Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

29 de maio de 2015

Trem do Futuro - Discografia.

Em 2013 a banda cearense de rock progressivo Trem do Futuro completou trinta anos de carreira, uma das poucas da história do gênero a se manter ativa ao longo de três décadas consecutivas. Desde seu início, no começo da década de oitenta, o grupo traçou uma identidade musical com contornos livres de qualquer temporalidade ou bairrismo, o que, a despeito de ser algo sempre desafiador em terras onde na cultura o apelo ao modismo e ao regional se impõe quase como regra, é a causa de seu trabalho não ter se restringido a um arco de tempo e a um limite geográfico. Em Fortaleza, local de origem, o reconhecimento veio nos primeiros anos, quando o Trem do Futuro venceu alguns festivais de música na cidade, distinguindo-se devido às suas composições marcadas por letras de forte teor literário combinadas com arranjos rebuscados em que flauta, violino e teclado dialogam com os instrumentos de base da rock band – aspectos que jamais deixariam o som da banda e que, no decorrer, a tornaria importante representante do rock progressivo brasileiro.

O rock progressivo, no entanto, sempre foi gênero mais artístico do que comercial, de modo que a produção discográfica do Trem não foi de par com sua produção artística, tendo o grupo apenas dois registros em CD – Trem do Futuro (1995) e O Tempo (2008) – que, apesar de serem álbuns referenciais do prog nacional, não abarcam o extenso acervo de composições que integram a obra da banda. Obra cujo mister é o de lapidar a arte per si através de músicas cujas letras e sonoridades, embora componham um universo que é peculiar ao Trem do Futuro e tenha sua própria assinatura, deixam transparecer a influência de grandes luzes da cultura mundial, indo do Realismo Mágico da literatura latino-americana à psicodelia do rock setentista europeu - jamais deixando de fazer jus a tais influências. E, com efeito, com esses dois álbuns, o grupo recebeu reconhecimento artístico, dentro e fora do país: com o primeiro CD, o grupo foi capa da conceituada revista A Clava do Som, do Rio de Janeiro. Na Europa, o álbum foi resenhado por algumas publicações especializadas, como a Arlequim, da Itália e a Harmone Magazine, da França. No Japão, o álbum homônimo foi citado numa lista de dez álbuns de rock a serem escutados. Já o segundo CD, que foi lançado num contexto já marcado pela web, foi cultuado em diversas comunidades virtuais, nacionais e internacionais, voltadas para o prog rock, recebendo boas críticas de sites americanos especializados. No mais, o grupo jamais deixou de compor e de realizar shows, em que mantém a vitalidade que sempre marcou suas apresentações, mas com a experiência acumulada que só tem feito bem à sua arte.

Para o ano do seu trigésimo aniversário, o Trem do Futuro já prepara a gravação do seu muito aguardado terceiro CD, no qual entrará outra parte de sua obra ainda inédita em disco. O grupo também está com um show especial, que percorre músicas de desde o inicio da sua carreira até às atuais. O Trem do Futuro também tem lançado mão da internet para publicar diversos materiais, relíquias e recentes, que mostram um pouco da sua história, confira! Texto enviado pela banda. Facebook. 

Integrantes.

Atuais.

Paulo Rossglow (Vocal)
Marcelo Leitão (Guitarras, Violões)
Eduardo Freire (Baixo)
Julinho Silva (Teclados)
Felipe Valentim (Bateria)
Sidarta Guimarães (Violino)
 

Ex-Integrantes. 

Gilmar Moura (Teclados)
Marcos By By (Bateria)
Jomar Sérgio (Baixo)
Roberto William (Baixo)
Ulisses Germano (Flautas)
Cleilton Gomes (Flautas)
George Frizzo (Baixo)
Marcos Vinicius (Bateria)
Breno de Castro (Guitarra)
Bob  Willian (Baixo)
Emilio Schläpfer (Baixo)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Bitrate: 320Kbps.

Álbuns.

Trem do Futuro (1995)
 
01. Vagao 1 - Requiem Da Louca (6:22)
02. Mental Fisica (4:30)
03. Revolucao Das Flores (5:05)
04. Labirinto - Danca Dos Lirios (5:33)
05. Bivar (3:43)
06. Moksha (3:24)
07. Sila (4:57)
08. O Anjo (6:53)
09. A Louca (6:05)
10. Entree (0:54)


O Tempo (2008)
 
01. Seres Imaginários (3:35)
02. Saga (6:05)
03. O Som Do Silêncio / A Porta (5:36)
04. Búfalos Audazes (6:05)
05. Lamento Das Horas / O Tempo (4:58)
06. Ainda Que Tarde (4:33)
07. Trem Do Futuro (5:53)
08. Olho Do Tempo / Onda Brava / Tempo Nu (5:46)
09. Na Trilha Do Diabo (3:37)
10. O Homem Antigo (4:05)

Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. Jayme da costa, Maceió, AL08/06/15 12:25

    Progressivo de alta criatividade! Realmente um efeito bastante benéfico à mente... Atrevo-me a comparar com Emerson, Lake & Palmer! Foi na mosca Muro, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ainda falam que no Brasil não tem Banda de Rock Progressivo, som da mais alta qualidade, referência pra quem gosta de progressivo

    ResponderExcluir
  3. Moises Adelino12/06/15 07:26

    Essa banda e maravilhosa.Qualidade igual as bandas inglesas de prog rock.Aguardei muito essa postagem e as preces foram atendidas.Valeu Muro por mais essa obra de arte.

    ResponderExcluir
  4. Uma das Bandas mais criativas do Rock progressivo atual brasileiro, letras muito bem feitas, instrumentais muito bem trabalhados, Grande Banda!!!!

    ResponderExcluir
  5. Luis Cesar21/07/15 14:42

    Não conhecia!!!Banda do Cacete...alô pessoas Brasil tem disso sim!!!PARABÉNS...TOP!

    ResponderExcluir
  6. Excelentes arranjos,grandes músicos!

    ResponderExcluir
  7. Fico realmente emocionado com uma banda desse nível vindo de um lado do Brasil onde impera as artes folclóricas
    E como se conserva uma origem magnífica da arte transformada em musica

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.