Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

15 de dezembro de 2010

Chris Cornell - Discografia.

Christopher John Boyle, (Seattle, 20 de julho de 1964 - Detroit, 18 de maio de 2017), mais conhecido como Chris Cornell, foi um cantor, guitarrista e compositor americano considerado um dos fundadores do movimento grunge e conhecido como vocalista das bandas Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave. Ganhador de dois Prêmios Grammy (com 15 indicações no total). Em 1991 Cornell ganhou notoriedade com o Soundgarden com o lançamento do álbum Badmotorfinger, e lançou cinco álbuns em carreira solo entre 1999 e 2015. Ele também era famoso por sua extensão vocal de quatro oitavas. Em 2007 lançou o single "You Know My Name", música tema do filme 007 - Cassino Royale, tornando-se o primeiro cantor americano a gravar a música tema de um filme da série 007. A canção vendeu 3,5 milhões de cópias digitais. Em 2013, Cornell compôs a canção "Misery Chain" para a trilha sonora do filme 12 Years a Slave, onde fez um dueto com a cantora Joy Williams. 

Cornell foi escolhido como "O Maior Cantor de Rock" pelos leitores da revista Guitar World em 2013, ficou em 4º lugar na lista "Top 100 de Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos" da revista Hit Parader em 2006, em 9º lugar na lista de "Melhores Vocalistas de Todos os Tempos" da revista Rolling Stone em 2011, e 12º lugar na lista das "22 Maiores Vozes da Música" da MTV em 2005. Alice Cooper se referiu a Cornell como "a melhor voz do Rock" em 2017. 

Em todo o seu catálogo (suas três bandas e carreira solo), Cornell vendeu 14,8 milhões de álbuns, 8,8 milhões de músicas digitais e 300 milhões de transmissões de áudio on-demand apenas nos Estados Unidos, e mais de 30 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo até 2017. 

Biografia.

Filho de Edward F. Boyle, um farmacêutico, e Karen Cornell, uma contadora. Chris nasceu e cresceu em Seattle, filho de mãe judia e pai católico, ele estudou na escola católica Christ the King Catholic Elementary School, e depois na Shorewood High School durante a adolescência. Chris e seus cinco irmãos trocaram o sobrenome Boyle pelo sobrenome de solteira de sua mãe, (Cornell), quando seus pais se divorciaram. Numa entrevista em 2008, Cornell afirmou que não seguia nenhuma religião e que era um livre-pensador, mas revelou acreditar na existência de Jesus Cristo. 

Cornell passou um período de dois anos entre os nove aos onze anos ouvindo somente os Beatles depois de encontrar uma grande coleção de discos da banda abandonados no porão da casa de um vizinho. 

Cornell era um solitário; ele foi capaz de lidar com sua ansiedade ao redor de outras pessoas através do Rock. Durante sua adolescência, ele teve depressão severa, abandonou a escola e quase nunca saía de casa. Aos 12 anos, ele teve acesso ao álcool, maconha, ácido e remédios controlados e os usava diariamente até aos 13 anos, parou por um ano, mas retornou aos 15 anos por mais um ano até se voltar para a música. 

Antes de se tornar um músico bem-sucedido, ele trabalhou em um atacadista de frutos do mar e foi Sous-chef no restaurante Ray's Boathouse em Seattle. 

Seu primeiro instrumento na infância foi o piano, mas iniciou sua carreira como baterista na banda Jones Street Band. No início dos anos 80, Cornell era membro de uma banda cover chamada The Shemps, que se apresentava em Seattle. The Shemps tinha Hiro Yamamoto como baixista. Depois de Yamamoto deixar o The Shemps, a banda recrutou o guitarrista Kim Thayil. Cornell e Yamamoto continuaram em contato e depois que The Shemps terminou, Cornell e Yamamoto começaram uma jam session juntos, eventualmente trazendo Thayil para se juntar a eles. 

Carreira.

Soundgarden.

