Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

29 de julho de 2014

Patti Smith - Discografia.

Patricia Lee Smith (Chicago, 30 de dezembro de 1946) mais conhecida pelo nome artístico Patti Smith, é uma poetisa, cantora e musicista norte-americana. Ela tornou-se proeminente durante o movimento punk com seu álbum de estreia, Horses em 1975. Conhecida como "poetisa do punk", ela trouxe um lado feminista e intelectual à música punk e tornou-se uma das mulheres mais influentes do rock and roll. 

Patti nasceu em Chicago, Illinois e cresceu em Nova Jersey. Seu pai era ateu e sua mãe era testemunha de Jeová. A família não era abastada e Smith largou os estudos aos dezesseis anos para trabalhar numa fábrica - uma experiência que ela considerou excruciante. Ela também teve um filho, do qual ela abriu mão para adoção. Em 1967, mudou para Nova Iorque e conheceu Robert Mapplethorpe quando trabalhava numa livraria. Os dois foram amantes durante um certo tempo, apesar de Mapplethorpe ser homossexual e eles mantiveram uma grandes amizade até a morte de Robert em 1989, vítima da AIDS. Em 1969, Smith foi a Paris com sua irmã e passou a fazer exibições de rua e performances artísticas. Quando ela voltou a Nova Iorque, morou no Hotel Chelsea (localizado na 222 West 23rd Street entre a Seventh e Eighth Avenue) com Mapplethorpe (Entre outros amantes famosos de Smith, podem ser mencionados o poeta Jim Carroll e Tom Verlaine, membro da banda Television). Durante o início da década de 1970, ela pintou, escreveu e fez recitais - frequentemente junto ao St. Mark's Poetry Project. Em 1971, ela atuou - uma única vez - na peça Cowboy Mouth, em colaboração com o roteirista e ator Sam Shepard. Smith sustentava sua carreira nessa época, publicando artigos sobre rock, especialmente na revista Cream. Ela também compôs canções junto com Allen Lanier do Blue Öyster Cult, que gravou muitas músicas com contribuição de Patti Smith, incluindo Career of Evil, Fire of Unknown Origin, The Revenge of Vera Gemini e Shooting Shark. 

Em 1974, Patti Smith fazia shows, inicialmente com o guitarrista e arquivista de rock Lenny Kaye, e mais tarde com uma banda inteira que compreendia: Ivan Kral (guitarra), Jay Dee Daugherty (bateria) e Richard Sohl (piano). Financiada por Robert Mapplethorpe, a banda gravou o primeiro single, Piss Factory/Hey Joe, em 1974. O lado A descreve a fúria sem solução que Smith sentiu quando trabalhava na linha de produção de uma fábrica e a salvação que experimentou com um livro roubado, Iluminações do poeta francês do século XIX Arthur Rimbaud. O lado B é uma versão de Hey Joe com a adição de um trecho falado sobre a herdeira fugitiva Patty Hearst ("…Patty Hearst you're standing there in front of the Symbionese Liberation Army flag with your legs spread, I was wondering will you get it every night from a black revolutionary man and his women…"). 

The Patti Smith Group assinou contrato com Clive Davis da Arista Records, e em 1975 foi lançado o primeiro álbum de Smith, Horses, produzido em meio a certa tensão com John Cale, ex-Velvet Underground. O disco era uma fusâo de rock and roll e proto-punk rock com poesia recitada. É considerado por muitos como o melhor álbum de estréia já lançado por um artista. Ele começa com uma cover da música Gloria de Van Morrison e as palavras de abertura emitidas por Smith são umas das mais famosas na história do rock: "Jesus died for somebody's sins…but not mine" (Jesus morreu pelos pecados de alguém…mas não pelos meus). A foto austera da capa, tirada por Mapplethorpe, se tornou uma imagem clássica do rock. 

Durante as turnês de Patti Smith pelos Estados Unidos e pela Europa, a popularidade do punk aumentou. O som mais cru do segundo álbum da banda, Radio Ethiopia, reflete isso. Consideravelmente menos acessível que Horses, Radio Ethiopia recebeu poucas críticas. Todavia, muitas de suas canções, notavelmente Pissing in a River, Pumping e Ain't It Strange, resistiram ao tempo e Smith ainda as interpreta em suas apresentações. 

