Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

7 de janeiro de 2016

Hero (1974)

Esse é um daqueles discos que nada chama atenção quando avistado por um fã de rock progressivo ou hard rock em alguma loja ou ponto de venda. A capa do disco traz um desenho bem interessante e absolutamente nenhuma informação de que se trata de um disco de rock. E, talvez este seja apenas um dos pontos de destaque deste incrível álbum do grupo italiano Hero. O combo foi sofrendo alterações tento em seu estilo quanto na formação, indo desde o beat iniciando em 1969, e chegando finalmente neste maravilhoso progressivo com tendências ao rock pesado. Apesar da origem italiana as faixas são todas cantadas em inglês, com quase nenhum sotaque e o disco foi lançado na Alemanha em 1974, ainda que tenha sido gravado em 1972.

Quanto ao conteúdo, é de deixar qualquer fã de rock simplesmente maluco, tal a técnica dos músicos, qualidade das faixas e intensidade com que são executadas. Para quem não conhece o Hero, lembra basicamente os alemães do Birth Control ainda que tenha uma veia progressiva mais forte, pode - se até que é uma feliz mistura de ELP e Birth Control e o resultado é muito positivo. O início é surpreendente com a fina faixa Merry Go Round. Como era um trio, os músicos se revezavam nos instrumentos, sendo que Massimo Pravato cuidava do baixo e guitarras e tudo isto com maestria.

Já Robert Deller brilha nos teclados e vocais, enquanto que Umberto Maschio também da conta do recado na bateria com muita criatividade sendo bastante discreto e eficiente. A faixa Crumbs of Day e intricada, muito técnica e provavelmente agrada fãs de grupos como o King Crimson. Outra faixa surpreendente é Sunday Best, que se desenvolve aos poucos até chegar ao clímax final em sua parte final. Aqui. Deller mostra uma bela voz, a melodia é lindíssima e o trabalho da guitarra e baixo é fantástico. O estilo de rock alemão de grupos como Gugu ou Grobschnitt é totalmente notável na faixa Seminar, um ótimo trabalho do trio que compõe uma massa sonora espetacular. Os vocais de Deller servem como pano de fundo para este outro momento de muito bom gosto instrumental. O disco ainda traz trabalhos mais pesados e intensos como a faixa que abre o segundo lado, Knock, onde a guitarra de Pravato é o ponto de destaque. A suíte do disco é Clapping and Smiling que traz um arranjo inicial no estilo medieval, e avança ao tempo com lindas variações. Aqui, o show fica por conta de Robert Deller tanto no quesito vocal como no trabalho que desenvolve ao piano. A curta balada progressiva Buzzard traz um som de violões que poderia tranquilamente fazer parte do repertório de Steve Howe na época e encerra o disco.

Mesmo com toda essa qualidade o Hero ficou pelo caminho, pois uma tragédia ocorreu ao grupo em 1973, quando o jovem musico de 20 anos Massimo Pravato morreu vítima de um acidente automobilístico, colocando fim neste promissor grupo.

O disco é original é uma tremenda raridade sendo que existem reedições ao longo do tempo, mas mesmo assim copias originais são extremamente difíceis de serem adquiridas. A edição em formato digital ainda traz a faixa Buzzard em uma versão lançada em single na época. Fonte: Livro, O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock - Vol. 2, por Wagner Xavier. (www.rockraro.com.br).

Integrantes.

Massimo Pravato (Guitarra & Baixo)
Robert Deller (Teclados & Vocais)
Umberto Maschio (Bateria)
+
Günter Ehrig (Produtor)

 
01. Merry Go Round (4:22)
02. Crumbs Of A Day (4:42)
03. Sunday Best (5:59)
04. Seminar (3:17)
05. Children's Game (5:02)
06. Knock (4:52)
07. Clapping And Smiling (9:06)
08. Dew-Drops (7:05)
09. Buzzard (1:49)


(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

5 comentários :

  1. wilson fiordeliz07/01/16 23:02

    interessante ...

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI...
    MÁS É NECESSÁRIO OUVIR BEM ALTO PARA APROVEITAR BEM TODO TRABALHO DESSA BANDA TALENTOSA !

    ResponderExcluir
  3. Não sei se estou certo disso mais lembra muito o Gentle Giant ou estou enganado?

    ResponderExcluir
  4. RECOMENDO A TODOS, ÓTIMO DISCO.
    ALEX VOCÊ A CADA DIA SE SUPERA E VEM COM NOVAS RARIDADES.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.