Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

21 de novembro de 2010

The Cult - Discografia.

The Cult é uma banda de hard rock alternativo/rock gótico , formada em Yorkshire, Inglaterra, em 1984, por ex-membros das bandas Southern Death Cult, Theatre Of Hate e posteriormente Death Cult. 

História.

Origens.

No fim dos anos 70, um jovem chamado Ian Astbury decidiu criar uma banda. Este foi o início do Southern Death Cult, um grupo de rock gótico pós-punk. A música do grupo não combinava totalmente com o seu estilo, uma vez que Astbury era muito influenciado pela música e visuais dos anos 60. 

Em 1983, com o fim do Southern Death Cult, Ian Astbury junta-se a Billy Duffy (guitarra, ex-Theatre of Hate), Jamie Stewart (baixo, ex-Ritual) e Ray Mondo (bateria), e a banda passa a se chamar Death Cult.

Em julho de 1983, a banda lançou Death Cult, um EP com quatro canções. Em setembro do mesmo ano, Ray deixa a banda para dar lugar a Nigel Preston, (ex-Sex Gang Children). Com o novo baterista, o Death Cult lança em outubro de 1983 o single God Zoo.

Em uma sexta-feira, (13 de Janeiro de 1984), antes de fazerem um programa de TV, Ian decide que a banda passaria a se chamar The Cult, retirando, assim, a conotação “gótica” da banda. Astbury justificaria assim esta mudança: “nós somos mais vida do que morte”.

A seguir, assinam um longo contrato com o selo Beggars Banquet e para consolidar sua popularidade nos quatro cantos da Inglaterra, o single Spiritwalker aponta no primeiro lugar da parada independente. Depois, a banda procede a uma turnê europeia antes do lançamento de Dreamtime (em agosto de 1984).

Anos 80.

O álbum de estreia, Dreamtime (1984), mostrava uma banda muito eclética e pouco convencional. Na época, as revistas americanas classificaram o Cult como “muito gótico para o público em geral, muito heavy metal para os góticos e muito progressivo para os punks”. Mesmo com toda essa indecisão, o álbum continha ótimas músicas, que a banda toca ao vivo até hoje. Após esse lançamento, o baterista Preston é substituído por Mark Brzezicki.

Durante as gravações do segundo álbum, Mark é substituído por Les Warner (ex-baterista de bandas como Sham 69 e Johnny Thunders) e é lançado o disco Love (1985). Este álbum é uma homenagem da banda a grupos e artistas da década de 1960 e 1970, como Led Zeppelin, The Doors, Jimi Hendrix, entre outros, que sempre os influenciaram, ainda que mantivesse forte influencia do rock gótico. Além do título do álbum, os timbres, os efeitos de guitarra e as equalizações utilizadas em Love, são baseadas nos discos dessa época (nos anos anteriores aos 1980). O grupo, assim, conseguiu projeção mundial, alcançando enorme sucesso com a faixa “She Sells Sanctuary“.

O baixista Stewart passou a tocar guitarra base e o baixista Kid Chaos, de uma banda chamada Zodiac Mindwarp, entrou no grupo. Discussões entre Astbury e Duffy começaram a abalar o grupo. A dupla não estava se entendendo nas novas composições devido a direção que a banda queria tomar (indo para o hard rock tradicional e deixando o gótico) e a saída foi chamar o respeitado produtor Rick Rubin para rearranjar as músicas que já haviam sido gravadas (e que só foram lançadas no “Rare Cult Box Set”, anos depois). Tal produtor já havia trabalhado com o Slayer e Danzig. Dessa união, surgiu em 1987, o álbum Electric, que foi um grande sucesso. O disco era pesado e foi rotulado como “Hard Blues Rock”, deixando as influencias góticas e passando a um som mais próximo de bandas como AC/DC.

A banda entrou em turnê por um ano e meio e os problemas de Astbury com o álcool pioraram cada vez mais. Muitos shows, inclusive uma temporada no Japão, foram cancelados. Nessa época, Les Warner saiu do grupo.