Em 1984, junto com o guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto, Cornell formou a banda Soundgarden. Cornell tocava bateria e cantava, mas logo após Scott Sundquist assumir a bateria (tendo sido ocupada definitivamente depois por Matt Cameron), Cornell passa a se dedicar exclusivamente ao vocal. O primeiro EP da banda, Screaming Life, foi lançado em 1987 pela gravadora Sub Pop. 

Soundgarden foi a primeira banda grunge a assinar com uma grande gravadora, a banda assinou com a A&M Records em 1989. Lançaram, entre outros álbuns, Ultramega OK (1988) e Louder Than Love (1989), tendo boa repercussão no cenário alternativo americano. 

Em 1991 foi lançado Badmotorfinger, álbum que torna o Soundgarden mundialmente famoso graças à grande atenção pelas bandas da cena de Seattle, onde o movimento grunge, impulsionado por bandas como Nirvana, dominava o cenário musical. O álbum contava com os hits "Rusty Cage", "Outshined" e "Jesus Christ Pose". Em 1996, Johnny Cash gravou uma versão de "Rusty Cage" em seu álbum Unchained. 

Em 1992, o Soundgarden teve uma breve participação no filme Vida de Solteiro (Singles) de Cameron Crowe, situado em Seattle, onde a banda aparece num show tocando a canção "Birth Ritual". A canção "Seasons", escrita e interpretada por Cornell, também faz parte da trilha sonora do filme. 

O álbum mais bem sucedido comercialmente do Soundgarden é Superunknown, lançado em 1994. Músicas como "Let Me Drown", "Spoonman" e "Black Hole Sun" ajudaram esse disco a vender mais de cinco milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Seu sucessor, Down on the Upside é lançado em 1996, não obtendo o mesmo sucesso comercial do álbum anterior, apesar das bem sucedidas "Blow Up the Upside World", "Burden in My Hand" e "Pretty Noose". Após o lançamento da coletãnea A-Sides em 1997, o Soundgarden anunciou o fim de suas atividades. 

Em 31 de dezembro de 2009, Chris Cornell anunciou pelo Twitter que o Soundgarden estaria se reunindo após 12 anos. 

Em 16 de abril de 2010, Soundgarden fez um show secreto no Showbox Theater em Seattle. 

Soundgarden fez sua primeira aparição na televisão desde a reunião no talk show de Conan O'Brien em 9 de novembro de 2010, e excursionou pela América do Norte no verão de 2011. A banda tocou no festival Lollapalooza em Chicago em 2010, e na edição brasileira em 2014, no Autódromo de Interlagos. 

No verão de 2012, a banda lançou um novo single e vídeo, "Live to Rise", para a trilha sonora do filme Os Vingadores. O sexto álbum da banda, King Animal, foi lançado em novembro de 2012, com críticas positivas. Cornell gravou a canção "Seasons" para o filme Homem de Aço em 2013. 

A banda continuou a turnê mundial e o guitarrista Kim Thayil mencionou em várias entrevistas que a banda estava começando a trabalhar em material para o seu sétimo álbum. 

Em entrevista a Billboard em abril de 2017, Cornell comentou que a banda estava escrevendo um novo álbum. 

O último show da banda foi no Fox Theatre em Detroit nos Estados Unidos em 17 de maio de 2017, poucas horas antes da morte do vocalista Chris Cornell. 

Temple Of The Dog.

Em 1990, seu amigo Andrew Wood da banda Mother Love Bone, morre de overdose de heroína. Cornell resolve homenagear o amigo com duas músicas de sua autoria, "Say Hello To Heaven" e "Reach Down". Junta-se a Jeff Ament e Stone Gossard, ambos membros dos Mother Love Bone, além dos recém recrutados Mike McCready e Eddie Vedder e formam o Temple Of The Dog, que terminou após o fim das gravações de seu único álbum, o auto intitulado Temple Of The Dog. Mike McCready e Eddie Vedder viriam a compor posteriormente o Pearl Jam juntamente com os outros dois integrantes, Jeff Ament e Stone Gossard. (Matt Cameron, que foi baterista do Soundgarden, também se junta ao Pearl Jam mais tarde). 

