Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

7 de abril de 2014

A Chave - De Ponta Cabeça (1977)

A Chave foi o grupo precursor do rock paranaense, e atuou de 1969 a maio de 1979, quando foi dissolvido. Ao longo de sua carreira, tornou-se a mais importante banda de rock de Curitiba e continua cultuada até hoje. A Chave abriu na década de 70 todas as portas e mostrou o caminho das pedras para as centenas de bandas que surgiram na cidade após a sua dissolução. Quando a banda acabou, apesar de ter mais de 100 músicas próprias - uma boa parte tendo como letrista o conhecido poeta Paulo Leminski - não deixou nenhum registro em LP, tendo apenas lançado pelo selo GTA Gravações Tupi Associadas um raro compacto simples (1977), contendo as músicas Buraco No Coração e Me Provoque Pra Ver, ambas em parceria com o Lemisnki. Tocou ao lado de Secos e Molhados, Rita Lee & Tutti Frutti, Mutantes, O Terço, Made In Brazil, Casa das Máquinas, Joelho de Porco, Som Nosso De Cada Dia, Bixo da Seda e chegou até abrir um show do Bill Haley And His Comets, no Guairão (1975). 

Em meados do mês de julho de 2004, os quatro integrantes da extinta banda curitibana A Chave - Ivo Rodrigues (vocalista), Paulo Teixeira (guitarra e vocais), Carlão Gaertner (baixo) e Orlando Azevedo (bateria) foram pegos de surpresa com a descoberta de um CD pirata do grupo. O disco foi achado numa feira de colecionadores de discos antigos em São Paulo, pelos donos da loja Vinyl Club, de Curitiba, que deram de presente uma cópia ao vocalista Ivo, que toca atualmente na banda Blindagem, junto com Paulo Teixeira. Com o apoio operacional de Márcia Teixeira - mulher do guitarrista Paulo resolveram piratear o disco pirata (10 músicas ao vivo e duas bônus tracks do compacto) e reproduziram uma tiragem limitada com o mesmo formato e layout, essa tiragem logo se esgotou e a seguinte também. O mais curioso de toda essa história é o fato da banda ter pirateado o seu próprio disco pirata - sem conhecer o autor da pirataria - gerando um dado inédito e hilário no mercado fonográfico brasileiro. O fato é que 33 anos depois, A Chave pirateou o seu próprio pirata. Caso inédito. Nem Dylan, com todos os seus bootlegs tinha pensado nisso; ele optou por lançá-los oficialmente. Texto: Armazém do Rock Nacional. 

 

Integrantes.

Ivo Rodrigues (Guitarra e Vocal)
Paulino de Oliveira (Guitarra e Vocal)
Carlão Gaertner (Baixo)
Orlando Azevedo (Bateria)


 Como Baixar.

(320Kbps)

Link.

Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. Leonardo de Lima08/04/14 19:41

    Mais uma pérola escavada nos confins!...grande Ivo Rodrigues, que esteja numa boa agora...
    Obrigado Alex!...graças a você as crianças vão ouvir musica boa,..
    Dio te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Roberto Kochake09/04/14 00:18

    Fantástico achado...Como "curitibano da gema" me sinto honrado com esse achado, faz muito tempo que eu estava procurando algo do A chave, que fez muito sucesso na época entre a galera daqui de Curitiba e andava meio esquecida. O post está muito bom, só merece uma correção: O Ivo não está mais entre nós, deve estar alegrando Deus com seu repertório de piadas.
    Um grande abraço, e continue esse excelênte resgate musical.

    ResponderExcluir
  3. valdemar valverde20/05/14 18:50

    Caro Alex, voce é o cara..do bom rock, este achado da AC, demais. MUITO OBRIGADO, muita paz e vida longa.

    ResponderExcluir
  4. Grande Post, história recente do embrião do Rock Paranaense, pouco conhecido. Parabéns pelo ineditismo da matéria. :)

    ResponderExcluir
  5. Post muito legal sobre uma das bandas precursoras do Rock Paranaense, sendo a banda embrionária do Blindagem posteriormente. Parabéns mesmo pelo ineditismo da matéria...

    ResponderExcluir
  6. muito legal parabens a todos os rockeres de plantao hehehehe

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.