Em meio à turnê de Radio Ethiopia, Smith pisou em falso e caiu de um palco altíssimo em Tampa, Florida quebrando vértebras do pescoço. Depois do acidente, Patti teve que se submeter a um longo perído de repouso e de fisioterapia intensiva. Durante esse tempo, ela pôde reorganizar-se, recuperar energias e reavaliar sua vida, um luxo a que não se permitia desde que havia alcançado a fama. 

The Patti Smith Group produziu mais dois álbuns antes do fim da década de 1970. Easter (1978) foi seu disco que obteve maior sucesso comercial, contendo o hit Because the Night - escrito em parceria com Bruce Springsteen - que chegou ao décimo-terceiro lugar na Billboard Hot 100. Wave, com Frederick e Dancing Barefoot não fez tanto sucesso, tendo sido pouco executado nas rádios.

Isolamento.

Em seguida ao lançamento de Wave, Smith, então separada do parceiro de longa data, Jim Carroll, conheceu Fred "Sonic" Smith, ex-guitarrista da legendária banda de Detroit, MC5 que adorava poesia tanto quanto ela. A piada corrente na época era que ela só havia casado com Fred porque não precisaria mudar de sobrenome. Durante a maior parte da década de 1980, Smith esteve praticamente isolada da música, vivendo em um subúrbio de Detroit com sua família. Em 1988, ela lançou o álbum Dream of Life que foi bem - recebido, apesar de ela não ter excursionado para divulgá-lo e de ter ser bem mais mainstream do que seus trabalhos anteriores influenciados pelo movimento punk. 

Fred, seu marido, sofreu um ataque cardíaco e morreu em 1994, e após a morte inesperada de seu querido irmão Todd no mesmo ano, Patti foi encorajada por John Cale e Allen Ginsberg a procurar ajuda. Ela assim o fez e logo tornou-se uma ativa apoiadora do tratamento psiquiátrico para doenças mentais e para a manutenção da saúde mental. Smith também defendeu a formação de serviços de atendimento pelo telefone a possíveis suicidas que não queriam buscar ajuda de outra forma. Refletindo sobre a morte de Mapplethorpe, de Fred e de Todd, Patti saiu em turnê brevemente junto a Bob Dylan em dezembro de 1995. Quando seu filho, Jackson, fez doze anos, Smith decidiu retornar a Nova Iorque.

Ressurgimento.

Depois da morte de seu esposo e de seu irmão, seu amigo Michael Stipe do R.E.M. e Allen Ginsberg (que ela conhecia desde quando morou pela primeira vez em Nova Iorque) sugeriram que ela voltasse à atividade. Ela excursionou com Bob Dylan em dezembro de 1995 (registrado em um livro de fotografias de Michael Stipe). No ano seguinte, ela trabalhou com seus colegas na gravação de Gone Again que incluía About a Boy, um tributo a Kurt Cobain. Smith era uma grande fã de Cobain, mas ficou mais enfurecida do que triste a respeito de seu suicídio. Ela foi citada na revista Rolling Stone: "Enquanto vemos alguém com quem nos importamos enfrentar uma batalha tão dura para sobreviver, vemos outra que simplesmente joga sua vida fora, acho que eu tinha menos paciência com isso" (a comparação refere-se a Mapplethorpe). Naquele mesmo ano, ela colaborou com Stipe em E-Bow the Letter, uma música do R.E.M., contida no álbum New Adventures Hi-Fi, que ela também tocou ao vivo com sua banda. Nessa época ela voltou para Nova Iorque. 

Depois do lançamento de Gone Away, o Patti Smith Group gravou três novos álbuns: Peace and Noise (com o single "1959", sobre a invasão chinesa no Tibete) em 1997, Gung Ho (com canções sobre seu falecido pai e Ho Chi Minh) em 2000 e Trampin' em 2004 (que incluía muitas músicas sobre maternidade, parcialmente devido à morte da mãe de Smith em 2002). Este último, o primeiro de Smith por uma nova gravadora, Sony, foi aclamado pela crítica e a pôs de volta à Billboard 200 pela primeira vez em muitos anos. Uma caixa-coletânea com seu trabalho foi lançada em 1996 e em 2002 houve o lançamento de Land, uma compilação em CD duplo que inclui uma memorável versão da música do Prince When Doves Cry. 