O álbum Temple of the Dog vendeu mais de um milhão de cópias, em boa parte graças aos singles "Say Hello 2 Heaven" e "Hunger Strike", o último tendo um dueto entre Cornell e Vedder. Sendo essa a primeira vez que Vedder teve sua voz em um álbum profissional. Durante um show do Pearl Jam no Santa Barbara Bowl em 2003, Cornell apareceu como convidado surpresa, e depois de tocar um set acústico, Cornell se juntou a Vedder e o resto da banda para tocar "Hunger Strike" e "Reach Down". Em 6 de outubro de 2009, Cornell fez uma aparição surpresa no show do Pearl Jam no Gibson Amphitheater em Los Angeles, e a banda tocou "Hunger Strike". No final do show, Cornell e a banda tocaram junto com Jerry Cantrell do Alice in Chains. 

A banda Temple of the Dog se juntou pela primeira vez desde o lançamento do álbum em 1991 para fazer cinco shows nos Estados Unidos em novembro de 2016. 

Cornell, junto com Layne Staley e Jerry Cantrell do Alice in Chains e Mark Arm do Mudhoney, contribuíram nos vocais da canção "Right Turn" do Alice in Chains, presente no EP Sap de 1992. Nos créditos do álbum, a canção é creditada a Alice Mudgarden (Alice in Chains + Mudhoney + Soundgarden). A canção apareceu no filme Falcão Negro em Perigo de 2001. 

Em 1992, Cornell e outros três membros do Temple of the Dog tocaram juntos sob o nome M.A.C.C. (McCready, Ament, Cameron, Cornell), e gravaram a canção "Hey Baby (New Rising Sun)" para o álbum Stone Free: A Tribute to Jimi Hendrix de 1993.
Audioslave. 

Em 2001 formou o Audioslave junto com Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, ex-membros do Rage Against the Machine, lançando o álbum autointitulado em 2002, obtendo muita repercussão positiva na mídia, com hits como "Cochise", "Like a Stone", "Show Me How to Live", "I Am the Highway" e "What You Are". Like a Stone é a canção de maior sucesso da banda, tendo alcançado o primeiro lugar na lista Billboard Mainstream Rock Tracks e na lista Modern Rock Tracks, além do 31° lugar na lista do Billboard Hot 100, e foi premiado como disco de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). O vídeo clipe da música tem mais de 260 milhões de visualizações no Youtube. 

Em 2005, o Audioslave entrou para a história, tornando-se o primeiro grupo americano a realizar um show em Cuba. A apresentação ao ar livre em uma praça de Havana foi assistida por um público estimado em 50.000 pessoas. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum Out of Exile, que emplacou o 1º lugar na Billboard 200. Destacam-se as canções "Be Yourself", "Your Time Has Come" e a faixa título. 

O álbum Revelations foi lançado no começo de setembro de 2006, com um estilo mais soul e funk do que seus antecessores. Entrou direto na 2ª colocação da Billboard 200 contendo "Original Fire" e a faixa título como singles. 

Em fevereiro de 2007, Cornell anuncia a sua saída do Audioslave. Em nota oficial divulgada à imprensa, o músico alegou "conflitos de personalidade impossíveis de resolver e também diferenças musicais". 

Dez anos após a separação, a banda voltou aos palcos em um show anti-Donald Trump, batizado de "Baile Anti-inauguração" em 20 de janeiro de 2017, em Los Angeles. A banda tocou três canções: Cochise, Show Me How To Live e Like a Stone. 

Carreira solo.

Em 1999, Cornell lança o álbum solo Euphoria Morning, vendendo 300 mil cópias nos Estados Unidos e dando uma indicação ao Grammy Awards para Cornell. 

Em 2006, aproveitando que a Audioslave não saira em turné para divulgação de Revelations, Chris Cornell lançou um novo single, "You Know My Name", música tema do filme de Casino Royale, na estreia do ator Daniel Craig atuando como o agente secreto 007. 

