Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

7 de maio de 2011

Three Dog Night - Discografia.

Three Dog Night é uma banda de rock Norte Americana. Formada em 1967 pelos vocalistas Danny Hutton, Cory Wells e Chuck Negron. Acompanhados de Jimmy Greenspoon (Teclados), Joe Schermie (Baixo), Mike Allsup (Guitarra) e Floyd Sneed (Bateria). A banda integrou o Top 40 hits da Billboard na posição de número 21 (com três hits na primeira posição) entre 1969 e 1975. Inicialmente uma banda cover o que ajudou na apresentação de diversos compositores às audiências do mainstream, como Paul Williams, Hoyt Axton, Laura Nyro, Harry Nilsson, Randy Newman e Leo Sayer.

Origem do nome da banda.

Um comentário oficial incluído no Box Set Celebrate: The Three Dog Night Story; 1964-1975 indica que a namorada do vocalista Danny Huttn, a atriz June Fairchild (mais conhecida como “Ajax Lady” do Filme Up In Smoke - Queimando Tudo, br - dos comediantes Cheech and Chong) sugeriu o nome depois de ler uma revista sobre Indígenas Australianos, onde explicava que nas noites de frio eles costumavam dormir em buracos no chão, abraçados a “Dingos” (são cães ferozes da Austrália). Nas noites mais frias eles dormiam com mais dois cães, além do que estavam abraçados, então quando vinha uma noite muito fria, era uma “Three Dog Night” (Uma noite de três cães).

Anos iniciais.

Os três vocalistas, Danny Hutton (que havia começado a gravar com a Hanna-Barbera Records em 1964), Chuck Negron e Cory Wells (que tinha um contrato com a Dunhill Records) se reuniram pela primeira vez em 1967 e fizeram algumas gravações com Brian Wilson e se chamavam inicialmente Redwood. Rapidamente abandonaram o ‘apelido’ Redwood em 1968 e os vocalistas contrataram um grupo de músicos: Ron Morgan na guitarra, Floyd Sneed na bateria, Joe Schermie (da Cory Wells Blues Band) no baixo e Jimmy Greenspoon nos teclados – e assim que assumiram o nome Three Dog Night, se tornaram umas das bandas Norte-Americanas de maior sucesso no final dos anos 60 e começo dos anos 70. Ron Morgan deixou a banda ainda no começo para integrar o Electric Prunes. Michael Allsup foi brevemente recrutado para substituí-lo na guitarra.

Sucesso.

Three Dog Night ganharam 12 discos de ouro e gravaram 21 músicas que atingiram o Billboard Top 40 Hits, dos quais 7 receberam a classificação Ouro. A primeira gravação a receber Ouro foi a single “One” (US #5), que havia sido escrita e gravada por Harry Nilsson. O grupo teve três primeiros lugares (US #1 songs), cada uma interpretada por um vocalista diferente: “Mama Told Me Not to Come” (Cory Wells nos vocais), que também obteve Top 10 no Reino Unido; “Joy to the World” (Chuck Negron nos vocais); e “Black and White” (Danny Hutton nos vocais). A Dunhill Records afirmou que 40 milhões de álbuns foram vendidos pela banda durante este tempo.

Covers.

Como os membros escreviam poucas canções para os álbuns, muitas das músicas que a banda gravou eram escritas por compositores ‘de fora’. Hits notáveis como: “One” (US #5) composta por Harry Nilsson; “Easy to Be Hard” (US #4) do musical Hair, composta por Gerome Ragni, James Rado e Galt MacDermot; “Eli’s Comin’” (US #10), escrita por Laura Nyro; “Mama Told Me Not to Come” (US #1), escrita por Randy Newman; “Out in the Country (US #15), “The Family of a Man” (US #12) e “An Old Fashioned Love Song” (US #4), de Paul Williams; “Joy to the World” (US #1) e “Never Been to Spain” (US #5), de Hoyt Axton; “Black and White” (US #1) de Arkin e Robinson; “Liar” (US #7), de Russ Ballard (Argent); “Lady Samantha” e “Your Song” de Elton John e Bernie Taupin; “Shambala” (#3) de Daniel Moore; “The Show Must Go On” (US #4) de Leo Sayer; “Sure As I’m Sittin’ Here” (US #16) de John Hiatt w “I Can Hear You Callin’” do Bush.