Para a gravação do novo álbum, foi chamado o famoso produtor Bob Rock (Mötley Crüe e Bon Jovi e depois Metallica), Matt Sorum foi recrutado para as baquetas, Kid Chaos foi demitido e Jamie Stewart retornou ao baixo. Sonic Temple foi lançado em 1989, e acabou sendo um dos discos mais vendidos dos anos 1980. A banda retornou às guitarras góticas de “Love”, adicionando o peso de “Electric”, levando a banda ao mainstream com um som único. A faixa “Edie (Ciao Baby)” é tocada até hoje nas rádios. O álbum ainda teve a participação de Iggy Pop nos vocais de New York City. Após esse lançamento e a seguinte tour, Matt Sorum foi para o Guns N’ Roses e Mickey Curry entra em seu lugar. 

Anos 90.

Contudo, as coisas não iam bem: Astbury havia chegado num nível em que o álcool trazia riscos graves para a sua saúde. A banda teve que se empenhar várias vezes com versões instrumentais nas músicas, para cobrir as constantes ausências de Astbury. No final da turnê do álbum Sonic Temple, em 1990, Stewart abandonou o grupo, cansado de ser mediador das constantes discussões entre Astbury e Duffy e da rotina das constantes turnês. Ele montou uma banda chama The Untouchables, com Adrian Smith, que havia saido do Iron Maiden na mesma época.

Com o novo baixista Charlie Drayton, a banda lança Ceremony, em 1991. O disco não trouxe nenhuma novidade, foi bem aceito pelos fãs, mas não foi tão bem aceito pela crítica. O que fez a banda refletir sobre uma mudança no estilo, pois o hard rock estava em baixa devido ao sucesso do grunge e do alternativo inglês.

Em 1993, mais mudanças: entram Craig Adams ex-Sisters of Mercy e The Mission no baixo e Scott Garrett na bateria. O produtor Bob Rock é chamado novamente e The Cult é lançado em 1994. O álbum, apesar de conter boas músicas e com clara influência do alternativo inglês, foi muito mal em vendas e deixou o grupo numa difícil situação, levando a banda a se dissolver após um show no Brasil. Astbury e Duffy partiram em projetos solo, mas nenhum deles conseguiu muita repercussão separados.

Decidem, então, unir-se novamente e participam da trilha sonora do filme estrelado por Nicolas Cage, Gone in 60 seconds com a faixa Painted on my Heart. A música fez grande sucesso tanto nas rádios, como na MTV. Em junho de 2001, o Cult lança o novo álbum Beyond Good and Evil, novamente com produção do veterano Bob Rock. Na sequência, a banda entrou em mais um hiato. Astbury foi chamado para assumir os vocais de ‘The Doors of The 21st Century’, fato previsível, já que Oliver Stone havia pensado no cantor para estrelar o filme The Doors, em 1991, que Val Kilmer acabou por estrelar.

Em 2005, o Cult anunciou a volta as atividades e a tour Return Of The Wild, que resultou no último disco da banda, lançado em 2007, chamado Born Into This, sempre com Astbury e Billy Duffy como os membros principais. Em 2007-2008, a banda teve seu sucesso “She Sells Sanctuary” presente no game Guitar Hero Aerosmith. A mesma música já havia sido licenciada, em 2001, para o jogo Gran Turismo 3: A-Spec e, em 2002, para o jogo Grand Theft Auto: Vice City, podendo esta ser ouvida na rádio VROCK, criada pelo game.

Em 25 de Setembro de 2009 iniciaram a digressão europeia Love Live Tour em Lisboa. No verão de 2010 vão lançar um novo conjunto de canções originais. Em 1 de agosto de 2010 lançaram um novo single “Every man and woman is a star” que está disponível no iTunes. 

Choice of Weapon (2011 - Presente)

Durante um concerto de The Cult no Hammersmith Apollo em Londres em Janeiro, Ian Astbury declarou que a banda irá gravar um novo álbum imediatamente após a conclusão da tournée. O produtor irá ser Chris Goss. Em novembro de 2011 foi anunciado que o album novo seria produzido por Bob Rock o mesmo de Sonic Temple, The Cult e Beyond Good and Evil. O álbum, intitulado Choice of Weapon, será lançado a 22 Maio de 2012. A banda criou uma parceria com a Rolling Stone para promover o primeiro single do álbum com o nome Lucifer em Janeiro de 2012. E em Junho de 2012 o álbum foi lançado. Texto: Wikipédia.

