carney
08. Acid Annapolis
09. If the Shoe Fits
10. My Cricket
11. This Masquerade
12. Magic Mirror

Leon Live (1973)
 
CD 1.

01. Mighty Quinn Medley:
I'll Take You There
Idol With The Golden Head
I Serve A Living Savior...

02. Shoot Out On The Plantation
03. Dixie Lullaby
04. Queen Of The Roller Derby
05. Roll Away The Stone
06. It's Been A Long Time Baby
07. Great Day
08. Alcatraz

CD 2.

01. Crystal Closet Queen
02. Prince Of Peace
03. Sweet Emily
04. Stranger In A Strange Land
05. Out In The Woods
06. Some Day
07. Sweeping Through The City

CD 3.

01. Jumping Jack Flash/Youngblood Medley
02. Off Thee I Sing/Yes I Am Medley
03. Delta Lady
04. It's All Over Now Baby Blue


Hank Wilson's Back (1973)
 
01. Roll In My Sweet Baby's Arm
02. She Thinks I Still Care
03. I'm So Lonesome I Could Cry
04. I'll Sail My Ship Alone
05. Jambalya (On The Bayou)
06. A Six Pack To Go
07. The Battle Of New Orleans
08. Uncle Pen
09. Am I That Easy To Forget?
10. Truck Drivin' Man
11. The Window Up Above
12. Lost Highway
13. Goodnight Irene
Bonus Tracks.
14. Hey Good Lookin'
15. In The Jailhouse Now


Stop All That Jazz (1974)
 
01. If I Were a Carpenter
02. Smashed
03. Leaving Whipporwhill
04. Spanish Harlem
05. Streaker’s Ball
06. Working Girl
07. Time for Love
08. The Ballad of Hollis Brown
09. Mona Lisa Please
10. Stop All That Jazz


Will O' the Wisp (1975)
 
01. Will O' The Wisp
02. Little Hideaway
03. Make You Feel Good
04. Can't Get Over Losing You
05. My Father's Shoes
06. Stay Away From Sad Songs
07. Back To The Island
08. Down On Deep River
09. Bluebird
10. Laying Right Here In Heaven
11. Lady Blue


Leon & Mary Russell - Wedding Album (1976)
 
01. Rainbow In Your Eyes
02. Like A Dream Come True
03. Love's Supposed To Be That Way
04. Fantasy
05. Satisfy You
06. You Are On My Mind
07. Lavender Blue (Dilly Dilly)
08. Quiet Nights
09. Windsong
10. Daylight


Leon & Mary Russell - Make Love To The Music (1977)
 
01. Easy Love
02. Joyful Noise
03. Now Now Boogie
04. Say You Will
05. Make Love To The Music
06. Love Crazy
07. Love Is In Your Eyes
08. Hold On To This Feeling
09. Island In The Sun


Americana (1978)
 
01. Let's Get Started     
02. Elvis And Marilyn    
03. From Maine To Mexico   
04. When A Man Loves A Woman   
05. It's Only Me    
06. Midnight Lover   
07. Housewife   
08. Ladies Of The Night
09. Shadow And Me        
10. Jesus On My Side


Willie Nelson & Leon Russell - One For The Road (1979)
 
01. Detour
02. I Saw the Light
03. Heartbreak Hotel
04. Let the Rest of the World Go By
05. Trouble In Mind
06. Don't Fence Me In
07. The Wild Side of Life
08. Ridin' Down the Canyon
09. Sioux City Sue
10. You Are My Sunshine
11. Danny Boy
12. Always
13. Summertime
14. Because of You
15. Am I Blue
16. Tenderly
17. Far Away Places
18. That Lucky Old Sun
19. Stormy Weather
20. One For My Baby and 'One More For the Road'


Life And Love (1979)
 
01. One More Love Song
02. You Girl
03. Struck By Lightning
04. Strange Love
05. Life And Love
06. On the First Day
07. High Horse
08. Sweet Mystery
09. On the Borderline


Leon Russell & The New Grass Revival - The Live Album (1981)
 
01. Over the Rainbow
02. I've Just Seen A Face
03. One More Love Song
04. Pilgrim Land
05. Georgia Blues
06. I Believe To My Soul
07. Prince Of Peace
08. Rollin' In My Sweet Baby's Arms
09. Stranger In A Strange Land
10. I Want To Be At The Meeting
11. Wild Horses
12. Jambalaya (On The Bayou)
13. Caribbean
14. Jumpin' Jack Flash
 


Anything Can Happen (1992)
 
01. Anything Can Happen
02. Black Haloes
03. No Man's Land
04. Too Much Monkey Business
05. Angel Ways
06. Life Of The Party
07. Stranded On Easy Street
08. Jezebel
09. Love Slave
10. Faces Of The Children


Gimme Shelter! The Best Of Leon Russell (1996)
 
CD 1.

01. Hello Little Friend
02. Sweet Home Chicago
03. Tryin' To Stay Alive
04. Ballad for a Soldier
05. A Song for You
06. Dixie Lullaby
07. Hummingbird
08. Delta Lady
09. Pisces Apple Lady
10. Old Masters (Masters of War)
11. Stranger in a Strange Land
12. Crystal Closet Queen
13. Home Sweet Oklahoma
14. She Smiles Like a Lady
15. Beware of Darkness
16. Tight Rope
17. Me & Baby Jane
18. Manhattan Island Serenade
19. Magic Mirror
20. This Masquerade

CD 2.