Trajetória.

1973-1976.

Em 1973, Three Dog Night entrou com uma ação $6 milhões contra o seu agente de booking anterior, American Talent International (ATI) por continuar anunciando nos meios de comunicação que a banda ainda estava sob seu agenciamento, quando na verdade eles assinaram com a Agência William Morris em outubro de 1972. Outras indenizações foram solicitadas a ATI por captarem fundos em razão da banda Three Dog Night, a qual eles não representavam mais.

Joe Schermie foi substituído por Jack Ryland em 1973, e então a banda se tornou um octeto com a inclusão de outro tecladista, Slip Konte (ex-Blues Image). Em 1974, Allsup e Sneed deixaram a banda para formar um novo grupo, SS Fools, com Schermie. Novos membros foram recrutados, eram eles James “Smitty” Smith e o baterista Mickey McMeel. Mas em 1975, Smith foi substituído por Al Ciner (do Rufus e The American Breed) e Ryland pelo baixista Dennis Belfield (do Rufus). Em 1976 a trajetória de Hits acabou e Hutton deu lugar a Jay Gruska. Entretanto, essa formação teve curta duração. Outro membro do Rufus, Ron Stockert foi recrutado como segundo tecladista após Konte deixar a banda no mesmo ano. Depois da tour de verão terminar rapidamente, o grupo tocou seu último show no Greek Theater em Los Angeles no dia 26 de Julho de 1976.

1981-90s.

Em 1981, o Three Dog Night se reuniu e em 1983 lançaram It’s a Jungle, com canções inspiradas no estilo Ska, pelo pequeno selo Passport Records, que tinha uma boa recepção no cenário New Wave. O EP não foi muito bem nas vendas e em seguida a Passport faliu. A reunião da banda contava com todos os membros originais, exceto Joe Schermie, que foi substituído por Mike Seifrit desde 1982, e depois por Richard Grossman, que permaneceu até 1984. Dois guitarristas, Paul Kingery e Steve Ezzo, tocaram algumas vezes com a banda no lugar de Allsup nas datas em que ele não pode comparecer entre 1982 e 1984. Ezzo substituiu Allsup quando ele deixou a banda no fim de 1984 para se dedicar a família e suas coisas pessoais. Sneed também deixou a banda na mesma época. No início de 1985, o tecladista Rick Serrate (inicialmente da banda Poco e posteriormente tocou com Whitesnake entre outras bandas) entrou no lugar de Greespoon, que estava doente, e a banda caiu na estrada com uma nova formação que incluía Serrate, Steve Ezzo, o baixista Scott Manzo e o baterista Mike Keeley. Mas o tour de primavera e verão no mesmo ano foi interrompido após Negron e Greespoon serem ambos forçados a entrarem na reabilitação por abuso de drogas. No fim de 1985, Greespoon e Negron estavam de volta para excursionar com o grupo.

Em dezembro de 1985, depois de uma recaída para as drogas, Negron saiu da banda novamente e o grupo continuou com Wells e Hutton liderando a banda, e Paul Kingery foi chamado novamente para a guitarra para cobrir as harmonias vocais de Chuck Negron. Em 1986, a canção “In My Heart” fez parte da trilha sonora do filme Robotech.

Mais mudança nos integrantes ocorreram quando o guitarrista T.J. Parker e o vocalista e baixista Gary Moon substituíram Kingery e Manzo, em 1988, e posteriormente foram substituídos por Mike Cuneo e Richard Campbell, durante 1989.

Allsup retornou ao grupo para substituir Cuneo na primavera de 1991. Negron entrou na reabilitação de drogas, mas não retornou a banda.

Pat Bautz sucedeu Keeley como baterista em 1993.