Integrantes.

Ian Astbury (Voz Principal, Percussão, 1983-1995, desde 1999)
Billy Duffy (Guitarra,1983-1995, desde 1999)
Chris Wyse (Baixo, desde 2006)
John Tempesta (Bateria, desde 2006)

Músico de Turnês.

Mike Dimkich
(Guitarra Rítmica, 1993-1994,
desde 1999)

Ex-Integrantes.

Les Warner (Bateria)
Ray Mondo (Bateria)
Nigel Preston (Bateria)
Jamie Stewart (Baixo, Guitarra Ritmo)
Mark Brzezicki (Bateria)
Kid Chaos (Baixo)
John Webster (Teclado)
Eric Singer (Bateria)
Mickey Curry (Bateria)
Matt Sorum (Bateria)
Todd Hoffman (Baixo)
James Kottak (Bateria)
Charley Drayton (Baixo)
Michael Lee (Bateria)
Kinley Wolfe (Baixo)
John Sinclair (Teclado)
Craig Adams (Baixo)
Scott Garrett (Bateria)
Martyn Lenoble (Baixo) 

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Álbuns.

Death Cult - The Southern Death Cult (1981)
01. Fatman
02. Moya
03. The Girl
04. All Glory (Peel Session) 

05. Today (Peel Session) 
06. False Faces
07. Flowers In The Forest
08. Patriot
09. The Crypt
10. Crow (Live) 

11. Faith (Live) 
12. Vivisection (Live) 
13. Apache
14. Moya
15. Fatman 


Link.

Death Cult - Death Cult (1983)
01. Gods Zoo
02. Brothers Grimm
03. Ghost Dance
04. Horse Nation
05. Christians
06. Gods Zoo (These Times)
07. Gods Zoo (Live At The Lyceum) 
08. Christians (Live Utrecht Holland 1986) 


Dreamtime (1984)
01. Horse Nation
02. Spiritwalker
03. 83rd Dream
04. Butterflies
05. Go West
06. Gimmick
07. A Flower in the Desert
08. Dreamtime
09. Rider in the Snow
10. Bad Medicine Waltz
11. BoneBag
12. Sea and Sky
13. Resurrection Joe

Link.

Love (1985)
01. Nirvana
02. Big Neon Glitter
03. Love
04. Little face
05. Brother Wolf, Sister Moon
06. Rain
07. The Phoenix
08. Hollow Man
09. Revolution
10. She Sells Sanctuary
11. Judith
12. Black Angel


Electric (1987)
01. Wild Flower
02. Peace Dog
03. Lil’ Devil
04. Aphrodisiac Jacket
05. Electric Ocean
06. Bad Fun
07. King Contrary Man
08. Love Removal Machine
09. Born to Be Wild
10. Outlaw
11. Memphis Hipshake 


Sonic Temple (1989)
01. Sun King
02. Fire Woman
03. American Horse
04. Edie (Ciao Baby) 
05. Sweet Soul Sister
06. Soul Asylum
07. New York City
08. Automatic Blues
09. Soldier Blue
10. Wake Up Time For Freedom
11. Medicine Train 


Ceremony (1991)
01. Ceremony
02. Wild Hearted Son
03. Earth Mofo
04. White
05. If
06. Full Tilt
07. Heart of Soul
08. Bangkok Rain
09. Indian
10. Sweet Salvation
11. Wonderland 


Live Cult Marquee London 1991 (1993)
01. Nirvana
02. Lil’ Devil
03. Spiritwalker
04. Horse Nation
05. Zap City
06. Brother Wolf, Sister Moon
07. Revolution
08. Love
09. Rain
10. The Phoenix
11. Wild Flower
12. She Sells Sanctuary
13. Full Tilt
14. Peace Dog
15. Love Removal Machine
16. Earth Mofo
17. Fire Woman 