Smith foi curadora do Meltdown Festival em Londres, Inglaterra durante junho de 2005. Esse foi um dos mais bem sucedidos festivais que Meltdown já produziu, com virtualmente todos os ingressos vendidos. Os participantes do evento, escolhidos a dedo por Smith, eram atores e músicos de vertentes extremamente diversas, de Tilda Swinton a Miranda Richardson, passando pela London Sinfonietta até o grupo Yah-Kha que tocou Purple Haze (como parte de um tributo a Jimi Hendrix). O penúltimo evento do festival foi uma performance de Patti Smith tocando por inteiro seu álbum de estréia, Horses. O guitarrista Tom Verlaine tomou o lugar de Oliver Ray. Essa performance ao vivo foi posteriormente lançada naquele mesmo ano sob o título Horses. 

Em agosto de 2005, Smith e sua banda abriram o festival alemão RuhrTriennale e fizeram dois shows no Century of Song. Entre versões diferentes de seu próprio material, ela tocou de forma muito personalizada canções de Phil Spector e clássicos de Bob Dylan e Jimi Hendrix. Na manhã seguinte, Patti deu uma palestra literária sobre os poemas de Arthur Rimbaud e William Blake. Nessa ocasião, ela também falou a respeito das diferenças entre letras de música e poemas. 

Em 10 de julho de 2005, Smith foi nomeada uma líder da Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministro da Cultura na França. Além de sua influência na esfera do rock and roll, o ministro mencionou o apreço de Smith por Arthur Rimbaud. 

No decorrer de sua carreira, Smith publicou um certo número de livros de poesia, incluindo Babel; Patti Smith Complete, uma coletânea de suas composições musicais; Early Work, que unia inúmeros volumes de poema menores, publicados por ela no começo da década de 1970; e The Coral Sea, uma extensa elegia a Mapplethorpe. Em 2003, suas obras de arte foram exibidas em Pittsburgh no Andy Warhol Museum. 

Apesar de Smith nunca ter tido um disco certificado pela RIAA, apesar de ter lançado um único single que chegou ao Top 20 ela é reconhecida como uma das mais importantes e influentes artistas da história do rock. A revista Rolling Stone recentemente colocou-a no 47º lugar em sua lista dos cem maiores artistas de todos os tempos.

Envolvimento Político.

Smith foi uma ativa apoiadora da campanha presidencial em 2000 de Ralph Nader, excursionando com ele e tocando People Have the Power e Somewhere Over the Rainbow diante de multidões com milhares de pessoas em "show-mícios". Ela também tocou em muitos eventos posteriores de Nader. 

Ela apoiou nominalmente John Kerry na eleição de 2004; mesmo não participando da turnê Vote for Change, People Have the Power foi tocada em todos os shows envolvendo Bruce Springsteen. Todavia, após a eleição, ela levantou verbas para ajudar na campanha de 2004 de Nader, afundado em dívidas de processos do Partido Democrata. 

Ela também viajou com Ralph Nader no final de 2004 e início de 2005 para realizar comícios contra a Guerra no Iraque e a favor do impeachment do presidente George W. Bush. Suas menções a respeito de Nader em apresentações costumam ser seguidas por vaias de uma porção substancial dos espectadores (que o culpam pela derrota de Al Gore para Bush em 2000), às quais ela responde, "Eles também vaiaram Thomas Paine". Texto: Wikipédia. Site Oficial. 

Integrantes Patti Smith Group.

Patti Smith (Vocais, Guitarra, Clarinette)
Jay Dee Daugherty (Bateria)
Richard Sohl (Teclados)
Lenny Kaye (Guitarra, Baixo, Vocais Secundários)
Ivan Kral (Guitarra, Baixo, Vocais Secundários)
Bruce Brody (Teclados)
Richard Sohl (Piano)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Bitrate: 320Kbps.

Álbuns.

Horses (1975)
 
CD 1:
Original with Bonus Track.

01. Gloria
02. Redondo Beach
03. Birdland
04. Free Money
05. Kimberly
06. Break It Up
07. Land:
Horses
Land Of A Thousand Dances
La Mer (de)

08. Elegie
09. My Generation (Bonus Track)

CD 2:
Live Performance Recorded on June 25, 2005, at The Royal Festival Hall, London, England.

