Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

22 de dezembro de 2015

The Ghost - When You're Dead ..One Second (1970)

Enquanto folhei-o os livros do Hans Pokora e sonho em ter alguns daqueles itens na minha coleção, salta sempre à vista este ou aquele disco que por diversas razões chama à atenção. Seja porque já ouvi falar ou porque até tem uma capa interessante, depressa fico curioso o suficiente para saber mais. Um desses casos foi o álbum "When You're Dead - One Second" dos britânicos The Ghost lançado em 1970. 

A capa sinistra do quinteto envolto numa espécie de neblina num aparente cemitério abandonado, reflete de imediato na nossa imaginação uma espécie de banda sonora para se tocar em funerais. Como não se encontra discos dos The Ghost com um simples estalar dos dedos, tive de recorrer ao Youtube para ouvir a banda. Como adoro conjuntos com um pé no Psicodelismo e no Prog Rock (com um cheirinho de Hard Rock), senti de imediato com a banda uma sintonia muito confortante. Próximo passo, tentar encontrar o disco. 

Com os astros alinhados a meu favor, eis que naquele preciso momento "When You´re Dead - One Second", havia sido relançado em vinil há pouco tempo pela editora Italiana Mellotron Records num pacote muito interessante. Estávamos em 2010, uma altura em que as raridades musicais estavam a vir ao de cima com muitos relançamentos interessantes, e este, não fugia à regra. 

Tendo como abertura o tema titulo, somos de imediato arrebatados pelos acordes maravilhosos do orgão de Terry Guy e da guitarra de Paul Eastment. A mestria das teclas e guitarra neste disco ganham uma dimensão astral,  "abafando" de certa forma o resto da banda e ganhando um protagonismo extra em relação aos outros instrumentos. Contudo, como em qualquer boa equipa, as estrelas só brilham se jogarem em conjunto e nunca individualmente. 

A voz de Shirley Kent, que divide as vocalizações com Paul Eastment, é poderosa Q.B. para provocar calafrios aos mais desatentos. Se é ousada em temas como "In Heaven", em "Hearts And Flowers" é intimista o suficiente para cativar o ouvinte. Sobre este último tema Shirley em 2009 escreveu o seguinte: 

"My song Hearts and Flowers from the 1970 GHOST álbum. Now being used in a film ! Dear Lemom Lima. As I always say, songs have a life of their own. I still care for my song, and it reminds me of so many things about those days. I can see the people, the laughter we shared within the band. The days in Paul's house rehearsing. It is all as fresh in my memory as if it was last week. What a treasure." 

O meu tema favorito é "Too Late To Cry"onde este chega a roçar o Hard Rock com um riff contagiante e um delicioso solo por parte de Paul Eastment. Ainda neste tema as performances do baixista Daniel Macguire e do baterista Charlie Grima são soberbas! 

"Night Of The Warlock" e "Indian Maid" abrem com requinte o Lado B, envoltas num constante misticismo musical a desaguar naquilo que considero serem "momentos fúnebres ancestrais". Os restantes temas "passeiam" mestria numa marcha elegante de atributos mais que suficientes para me convencer que estou perante um grande disco. 

Como complemento, Paul Eastment esteve também ligado aos Velvett Fog, chegando a participar num disco em 1969. Texto: Rui Martins.

 

Integrantes.

Daniel MacGuire (Baixo)
Charlie Grima (Bateria, Percussão)
Paul Eastment (Guitarra)
Terry Guy (Teclados, Piano)
Shirley Kent (Vocais)

 
01. When You're Dead (4:25)
02. Hearts And Flowers (2:54)
03. In Heaven (3:21)
04. Time Is My Enemy (4:06)
05. Too Late To Cry (5:04)
06. For One Second (5:25)
07. Night Of The Warlock (4:22)
08. Indian Maid (4:21)
09. My Castle Has Fallen (2:57)
10. The Storm (3:36)
11. Me And My Loved Ones (4:09)
12. I've Got To Get To Know You (4:02)

(320Kbps)



Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

7 comentários :

  1. Hello Alex.
    so much thank you for your great work doing here on your blog.
    It's always a pleasure to explore new goodies from the past.
    I wish you Merry Christmas.

    ResponderExcluir
  2. Ótima banda, perfeita!
    Do jeito que eu gosto.
    Valeu Alex.

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira sinopse! Me sinto numa loja de vinil, quando ouvia "tá levando pra casa um trabalho fantástico"

    ResponderExcluir
  4. Great album...High Recommended!

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente fantástico álbum raríssimo de se encontrar tanto em lp como cd parabéns pelo post Alex!

    ResponderExcluir
  6. Estou completamente bestificado com a qualidade deste som. Aquela vontade de ouvir sem parar (é o que estou fazendo). Muito bom. Recomendo para todos que gostam de um Rock com qualidade. Raramente um disco me faz sentir o que este disco faz. Obrigado Mister Sala! Você salva a vida destes roqueiros de plantão. Abraço!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.