Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

7 de janeiro de 2011

Eric Johnson - Discografia.

Eric Johnson (Austin, 17 de agosto de 1954) é um guitarrista e compositor americano. De encantadora sonoridade, o timbre de Eric é pontuado por belas frases melódicas e timbre limpo. O guitarrista já recebeu vários prêmios, entre eles um Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Performance", em 1992, pela música Cliffs of Dover, e entrou para o Hall of Fame da revista norte-americana Guitar Player, que afirmou: "Eric é um dos guitarristas mais respeitados do planeta". 

Nascido em uma família com fortes influências musicais, Eric, juntamente com suas 3 irmãs, iniciaram o estudo de piano logo cedo. Aos 11 anos idade, influenciado por músicos como Jimi Hendrix, Chet Atkins, John McLaughlin, Wes Montgomery e Django Reinhardt, começou a tocar guitarra. 

Aos 15 anos, convidado pelo baterista Vince Mariani e pelo baixista Jay Podolnick, ingressou na banda de rock psicodélico Mariani, em 1968. A banda lançou apenas cem cópias de uma demo, intitulada Perpetuum Mobile. Hoje, um único disco chega a valer US$3.000,00 para os colecionadores por conta de sua raridade. 

Seu enorme talento começou a despertar a atenção de vários artistas, entre eles o renomado guitarrista Johnny Winter, que, mesmo sendo 10 anos mais velho que Johnson, declarou: “Quando eu ouvi Eric, ele tinha apenas 16 anos, e me lembro que desejava tocar como ele”. 

Em 1974, ele entrou na banda The Electromagnets (formada por Stephen Barber nos teclados, Kyle Brock nos baixos e Bill Maddox na bateria), banda de jazz-rock com grande influência de Jimi Hendrix, com a qual gravou dois álbuns em 1975 (Electromagnets e Electromagnets II) e fez turnê até 1977, quando saiu da banda. 

Após o fim da banda, Eric Johnson formou o trio Eric Johnson Group, que chegou a gravar um ótimo álbum em 1978 - Seven Worlds - mas, devido a inúmeros problemas com a gravadora, o álbum só foi lançado duas décadas depois. 

Enquanto este imbróglio acontecia, Johnson trabalhou como músico de estúdio e gravou com Cat Stevens, Carole King, Christopher Cross, e outros. 

Foi numa destas apresentações que o superstar do pop, Prince, viu Johnson tocando na televisão, e logo recomendou que a gravadora Warner o contratasse. 

Eles o fizeram. E em 1986, Eric Johnson lançou Tones, seu álbum de estreia em uma grande gravadora, com a participação de Roscoe Beck no baixo e Tommy Taylor na bateria. A canção "Zap" foi indicada, em 1987, ao prêmio Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Performance", o que acabou dando excelente reputação a Johnson. 

Em maio do mesmo ano, a revista Guitar Player fez uma reportagem sobre ele. Esta reportagem ajudou a fomentar carreira de Johnson, que passava a receber cada vez mais reconhecimento no meio musical. 

Em 1987, ele trocou a gravadora Warner Bros pela Capitol Records. Foi com este selo que foi lançado, em 1990, o aclamado Ah Via Musicom, com o qual Johnson finalmente ganhou o reconhecimento de várias revistas de guitarra. 

Este álbum entrou para a história por ser o primeiro a conter 3 músicas instrumentais entre as Top 10 da Billboard. 

O álbum foi indicado ao Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Album". 

Foi neste álbum que ele gravou Cliffs of Dover, que lhe renderia um prêmio Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Performance", em 1992. 

No período que seguiu ao lançamento deste disco, Johnson foi nomeado 5 vezes o melhor guitarrista na categoria "Overall" e foi incluído no Hall of Fame da Guitar Player. 

Em 1996 ele gravou Venus Isle. Este foi um álbum diferente de todos de sua carreira, com influências musicais de várias partes do mundo, demonstrando o crescimento musical de Johnson como um guitarrista, compositor, produtor, arranjador musical e vocalista. A canção "Pavilion" alcançou a posição 33 na Billboard Mainstream Rock Tracks e foi indicada ao prêmio Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Performance". 

Porém, o álbum recebeu críticas mistas e não teve o mesmo sucesso comercial de seu antecessor. Como resultado, Johnson foi retirado da Capitol Records. 

Em 1997, Joe Satriani e Steve Vai convidaram Eric Johnson para a primeira turnê mundial do G3. Desta turnê, o álbum G3: Live in Concert foi lançado em formatos CD e DVD em 1997. 

A versão de S.R.V. que Eric interpretou neste álbum lhe rendeu mais uma indicação ao Grammy na categoria "Best Rock Instrumental Performance". 

Este álbum foi um sucesso comercial, tendo recebido certificação de platina nos EUA. 

Após o sucesso com o G3, Eric foi, em 1998, um dos jurados da competição "Melhores bandas independentes" da revista "Musician magazine's", juntamente com Ani DiFranco, Moby, Art Alexakis, Keb' Mo' e Joe Perry. 