Em 1993, a banda tocou no The Family Channel – Spotlight on Counrty, filmado em Myrtle Beach – Carolina do Sul. Kingery retorna a banda como baixista em 1996, após a saída de Campbell.

2000 - atualmente.

Em maio de 2002, o álbum Three Dog Night with The London Symphony Orchestra foi lançado. Ele foi gravado em Los Angeles e em Londres, nos estúdio da Abbey Road. O álbum conta com duas canções inéditas: ”Overground” e “Sault Ste. Marie”.

O baixista da formação original, Joe Schermie faleceu em 26 de Março de 2002.

No verão de 2004, o baixista Scott Manzo (que havia tocado na banda na década de 1980), fez um breve retorno para cobrir a vaga de Paul Kingery.

Em Outubro de 2004, Three Dog Night lançou o álbum The 35th Anniversary Hits Collection Featuring The London Symphony Orchestra. O álbum incluiu versões ao vivo de “Eli’s Coming”, “Brickyear Blues”, “Try a Little Tenderness” e “Family of Man”.

Em 2007, a rede de Tv SKY lançou uma campanha publicitária no Reino Unido, que promoveu as aspirações da empresa de ser vista como uma empresa ambientalmente amigável, e usou a canção da banda de "Joy To The World".

Em agosto de 2008, o álbum Three Dog Night Greatest Hits Live foi lançado, uma coletânea de gravações ao vivo que não haviam sido lançadas ainda, do período entre 1972 e 1973, capturada em shows em Frankfurt, Alemanha e Edmonton, Inglaterra.

No dia 24 de Outubro de 2009, a banda lançou duas músicas inéditas: “Heart of Blues” e “Prayer of the Children”.

Um novo disco de estúdio, o primeiro da banda em 24 anos, foi gravado durante s intervalos da turnê, com o produtor Richie Podolor. Apesar de um EP com cinco canções inéditas ter disso gravado e lançado em 1983, e duas canções inéditas terem sido lançadas no álbum 35th Anniversary Hits Collection Featuring The London Symphony Orchestra, a banda não gravava um disco completo desde 1976, quando lançaram American Pastime.

Atividades recentes.

Em 11 de Março de 2015, Jimmy Greespoon faleceu de câncer, aos 67 anos de idade. Seu lugar aos teclados foi preenchido por Eddie Reasoner, que havia substituído Jimmy anteriormente, em 2014, quando ficou doente pela primeira vez.

Em 21 de Outubro de 2015, Cory Wells faleceu em sua casa, em Dunkirk, New York. Ele faleceu aos 74 anos. A causa de sua morte sepsia, enquanto lutava contra o mieloma múltiplo. O funeral foi privado e ele foi enterrado em Durkirk. Quando ele não estava em turnê, era visto frequentemente pescando no lago Erie.

Em novembro de 2015, foi anunciado que David Morgan iria se juntar ao Three Dog Night. Texto: André Santos, fonte: Wikipédia em inglês.

Integrantes.

Atuais.

Danny Hutton (Vocais, 1967-1976, desde 1981)
Michael Allsup (Guitarra, 1968-1974, 1981-1984, desde 1991)
Paul Kingery (Baixo, Guitarra, Vocais, 1985-1988, desde 1996)
Pat Bautz (Bateria, desde 1993)
Eddie Reasoner (Teclados, desde 2015)
David Morgan (Vocais, desde 2015)

Ex-Integrantes. 

Cory Wells (Vocais, 1967-1976, 1981-2015)
Chuck Negron (Vocais, 1967-1976, 1981-1985)
Jimmy Greenspoon (Teclados, 1968-1976, 1981-2015)
Floyd Sneed (Bateria, 1968-1974, 1981-1984)
Joe Schermie (Baixo, 1968-1973)
Jack Ryland (Baixo, 1973-1975)
Skip Konte (Teclados, 1973-1976)
Mickey Mcmeel (Bateria, 1974-1976)
James "Smitty" Smith (Guitarra, 1974-1975)
Dennis Belfield (Baixo, 1975-1976)
Al Ciner (Guitarra, 1975-1976)
Jay Gruska (Vocais, 1976)
Ron Stockert (Teclados, 1976)
Mike Seifrit (Baixo, 1981-1982)
Richard Grossman (Baixo, 1982-1984)
Mike Keeley (Bateria, 1985-1993)
Scott Manzo (Baixo, 1985-1988, 2004)
Steve Ezzo (Guitarra, 1983-1984, 1985)
Gary Moon (Baixo, Vocais, 1988-1989)
T. J. Parker (Guitarra, 1988-1989)
Richard Campbell (Baixo, 1989-1996)
Mike Cuneo (Guitarra, 1989-1991)

