Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

2 de novembro de 2014

Quill (1970)

Quill é o único e raro álbum de uma banda norte - americana que chegou muito próximo da gloria em 1969, quando foi um dos grupos que fizeram história tocando no célebre festival de Woodstock. A chuva que caiu durante a apresentação do grupo encerrou suas chances de aparecer no filme, já que a gravação foi prejudicada, deixando o empresário (dono da Atlantic Records e Cotillion Records) decepcionado por perder a chance de ver o seu recém - contratado grupo ficar para trás por conta da falta de qualidade de gravação.

O Quill, originário de Boston, era liderado pela dupla de irmãos Jon e Dan Cole, que compunham a grande maioria das músicas de combo.

O disco traz boas canções que, se não chegam a emocionar, pelo menos mostram um grupo consistente, ainda que as execuções sejam simples e eficientes. E isto é apresentado logo na abertura do álbum com a faixa Thumbnail Screwdriver, em que a guitarra fuzz entra em ação justamente com um bom trabalho de vocal de Dan Cole. Canções típicas da época que lembram momentos que ficam entre o pop americano, pitadas de hard rock e psicodelismo também se destacam no trabalho, como por exemplo de The Tube Exuding, em que o destaque vai para o baixo matador de Jon Cole misturado aos teclados, o que remete (pelo menos em partes instrumentais) ao grupo The Doors.

Too Late é um belo rock and roll com boas guitarras, sutis teclados e um vocal que, se não soa espetacular, pelo nos brinda com uma bela melodia e interpretação. Já a semelhança de Yellow Butterfly com o Pink Floyd dos dois primeiros discos é incrível. Tranquilamente poderia fazer parte destes discos da banda ou dos trabalhos solos de Sdy Barrett. Pura psicodelia que nos remete ao Love quando se ouve a faixa que encerra o disco, Shrieking Finally, que em quase oito minutos mostra uma banda entrosada e que sabia como fazer um som agradável.

O grupo chagou até abrir shows para gigantes do rock Grateful Dead, Janis Joplin, Deep Purple, The Who, Jeff Beck, entre outros nomes, e figurou como uma das grandes promessas da época. Apesar do bom trabalho, a frustação de ficar fora do filme e as baixas vendas de seu disco fizeram com que o grupo se dispersasse na sequência, ainda em 1970. Fonte: Livro, O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock - Vol. 2, por Wagner Xavier. (www.rockraro.com.br).

Integrantes. 

Dan Cole (Vocais, Guitarra, Trombone)
Norm Rogers (Guitarra, Baixo, Violoncelo, Vocais)
Jon Cole (Baixo e Vocal)
Phil Thayer (Teclados, Baixo, Saxofone e Vocal)
Roger North (Bateria, Vocais)
 

 

(320Kbps)



Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

4 comentários :

  1. Marimbondo05/11/14 13:53

    Só mesmo o MCR pra trazer pra gente tudo o que vc possa imaginar que exista no Rock and Roll. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Já havia lido que tocaram no Woodstock, mas nunca tive a oportunidade de ouvir. Bom som

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha, todos os links perfeitos .vlw

    ResponderExcluir
  4. Quase terminando de baixar a discografia do grande John Renbourn que você postou por último....
    Agora voltando a baixar as bandas de apenas um disco, entre a letra P e a Q, e enquanto escrevo isto estou curtindo "Creation - Super Rock In The Highest Voltage (1978)".
    CARA, VOCÊ É UM ANJO. ESTOU OUVINDO MUITA SONZEIRA BOA! Horas e horas de puro deleite! Coisas diferentes, e BOAS! MUITO BOAS! MUITO OBRIGADO!
    :-)

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.