Em 2000, Eric lançou, um projeto paralelo, chamado Alien Love Child, com Chris Maresh no baixo e Bill Maddox na bateria. O álbum ao vivo Live And Beyond, foi lançado com outubro de 2000, com o selo Favored Nations Entertainment, de propriedade do guitarrista Steve Vai. 

Este álbum renderia mais uma indicação ao prêmio Grammy na categoria Best Rock Instrumental Performance, com a música "Rain". 

Além do Grammy, o periódico Austin Chronicle conferiu a banda os seguintes prêmios: Band of the Year, Favorite Blues Band, Favorite Single ("Rain"), Best Electric Guitar, Best Bass e Best Drums. 

Lança Souvenir em 2002, com o selo "Vortexan Records", do qual é dono, contendo um apanhado de músicas inéditas gravadas ao longo de sua carreira, buscando abrandar um pouco seu perfeccionismo, tendo em vista sua produção menos exigente. O álbum foi lançado na Internet, e recebeu cerca de 65.000 execuções nas primeiras sete semanas após ter sido disponibilizado no mp3.com. 

A promoção do álbum foi realizada através de uma turnê em 2003, e uma turnê acústica no ano seguinte. 

Em 2003, Eric contribuiu com um extenso solo de guitarra na canção "The Good, the Sad and the Ugly" do álbum More to Life than This de Mike Tramp. 

Em 2004, a canção "Desert Rose" tocada por Johnson no festival "The Crossroads Guitar Festival", foi incluída no cd do festival que foi lançado em 2004. 

Em 2005 o álbum Bloom é lançado, também pela Favored Nations. No ano seguinte, este álbum renderia mais uma indicação ao Prêmio Grammy (Categoria: Best Rock Instrumental Álbum) na carreira de Eric. 

Também em 2006, lança em DVD e CD, o show ao vivo Live From Austin Texas, gravado no evento Austin City Limits em 1988, uma performance há muito tempo aclamada e que já vinha circulando não oficialmente em áudio pela internet. 

Em 2008, lança o DVD Anaheim (Live), show de abertura de uma turnê do guitarrista Joe Satriani, gravado no mesmo dia a local da gravação do DVD Satriani Live!. 

Em 2010, dois álbum são lançados. Live from Austin, TX 84 veio em 22 de novembro, nos formatos CD e DVD. Este álbum retrata um show ocorrido em Austin, no ano de 1984. 

Em dezembro, Up Close, o primeiro álbum de estúdio desde Bloom. 3 anos depois, este álbum foi relançado na Europa, com algumas pequenas alterações em algumas músicas, após serem revisadas e remixadas pelo músico. 

Em 2014, mais um ao vivo, Europe Live é lançado, com 2 canções inéditas. O álbum alcançou o topo da Billboard Top Blues Albums. 

2 meses depois, Eclectic, um álbum lançado a partir da parceria entre Johnson e Mike Stern, com repertório essencialmente instrumental e composto praticamente por faixas já conhecidas da carreira de ambos, é lançado. Este álbum alcançou o terceira posição da Billboard Top Blues Albums. 

Em 2016, Eric Johnson lança EJ o primeiro álbum inteiramente acústico de sua carreira. Com aspecto mais intimista, o álbum conta com nove canções inéditas e quatro covers. O intuito de Johnson é mostrar sua essência como artista. 

Johnson tem um estilo próprio de tocar. Assim como sua própria personalidade, suas músicas são calmas e tranquilas. Suas principais influências são de Django Reinhardt, Wes Montgomery, e Eric Clapton – a partir das quais ele desenvolveu uma sonoridade Fusion, combinando rock, jazz, blues e country. Ao solar, Eric Johnson flui pelo braço da guitarra, extraindo melodias expressivas com velocidade incrível. 

Conhecido por ser um virtuoso, a diversidade estilística e a excelência técnica de Johnson conquistaram a admiração de guitarristas renomados, como Santana, B.B. King, e Stevie Ray Vaughan, que também foi um grande amigo seu. Sua técnica é o que mais caracteriza seus solos – o tempo todo ele utiliza saltos de cordas que são muito difíceis de se executar, além de possuir um timbre único, suave como um violino. Texto: Wikipédia. Site Oficial. 