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro


Bitrate: 320Kbps.

Álbuns.

Three Dog Night (1968)
 
01. One
02. Nobody
03. Heaven Is In Your Mind
04. It’s for You
05. Let Me Go
06. Chest Fever
07. Find Someone to Love
08. Bet No One Ever Hurt This Bad
09. Don’t Make Promises
10. The Loner
11. Try a Little Tenderness


Suitable For Framing (1969)
 
01. Feelin’ Alright?
02. Lady Samantha
03. Dreaming Isn’t Good for You
04. A Change Is Gonna Come
05. Eli’s Coming
06. Easy to Be Hard
07. Ain’t That a Lotta Love
08. King Solomon’s Mines
09. Circle for a Landing
10. Celebrate


Captured Live At The Forum (1969)
 
01. Heaven
02. Feelin’ Allright
03. It’s for You
04. Nobody
05. One
06. Chest Fever
07. Eli’s Coming
08. Easy to Be Hard
09. Try a Little Tenderness


It Ain’t Easy (1970)
 
01. Woman
02. Cowboy
03. It Ain’t Easy
04. Out in the Country
05. Good Feeling (1957)
06. Rock and Roll Widow
07. Mama Told Me
08. Your Song
09. Good Time Living


Naturally (1970)
 
01. I Can Hear You Calling
02. One Man Band
03. I’ll Be Creepin’
04. Fire Eater
05. Can’t Get Enough of It
06. Sunlight
07. Heavy Church
08. Liar
09. I’ve Got Enough Heartache
10. Joy to the World


Harmony (1971)
 
01. Never Been to Spain
02. My Impersonal Life
03. An Old Fashioned Love Song
04. Never Dreamed You’d Leave in Summer
05. Jam
06. You
07. Night in the City
08. Murder in My Heart for the Judge
09. The Family of Man
10. Intro/Poem: Mistakes and Illusions/Peace of Mind


Seven Separate Fools (1972)
01. Black and White
02. My Old Kentucky Home (Turpentine and Dandelion Wine)
03. Prelude to Morning
04. Pieces of April
05. Going to Circles
06. Chained
07. Tulsa Turnaround
08. In Bed
09. Freedom for the Stallion
10. The Writing’s on the Wall
11. Midnight Runaway


Around The World With Three Dog Night (Live 1973)
 
01. One Man Band
02. Never Been to Spain
03. Going in Circles
04. The Family of Man
05. Midnight Runaway
06. Liar
07. Good Feelin’ 1957
08. Organ Solo
09. Eli’s Coming
10. Joy to the World
11. Black & White
12. Pieces of April
13. Out in the Country
14. Mama Told Me (Not to Come)
15. Drum Solo
16. An Old Fashion Love Song
17. Jam
 


Cyan (1973)
 
01. Happy Song
02. Play Children Play
03. Storybook Feeling
04. Ridin’ Thumb
05. Shambala
06. Singer Man
07. Let Me Serenade You
08. Lay Me Down Easy
09. Into My Life

Link.

Hard Labor (1974)
 
01. Prelude
02. Sure As I'm Sittin' Here
03. Anytime Babe
04. Interlude I
05. Put Out The Light
06. Sitting In Limbo
07. I'd Be So Happy
08. Prelude II
09. Play Something Sweet (Brickyard Blues)
10. On The Way Back Home
11. The Show Must Go On

Link.

