Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

14 de outubro de 2013

Semiramis - Dedicato a Frazz (1973)

Banda obscura e pouco conhecida do progressivo italiano, Semiramis lançou um só disco em 1973 para desgraça dos bolhas de plantão e aficionados pelos bons sons. Falo desgraça porque parece não haver mesmo qualquer outro registro do grupo (se alguém souber de outro, me avisa) e os fãs têm que se contentar com as 7 faixas do disco Dedicato a Frazz… material belíssimo e de qualidade excepcional!

Músicos jovens e de raro talento como Michele Zarrillo, guitarrista e vocalista que, apesar de seus 16 anos à época, possuía uma maturidade técnica impressionante para sua idade, impondo riffs calibrados e solos na medida certa. Seu irmão Maurizio Zarrillo é outro que detona, criando seqüências rítmicas cabulosas no piano e sintetizador. Completam o line-up Paolo Faenza (bateria, percussão e vibrafone), Marcello Reddavide (baixo) e Giampiero Artegiani (violões clássico e de 12 cordas e sintetizador), todos moleques na faixa dos 17/18 anos, todos mandando muito bem…
O que se ouve é o equilíbrio entre o peso e a leveza, arranjos dissolvidos em esquartejantes quebras de andamento, encaixes precisos de teclados e violões nas linhas harmônicas e intervenções maneiras de vibrafone nas melodias. Destaques para as faixas “La bottega del rigattiere”, “Luna Park”, “Dietro una porta di carta” e “Frazz”, com passagens rítmicas de tirar o fôlego. Uma dica é escutar o disco várias vezes para se acostumar com a sonoridade e complexidade musicais inerentes à obra.

Destaque também para a arte gráfica de Gordon Faggetter, presente na capa e capa interna, ilustrando personagens sugeridos nas letras. Esse disco fica lado a lado com o grandioso Museo Rosenbach - Zarathustra também lançado em 1973. Texto: Sinister Salad Musikal.

Integrantes.

Paolo Faenza (Bateria, Vibrafone)
Marcello Reddovide (Baixo, Sinos)
Gianpiero Artegiani (Sintetizador, Guitarras)
Michele Zarrillo (Guitarras, Vocal)
Maurizio Zarrillo (Teclados)

 
01. La Bottega Del Rigattiere (6:01)
02. Luna Park (5:58)
03. Uno Zoo Di Vetro (4:28)
04. Per Un Strada Affolata (5:00)
05. Dietro Una Porta Di Carta (5:42)
06. Frazz (5:05)
07. Clown (4:34)
 


(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

4 comentários :

  1. Uma obra prima esse disco obrigado muro.

    ResponderExcluir
  2. Qd vi a descrição, seguindo pelo meu blogger (musicalango.blogspot.com) fiquei com vontade de baixar na hora. Me apaixonei pelo progressivo italiano com Darwin, de Banco del Mutuo Soccorso, e daí era impossível não vir conferir isso.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os comentários. Eu sou apaixonado pelo RPI, e este é,dos anos 70, um dos discos mais sub apreciados, pois é de uma riqueza e densidade pouco encontrável em músicos tão jovens(o mais novo dos irmãos , Michelle Zarrillo tinha 16 anos quando se iniciaram as gravações). No entanto, na sonoridade do disco a influência dos ritmos populares italianos, como a tarantella, é bem nítida, em que pese a sofisticação dos arranjos. Um super-disco. Pena que único, como tantos outros na diversidade sonora peninsular.

    ResponderExcluir
  4. conheço pessoas que dizem ser esse o melhor disco progressivo italiano. Não o conhecia. Muito bom.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.