01. Gloria
02. Redondo Beach
03. Birdland
04. Free Money
05. Kimberly
06. Break It Up
07. Land:
Horses
Land Of A Thousand Dances
La Mer (de)

08. Elegie
09. My Generation


Teenage Perversity & Ships In The Night (Live 1976)
 
01. Real Good Time Together
02. Privilege (Set Me Free)
03. Strained On Strange
04. Kimberly
05. Redondo Beach
06. Pale Blue Eyes / Louie Louie
07. Pumping (My Heart)
08. Birdland
09. Gloria In Excelsis Deo
10. My Generation


Boarding House, San Francisco (Live 1976)
 
01. We're Gonna Have A Real Good Time Together
02. Privilege
03. Ain't It Strange
04. Kimberly
05. Redondo Beach
06. Free Money
07. Pale Blue Eyes
08. Louie Louie
09. Pumpin
10. Time Is On My Side
11. Flying Saucers Rock And Roll reading
12. Gloria
13. My Generation


Patti Smith Group - Radio Ethiopia (1976)
 
01. Ask The Angels
02. Ain't It Strange
03. Poppies
04. Pissing In A River
05. Pumping (My Heart)
06. Distant Fingers
07. Radio Ethiopia
08. Abyssinia
09. Chicklets (Bonus Track)


Patti Smith Group - Easter (1978)
 
01. Till Victory
02. Space Monkey
03. Because The Night
04. Ghost Dance
05. Babelogue
06. Rock n Roll Nigger
07. Privilege (Set Me Free)
08. We Three
09. 25th Floor
10. High On Rebellion
11. Easter
12. Godspeed (Bonus Track)


Patti Smith Group - Wave (1979)
 
01. Frederick
02. Dancing Barefoot
03. So You Want To Be (A Rock 'N' Roll Star)
04. Hymn
05. Revenge
06. Citizen Ship
07. Seven Ways Of Going
08. Broken Flag
09. Wave
Bonus Tracks.
10. Fire Of Unknown Origin
11. 5-4-3-2-1 Wave


Patti Smith Group - Live in New York (1979)
 
01. Land
Horses
Land Of A Thousand Dances
La Mer

02. Redondo Beach
03. Fire Of Unknown Origin
04. Kimberly
05. Dancing Barefoot
06. Space Monkey
07. Privilege (Set Me Free)
08. 25th Floor
09. Cold Turkey
10. For Your Love
11. Revenge
12. Frederick
13. Seven Ways Of Going
14. Poppies
15. All Along The Watchtower
16. Spider And Fly 1985
17. So You Want To Be (A Rock'n'roll Star)
18. 54321 - Wave
19. Twist And Shout
20. My Generation


Dream Of Life (1988)
 
01. People Have The Power
02. Up There Down There
03. Paths That Cross
04. Dream Of Life
05. Where Duty Calls
06. Going Under
07. Looking For You (I Was)
08. The Jackson Song
Bonus Tracks.
09. As The Night Goes By
10. Wild Leaves


Gone Again (1996)
 
01. Gone Again
02. Beneath The Southern Cross
03. About A Boy
04. My Madrigal
05. Summer Cannibals
06. Dead To The World
07. Wing
08. Ravens
09. Wicked Messenger
10. Fireflies
11. Farewell Reel


Peace And Noise (1997)
 
01. Waiting Underground
02. Whirl Away
03. 1959
04. Spell
05. Don't Say Nothing
06. Dead City
07. Blue Poles
08. Death Singing
09. Memento Mori
10. Last Call


Gung Ho (2000)
 
01. One Voice
02. Lo And Beholden
03. Boy Cried Wolf
04. Persuasion
05. Gone Pie
06. China Bird
07. Glitter In Their Eyes
08. Strange Messengers
09. Grateful
10. Upright Come
11. New Party
12. Libbie's Song
13. Gung Ho


Land, 1975-2002 (Coletânea 2002)
 
CD 1.

01. Dancing Barefoot
02. Babelogue
03. Rock N Roll Nigger
04. Gloria
05. Pissing in a River
06. Free Money
07. People Have the Power
08. Because the Night
09. Frederick
10. Summer Cannibals
11. Ghost Dance
12. Ain't It Strange
13. 1959
14. Beneath the Southern Cross
15. Glitter in Their Eyes
16. Paths That Cross
17. When Doves Cry (Prince Cover)

CD 2.