01. Roll Away the Stone
02. Prince of Peace
03. Sweet Emily
04. Roll in My Sweet Baby's Arms
05. She Thinks I Still Care
06. In the Jailhouse
07. If I Were a Carpenter
08. Leaving Whipperorwhill
09. Time for Love
10. Will O' the Wisp
11. Little Hideaway
12. Back to the Island
13. Bluebird
14. Lady Blue
15. She Belongs to Me
16. Wild Horses
17. Anything Can Happen
18. Faces of the Children
19. Everybody's Talking 'Bout the Young
20. It's Alright With Me


Retrospective (1997)
 
01. A Song For You
02. A Hard Rain's A Gonna Fall
03. Ballad Of Mad Dogs And Englishmen
04. Delta Lady
05. Roll Away The Stone
06. Fight Rope
07. Out In The Woods
08. Shootout On The Plantation
09. Stranger In A Strange Land
10. Hummingbird
11. Lady Blue
12. This Masquerade
13. Back To The Island
14. Magic Mirror
15. Crystal Closet Queen
16. Bluebird
17. Roll In My Sweet Baby's Arms
18. Queen Of The Roller Derby


Blues: The Same Old Song (1997)
 
01. Ways Of A Woman
02. House Of Blues
03. Rip Van Winkle
04. This Love I Have For You
05. Lost Inside The Blues
06. Dark Carousel
07. It's Impossible
08. My Hard Times
09. Strange Power Of Love
10. Make Everything Alright
11. The Same Old Song
12. End Of The Road


Face In The Crowd (1999)
 
01. Love Is A Battlefield
02. Dr. Love
03. Down In The Flood
04. So Hard To Say Goodbye
05. Betty Ann
06. This Heart Of Mine
07. Message From My Baby
08. Blue Eyes & A Black Heart
09. What Will I Do Without You
10. Mean And Evil
11. The Devil Started Talking
12. Don't Bring The Blues To Bed


16 Tons: Sixteen Tons (2000)
 
01. Sixteen Tons
02. Night Life
03. Act Naturally
04. Sweet Dreams
05. Daddy Song Bass
06. He Stopped Loving Her Today
07. Mama Don't Let Your Babies Grow Up To Be Cowboys
08. Funny How Time Slips Away
09. Okie From Muskogee
10. Crazy
11. Love's Gonna Live Here
12. He'll Have To Go
13. Legend In My Time


Guitar Blues (2001)
 
01. Ways Of A Woman
02. House Of Blues
03. Rip Van Winkle
04. This Love I Have For You
05. Lost Inside The Blues
06. Dark Carousel
07. It's Impossible
08. My Hard Times
09. Strange Power Of Love
10. Make Everything Alright
11. The Same Old Song
12. End Of The Road

Angel In Disguise (2007)
 
01. Sweet Mimi
02. How Can This Be Love
03. Angel In Disguise
04. Lovin’ On My Mind
05. Come For You
06. Honey & Eli
07. Black N’ Blue
08. All Through The Night
09. Honky Tonk Eyes
10. Dyess Colony
11. Desire Inside Your Eyes


In Your Dreams (2008)
 
01. Love The Way You Love Me
02. Oklahoma Boogie
03. Lover's Hideaway
04. Big Lips
05. End Of A Love Affair
06. Love Can Hurt You So
07. I Wanna Make Love To You
08. Down In Louisianna
09. Perfect Love
10. A Little Thing Called Love
11. Last Dance
12. Down In Dixieland


Elton John & Leon Russell - The Union (2010)
 
01. If It Wasn't for Bad
02. Eight Hundred Dollar Shoes
03. Hey Ahab
04. Gone to Shiloh
05. Hearts Have Turned to Stone
06. Jimmie Rodgers' Dream
07. There's No Tomorrow
08. Monkey Suit
09. The Best Part of the Day
10. A Dream Come True
11. I Should Have Sent Roses
12. When Love is Dying
13. My Kind of Hell
14. Mandalay Again
15. Never Too Old (To Hold Somebody)
16. In The Hands of Angels


Life Journey (2014)
 
01. Come On In My Kitchen
02. Big Lips
03. Georgia On My Mind
04. That Lucky Old Sun
05. Fever
06. Think Of Me
07. I Got It Bad And That Ain't Good
08. I'm Afraid The Masquerade Is Over
09. I Really Miss You
10. New York State Of Mind
11. Fool's Paradise
12. Down In Dixieland
 

Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. desce uma garrafa de Jack Daniel's que Leon Russell merece...
    muito obrigado!!!
    post classe A

    ResponderExcluir
  2. Grande Músico. Abraços Alex

    ResponderExcluir
  3. Leon Russell é o cara! Valeu, galera do Muro, pelos álbuns disponibilizados, agora em 320kbps!

    ResponderExcluir
  4. admito a minha ignorancia: nao conheço este nobre cidadao. mas pelas referencias aqui ja citadas, vou baixar para ouvir sem moderação. com o jack daniels incluido na conta!!

    ResponderExcluir
  5. Longa vida a Leon e ao pessoal do Muro...

    ResponderExcluir
  6. Descanse em paz, guerreiro do rock!

    ResponderExcluir
  7. Mais um gigante que vai.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.