Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

28 de setembro de 2014

Octopus - Restless Night (1970)

O Octopus foi um grupo inglês formado na metade da década de 1960 (primeiramente com o nome de The Cortinas) e chegou a lançar um álbum muito interessante, chamado Restless Night, em 1970. O disco foi produzido por Tony Murray, músico do The Troggs que, aliás, foi quem descobriu o Octopus. O trabalho foi descoberto apenas nos anos 1980, quando álbuns e artistas da chamada “era psicodélica” foram resgatados do limbo para constituírem famosas coletâneas do gênero. O Octopus acabou sendo um dos casos, já que tanto The River como Thief foram incluídas na coleção The Rubble Colection Volume 11, chamando a atenção então dos fãs do gênero e trazendo à tona dezenas de grupos esquecidos desta rica época para a música. 

Quando ao disco, começa com a interessante faixa The River, mais pop e sem grande brilho. Mas é na segunda música, Summer, que se percebem semelhanças com Beatles. Aqui, a voz de Paul Griggs lembra muito John Lennon, trata - se de uma faixa que tranquilamente poderia fazer parte de discos como Rubbler Soul ou mesmo Revolver. Council Plans é outra ótima faixa, mais melódica e contando com um bonito arranjo, além de um ótimo vocal. A faixa lembra muito coisas gravadas pelos Zombies em Odissey and Oracle, clássico do psicodelismo inglês. Impressionante como o timbre de vocal de Griggs assemelha - se com Lennon na faixa - título, canção no qual o grupo mostra que era formado por bons músicos, visto que a canção traz belas variações no arranjo, principalmente pela condução dos teclados por Cook. 

O segundo lado abre com Queen and the Pauper e, desta vez, a está mais para o lado Paul McCartney. Um destaque da faixa é a brilhante base de órgão hammond, em praticamente toda a execução. John’s Rock é um momento mais divertido de álbum. Aqui, um piano boogie rock básico, psicodelismo e espírito nonsense dão a tônica para a faixa mais diferente do álbum. Já Rainchild é uma das melodias mais bonitas do disco todo. Tide encerra o álbum de forma estupenda, em um trabalho instrumental perfeito. 

Apesar do pouco sucesso, o grupo chegou a excursionar com artistas como Status Quo, Humble Pie, Ginger Baker's Air Force e Love Sculpture. Também tocaram em casas como Marquee, ao lado de Tem Years After, Taste, Chicken Shack e John Mayall, entre outros. Em 2011, a Guersen lançou uma linda e luxuosa edição do disco, em uma excelente prensagem, com linda capa dupla e com informativos extras. 

Os músicos do grupo continuaram suas carreiras em outros conjuntos, como Mondo Jerry, por exemplo. Griggs realizou trabalhos solos, com certo sucesso, e foi até premiado por Paul McCartney pela faixa No More Tears, que compôs em homenagem a Buddy Holly, ídolo de Paul. Fonte: Livro, O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock - Vol. 2, por Wagner Xavier. (www.rockraro.com.br).

 

Integrantes.

Paul Griggs (Guitarra e Vocal)
Nigel Griggs (Baixo)
Paul Crowland (Guitarra)
Brian Glascock (Bateria)
Malcon Green (Bateria)
John Cook (Teclados)

 
01. The River (4:26)
02. Summer (3:05)
03. Council Plans (3:37)
04. Restless Night (4:02)
05. Thief (3:38)
06. Queen and the Pauper (3:39)
07. I Say (1:54)8 Johns' Rock (2:40)
09. Rainchild (3:05)
10. Tide (5:37)
Bonus Tracks.
11. Girlfriend (2:54)
12. Laugh At The Poor Man (3:14)
 

Como Baixar.

(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

3 comentários :

  1. I love this album!

    ResponderExcluir
  2. BERTHÔ (José Berto)30/09/14 13:27

    NUNCA OUVI FALAR....VOU BAIXAR SÓ PELA RESENHA QUE ME CHAMOU MUITA ATENÇÃO...
    APESAR QUE TUDO QUE VEM DO MURO É BOM NÉ MESMO ?
    BAIXANDO....

    ResponderExcluir
  3. mais uma bela banda desconhecida

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.