Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

18 de abril de 2014

Chris Squire - Discografia.

Christopher Russell Edward Squire (Kingsbury, 04 de março de 1948 - Phoenix, 28 de junho de 2015), mais conhecido como Chris Squire foi o baixista e vocalista suporte do grupo britânico de rock progressivo Yes, sendo o único membro que apareceu em todos os álbuns lançados pelo grupo (foi membro fundador juntamente com Jon Anderson, que aparece em todos, exceto em três).

Squire não considerou uma carreira musical até a idade de dezesseis anos quando "o surgimento dos Beatles" e do boom da música beat pop na década de 1960 inspirou-o a aprender a tocar baixo. Seu primeiro baixo foi um Futurama, "muito barato, mas bom o suficiente para aprender", dizia ele. Em 1964, foi suspenso da escola por ter o cabelo muito longo e lhe foi dado dinheiro para um corte de cabelo. Em vez disso, ele foi para casa e nunca mais voltou. Assumiu o trabalho vendendo guitarras em uma loja da Boosey & Hawkes em Regent Street, usando o desconto de empregado para comprar um baixo Rickenbacker 4001.

Suas primeiras influências foram diversas, indo desde músicas em coros de igreja ao som de Merseybeat, no início dos anos 60. As primeiras bandas que participou foram Syn e posteriormente Mabel Greer Toyshop, onde a colaboração com Peter Banks e Jon Anderson levou ao início do Yes.

O Yes lançou sua primeira gravação em 1969 e, embora a banda tivesse muitas mudanças de seus membros ao longo dos anos, continuou gravando e em turnês por mais de 30 anos. Squire foi o único membro a tocar em cada um dos 21 álbuns de estúdio da banda, lançados entre 1969 e 2014. Ele era visto como uma das principais forças por trás da música da banda, bem como sendo "talvez o mais enigmático" membro do grupo.

Enquanto Anderson normalmente cuidava das letras, Squire coescreveu grande parte da música da banda com o guitarrista Steve Howe. Além disso, Squire e Howe iria fornecer “backing vocals” em harmonia com Anderson, como verificado em "South Side of the Sky" e "Close to the Edge”, por exemplo. Como Squire, juntamente com Alan White e Steve Howe, eram coproprietários da marca “Yes”, na época, em 1989 a formação ABWH sem ele (que continha Anderson, Bruford, Wakeman e Howe) não pode gravar com usando o consagrado nome.

O som do baixo de Squire é característico por ser agressivo, dinâmico e melódico. Seu principal instrumento era um Rickenbacker 4001, companheiro desde 1965; durante sua carreira, importou pelo menos quatro deles dos Estados Unidos para a Inglaterra. Este instrumento, por sua característica e distorção, é uma parte significativa do som único de Squire, que é tocado com uma técnica conhecida como "bi amplificação", ou seja, separação do sinal estéreo de seu baixo, o qual se divide em duas saídas de alta e baixa frequência e, em seguida, envio da saída de baixa frequência para um amplificador de baixo convencional e a saída de alta frequência para outro amplificador, mas de guitarra. Assim, gera uma mistura de tons que adiciona um “rosnado” e um corte de som sem distorção, mantendo a resposta poderosa do baixo Rickenbacker.

Squire alegou ter “turbinado” seu baixo para estéreo, mesmo antes da empresa Rickenbacker introduzir o recurso Rick-O-Som, para que ele pudesse enviar a saída do baixo através de uma caixa de “fuzz”, mantendo os agudos mais limpos. Seu estilo intrincado e complexo ao tocar o instrumento tem influenciado baixistas subsequentes, tais como Billy Sheehan, Geddy Lee, Jon Camp, Steve Harris, Les Claypool, John Myung e Robert DeLeo.

Squire (autodidata) foi um dos primeiros baixistas de rock a adaptar com sucesso, efeitos de guitarras tais como tremolo, “phasing” e o pedal “wah-wah” no instrumento, sendo uma característica marcante da música do Yes, tornando-se uma harmonização significativa com o registro contra tenor de Jon Anderson.

