Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

9 de janeiro de 2016

Sam Gopal - Escalator (1969)

 
Sam Gopal é o único álbum do grupo liderado pelo músico de mesmo nome, nascido na Malásia e cujo o som é uma deliciosa mistura do psicodelismo do Pink Floyd de Sdy Barrett, o misticismo do Quintessence com o som mais pesado de grupos como o Pink Fairies. O músico em questão era um craque na tabla e aliado à sua influência do blues e do psicodelismo formou o grupo, que criou este incrível, delirante e diferente disco, que se tornou cult nos anos posteriores, principalmente por trazer em seu cast um nome famoso e que aqui ainda nem era conhecido do grande público de rock mais pesado. O nome em questão é Lemmy Kilmister e dispensa comentários.

Gravado no mítico De Lane Lea Studio no final de 1968, o álbum traz um intricado som que mistura música acústica indiana com certa dose de psicodelismo tão em voga nesta época. Apesar de ser um bom álbum, o disco sofre um pouco por ter algumas canções parecidas entre si, ainda que sejam boas na maioria das vezes. A bateria faz muita falta para os fãs de sons mais pesados.

Em Dark Lord é incrível notar como a vez de Lemmy mudou ao longo do tempo, sendo que aqui estava mais melódica e suave do que faria história nos seus grupos subsequentes. Outro bom momento do disco e com You're Alone Now, faixa que conta com uma melodia interessante, linha de baixo pulsante além do belo trabalho de vocal do Lemmy, faixa que conta com uma melodia interessante, linha de baixo pulsante além do belo trabalho de vocal do Lemmy.

Uma curiosidade é a semelhança do riff da faixa Midsummer Nigths Drean com You Really Got Me, sucesso dos Kinks anos antes. Season of the Witch é outra boa faixa. Traz um vocal à lá soul music, com direito a backing vocals, uma guitarra cortante e baixo pulsante, para esta que é uma das faixas mais diferentes e originais do trabalho do Sam Gopal. Um dos momentos mais intensos e pesados do disco é em Escalator, faixa título. Aqui as guitarras falam mais alto. O swing do baixo e o som da tabla de seu líder e mentor também se destacam.

O álbum chagou a chamar certa atenção da mídia especializada e o grupo acabou por se tornar figura carimbada em shows e festivais tocando ao lado de grupos como Soft Machine, Pink Floyd, Jimi Hendrix, T.Rex, Steppenwolf, apenas para citar alguns dos nomes de peso da época.

O disco foi relançado na era digital. Uma das edições, da EsoteriC Recordings de 2010, traz uma edição belíssima, com encarte informativo além da execução de duas faixas bônus, Horse e o clássico Back Door Man. Ambas foram lançadas em singles na época. Fonte: Livro, O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock - Vol. 2, por Wagner Xavier. (www.rockraro.com.br).

Integrantes.

Sam Gopal (Tabla, Percussão)
Ian "Lemmy" Willis (Lemmy Kilmister) (Vocais, Guitarra)
Roger D'elia (Guitarra)
Phil Duke (Baixo)

 
01. Cold Embrace (3:41)
02. The Dark Lord (3:16)
03. The Sky Is Burning (2:32)
04. You're Alone Now (3:43)
05. Grass (4:05)
06. It's Only Love (4:19)
07. Escalator (2:51)
08. Angry Faces (4:04)
09. Midsummer Night's Dream (2:15)
10. Season Of The Witch (4:26)
11. Yesterlove (4:58)
Bonus Tracks.
12. Horse (Single A-Side) (3:34)
13. Back Door Man (Single B-Side) (3:07)
 


(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

3 comentários :

  1. Muito obrigado Alex por nós proporcionar conhecer e curtir todas as mais belas obras musicais de todos os tempos. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. wilson fiordeliz09/01/16 22:07

    Nossa !!! Alex só posso te agradecer por mais essa perola , com Lemmy Kilmister !!!!

    ResponderExcluir
  3. wilson fiordeliz09/01/16 22:11

    NOSSA !!!! ALEX MAIS UMA VEZ SÓ POSSO TE AGRADECER POR MAIS ESSA PEROLA , COM LEMMY KILMISTER !!!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.