The Cult (1994)
01. Gone
02. Coming Down (Drug Tongue) 
03. Real Grrrl
04. Black Sun
05. Naturally High
06. Joy
07. Star
08. Sacred Life
09. Be Free
10. Universal You
11. Emperor’s New Horse
12. Saints are Down 


Pure Cult: The Singles 1984 – 1995 (2000)
01. She Sells Sanctuary
02. Fire Woman
03. Lil’ Devil
04. Spiritwalker
05. The Witch
06. Revolution
07. Love Removal Machine
08. Rain
09. In The Clouds
10. Coming Down (Drug Tongue) 
11. Edie (Ciao Baby)
12. Heart of Soul
13. Wild Flower
14. Star
15. Resurrection Joe
16. Go West
17. Sun King
18. Wild Hearted Son
19. Sweet Soul Sister 


The Best of Rare Cult (2000)
01. Love Removal Machine (Peace Remix) 
02. Zap City 
03. Faith Healer (Written by Alex Harvey) 
04. She Sells Sanctuary (Long Version) 
05. Edie (Ciao Baby-Acoustic) 
06. Little Face
07. Spanish Gold
08. Love Trooper
09. The River
10. Lay Down Your Gun (Version Two-Demo) 
11. No.13
12. Bleeding Heart Graffiti
13. Sea And Sky
14. Go West (Crazy Spinning Circles-Original Mix) 
15. Join Hands 


Buenos Aires (Bootleg 2000)
01. Lil’ Devil
02. Sun King
03. Sweet Soul sister
04. Peace dog
05. Edie
06. Rain
07. Painted On My Heart
08. Breathe
09. The Witch
10. Fire Woman
11. In the Clouds
12. Wild Flowers
13. She sells sanctuary
14. The Phoenix
15. Love removal Machine
 

Link.

Beyond Good and Evil (2001)
01. War (The Process) 
02. The Saint
03. Rise
04. Take the Power
05. Breathe
06. Nico
07. American Gothic
08. Ashes and Ghosts
09. Shape the Sky
10. Speed of Light
11. True Believers
12. My Bridges Burn 

Link.

Foxboro, MA 2001 Sound Quality: 9 Source: FM Broadcast (Bootleg 2001)
01. Lil Devil
02. Peace Dog
03. Rain
04. The Witch
05. Wild Flower
06. Rise
07. Breathe
08. Fire Woman
09. She Sells Sanctuary
10. Love Removal Machine
 

Link.

Born into This (2007)
01. Born Into This
02. Citizens
03. Diamonds
04. Dirty Little Rockstar
05. Holy Mountain
06. I Assassin
07. Illuminated
08. Tiger in the Sun
09. Savages
10. Sound of Destruction
 

Link.

Choice of Weapon (2012)
CD 1. 

01. Honey from a Knife
02. Elemental Light
03. The Wolf
04. Life > Death
05. For the Animals
06. Amnesia
07. Wilderness Now
08. Lucifer
09. A Pale Horse
10. This Night In the City Forever 


CD 2 (Bonus Tracks)

01. Every Man and Woman Is a Star
02. Embers
03. Until the Light Takes Us
04. Siberia 


Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

47 comentários :

  1. otimo blog coisa rara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho uma banda que tem potencial,mas músicas uma igual a outra,parece que tem músicos mas que falta musicalidade,vocal bom mas deviam ousar mais nas melodias.

      Excluir
    2. Rock é pra quem merece!!!

      Excluir
  2. uma banda mt boa. q pena q ñ tem bandas boas hj como tinha antigamente... o povo fik escutando os veadinhos do cine

    ResponderExcluir
  3. Brother o seu blog está de parabéns! E essa banda... dispensa comentário. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. parabens,seu blog e otimo.cerock1968.

    ResponderExcluir
  5. velho parabéns por esse blog, são poucos hj que ainda preservam seus neuronios com musicas boas!!

    Parabéns exelente Blog!

    ResponderExcluir
  6. muito boa a banda os riff...

    ResponderExcluir
  7. Gustavo Kaminski13/06/2012 09:24

    Muito bom esse ultimo album, sonsera...banda foda. Minha banda preferida.