Através dos anos, concentrou-se enormemente na música do Yes e seus trabalhos solo têm sido poucos e em longo prazo. Seu primeiro e verdadeiramente único álbum solo ”Fish Out of Water” foi publicado em 1975, uma gravação no estilo do álbum ”Relayer” do Yes, com a participação de Bill Bruford na bateria e Patrick Moraz nos teclados. Em seguida, ele atuou na fugaz banda XYZ em 1981, que tinha Alan White (Yes) na bateria e Jimmy Page (Led Zeppelin) nas guitarras, grupo que se dissolveu antes de editar qualquer material. Foi também responsável por trazer Trevor Rabin ao projeto "Cinema", que se tornaria um membro do Yes no álbum “90125”. Posteriormente Squire iria se juntar com o guitarrista do Yes, Billy Sherwood em um projeto paralelo chamado “Conspiracy”. O álbum de estreia da banda continha a base de várias canções que apareceram em álbuns recentes do Yes. A gravação mais recente foi “The Unknown Squire Conspiracy”, reeditado em 2003.

Squire também trabalhou em dois projetos solo com antigos colaboradores do Syn, Gerard Johnson, Jeremy Stacey e Paul Stacey. Um álbum de Natal, “Chris Squire Swiss Choir”, foi lançado em 2007 (com Johnson, J. Stacey e Steve Hackett). Também colaborou novamente com Hackett, antigo membro da banda Genesis, no álbum “A Life Within A Day”, lançado em 2012.

Chris Squire é mais conhecido por seu apelido “peixe”, e o nome é associado com muitas de suas obras (por exemplo, sua gravação solo e seu trabalho solo Schindleria Praematurus (The Fish) do álbum “Fragile”, lançado pelo Yes em 1972). O apelido teve duas razões. A primeira foi o fato de seu signo astrológico ser Peixes e era aparentemente, um crente na astrologia. A segunda seria porque, no início da carreira no Yes, acidentalmente uma vez inundou o quarto de um hotel em Oslo, na Noruega, ao tomar uma ducha e Bill Bruford lhe deu esse apelido.

Em 19 de Maio de 2015, o site oficial do Yes anunciou que Squire tinha sido diagnosticado com leucemia aguda eritróide e teria de fazer uma pausa para passar por tratamento, mas pouco tempo depois, na manhã de 27 de Junho de 2015, Squire faleceu por causa da doença, aos 67 anos, menos de seis semanas após o diagnóstico, durante o tratamento em sua cidade natal adotiva de Phoenix, Arizona. A página oficial do Yes confirmou a notícia no dia seguinte. Texto: Francisco Eduardo, fonte: Wikipédia em inglês e espanhol.


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro



Álbuns.

Fish Out Of Water (1975)
 
01. Hold Out Your Hand
02. You By My Side
03. Silently Falling
04. Lucky Seven
05. Safe (Canon Song)


Chris Squire & Billy Sherwood - Conspiracy (2000)
 
01. Days of Wonder
02. Light in My Life
03. Violet Purple Rose
04. No Rhyme
05. Lonesome Trail
06. The More We Live
07. Love Conquers All
08. You're the Reason
09. Watching the World
10. Red Light Ahead
11. Open Your Eyes
12. Man in the Moon
13. Say Goodbye


Chris Squire & Billy Sherwood (Conspiracy) - The Unknown (2003)
 
01. Conspiracy
02. Confess
03. New World
04. 1/2 A World Away
05. There Is No End
06. The Wheel
07. Premonitions
08. The Unknown
09. I Could (Bonus Track)


Chris Squire & Billy Sherwood - Conspiracy Live (2013)
 
01. Conspiracy
02. Days Of Wonder
03. New World
04. Red Light Ahead
05. Confess
06. The More We Live
07. Hold Out Your Hand / You By My Side
08. Universal Garden


Álbuns com Rick Wakeman.