Coming Down Your Way (1975)
 
01. Til The World Ends
02. You Can Leave Your Hat On
03. Good Old Feeling
04. Mind Over Matter
05. Midnight Flyer (”Eli Wheeler”)
06. Kite Man
07. Coming Down Your Way
08. When It’s Over
09. Lean Back, Hold Steady
10. Yo Te Quiero Hablar (Take You Down)


American Pastime (1976)
 
01. Everybody's A Masterpiece
02. Easy Evil
03. Billy The Kid
04. Mellow Down
05. Yellow Beach Umbrella
06. Hang On
07. Southbound
08. Drive On, Ride On
09. Dance The Night Away


The Best Of (1982)
 
01. Joy To The World
02. Easy To Be Hard
03. Family Of Man
04. Sure As I'm Sittin' Here
05. Old Fashioned Love Song
06. Mama Told Me (Not To Come)
07. Try A Little Tenderness
08. Shambala
09. Let Me Serenade You
10. Never Been To Spain
11. Black And White
12. Pieces Of April
13. Liar
14. Out In The Country
15. The Show Must Go On
16. Eli's Coming
17. One Man Band
18. One
19. Play Something Sweet (Brickyard Blues)
20. Celebrate

Link.

It's a Jungle (1983)
 
01. It's A Jungle Out There
02. Shot In The Dark
03. Livin' It Up
04. I Can't Help It (Incomplete)
05. Somebody's Gonna Get Hurt

Link.

With The London Symphony Orchestra (2002)
 
01. Overture
02. Mama Told Me Not To Come
03. Black And White
04. Shambala
05. Prelude To Liar
06. Liar
07. Easy To Be Hard
08. Old Fashioned Love Song
09. Never Been To Spain
10. Prelude To One
11. One
12. Marie
13. Out In The Country
14. Overground
15. Celebrate
16. Joy To The World


The Complete Hit Singles (2004)
 
01. One
02. Try a Little Tenderness
03. Easy to Be Hard
04. Eli's Coming
05. Celebrate
06. Mama Told Me (Not to Come)
07. Out in the Country
08. One Man Band
09. Joy to the World
10. Liar
11. An Old-Fashioned Love Song
12. Never Been to Spain
13. The Family of Man
14. Black and White
15. Pieces of April
16. Shambala
17. Let Me Serenade You
18. The Show Must Go On
19. Sure as I'm Sittin' Here
20. Play Something Sweet (Brickyard Blues)
21. Til the World Ends

Link.

Senha dos Arquivos: muro

Password Files: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos.

6 comentários :

  1. Ótima banda eu não conhecia,muito original o som dos caras,só o muro para nos presentear com estas novidades!!!

    ResponderExcluir
  2. só o muro pra presentear com esta bela novidade,ótima banda e muito original!!!!

    ResponderExcluir
  3. simplesmente sensacional ,valeu

    ResponderExcluir

  4. 26/09/12 20:56 Conheço muito bem esta banda porque era da minha época, e agora graças ao muro vou ter a discografia. Inclusive a musica Never Been to Spain do album harmony foi cantada do show Aloha Havai por Elvis Presley via satélite para o mundo todo. valeu

    ResponderExcluir
  5. Hard Labor é um discaço,ouvi esse disco até furar.A capa tinha tipo um bandaid tapando a foto.Valeu por postar essa maravilha setentista.

    ResponderExcluir
  6. Pena que as coisas boas acabam... O melhor rock que já foi feito, foi na década de 70, e muito embora algumas bandas ainda continuem na ativa, a maioria já se desfez e só nos resta o som. Pior que é impossível em alguns casos um retorno, porque um ou outro membro original já faleceu.

    Eu estive recentemente visitando os clássicos vídeos do Midnight Special e numa das performances do TDN, eu fiquei bestificado com a altíssima qualidade do rock daquela época. Sou setentista mesmo não tem como negar, mesmo tendo nascido já nos 90's.
    Vlw por postar tantas discografias de bandas marcantes e sensacionais. Esse site aqui é FODA!

    ResponderExcluir

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.