Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

14 de setembro de 2015

Bedlam (1973)

Bedlam (originalmente conhecido como Beast quando se formou em 1972) foi uma banda britânica de Hard Rock, composta pelo vocalista Frank Aiello (ex-Truth), o guitarrista Dave Ball (ex-Procol Harum), o baixista Dennis Ball (ex Long John Baldry) e o talentosíssimo baterista Cozy Powell (ex-Jeff Beck Group). Powell foi sem dúvida o integrante mais renomado entre eles, tendo participado depois de uma série de grupos importantes na história do rock como Black Sabbath, Whitesnake, Rainbow, etc. Gravaram apenas este disco homônimo, produzido por Felix Pappalardi (produtor do Cream e membro do Mountain) em 1973, antes de se desfazer no ano seguinte.

O álbum traz uma boa mistura de faixas Blues e Hard Rock Funky, produzido por Felix Pappalardi, que surpreendentemente não angariou muita atenção com o seu lançamento. Não muito longe do que estavam apresentando Deep Purple, Cactus, Mountain, Budgie, Free ou Nazareth, na época, o Bedlam mostrou um Rock vigoroso com canções de balanço pesadas que contavam com a interação musical estelar de Powell e os irmãos Ball, mais os vocais poderosos de Aiello. Embora muitas músicas tenham um fundo de blues, os riffs de Ball são pesados, especialmente em faixas como "Believe in You", "Hot Lips" e "Seven Long Years", mas há também um balanceado que às vezes lembra o Deep Purple na fase de "Burn" ou "Stormbringer". Para aqueles que anseiam o som pesado de Rockin' Blues de bandas como Cactus e Mountain, vá para a monstruosa "Whiskey and Wine" e à condução Hard de "Putting On the Flesh" com  alguns riffs distorcidos e a presença demolidora de Powell. "Set Me Free" é uma faixa de Rock pesado com Aiello soando um pouco como Jack Bruce e o resto da banda realmente entrando num terreno baixo e sujo bem proto-metal. Não é muito compreensível que esta banda não tenha recebido mais atenção.

Após o lançamento do disco a banda caiu no esquecimento por um bom tempo até que a era digital começou a resgatar alguns antigos valores, transformando em cult grupos como Sir Lord Baltimore, Black Merda, Possessed, Steanhammer e o próprio Bedlam, que tiveram vida curta, mas faziam boa música e acabaram voltando à cena. Nesse boom, outro disco deles foi lançado em 2003, o "Live in London", gravado em 22 de Outubro de 1973, no Command Studios Theatre. Aproveitando o embalo o Bedlam voltou à ativa em 2005 com todos os membros remanescentes, colocando o baterista Russell Gilbrook (Uriah Heep) no lugar de Powell. Em princípio foram apenas algumas apresentações, mas não será nenhuma surpresa se aparecer algum disco novo por aí. Se você é fã do rock setentista e nunca ouviu, nem de falarem, do Bedlam, vale a pena conferir este disco, pois é quase certo que vai agradá-lo. Texto: Rock Rarities. 

Integrantes.

Frank Aiello (Vocais)
Dave Ball (Guitarra)
Dennis Ball (Baixo)
Cozy Powell (Bateria)

 
01. Believe in You (4:01)
02. Hot Lips (4:36)
03. Sarah (3:46)
04. Sweet Sister Mary (2:51)
05. Seven Long Years (3:46)
06. The Beast (5:29)
07. Whisky and Wine (2:33)
08. Looking Through Love's Eyes (2:57)
09. Putting on the Flesh (3:54)
10. Set Me Free (4:20)
 


(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

5 comentários :

  1. Maravilhoso! Mais uma pérola do Muro! Parabéns, Alex!

    ResponderExcluir
  2. Luis Rogério15/09/15 16:16

    Discaço bicho...adoro quando uma pérola assim aparece pra gente curtir!!!! Rock n´ Blues hasta siempreee!!! :D \o/

    ResponderExcluir
  3. acho que estou na epoca errada, puta som, por que ninguem faz som assim hoje?, incrivel ver que ninguem conseguir fazer a fusão do hard ,rock e blues dessa forma crua e seca, digo na qualidade de antigamente. parabens alex novamente por compartilhar isso.

    ResponderExcluir
  4. Nem li o release ainda ... baixei , e nem um minuto da primeira música rolou, já estou aqui agradecendo !

    ResponderExcluir
  5. Que album espetacular,SÓ AQUI NO MURO SÓ O ALEX GRANDE ABENÇOADO POR DEUS, PRA ENCONTRAR PERÓLAS.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.