Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

3 de novembro de 2013

Charlee (1972)

O primeiro e único disco do power trio canadense é um dos mais desejados pelos apreciadores e colecionadores do chamado hardão setentista. Liderado pelo lendário guitarrista italiano Walter Rossi, o Charlee cometeu em seu único registro uma obra-prima do gênero. 

Rossi, exímio instrumentista, teve passagens marcantes pela banda de Wilson Pickett e pelo Buddy Miles Express, onde em 1970 gravou a primeira versão do maior sucesso de Miles, "Them Changes", poucos meses antes de Buddy aceitar o convite de Jimi Hendrix e integrar a Band Of Gypsies. Aliás, para muitos pesquisadores, a versão de Hendrix para "Them Changes", presente no álbum "Band Of Gypsies", contém um solo muito semelhante ao que Rossi havia gravado anteriormente, o que demonstra o quanto o músico italiano radicado no Canadá estava à frente do seu tempo. 

As oito faixas de "Charlee" apresentam um hard rock pesadíssimo, com claras e gigantes influências de Hendrix no modo de Rossi tocar a sua guitarra. O disco abre com a instrumental "Wizzard", um hard blues cósmico de cair o queixo. Na sequência temos a hendrixiana "Lord Knows I´ve Won", repleta de groove e com um "mojo" irresistível. O riff de abertura de "Just You and Me" é mais uma prova do talento único de Rossi, enquanto "A Way To Die" é uma balada de uma beleza tocante, demonstrando em seus solos e melodias a enorme de sensibilidade e intimidade de Walter Rossi com o seu instrumento.

"Let´s Keep Silent" é outra composição onde podemos sentir a influência de Jimi Hendrix no estilo de Rossi. Com um balanço contagiante, é uma espécie de hard funk repleto de malícia, com Walter debulhando no wah-wah. "Wheel of Fortune Turning" espanta pelo seu peso absurdo, enquanto "It Isn´t The First Time" aposta mais uma vez no balanço e tem um certo tempero latino. 

O álbum foi lançado em 1972 no Canadá e apenas em 1976 nos Estados Unidos, sendo que a edição americana tem uma capa diferente da original, com uma ilustração de Rossi, Geisinger e Driscoll que lembra o estilo do cartunista Robert Crumb. As duas são difíceis de serem encontradas em vinil, mas a edição canadense é a mais valorizada e rara, um verdadeiro objeto de desejo entre os colecionadores. 

Resumindo: o Charlee foi um grupo sensacional, liderado por um músico incrível, mas que, infelizmente, ficou pelo caminho, não alcançando o reconhecimento e a importância que merecia. Um erro que podemos consertar com o tempo. Fonte: Rate Your Music, resenha do usuário Cadao, julho de 2008.

Integrantes.

Walter Rossi (Guitarra e Vocal)
Jack Geisinger (Baixo)
Mike Driscoll (Baterista)

 
01. Wizzard
02. Lord Knows I've Won
03. Just You And Me
04. A Way To Die
05. Let's Keep Silent
06. Wheel Of Fortune Turning
07. It Isn't The First Time
08. Let's Keep Silent
 


(320Kbps)

Link.

Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

9 comentários :

  1. foooooooda! valeu!

    ResponderExcluir
  2. Muito massa cara, n sei como vc acha essas bandas

    ResponderExcluir
  3. som muinto chapado Alex raridade pura valeu

    ResponderExcluir
  4. cara que som maluco como que uma banda desta nao esta ate hoje na estrada cara nao entendo raridade pura

    ResponderExcluir
  5. BERTHÔ (José Berto)04/05/14 22:03

    SONZAÇO....HARD SETENTISTA DA + ALTA QUALIDADE.
    \m/ :D

    ResponderExcluir
  6. Alex seja louvado assim na terra como no céu.........amém!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. disco muito bom. Belíssima guitarra

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADO NOVAMENTE ALEX SALA POR NOS AJUDAR A ESCUTAR TANTAS RARIDADES.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.