Em abril de 2007, Cornell deu início a uma turnê mundial em suporte de seu novo álbum solo, Carry On, lançado em junho. Também comemorando 20 anos do lançamento de sua primeira gravação (o EP Screaming Life dos Soundgarden, lançado em 1987), ele apresentou músicas de todas as fases de sua carreira nos seus shows. 

Em março de 2009 foi lançado o álbum Scream, produzido por Timbaland, e em 2011 um acústico ao vivo, Songbook. 

Em 2015, Cornell lançou o álbum Higher Truth. Ele foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original pela música "The Keeper", que faz parte do filme Machine Gun Preacher. 

O último lançamento solo antes de sua morte, foi o single de caridade "The Promise", feita para os créditos finais do filme de mesmo nome sobre o Genocídio armênio, lançado em 2017. Os rendimentos da canção foram doados para a International Rescue Committee. Uma das últimas aparições públicas de Cornell foi durante a pré-estreia do filme em Los Angeles em 12 de abril de 2017, onde comentou sobre os planos de gravar um novo álbum com o Soundgarden. 

Vida pessoal.

Em 1985, Cornell começou a namorar Susan Silver, empresária do Soundgarden e Alice in Chains. Eles se casaram em 1990, e em 28 de Junho de 2000 nasceu a primeira filha do casal, Lillian Jean Cornell. O casal se separou em 2003 e o divórcio foi finalizado em 2004. Em 2004, Cornell se casou com Vicky Karayiannis, com quem teve uma filha chamada Toni, nascida em Setembro daquele ano, e um filho, Christopher Nicholas, nascido em Dezembro de 2005. 

Morte.

Em 18 de maio de 2017, a imprensa dos Estados Unidos anunciou que Cornell havia morrido em Detroit, logo após fazer uma apresentação com sua banda Soundgarden. O representante do grupo, Brian Bumbery, e a família do músico confirmaram a notícia. De acordo com a Associated Press, o legista responsável informou que Cornell se enforcou no banheiro do hotel onde estava hospedado, horas depois de se apresentar em Detroit com sua banda, em uma turnê pelos Estados Unidos. 

Cornell foi cremado e suas cinzas foram enterradas no cemitério Hollywood Forever em Los Angeles, em 26 de maio de 2017. Entre os presentes no enterro estavam Dave Grohl, Krist Novoselic, Tom Morello, Jerry Cantrell, Kim Thayil, Matt Cameron, Jeff Ament, Taylor Hawkins, James Hetfield, Lars Ulrich, Pat Smear, Perry Farrell, Dave Navarro, Nile Rodgers, Brad Pitt, Christian Bale, James Franco, Jeremy Renner, Chester Bennington, Pharrell e Josh Brolin. A cerimônia começou com os auto-falantes do cemitério tocando a canção "Like a Stone" do Audioslave, e também a canção "The Promise", a mais recente da carreira solo de Cornell. Chester Bennington cantou a canção "Hallelujah" de Leonard Cohen. No final do funeral, a canção "All Night Thing" do Temple of the Dog acompanhava os presentes na saída. As cinzas de Cornell foram enterradas ao lado da estátua do amigo Johnny Ramone, que não está enterrado no cemitério Hollywood Forever — seu corpo foi cremado e suas cinzas estão em posse de sua viúva. 

Em 2 de junho de 2017, foi divulgado o resultado do exame toxicológico feito no corpo de Cornell, que constatou que momentos antes da morte o cantor teria consumido vários tipos de medicamentos controlados, entre eles Bulabital (5.4 mcg/mL), um sedativo; quatro doses (41ng/mL) de Lorazepam (também conhecido como Ativan), medicamento de efeito tranquilizante; o descongestionante Pseudoefedrina (170ng/mL) e seu metabólito Norpseudoefedrina (10ng/mL), Cafeína (que veio dos comprimidos do suplemento No-Doz que o cantor havia ingerido antes da morte), e Naloxona, usada para reverter o efeito de remédios a base de ópio e que foi administrada pelos paramédicos na tentativa de ressuscitar o cantor e outros derivados do ácido barbitúrico, que atuam como anestésico. O laudo atesta que os medicamentos não contribuíram para a morte de Cornell, e confirma a causa da morte como suicídio por enforcamento. O médico legista também observou que, embora o nível de 150 ng/mL de Ativan (Lorazepam) no sangue de Cornell fosse bem maior do que a dosagem média de 30-50 ng/mL, ela também era menor do que os níveis de 300 ng/mL de Ativan no sangue de pessoas cuja morte é causada pela droga. Texto: Wikipédia. Site Oficial. 

