Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

15 de setembro de 2018

Little Eva - The Complete Dimension Recordings: The Loco-Motion! (1997)

Eva Narcissus Boyd (29 de junho de 1943 - 10 de abril de 2003), conhecida pelo nome artístico de Little Eva, foi uma cantora de pop rock e soul americana, autora junto de Carole King e Gerry Goffin da musica The Loco-Motion, que foi mais conhecida pelo cover feito pela banda Grand Funk Railroad.

Embora algumas fontes afirmem que seu nome artístico foi inspirado por um personagem do romance Uncle Tom's Cabin, ela afirmou em uma entrevista que ela foi batizada por sua tia, o que levou sua família a chamá-la de "Little Eva". 

Nascida em Belhaven, Carolina do Norte, mudou-se para o bairro  de Brighton Beach, Brooklyn, Nova York, ainda jovem. Quando adolescente, ela trabalhou como empregada doméstica e ganhou dinheiro extra como babá para as compositoras Carole King e Gerry Goffin. Costuma-se dizer que Goffin e King se divertiram com o estilo de dança particular de Boyd, então escreveram "The Loco-Motion" para ela e fizeram com que ela gravasse como uma demo (o disco era destinado a Dee Dee Sharp).

No entanto, como King disse em uma entrevista à NPR e em seu vídeo de show "One to One", eles sabiam que ela poderia cantar quando a conhecessem, e seria apenas uma questão de tempo antes que eles tivessem suas músicas gravadas; a mais bem sucedida é "The Loco-Motion".

O produtor musical Don Kirshner da Dimension Records ficou impressionado com a música e a voz de Boyd e a lançou. A canção alcançou o 1º lugar nos Estados Unidos em 1962. Ela vendeu mais de um milhão de cópias e recebeu um disco de ouro.  Após o sucesso de "The Loco-Motion", Boyd foi estereotipada como uma cantora de dance-craze e recebeu material limitado.

No mesmo ano, Goffin e King escreveram "Ele me bateu (e me senti como um beijo)" (tocado pelo grupo The Crystals)  depois de descobrir que Boyd estava sendo espancado regularmente pelo namorado dela. Quando perguntaram por que ela tolerava tal tratamento , Eva respondeu sem pestanejar que as ações de seu namorado foram motivadas por seu amor por ela.

O arranjo de Phil Spector da canção era ameaçador e ambíguo.

" Era uma música brutal, como qualquer tentativa de justificar tal violência deve ser, e o arranjo de Spector só ampliava sua selvageria, enquadrando o vocal solitário de Barbara Alston em meio a um mar de cordas cáusticas e tambores fúnebres, enquanto os backing vocals quase trilharam sua própria crença de que o menino não tinha feito nada errado. Em mãos mais irônicas (e uma era mais compreensiva), 'He Hit Me' poderia ter passado pelo menos como sátira. Mas Spector não demonstrou nenhum sinal de apreciar isso, nem sentiu necessidade de fazê-lo. Não menos do que os escritores da música, ele não estava pregando, ele estava meramente documentando."

As outras gravações de Boyd foram "Mantenha as mãos longe do meu bebê", "Let's Turkey Trot" e um remake do padrão "Swinging on a Star", do Bing Crosby, gravado com Big Dee Irwin (embora Boyd não tenha sido creditada no selo).  Boyd também gravou a música "Makin 'With the Magilla" para um episódio da série de desenhos animados Hanna-Barbera de 1964, The Magilla Gorilla Show.

Ela continuou a excursionar e gravar ao longo dos anos sessenta, mas seu potencial comercial despencou após 1964. Ela se aposentou da indústria da música em 1971. Ela nunca possuiu os direitos de suas gravações. Embora o rumor predominante nos anos 1970 tenha sido que ela recebeu apenas US $ 50 por "The Loco-Motion", parece que US $ 50 era seu salário semanal no momento em que ela fez seus discos (um aumento de US $ 15 do que Goffin e King estavam pagando ela como babá). Sem dinheiro, ela voltou com seus três filhos pequenos para a Carolina do Norte, onde moravam na obscuridade.

Entrevistado em 1988 após o sucesso da versão cover de "The Loco-Motion", de Kylie Minogue, Boyd afirmou que não gostou da nova versão; no entanto, sua popularidade atual permitiu que ela voltasse ao show business. 

Ela voltou tocando com outros artistas de sua época no cabaré e nos circuitos antigos . Ela também ocasionalmente gravou novas músicas.

A única filmagem existente de Little Eva apresentando "Loco-Motion" é um pequeno clipe do show ao vivo da ABC 1960, Shindig! em que ela cantou uma versão curta do clipe junto com os famosos passos de dança. Ela também cantou "Let's Turkey Trot" e a música "I Want You Be My Boy" no mesmo episódio. Este programa de TV foi uma de suas performances finais até 1988, quando ela começou a se apresentar em concertos com Bobby Vee e outros cantores. Em um show de Richard Nader em 1991, ela cantou "Loco-Motion" e "Keep Your Hands Off My Baby". O concerto foi parcialmente documentado em vídeo, embora de qualidade marginal.

Ela continuou a atuar até que foi diagnosticada com câncer do colo do útero em outubro de 2001. Ela faleceu em 10 de abril de 2003 em Kinston, Carolina do Norte, aos 59 anos de idade e está enterrada em um pequeno cemitério em Belhaven, Carolina do Norte. Seu túmulo foi escassamente marcado até julho de 2008, quando um relatório da WRAL-TV de Raleigh, Carolina do Norte, destacou a deterioração das condições no cemitério e os esforços da cidade de Belhaven para restaurá-lo. Uma simples cruz branca havia marcado o local até que uma nova lápide fosse inaugurada em novembro daquele ano. Sua nova lápide cinza tem a imagem de uma locomotiva a vapor gravada com destaque na frente e o epitáfio diz: "Cantando com os anjos". Texto: Wikipédia. Tradução por: Nixon Sauaia.

 
01. The Loco-Motion
02. He Is The Boy
03. Some Kinda Wonderful
04. I Have A Love
05. Down Home
06. Breaking Up Is Hard To Do
07. Run To Her
08. Uptown
09. Where Do I Go
10. Up On The Roof
11. Sharing You
12. Will You Love Me Tomorrow
13. Keep Your Hands Off My Baby
14. Let's Turkey Trot
15. Swinging On A Star
16. Old Smokey Loco-Motion
17. Just A Little Girl
18. The Trouble With Boys
19. What I Gotta Do (To Make You Jealous)
20. Let's Start The Party Again
21. Please Hurt Me
22. The Christmas Song
23. I Wish You A Merry Christmas
24. Makin' With The Magilla
25. Wake Up John
26. Takin' Back What I Said
27. Get Him
28. Another Night With The Boys
29. Little Eva (The Locomotions)


(320Kbps) 


Link.

Senha/Password: muro



Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.

Um comentário :

Todos comentários aparecem após a aprovação, portanto aguarde a moderação do seu comentário sem precisar repeti - ló várias vezes.

Perguntas, avisos ou problemas no blog, serão atendidos somente através do e-mail: murodoclassicrock@gmail.com

Quem insistir em escrever nos comentários será ignorado e o problema não será corrigido.

Por vários motivos esse Blog não atende pedidos de discografias, e-mails ignorando este aviso serão marcados como Spam.

Links alheios não serão permitidos.

Respeite os gostos e opiniões alheias, críticas, ofensas e discussões com palavras de baixo calão não serão permitidas.