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Seven Worlds (1978)
01. Zap
02. Emerald Eyes
03. Showdown
04. Missing Key
05. Alone With You
06. I Promise I Will Try
07. Winter Came
08. Turn The Page
09. A Song For Life
10. By Your Side


Live From Austin TX '84 (1984)
01. Soulful Terrain
02. Friends
03. All I Need
04. Song For Life
05. April Come She Will
06. Tribute To Jerry Reed
07. I'm Finding You
08. Cliffs Of Dover
09. Down Here On The Ground
10. Bristol Shores
11. Spanish Castle Magic


Tones (1986)
01. Soulful Terrain
02. Friends
03. Emerald Eyes
04. Off My Mind
05. Desert Song
06. Trail of Tears
07. Bristol Shore
08. Zap
09. Victory


Ah Via Musicom (1990)
01. Ah Via Musicom
02. Cliffs Of Dover
03. Desert Rose
04. High Landrons
05. Steve's Boogie
06. Trademark
07. Nothing Can Keep Me From You
08. Song For George
09. Righteous
10. Forty Mile Town
11. East Wes


Venus Isle (1996)
01. Venus Isle
02. Battle We Have Won
03. All About You
04. SRV
05. Lonely In The Night
06. Manhattan
07. Camel's Night Out
08. Song for Lynette
09. When The Sun Meets The Sky
10. Pavilion
11. Venus Reprise


Alien Love Child: Live And Beyond (2000)
01. Zenland
02. Last House on the Block
03. Rain
04. Enzo Shuffle
05. Once a Part of Me
06. Don't Cha Know
07. The Boogie King (Tribute To John Lee Hooker)
08. Elevator Sky Movie
09. Shape I'm In
10. World of Trouble


Souvenir (2002)
01. Get To Go
02. Space Of Clouds
03. Paperback Writer
04. Forever Yours
05. Hard Times
06. Climbing From Inside
07. I'm Finding You
08. Paladin
09. Fanfare One
10. Virginia
11. A Memory I Have
12. Dusty


Bloom (2005)
01. Bloom
02. Summer Jam
03. My Back Pages
04. Good to Me
05. Columbia
06. 12 to 12 Vibe
07. Sea Secret
08. Sad Legacy
09. From My Heart
10. Cruise the Nile
11. Tribute to Jerry Reed
12. Your Sweet Eyes
13. Hesitant
14. Sunnaround You
15. Magnetized
16. Ciel


Up Close (2010)
01. Awaken
02. Fatdaddy
03. Brilliant Room
04. Texas
05. Gem
06. Traverse
07. Austin
08. Soul Surprise
09. On The Way
10. Arithmetic
11. The Sea And The Mountain
12. Vortexan
13. A Change Has Come To Me
14. Change (Revisited)
15. Your Book


Eric Johnson & Mike Stern - Eclectic (2014)
01. Roll With It
02. Remember
03. Benny Man
04. Wishing Well
05. Big Foot (With Intro)
06. Tidal
07. You Never Know
08. Dry Ice
09. Sometimes
10. Hullabaloo
11. Wherever You Go (With Intro)
12. Red House


Europe Live (2014)
01. Intro
02. Zenland
03. Austin
04. Forty Mile Town
05. Mr. P.C.
06. Manhattan
07. Zap
08. Song for Life
09. Fatdaddy
10. Last House on the Block
11. Interlude
12. Cliffs of Dover
13. Evinrude Fever
14. Sun Reprise


EJ (2016)
01. Mrs. Robinson
02. Water Under The Bridge
03. Wonder
04. Wrapped In A Cloud
05. Once Upon A Time In Texas
06. One Rainy Wish
07. Serinidad
08. Fatherly Downs
09. The World Is Waiting For The Sunrise
10. November
11. All Things You Are
12. Scarborough Fair - Canticle
13. Song For Irene


Collage (2017)
01. Up Tight (Everything's Alright)
02. Morning Sun
03. To Love You
04. Stratagem
05. One Rainy Wish
06. We Can Work It Out
07. Rock Me Baby
08. Pipeline
09. The Fade
10. To Whom It May Concern


Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

15 comentários :

  1. One more time SUPER post
    Thank's a lot MERCI

    Eric near Lyon France

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, cara!
    Aprecio muito seu trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do som desse cara! A primeir vez que ouvi o som dele foi no G3 e pirei na musica "Manhattan"!!! Valeu!!!! Gustavo Brozoski

    ResponderExcluir
  4. valeu....alex.......só vc mesmo para atender os pedidos.......valeu......

    ResponderExcluir
  5. Sensacional, está de parabéns. Eric Johnson é excepcional. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Marcos Lima13/08/2011 17:45

    Very good mais um dos meus guitar heroe's, muito bom isso é musicad de qualidade, muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Valeu Alex!!! Show de Bola...
    Sucesso pra você.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Ernane Zorzo01/03/2012 16:04

    Excelente.....

    ResponderExcluir
  9. Esse Eric, "não toca nada "...D+,parabéns !!!

    ResponderExcluir
  10. Valeu Alex, não conhecia o trabalho dele. Parabéns novamente pelo novidade, pelo menos pra mim!
    Muito Obrigado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Dois álbuns contam como inexistentes - Bloom (2005) e Ah Via Musicom (1990). Obrigado desde já pela atenção e parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  12. Me llevo a Eric Jonhson sin dudarlo! Gracias Alex eres único! lml

    ResponderExcluir
  13. Excelente guitarrista, muchas gracias por compartir. Obrigado.

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.