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Euphoria Morning (1999)
01. Can't Change Me
02. Flutter Girl
03. Preaching The End Of The World
04. Follow My Way
05. When I'm Down9
06. Mission
07. Wave Goodbye
08. Moonchild
09. Sweet Euphoria
10. Disappearing One
11. Pillow Of Your Bones
12. Steel Rain


Can't Change Me (Single 1999)
01. Can't Change Me
02. Flutter Girl (From The Poncier CD)
03. Nowhere But You (From The Poncier CD)
04. When I'm Down (Demo)


Radio Show (Live 1999)
01. Intro
02. Moonchild
03. Flutter Girl
04. Seasons
05. Preaching the End of the World
06. Mission
07. Can't Change Me


BBC Sessions (Live 2006)
01. Original Fire
02. You've Got To Hide Your Love Away (The Beatles)
03. Black Hole Sun
04. Can’t Change Me
05. Like a Stone
06. Redemption Song (Bob Marley)


BNN Acoustic Set (Live 2006)
01. Intro
02. Doesn't Remind Me
03. Wide Awake
04. Original Fire
05. Black Hole Sun


Stripped Sessions (Live 2006)
01. Original Fire
02. Like A Stone
03. Until We Fall
04. Black Hole Sun
05. Redemption Song


Unplugged In Sweden (2006)
01. Doesn`t Remind Me
02. Like a Stone
03. Wide Awake
04. Fell on Black Days
05. Be Yourself
06. Billie Jean
07. Original Fire
08. Redemption Song
09. Peace Love And Understanding
10. All Night Thing
11. Black Hole Sun
12. Call Me a Dog
13. Thank You


Lost And Found (2006)
01. Mission 2000 (Mission Impossible Ii Sountrack)
02. Sunshower (Great Expectations Soundtrack)
03. Seasons (Singles Soundtrack)
04. Can't Change Me (French Version)
05. Ave Maria (Feat. Eleven)
06. Someone To Die For (Feat. Eleven)
07. Heart Of Honey (Feat. Eleven)
08. Like Suicide (Soundgarden, Acoustic)
09. Right Turn (Alice In Chains Sap)
10. Hey Baby (Macc Jimi Hendrix Cover)
11. Into The Void (Black Sabbath Cover)
12. Girl U Want (Devo Cover)
13. Come Together (Beatles Cover, Rod Edit)
14. Karaoke (Burden In My Hand Ep, Rod Edit)
15. She's A Politician (Somms EP)
16. Blind Dogs (The Basketball Diaries Soundtrack)
17. Wild Horses (Live Featuring Lovemongers)


Lost And Found II (2006)
01. Fell On Black Days (Video Version)
02. Stray Cat Blues (Rolling Stones)
03. Everybody’s Got Something To Hide (Beatles)
04. Thank You (Sly & The Family Stone)
05. Spoonman (Demo)
06. Flutter Girl (Demo)
07. Touch Me (Fancy)
08. She Likes Surprises
09. Cold Bitch
10. Fresh Deadly Roses
11. Homicidal Suicidal (Budgie)
12. Show Me
13. Can You See Me (Jimi Hendrix)
14. I Can’t Give You Anything (Ramones)
15. I Don’t Care About You (Fear)
16. Toy Box
17. Heretic (”Pump Up The Volume” Soundtrack)
18. Stolen Prayers


