Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

1 de maio de 2017

Lightning (1968-1971)

O grupo americano Lightning era originário de Minessota e este seu álbum é uma beleza de hard rock psicodélico, pesado, bem executado e cujo as faixas são bem agradáveis. O início é pesadíssimo para a época com Prelude to Opus IV e apresenta um grupo que tranquilamente rivalizaria com nomes como Grand Funk Railroad quando o assunto é peso e intensidade. Aliás, o Lightning chegou a abrir shows do grupo de Mark Farmer em 1970, exatamente no auge do grupo.

Quanto ao disco do Lightning, o grande momento do lado A é com a ótima When a Man Could Br Free, onde os músicos mostram versatilidade, além de um bom trabalho de cantor Mick Stanhope e ótimos efeitos extraídos das guitarras do grupo. O primeiro lado termina com a faixa mais acústica, Madame Sunrise, que é uma espécie de mistura de Grand Funk com Led Zeppelin. A melodia é lindíssima e poderia fazer tranquilamente muito sucesso se o grupo tivesse maior visibilidade na mídia. Consta que They’ve Got the Time, foi composta no dia 18 de setembro de 1970, exatamente na data da morte de Jimi Hendrix. Na capa da versão original do álbum a faixa é dedicada ao musico americano e também a Janis Joplin e Brian Jones dos Rolling Stones, que morreu no ano de 1969. A música parece sair dos primeiros álbuns de nomes como Neil Young com sua Crazy Horse. A música é de arrepiar, super emocionante principalmente por saber que que está pagando tributo a músicos tão especiais que haviam morrido pouco tempo antes do lançamento desse disco.

Outro incrível momento do disco é com Freedom (Is Life with Living), faixa mais singela do disco, Mick Stanhope se mostra um ótimo cantor. A faixa também contém uma guitarra para lá de interessante num trabalho muito sutil e instigante. O álbum termina com uma inspirada cover do clássico Riders in the Sky.

Como curiosidade, o guitarrista Zip Caplan era originário do The Litter, grupo pesadíssimo e que gravou incríveis álbuns um pouco antes desse Lightining.

Infelizmente diferenças musicais fizeram com que seus integrantes dissolvessem o grupo logo em sequência. Mesmo assim a maioria deles continuou no mundo musical, muitas vezes trabalhando com músicos de destaque. Ao longo do tempo o disco se tornou uma tremenda raridade do gênero e quando encontrado, ainda que muito difícil, se trata de uma peça com alto valor pela sua qualidade. Fonte: Livro, O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock - Vol. 2, por Wagner Xavier. Adquira os seus acessando: www.rockraro.com.br.

Em 2007 foi lançada uma versão em CD pela Arfarf Records que conta com o álbum completo e faixas bônus que foram gravadas entre os anos de 1968 e 1971, que não foram incluídas no álbum original. Essa versão vocês conferem aqui no Muro.


 Integrantes.

Ronn Roberts (Vocais, Guitarra)
Tom "Zippy" Caplan (Guitarra)
Bernie Pershey (Bateria)
Woody Woodrich (Baixo)
Mickey Stanhope (Vocais, Bateria)

 
01. Prelude to Opus IV (4:05)
02. Hideaway (4:00)
03. When a Man Could Be Free (4:27)
04. Madame Sunrise (6:00)
05. 1930 (4:12)
06. Freedom (Is Life with Living) (5:46)
07. They've Got the Time (5:51)
08. (Ghost) Riders in the Sky (5:32)
Bonus Tracks.
09. William (2:06)
10. Of Paupers and Poets (2:33)
11. (Under the Screaming Double) Eagle (3:56)
12. What Have I Now (3:21)
13. Rat (4:18)
14. Hideaway (Single Mix) (3:13)
15. Freedom (Single Mix) (3:40)
16. William Tell Overture (The Lone Ranger Theme) (2:40)


(320Kbps)


Senha/Password: muro

E-mail de contato para links quebrados ou outros problemas: murodoclassicrock@gmail.com

Antes de comentar leia as regras que estão próximas do formulário, comentários desrespeitando as mesmas, não serão publicados e nem atendidos. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.