01. Piss Factory (Track, 1974)
02. Redondo Beach (Demo, 1975)
03. Distance Fingers (Demo, 1975)
04. 25th Floor (Live: Eugene, Ore., 1978)
05. Come Back Little Sheba (Studio Outtake, 1996)
06. Wander I Go (Track, 1996)
07. Dead City (Live: Denmark, 2001)
08. Spell (Live: Portland, Ore., 2001)
09. Wing (Live: Paris, 2001)
10. Boy Cried Wolf (Live: Paris, 2001)
11. Birdland (Live: Los Angeles, Calif., 2001)
12. Higher Learning/Contemplation (Unreleased Studio Track, 2001)
13. Notes to the Future (Live: St. Mark's Church, New York, N.Y., 2002)


Trampin' (2004)
 
01. Jubilee
02. Mother Rose
03. Stride Of The Mind
04. Cartwheels
05. Gandhi
06. Trespasses
07. My Blakean Year
08. Cash
09. Peaceable Kingdom
10. Radio Baghdad
11. Trampin'


Patti Smith and Her Band - Trampin'- Live aux Vieilles Charrues, 2004 (2006)
 
01. Jubilee
02. Break It Up
03. Beneath The Southern Cross
04. 25th Floor
05. Cash
06. Seven Ways Of Going
07. Dancing Barefoot
08. Free Money
09. Peaceable Kingdom
10. Gloria


Twelve (2007)
 
01. Are You Experienced? (Jimi Hendrix)
02. Everybody Wants To Rule The World (Tears for Fears)
03. Helpless (Neil Young)
04. Gimme Shelter (The Rolling Stones)
05. Within You Without You (George Harrison)
06. White Rabbit (Jefferson Airplane)
07. Changing Of The Guards (Bob Dylan)
08. The Boy In The Bubble (Paul Simon)
09. Soul Kitchen (The Doors)
10. Smells Like Teen Spirit (Nirvana)
11. Midnight Rider (Gregg Allman)
12. Pastime Paradise (Stevie Wonder)
13. Everybody Hurts (R.E.M.)


Patti Smith & Kevin Shields - The Coral Sea (Live 2008)
 
CD 1.

01. Part One
02. Part Two
03. Part Three
04. Part Four
05. Part Five
06. Part Six

CD 2.

01. Part One
02. Part Two
03. Part Three
04. Part Four


Outside Society (Coletânea 2011)
 
01. Gloria
02. Free Money
03. Ain't It Strange
04. Pissing In A River
05. Because The Night
06. Rock'n'Roll Nigger
07. Dancing Barefoot
08. Frederick
09. So You Want To Be A Rock And Roll Star
10. People Have The Power
11. Up There Down There
12. Beneath The Southern Cross
13. Summer Cannibals
14. 1959
15. Glitter In Their Eyes
16. Lo And Beholden
17. Smells Like Teen Spirit
18. Trampin'


Banga (2012)
 
01. Amerigo
02. April Fool
03. Fuji-san
04. This Is The Girl
05. Banga
06. Maria
07. Mosaic
08. Tarkovsky (The Second Stop Is Jupiter)
09. Nine
10. Seneca
11. Constantine's Dream
12. After The Gold Rush
13. Just Kids (Bonus Track)


Singles.

Hey Joe (Version) / Piss Factory (1974)
 
01. Hey Joe (Version)
02. Piss Factory 

Patti Smith & Michael Stipe (R.E.M.) - E-Bow The Letter (1996)
 
01. E-Bow The Letter

Until the End of the World, Ahk-Toong Bay-Bi Covered U2 (2011)
 
01. Until the End of the World 

Patti Smith & Flea - Helen Burns (2012)
 
01. Helen Burns


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

6 comentários :

  1. Bom?
    Maravilhoso, histórico, consistente, grande compositora, interpretação marcante, ícone do rock, moderno!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Essa É Da Boa! Só Tomando uma Talagada....Essa Senhora/Menina Tem Albuns Excelentes além do Horses e Wave,só para citar Preferidos...vlw Alex!

    ResponderExcluir
  3. vou dançar descalço obrigado Alex Kidd

    ResponderExcluir
  4. Patti Smith, uma poetisa... quem disse que punk não pode ser puro e divino.
    Mais uma vez, muito obrigada ALex!!!

    ResponderExcluir
  5. Se isso for Punk, passei a gostar do que eu não gostva
    Muito bom mesmo

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.