The Six Wives of Henry VIII (1973)
 
01. Catherine Of Aragon
02. Anne Of Cleves
03. Catherine Howard
04. Jane Seymour
05. Anne Boleyn
06. Catherine Parr
Bonus Tracks.
07. Catherine Of Aragon (First Mix)
08. Anne Boleyn 'The Day Thou Gavest Lord Hath Ended' (Single Edit)
09. Catherine Parr (Single Edit)


Rick Wakeman’s Criminal Record (1977)
 
01. Statue Of Justice
02. Crime Of Passion
03. Chamber Of Horrors
04. Birdman Of Alcatraz
05. The Breathalyser
06. Judas Iscariot
 


The Classical Connection 2 (1993)
 
01. Eleanor Rigby
02. Birdman Of Alcatraz
03. A Day After The Fair
04. Opus-1
05. The Painter
06. Summertime
07. Dancing In Heaven
08. A Garden Of Musci
09. Macintosh
10. Farandol
11. Pont Street
12. Art And Soul
 


Álbuns com Steve Hackett.

Chris Squire's Swiss Choir (2007)
 
01. Adam Lay Ybounden
02. I Saw Three Ships
03. O Come O Come Emmanuel
04. Silent Night/Right Of Silence
05. Ding Dong Merrily On High
06. The Three Kings
07. Sans Day Carol
08. Personent Hodie
09. Sussex Carol
10. Gaudete
11. In The Bleak Midwinter
12. Past 3 O'Clock
13. Run With The Fox
 


Out Of The Tunnel's Mouth (2009)
 
01. Fire On The Moon
02. Nomads
03. Emerald And Ash
04. Tubehead
05. Sleepers
06. Ghost In The Glass
07. Still Waters
08. Last Train To Istanbul
 


Beyond The Shrouded Horizon (2011)
 
CD 1.

01. Loch Lomond
02. The Pheonix Flown
03. Wanderlust
04. Til These Eyes
05. Prairie Angel
06. A Place Called Freedom
07. Between The Sunset and The Coconut Palms
08. Waking To Life
09. Two Faces Of Cairo
10. Looking For Fantasy
11. Summer's Breath
12. Catwalk
13. Turn This Island Earth

CD 2: Bonus.

01. Four Winds: North
02.
Four Winds: South
03.
Four Winds: East
04.
Four Winds: West
05. Pieds En L'Air
06. She Said Maybe
07. Enter The Night
08. Eruption: Tommy
09. Reconditioned Nightmare
 


Chris Squire & Steve Hackett (Squackett) - A Life Within A Day (2012)
 
01. A Life Within a Day
02. Tall Ships
03. Divided Self
04. Aliens
05. Sea of Smiles
06. The Summer Backwards
07. Storm Chaser
08. Can't Stop the Rain
09. Perfect Love Song
 

Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro 

Yes - Discografia.

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. Caro Alex, mais uma vez o parabenizo por outro lançamento, o site deverá chegar no infinito, muito legal.

    Duilio Coimbra - 58 anos - Guarujá(SP)

    ResponderExcluir
  2. Que Deus acolha sua alma grande Chris , que possa voar muito alto em sua nova jornada .

    ResponderExcluir
  3. POIS É UMA GRANDE PERDA PARA AQUELES QUE AMAM A BOA MÚSICA, CHRIS, FOI UM DOS MELHORES BAIXISTA E CRIATIVO JÁ LÁ NOS ANOS 70, É MAIS UM GRANDE DINOSSAURO DO ROCK QUE FALACE.

    ResponderExcluir
  4. RAFFAEL - RJ01/07/15 13:03

    BRUCE, ENTWISTLE, SQUIRE & PASTORIUS... ÚNICOS E MATRICIAIS!

    ResponderExcluir
  5. Jayme da costa, Maceió, AL07/07/15 09:10

    Vai com os Anjos Obrigado pela postagem

    ResponderExcluir
  6. Very Nice. thanks.

    ResponderExcluir
  7. Un gran aporte para los que gustamos del Rock, felicitaciones y espero que sigas incorporando más bandas de rock !!!!!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.