You Know My Name (Single Soudtrack 2006)
01. You Know My Name


Live At KROQ K&B (2007)
01. Like a Stone
02. No Such Thing
03. Black Hole Sun
04. Seasons
05. Hunger Strike


Carry On (2007)
01. No Such Thing
02. Poison Eye
03. Arms Around Your Love
04. Safe And Sound
05. She'll Never Be Your Man
06. Ghosts
07. Killing Birds
08. Billie Jean
09. Scar On The Sky
10. Your Soul Today
11. Finally Forever
12. Silence The Voices
13. Disappearing Act
14. You Know My Name
15. Today (Bonus Track)


The Roads We Choose: A Retrospective (Coletânea 2007)
01. No Such Thing (Chris Cornell)
02. Black Hole Sun (Soundgarden)
03. Hunger Strike (Temple Of The Dog)
04. Outshined (Soundgarden)
05. The Day I Tried To Live (Soundgarden)
06. Fell On Black Days (Soundgarden)
07. Spoonman (Soundgarden)
08. Blow Up The Outside World (Soundgarden)
09. Be Yourself (Audioslave)
10. Original Fire (Acoustic) (Audioslave)
11. Show Me How To Live (Audioslave)
12. Can't Change Me (Chris Cornell)
13. Say Hello 2 Heaven (Temple Of The Dog)
14. Like A Stone (Acoustic) (Audioslave)
15. Black Hole Sun (Acoustic) (Soundgarden)
16. You Know My Name (Chris Cornell)
17. Arms Around Your Love (Chris Cornell)


Scream (2009)
01. Part Of Me
02. Time
03. Sweet Revenge
04. Get Up
05. Ground Zero
06. Never Far Away
07. Take Me Alive
08. Long Gone
09. Scream
10. Enemy
11. Other Side Of Town
12. Climbing Up The Walls
13. Watch Out
14. Two Drink Minimum (Hidden Track)
Bonus Tracks.
15. Ordinary Girl
16. Lost Cause
17. Do Me Wrong
18. Stop Me
20. Part of Me (DJ Kleerup Remix)


Higher Truth (2015)
01. Nearly Forgot My Broken Heart
02. Dead Wishes
03. Worried Moon
04. Before We Disappear
05. Through The Window
06. Josephine
07. Murderer Of Blue Skies
08. Higher Truth
09. Let Your Eyes Wander
10. Only These Words
11. Circling
12. Our Time In The Universe
13. Bend In The Road
14. Wrong Side
15. Misery Chain
16. Our Time In The Universe (Remix)


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

19 comentários :

  1. Chris Cornell é o cara!!

    Vlw por upar :D

    ResponderExcluir
  2. Cra nem sabia qui era esse fera que cantava essas músicas...sem comentários o voz do Chris muito show
    valeu alex sempre dmais....

    ResponderExcluir
  3. this man is the angolar stone of the all moviment denominated grunge.

    ResponderExcluir
  4. Jayme da Costa Maceió AL26/12/2014 09:21

    Está bomba mereçe IINJEÇÃO NA TESTA! OBRIGADO GRANDE..

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela discografia Alex, show de bola :)

    ResponderExcluir
  6. Esse cara cantando Billie Jean faz o Michal parecer uma piada!

    ResponderExcluir
  7. ESTÃO DE PARABEMS ESTE BLOG É O MELHOR PRA BAIXAR DISCOGRAFIAS VEM TUDO CERTINHO

    ResponderExcluir
  8. PARABEMS ALEX PELO SEU GRANDE TRABALHO

    ResponderExcluir
  9. grande voz charles moc city

    ResponderExcluir
  10. VÁ EM PAZ MESTRE #RipChrisCornell

    ResponderExcluir
  11. R.I.P CHRIS :( SUA BELA VOZ E MÚSICA ESTÃO ESTERNIZADAS PARA SEMPRE VÁ EM PAZ!

    ResponderExcluir
  12. O mais técnico e versátil de todos os tempos!!! Técnica com feeling!!! Imortal!!!

    ResponderExcluir
  13. Cara, parabéns pelo seu blog!!!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.