    ResponderExcluir
  8. Caras, eu sei que os comentários são poucos, e isso é uma pena, mas saibam que o trabalho de vocês é incrível, tenham orgulho dele, eternamente grato por disponibilizarem tantos arquivos, abraços e continuem nesta empreitada.

    ResponderExcluir
  9. pow vlw alex the cult eh a melhor banda de hard rock! thanks for that!!

    ResponderExcluir
  10. Achei que não fosse encontrar o Choice of Weapon aqui. Me surpreendi, que puta blog esse aqui hem!

    ResponderExcluir
  11. belezura de post. eu nao baixei porque eu ja tenho a discografia deles, mas dando uma rodada por aqui...pra variá.parabéns e obg pelo empenho do blog.

    ResponderExcluir
  12. Encontrei esse blog por acaso, fazendo pesquisa de um álbum do The Cult !!

    SENSACIONAL !!
    Parabéns pela iniciativa!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo Blog!!!
    Simplesmente fantástico!!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo blog!!!
    Simplesmente fantástico!!!! Já recomendei pra minha galera toda!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. muito bom este blog ;;;;

    ResponderExcluir
  16. muito legal é rock n' roll

    ResponderExcluir
  17. O melhor blog da net... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  18. é classico d+ muito bom !!!

    ResponderExcluir
  19. Essa eu conheci na época do lançamento do Sonic Temple, o comprei juntamente
    com o Love e o Electric (vinis), foi satisfação à primeira audição. Baixei toda a discografia,e agora tô ouvindo o último (bom pra cacete), Alex valeu de montão meu irmão, paz!.

    Edson - BH

    ResponderExcluir
  20. Estigação pro surf ... mt bom !!!

    ResponderExcluir
  21. PORRA, ESTE É MITO BOM!!!! VALEU MESMO!!!

    ResponderExcluir
  22. estava procurando essa discografia... e so encontrei ela completa aqui com vcs....Vlw a todos do Site....

    ResponderExcluir
  23. muito bom esse site so aqui encontrei com os links funfando....e ainda a discografia completa vlw a todo do Blog!!!!

    ResponderExcluir
  24. Discografia muito boa, o muro sempre emocionado.

    ResponderExcluir
  25. Blog alucinante........a Discografia do The Cult está perfeita ...parabéns...o site será recomendado na comunidade Rock Bahia .

    Muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  26. Sensacional, estava atras destes cds. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada, por disponibilizar esta joia rara.
    CULT eternamente!!!

    ResponderExcluir
  28. Antonio Cezar25/06/2014 10:49

    Esse Blog é fantástico...todos os Links ativos e baixa muito rápido...o melhor que conheço...parabéns...

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigada! Estava procurando os álbuns que ouvi durante a adolescência. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  30. Essa banda é maravilhosa! Obrigada por postar.

    ResponderExcluir
  31. Mauro Hoyer18/11/2014 21:22

    Sempre adorei o Cult, considero uma de minha bandas favoritas e o álbum Electric foi praticamente o meu passaporte para o mundo do rock de onde nunca mais sai. Valeu Muro, vocês são a minha bíblia para o Rock!!!

    ResponderExcluir
  32. Grande Banda, das melhores de sempre. Desde os anos 80 que acompanho esta banda. Continuem assim, e thanks pela discografia.

    ResponderExcluir
  33. Sempre salvador seu blog!! Basta querer ouvir boa música!! Obrigado Man!!

    ResponderExcluir
  34. THE CULT <3 AMOR SEM LIMITES!!!

    ResponderExcluir
  35. Alexandre Sallati30/11/2015 12:45

    Blog massa....show!!

    ResponderExcluir
  36. QUEREMS EL NUEVO!
    GRACIAS POR TREMENDO POST

    ResponderExcluir
  37. 1.000s de Gracias Amigo. THE CULT POR SIEMPRE! :)

    ResponderExcluir
  38. Jayme da costa Maceió AL09/05/2016 16:26

    De tudo que escutei de Hard Rock, o que mais ficou em minha memória foi este grupo, THE CULT. É um som atemporal! Obrigado, MURO.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo blog, excelente post. Rock and Roll !!!! Ratão

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigado por compartilhar !

    ResponderExcluir
  41. Uma das três bandas da minha Vida !

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.