Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

26 de abril de 2014

Black Zé - Só Para os Loucos… Só Para os Raros (1975)

Black Zé foi uma banda de rock brasileira dos anos 70, conhecida por ser uma das precursoras do rock no país. Apesar disso, lançou um único LP, Só Para Os Loucos. Após a morte de seu vocalista, em 1999, tentou ser recriada, mas o projeto de recriação acabou não vingando.

História.

A banda de rock Black Zé foi formada no Rio de Janeiro em 1973. Sua proposta era mesclar letras e melodias de seu vocalista Luiz Roberto Peçanha com uma levada latina e brasileira, além de muita guitarra e percussão. 

O Black Zé fez dezenas de shows por todo o Brasil, mas se firmou em Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro, em shows na casa de shows Senzala e no Hotel Quitandinha. Também apresentou-se na PUC de São Paulo e no Museu de Arte Moderna, além do Teatro Casa Grande no Rio. 

Nos década de 70, muito antes da abertura democrática e do nascimento de rádios mais voltadas para o rock nacional, o Black Zé já possuía instrumentos, equipamento e uma estrutura de produção de primeiro mundo. Porém, devido à falta de espaço e apoio para o rock no Brasil pelas gravadoras, a banda foi praticamente ignorada pelas grandes gravadoras, produzindo um disco independente somente na década de 80. Na década de 90, a banda excursionou pelo Brasil com alguns dos integrantes e músicos contratados.

Integrantes.

Luiz Roberto Peçanha - Vocalista e compositor do Black Zé e autor de Só Para os Loucos, faleceu em 1999. Na década de 80 fez algumas gravações com o guitarrista Lufe Lima que provavelmente se perderam. Sua música Só Para Os Loucos, foi usada sem autorização no filme com Licença eu Vou a Luta (estrelado por Fernanda Torres), numa novela da TV Globo e gravada por vários artistas como Sodré e Ventania que assumiram sua autoria, apesar da música estar devidamente registrada na Escola Nacional de Musica do Rio de Janeiro sob os seus devidos autores. No único disco do Black Zé, usou o nome artístico Roberto Planta (numa ironia com o cantor da banda Led Zeppelin). Em 1999, faleceu vítima de um câncer de pulmão. 

Richard Brokaw - Considerado líder do Black Zé, era guitarrista, flautista e produtor. Nascido na Bahia, filho de pai americano e mãe baiana, Richard cresceu ao som dos atabaques do Candomblé e do Rock Psicodélico dos anos 60. Também conhecido como O Inglês atualmente é uma atração local da noite de Búzios, RJ. 

Márcio Aguinaga - Guitarrista e compositor, foi um dos fundadores do Black Zé. Com Peçanha compôs algumas de suas melhores músicas. Atualmente continua em sua carreira com o projeto MPB Blues. 

Thomas Brokaw - Irmão de Richard Brokaw, era o baixista da banda. Atualmente continua em sua carreira como músico, tocando com o Trio Celta.
Mauro Sant’Anna - Baterista da banda, era conhecido por saber tocar um variado número de instrumentos diferentes. Assumiu o baixo na gravação do LP.

Guilherme Valle (Bill Valley) - Guitarrista, fez parte da segunda formação do Black Zé ainda bem novo, e depois tocou no México e em cruzeiros pelo Caribe. Texto: Last.fm 

 
01. Só para os loucos
02. Cilada
03. Voo do Urubu
04. Onde é?
05. O Dia Virá
06. Sai dessa
07. Motel 3/Suite Presidencial
08. As viagens do Rei do Facão
09. Lanterna
10. Dueto Rio Bahia
11. Fogueira
 

Como Baixar.

(320Kbps)

Link.


Senha/Password: muro

 

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

15 comentários :

  1. Raphael Bruno26/04/14 11:13

    Muito bom, já estou baixando aqui! Mais uma ótima banda que eu não conhecia e o muro me deu a oportunidade de apreciar! Parabéns pelo bom trabalho Alex!

    ResponderExcluir
  2. caraca véio! a cada dia você surpreende mais. PARABÉNS SEMPRE !

    ResponderExcluir
  3. caraca véio! a cada dia você surpreende mais. PARABÉNS SEMPRE !

    ResponderExcluir
  4. wilson fiordeliz26/04/14 13:51

    HÁ VARIOS BLOGS DE ROCK NO MUNDO, MAS...IGUAL O ALEX...NÃO HÁ NINGUEM...SÓ POSSO MAIS UMA VEZ TE PARABENIZAR...É TD DIA UM PRAZER VER AS NOVIDADES NO MURO!!!OBRIGADO ...

    ResponderExcluir
  5. BERTHÔ (José Berto)26/04/14 22:40

    REALMENTE SÓ AQUI...
    SEMPRE ESTOU APRENDENDO COISA NOVA....
    ESSA BANDA SÓ TINHA OUVIDO FALAR...
    AGORA POSSO DIZER QUE CONHEÇO !
    ESSE MURO É SÓLIDO E NINGUÉM DERRUBA !

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez Alex (PARABÉNS), vc surpreende a cada dia, esta banda é demais e nunca tinha ouvido as músicas, mas já havia ouvido falar. é demais. Continue assim "Amigo da Boa Música", Viva o Muro, Viva Alex.
    Zyg

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse disco. Merece ser conhecido!

    ResponderExcluir
  8. CARA VC´S SÃO FODA!!! SÃO OS MELHORES!!

    ResponderExcluir
  9. valdemar valverde20/05/14 18:57

    Mais um achado demais Alex, muito obrigado, vida longa e muito musica de qualidade.

    ResponderExcluir
  10. Li a respeito do grupo em outros blogs, mas disco para ouvir, nada. Muito legal, ao mesmo tempo é o típico rock latino feito no país nos anos 70 e é muito diferente, um grupo cheio de personalidade. E as letras... excelentes!Parabéns, seu blog é o melhor que encontrei em anos

    ResponderExcluir
  11. Vida Longa ao muro, parabéns pelo blog. Não há nada igual !
    Parabéns, parabéns e parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Vida longa ao muro ! Parabéns pelo blog, não há nada igual nesse mundo!
    Um acervo fantástico de maravilhosas pérolas da música.

    Parabéns, parabéns e parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Ótimo disco, muito bem produzido. O Brasil teve muita coisa boa nos anos 70, e aqui no blog há vários discos destas bandas. Muito bom, valeu Alex!!

    Sds
    Cesar BH

    ResponderExcluir
  14. mais uma vez dou meus parabéns a este blog, aprendo sempre mais a cada vinda minha aqui...saudações, ZéJosé

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.